O que ter em conta para comprar Osmose Inversa


Recommended Posts

È isso mesmo, é a 1ª coisa que vou comprar para o meu futuro reef.

Só que eu nunca tive nenhuma nem nunca trabalhei com nenhuma e gostava que me ajudassem a escolher ou pelo - eu saber o que eu-de ter em conta quando comprar a Osmose Inversa.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Um aparelho de OI deve ter na minha opinião pelo menos 4 estágios e se puderes comprar com 6 ainda melhor. Normalmente tem os filtros de sedimentos antes da membrana e de depois pode ter um desionizador que vai ser muito benéfico retirando a maioria dos silicatos.

 

É uma pergunta um pouco complicada de se responder, mas em diversas lojas na zona de Lisboa podes ser bem aconselhado. Experimenta deslocar-te a uma e perguntar e depois se tiveres dúvidas antes de comprares diz qualquer coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Existem muitos preços e muitas marcas, mas as membranas são quase todas iguais! Também os preços são variados mas consegues arranjar uma de 6 estágios por cerca de 250/300 euros.

 

Se não encontrares nada podemos falar no MSN.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O Diogo que me perdoe mas teóricamente apenas precisas dum sistema com 2 estágios.

 

O 1º é um pré-filtro de carvão para retirar o cloro que danifica a membrana TFC e compostos orgânicos, o 2º é a própria membrana. O pré-filtro de carvão tambem funciona como filtro de sedimentos.

 

No entanto se a água da tua casa tiver um elevado teor de sedimentos ou seja se notas que o pré-filtro fica "tapado" em pouco tempo tens conveniência em adicionar um pré-filtro exclusivamente para sedimentos e então ficas com 3 estágios.

 

Se achares que uma redução de 95% dos sólidos não é suficiente e queres mesmo água pura então adicionas um pós-filtro de resinas iónicas "mixed-bed" para desionização da água e tens no máximo 4 estágios.

 

As marcas não são importantes, o que é importante são os fabricantes do componentes. Para não complicar escolhe um sistema com membranas TFC da Filmtec e com a MENOR produção de água que seja compativel com as tuas necessidades, pois membranas com maior produção tem percentagens de rejeição menores para a mesma pressão.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado joão,

a agua da miha casa até é muito boa:

 

Ph- 7.4

Amónia e nitratos- 0

Nitrito: 0.025 (quase insignificante)

GH- 6

Kg - 7 (axo eu)

 

O resto dos testes ainda não tenho.

 

O que aconselhas 2 ou 3 estágios?

Sobre os litros poor dia a agua vai ser so para reposição e para tpa's por isso o que aconselhas?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Sobre os litros por dia a agua vai ser so para reposição e para tpa's por isso o que aconselhas?

 

E talvez para uma Tpa de emergencia :(.

Considera uma osmose de 4 a 6 estagios (imo), ja que a qualidade da agua da torneira não é constante ( dependendo das zonas de Portugal).

 

Abraço

Ze

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei mas a 2 anos que tenho a mesma qualidade de agua por isso estar a achar estranho...

Vou me tentar informar melhor mas continuem a dar a vossa opinião. :D

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que aconselham.....

:D Eu no inicio comprar uma de 3 estágios (já que tenho 14 anos e o dinheiro não estica e para um aqua de 240L inda se gasta muito)e depois mas tarde uma melhor.

OU

:? Comprar logo uma de 4 ou 6 estágios e claro só comprar os restus das coisas mais tarde?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haja alguem que me explique o que fazem o 5º e 6º estágio num sistema vulgar para aquário.

 

Normalmente são apenas para vista pois se têm mais estágios...devem ser melhores.

 

Já vi sistemas com filtros duplicados, por exemplo dois cartuchos de carvão absolutamente iguais. Será para compensar a falta de qualidade dos mesmos?

 

Eu uso um sistema com 2 estágios, mas como te disse qualquer estágio acima do 4º apenas não faz mais nada que os anteriores não tenham feito já.

 

E tenho muitas dúvidas acerca da necessidade de resinas de desionização num aquário de água salgada...

 

Se se o orçamento tá apertado..compra uma de 2 estágios. Podes sempre adicionar mais estágios se tiveres necessidade disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então quer dizer que mais tarde posso sempre adicinar mais estágios?

