Rio Abacaxi

Spaar

Recommended Posts

Rio Abacaxi

Amazonas, aquário biótipo

56397631.jpg

Setup

D. 60x35x30; 63Litros

Filtragem. EHEIM Aquaball 380L/h -Tuned= Eheim substract Pro; JBL Super Peat ( turfa )

Iluminação. 2x18w PPL

CO2 . Kit Aquagro

substracto. Aquasoil Amazonia

Fauna. Casal Apistogrammas Sp. Abacaxi ; Corydora Panda x 4

Flora. Fetos de Java; Eleocharis parvula; Cabomba caroliniana ; Nymphae lotus "Red" ; (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes

Fertilizacao . nenhuma

Frente

gerall.jpg

A estrela principal.

16167354.jpg

Lateral

lateralq.jpg

Macho Apistogramma Sp. Abacaxi

32607986.jpg

11059437.jpg

97305019.jpg

Ainda estao meio timidos, nao foi possivel tirar melhor que isto.

Novidades para a proxima semana.

Obrigado

Cumprts

Jose.Dias

Editado por Spaar
Partilhar nas redes sociais

Ena ena, aqui estão eles :eusathink:!

O macho parece muito bom! E a fêmea? A tua também tem manchas?

Epá boa sorte, agora é dar-lhes tudo!

Olha, fizeste bem em por as corys, no meu elas servem de target fish, senão a fêmea, coitadinha...

E um conselho: mete um coco, ou vaso, para servir de alternativa, são capazes de os preferir, ainda não sei porque não os estudei muito, mas pareceram interessados nos vasos que meti.

Good luck, e já sabes, depois gostava de trocar um casalinho contigo!

Daniel Almeida

Actualização

17\9\2010

Esquerda

58814192.jpg

Direita

19362375.jpg

Lateral

95679366.jpg

Planorbis Corneus

planorbis.jpg

Macho Ap. sp Abacaxi

65016517.jpg

Corydora Panda

84706259.jpg

96851574.jpg

67068672.jpg

Macho Ap. Sp. Abacaxi

Ena ena, aqui estão eles :silly:!

O macho parece muito bom! E a fêmea? A tua também tem manchas?

Epá boa sorte, agora é dar-lhes tudo!

Olha, fizeste bem em por as corys, no meu elas servem de target fish, senão a fêmea, coitadinha...

E um conselho: mete um coco, ou vaso, para servir de alternativa, são capazes de os preferir, ainda não sei porque não os estudei muito, mas pareceram interessados nos vasos que meti.

Good luck, e já sabes, depois gostava de trocar um casalinho contigo!

Ola Daniel, lamento muito a tua perda.

Servem sim sr, ainda que se trata de um macho com fraca personalidade, ainda adolescente logo nao muito agressivo com a femea, mas com a corydoras parece um pastor a trabalhar a full time para arruma-las no canto. Se acontecer, fica prometido. Existe sempre o risco de infertilidade.

Sim ambos tem manchas.

Obrigado

Muito Bom!

Para além dos apistos que fauna tens?

Estou a ver ai uma cory. #cool

Ola JMG, tenho 4 corydoras panda, 2 Ottos.

Obrigado

Como sempre o grande Spaar a dar show em suas montagens.

AQUA muito bom!

Cumps, falc0NNNN!

:)

Obrigado falcon, e essas montagens?

Cumptrs

Jose.Dias

Editado por Spaar

• 2 semanas depois...

Actualização

29/10/2010

A Flora sofreu um pouco com a utilização de AO. tal como as algas tambem.

O casal encontra-se muito mais a vontade, sendo que a femea ja definiu o seu local e passa o dia em cortesias e a tentar encaminhar o macho para o local, acredito que esteja perto de conseguir uma desova desta fantastica especie. Acredito tambem que so ainda nao aconteceu devido a idade adolescente do Macho e a sua ligeira indiferença em relacao as danças da sua parceira. A teoria dos Target fish funciona mesmo, sendo que o casal aproveita as invasoras para melhor definir o seu esconderijo e as fronteiras do seu territorio.

Frente

geral29setfrente.jpg

Lateral

geral29set.jpg

machod.jpg

macho2i.jpg

Femea Apistogramma Sp. Abacaxi

Muito complicada de apanhar em fotografia..

femea.jpg

Esta foto retrata bem a necessidade de um fundo escuro para a manutencao de Apistogrammas, nota-se a excelente adaptacao da camuflagem da especie em contraste com um substracto escuro, que a torna quase imperceptivel a predadores..

camuflage.jpg

Cumptrs

Jose.Dias

• 2 meses depois...

Viva pessoal,

Venho actualizar este tópico com algumas fotos do casal.

O layout sofreu bastante com o esforço que tenho feito para adaptar a água e mantê-la na melhor qualidade. Contudo, o meu esforço tem tido um agradável impacto na saúde e bem estar dos espécimes. Após alguns meses a mantê-los confirmo que exigem uma atenção especial e encontram-se num patamar de exigência acima da média já que num pequeno desenquadramento imediatamente a coloração se altera e os ânimos se alteram.

Acredito que tenham acontecido uma ou duas posturas, mas só recentemente consegui a acidez e dureza necessária para que os ovos vinguem. Tal como também só recentemente consegui à coloração apresentada em baixo pelo que tudo indica que me estou a aproximar do objectivo.

Apistogramma Sp. Abacaxis Macho

machodez.jpg

Apistogramma Sp. Abacaxis Fêmea

femea2.jpg

femea3.jpg

femea4.jpg

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar

Boas José

Já experimentaste fazer um leito de folhas? faz um de folhas de amendoeira, tira as plantas porque vão morrer, usa turfa e vais ver se não é completamente diferente. O pH vai ficar como queres e eles vão desovar, e não precisas de baixar a duzera com AO porque a turfa e as folhas tratam disso. O macho está bonito agora, já não está tão cinzento, é bom.

Boa sorte!

Cumps

Daniel Almeida

• 2 semanas depois...

Excelente, muitos parabéns, fico imensamente feliz por ti e por teres conseguido reproduzir esta espécie magnifica, mas profundamente triste por não ter a possibilidade de te acompanhar na reprodução :/

Quando os pequenitos crescerem ainda quero um casalito :)

Boa sorte, desejo te o melhor!

Ah, e como é que estão os teus baenschi? gostava também de compará-los aos meus, que já estão nas danças e parece que me para breve estarão a desovar, e o macho está a recuperar muito rápido a barbatana caudal, , já quase que está completa, e com umas boas cores.

Abraço!

Daniel Almeida

Viva Amigos,

A minha disponibilidade ficou muito reduzida recentemente. Após concluir o curso a meio do Ano passado, iniciei , finalmente, no activo neste dia que passou. Entro ás 10h e saio ás 19h, isto associado a 2horas perdidas em Transportes Publicos nas viagens resta-me apenas a noite para tratar dos vários animais sob a minha guarida.

Estes alevinos vão ter de aguentar uma alimentação 2x/dia, quando deveriam ser 4x/dia.

Para o caso de correr mal, aqui fica mais um registo da reprodução desta espécie (Sp) para mais tarde recordar.

estes também??

;)

Boas Ricardo,

Pois parece que lá se entenderam comigo e me reconheceram o esforço.

Excelente, muitos parabéns, fico imensamente feliz por ti e por teres conseguido reproduzir esta espécie magnifica, mas profundamente triste por não ter a possibilidade de te acompanhar na reprodução :/

Quando os pequenitos crescerem ainda quero um casalito :)

Boa sorte, desejo te o melhor!

Ah, e como é que estão os teus baenschi? gostava também de compará-los aos meus, que já estão nas danças e parece que me para breve estarão a desovar, e o macho está a recuperar muito rápido a barbatana caudal, , já quase que está completa, e com umas boas cores.

Abraço!

Viva Daniel,

Os baenshi, tal como te disse vieram abatidos, e o macho com Ictio, por enquanto só aparente numa das barbatanas.

Portanto estão a meio de um tratamento com Hexamita, amanhã é o dia 3.

Em relação ao Abacaxis está um casal reservado para ti, mas tenho de ir primeiro certificar-me que tens o Filtro bem tapado. :angelic008:

Bom ano a todos.

José.Dias

de facto muito bom, se algum dia tiver oportunidade de fazer um novo aquário para apistos estes Abacaxis irão certamente ter prioridade... parecem muito interessantes.

quais são os parâmetros da agua nesse aqua spaar?

Boas Spaar,

Escelente trabalho mesmo muito bom :) Toda a dedicação e empenho deram os seus frutos...

Resta-me felicitar-te pela conclusão do curso (já agora, se não for indiscrição e peço desculpa pelo off-topic, que curso tiraste?) e pelo inicio do trabalhinho eheh.

Grande abraço

Boas Spaar,

Estou a contas com a necessidade de trocar o meu substracto, pois o que tenho actualmente faz-me subir o PH, como explico no meu topic.

Pelo que viste da minha montagem que subsctracto me aconselharias?

Eu estou fortemente inclinado para o Aquasoil Amazonia.

Aconselhas? Tem todos os macros nutrientes necessarios?

Achas que ficaria bem "servido" com este substracto?

Nas tuas 3 montagens, variaste entre o Aquasoil Amazonia, o Aquasoil Malaya e parece-me areia de fitro de piscina.

Pela tua experiencia que tipo de substracto recomendas?

Obrigado!

Boas, diz-me uma coisa.. a reprodução dos apistos é facil? e qual é mais ou menos o preço deles a venda nas lojas?

Não é fácil. São Caros, inicia-te no hobby com espécies mais acessivéis. Estes custaram-me 18 eur cada um.

de facto muito bom, se algum dia tiver oportunidade de fazer um novo aquário para apistos estes Abacaxis irão certamente ter prioridade... parecem muito interessantes.

quais são os parâmetros da agua nesse aqua spaar?

Boas Ricardo,

Já não meço os Parametros à muito tempo, mas calculo que a dureza esteja muito baixa e o PH na casa dos 5 / 5.5 , já que na ultima vez q o medi estava a 5.8. Temperatura 26C, os TPA's são feitos com água ácida pré-tratada durante 1 mês num sistema que fiz á parte, onde o H ronda os 6.4 / 6.2.

Boas,

Parabens Spaar, de facto e uma especie lindissima e ainda bem que conseguiste a reprodução, agora ve se consegues vingar alguns desses miudos.

abraço

Obrigado

Boas Spaar,

Escelente trabalho mesmo muito bom :) Toda a dedicação e empenho deram os seus frutos...

Resta-me felicitar-te pela conclusão do curso (já agora, se não for indiscrição e peço desculpa pelo off-topic, que curso tiraste?) e pelo inicio do trabalhinho eheh.

Grande abraço

Obrigado

Arquitectura.

Abraço

Boas Spaar,

Estou a contas com a necessidade de trocar o meu substracto, pois o que tenho actualmente faz-me subir o PH, como explico no meu topic.

Pelo que viste da minha montagem que subsctracto me aconselharias?

Eu estou fortemente inclinado para o Aquasoil Amazonia.

Aconselhas? Tem todos os macros nutrientes necessarios?

Achas que ficaria bem "servido" com este substracto?

Nas tuas 3 montagens, variaste entre o Aquasoil Amazonia, o Aquasoil Malaya e parece-me areia de fitro de piscina.

Pela tua experiencia que tipo de substracto recomendas?

Obrigado!

Viva Tat,

Para Anões, sem duvida a conjugação entre o Amazonia e areia, nas quais eles têm comportamentos que na Malaya não podem devido ao tamanho dos Grãos. Gostam de escavar a sua toca ou arquitectar a que lhes deres com montes e tal. E um ritual qq de lavagem de dentes com a areia que ainda não percebi, tenho que estudar o recentemente sacado Atlas.

Abraço

José.Dias @Work

Tal como previmos, o numero de Alevinos desceu considerávelmente devido ao escasso numero de alimentações diárias. Mantive o macho no aquário durante todo o processo, pois não tenho um aquário livre para o isolar. Tenho um de 18L, mas não quis arriscar uma tranferência e ainda para mais com tao poucos litros. Não o vejo a investir na prole, mas como tenho passado os dias fora, não posso afirmar que não o tenha feito.

A fêmea está fantástica, e a evidencia/intensidade do comportamento como progenitora é surpreendente, e algo que não me canso de observar.

Femêa Apistogramma Sp. Abacaxis

alevinos.jpg

Femêa Apistogramma Sp. Abacaxis

femea.jpg

Ainda ontem separei 8 dos 10/12 que andavam com ela para uma criadeira em rede, que inseri dentro do aquário, sem que os alevinos saíssem de dentro de água.

ontem pouco antes de os separar da mãe tinham este aspecto:

Hoje, a fêmea descobriu onde eles estão, e não sai de volta da rede, está incasável a tentar abocanhá-los para os tirar. Claro que esta visão não me alegra, e é triste de se assistir, mas separá-los foi importante por duas razões; Primeiro, é uma forma de ela terminar este comportamento agressivo que está naturalmente a enfraquecer as defesas naturais do macho e atraindo os parasitas a cresçer e a intervir; segundo porque assim que fizerem 1 mês, ela vai começar a fazer com eles se dispersem e aí não os consigo apanhar sem destruir o Layout.

Qual é o atlas que tens? Podes me enviar isso pro mail sff?

É o Cichilid Atlas 1, claro que posso, o problema é que é um .Pdf com 1300 pag. e 500 Mb de tamanho. Acho que não dá por mail.

Já agora se me puderem enviar isso tambem agradeco! ;) Já envio o email por PM.

P.S- Excelente trabalho com os apistos! ;)

Viva Nuno,

"É o Cichilid Atlas 1, claro que posso, o problema é que é um .Pdf com 1300 pag. e 500 Mb de tamanho. Acho que não dá por mail."

Obrigado.

Cumptrs

José.Dias

Boas José

Lindos, e o macho está com umas cores magníficas, muitos parabéns. Os pequenos estão a desenvolver-se bem? Deu me a ideia de que estão a crescer muito devagar...

Vais ficar com essa primeira postura para ti?

Quanto ao ficheiro, se não conseguires diz me de onde o tiraste por PM sff

Não vais mandar vir nada na importação da primefish?

Daniel Almeida

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!