philippe24 Publicado Setembro 10, 2010 Publicado Setembro 10, 2010 Boa tarde, preciso de ajuda, comprei ha dias uma mangueira própria para aquarios que tem duas funções, suga a água do aquario e repõe nova (liga-se à torneira da cozinha), ou seja poupa-me muito trabalho nas TPA´s; o problema é que a água que la entra não é tratada, eu ontem usei esse sistema e permiti a entrada de água nova no aquario (depois de ter retirado uns 20% e fui ao mesmo tempo colocando o produto para acondicionar a água. O problema é que há bocado cheguei a casa e encontrei 3 dos meus 7 discus...mortos. E os outros a respirar à superficie... não sei o que ei de fazer para impedir que mais algum morra e restabelecer as boas condições da água do aquário... Ajudem-me, pf! Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 10, 2010 Publicado: Setembro 10, 2010 Faz testes à água, coloca a saída do filtro fora de água de forma a criar agitação. A TPA que fizeste por si só pode não ter sido responsável, tens é que tentar perceber o que aconteceu. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
philippe24 Publicado: Setembro 10, 2010 Autor Publicado: Setembro 10, 2010 Ja fiz os testes, está tudo bem (o nivel de nitratos está ligeiramente mais alto, mas dentro do aceitavel). A água tem dois filtros a trabalhar, portanto tem bastante agitação...não entendo...será a agua da torneira que tem má qualidade? Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 10, 2010 Publicado: Setembro 10, 2010 Boas! Qual é o nivel de Nitrato do aqua? E fizeste testes à água da torneira? A tua água pode ter parametros pouco aceitáveis. Se a tpa foi grande também pode ser um choque de variação repentina do PH, ou temperatura. Também há a hipótese de intoxicação de um qualquer quimico que tenha entrado no aqua. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
philippe24 Publicado: Setembro 10, 2010 Autor Publicado: Setembro 10, 2010 Os niveis de nitratos estão à volta dos 10 mg/l, a agua da torneira parece-me aceitavel segundo os testes...o pH é quase o mesmo (6,5), e a temperatura que eu introduzi tentei pô-la igual à que está no aquario (28ºC). Talvez tenha sido realmente um quimico... Mas a verdade é que sempre que lá ponho agua nova, os meus peixes não ficam la muito bem, mas desta vez foi um caos...talvez seja da água. Segui o conselho do Hugo, meti as saídas de agua dos filtros para fora da agua e eles agora ja me parecem estar melhor...um dos discus estava pálido e agora ja esta a ganhar a sua cor novamente...e um dos meus botias que estava completamente ofegante ja se escondeu no esconderijo... É um caso estranho... Citar
alfapa Publicado: Setembro 10, 2010 Publicado: Setembro 10, 2010 Parametros da água da torneira? O maior problema da água da torneira são os tratamentos que leva, desde o cloro até aos algicidas, fluor e sei lá que mais porcarias lhe colocam (que a nós não fazem mal... mas aos peixes....) Ou fazes as TPAs com muita moderação, muito devagar, pouco mais que gota a gota... ou arriscas-te a meter grandes doses de quimicos, que deveriam ser tratadas com Aquasafe (ou outro) antes de entrar no aqua. PauloA PS: há quem ponha aquasafe depois de encher o aqua... mas ninguem sabe tipo de "sardinhas" essa malta tem. Citar
alfapa Publicado: Setembro 10, 2010 Publicado: Setembro 10, 2010 Já agora não se deve colocar água quente no aqua, pois a água é aquecida [normalmente] com tubos de cobre (sobretudo nos esquentadores) e o cobre é mau para muitas especies. PauloA Citar
philippe24 Publicado: Setembro 10, 2010 Autor Publicado: Setembro 10, 2010 Boas Paulo, obrigado pela ajuda, para a proxima vez vou reduzir a quantidade de agua que entra no aqua e deixá-la entrar fria, porque realmente eu deixo-a entrar a grande velocidade...e a temperatura um pouco quente...a água da minha torneira nao deve ser da melhor...e o cobre até pode ter sido o principal causador, porque os peixes pareciam estar com azia...nao comiam e até vi um deles botar comida fora...tenho de ter mais cuidado, mas não vou deixar de usar o sistema de tpa que eu comprei porque dá-me muito jeito e poupa-me muito trabalho, tenho mesmo é de mudar alguns procedimentos. Agradecido! Citar
Recommended Posts