Qual é o preço de uma de 2estágios que faça cerca de 100L dia? Podes-me dizer

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso este www.********.com

é um sistema todo automatico e fabricado no USA. e com garantia vitalicia ate a podes beber esta agua de osmose e tb se quiseres por no aqua que é excelente.

os testes da agua de osmose em minha casa mostram com o tds 0.0 ppm (agua pura), mas sem isto facilmente atingem 190ppm (agua da torneira.

o preço ficou em 2200 euros, mas nao me arrependo nem um pouco.

quando comprei este sistema eles disseram-me que tinha 30 dias para encontrar um aparelho superior a este e que se isso acontecer ficaria com o sistema de borla!!!! nao imaginam o que procurei, mas procurei mesmo muito e nao encontrei um melhor e com muita pena minha pois poupava 2200 euros e ainda ficava com o sistema de borla.

nem imaginava eu que iria montar um reef e que a osmose ainda viria a ser mais util do que eu tinha inicialmente previsto.

ja estava farto de comprar garrafoes de agua nos hipers

resumindo enchio o aqua com esta agua e em 3 semanas meti ja corais e peixes e anemonas, nunca vi na agua nenhum valor fora do normal desde o 1º dia ate agora. ja passou 1 mes e nada morreu :P

depende para que uso lhe queres dar.... se é so para encher o aqua e fazer tpa julgo que com 250 euros ja compras um sistema de RO, mas atencao à capacidade de litragem diaria, 200 lts por dia ja te chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2200€? Se eu tivesse esse dinheiro já conseguia montar o meu reef e ainda me sobrava muita coisa, mas obrigado pelo conselho. :P Acho que já me decidi. Agora é arranjar € :oops:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela minha pequena experiencia 2000 euros é mt facil de gastar num reef...e nao fica como queres com essa quantia...mas aos poucos vais vendo que com 400cts ainda te fica a faltar muita coisa no reef.

 

quando te decidires pela compra da RO, diz o que escolheste

 

um abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, pessoal

 

Já vi sistemas com filtros duplicados, por exemplo dois cartuchos de carvão absolutamente iguais. Será para compensar a falta de qualidade dos mesmos?

 

Veja-mos uma possivel situação de certa forma "comum"( aplica-se tambem á minha pessoa).

De quantas a quantas vezes as pessoas substituem esses ditos cartuchos de acordo com as recomendações dos fabricantes. Tendo em conta que a agua da torneira pode ser de boa/ma qualidade.

Na zona de Portugal, onde vivo, por vezes a agua da torneira parece leite ( cheira a cloro).

 

Posso dar outro exemplo. Imagine-mos que cada grao de carvao é uma fechadura :roll: , com capacidade de receber uma chave( um cloro). E os nossos comparsas da "Epal" ;) lembram-se que a uma dada hora do dia precisam de injectar cloro na rede de distribuição para manterem as bacterias em cheque. Ora se temos o dobro das fechaduras poderemos colher um molho maior chaves ;) . Com dois cartuchos o tempo de contacto tambem sera maior.

Não esquecer que o carvão retem mais umas coisinhas para alem do nosso amigo cloro. Para alem das outras resinas/cartuchos com outras finalidades.

E uma osmose de dois estagios podera ser, com alguma bricolage, transformada numa de 3 estagios ou mais.

Com isto não quero dizer que eu ai pessoalmente gastar 2000€ num sistema desses.

 

Naturalmente a decisão final cabera sempre ao proprio....

 

Abraço

Ze

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jadso eu percebi bem o teu exemplo mas repara o João faz OI por isso sabe deve saber bem do que está a falar. Agora o que não sei é se a nível de OI as coisas funcionam dessa maneira.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jadso

 

Se tiveres um bom cartucho de carvão não precisas dum segundo e não ser em casos especiais.

 

A Kxindustries que é um dos maiores fabricantes, fornece as capacidades para cada cartucho que fabrica e garante num dos modelos a remoção de cloro á taxa máxima ( 2ppm) prevista pela lei a 99 % durante 76000 litros ou a 3x a taxa máxima durante 23000 litros.

 

Um cartucho destes custa 7 vezes mais (na fábrica) do que um cartucho "made in china" e por fora não notas grande diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senna:

 

Não há osmose nenhuma que dê 0 ppm!

 

O que tu tens é um cartucho de desionização como estágio final, que retira todos os iões da água, daí os 0 ppm.

 

Se o ligares directamente á torneira continuas a ter 0 ppm, dura é muito menos tempo (20 vezes menos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jonas63

 

visto que moras perto de mim estas convidado a passar ca em casa e podes trazer o teu tds, podemos combinar por PM.

ainda hoje testei e deu 0. e esta osmose ja tem mais de 1 ano sem mudar nada, utilizo diariamente para beber e para cozinhar cerca de 10lts por dia para esse tipo de utilizaçao, e agora com o reef ainda mais uso tem. :oops:

 

um abraço

e fico à espera do teu contacto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais