wonderman Publicado Dezembro 31, 2004 Publicado Dezembro 31, 2004 boas pessoal! para já eis uma ficha do meu aqua: aqua com 1 ano e 3 meses; EQUIPAMENTO: KIT da HAGEN, aquario de 84 litros, com cerca de 75 litros BRUTOS neste momento, filtro fluval 2plus (400l/h), termostato 100w, tampa LIGHT GLO da HAGEN c/ 1 powerglo e 1 aquaglo - acabadinhas de comprar estas novas - areão do rio (comprei-o numa loja de animais) grosso e fino, 1 tronco (é a casa do synodontis!) FLORA: Valisnérias Elódeas Anubias anã "1 planta que ñ sei o nome" FAUNA: 1 escalar (é bastante grande) 1 synodontis invertido (é corpolento e grande também!) 3 corydoras 1 peixe faca 3 danios 3 neons (por enquanto - eram 6, o escalar está a comê-los... tende para zero...) aqui reside o problema: comprei ontem 6 neons, e corri o risco pelo facto de ter um escalar no aqua, mas já ouvi relatos de não ter havido problemas, e outros que de facto houve problemas entre estas 2 espécies, e até a sra. da loja com quem ia falando me disse que era um risco que eu ia correr, e se queria correr ou não esse risco, dependia de mim... o facto é que o escalar sempre me pareceu muito mansinho até ontem ao final da tarde... ele está possesso com os neons no aqua... então o que vos pergunto é o seguinte: acham que se eu colocar umas rochas no aqua, os neons são suficientemente espertos para se meterem lá em baixo para se irem escondendo do escalar? ou será que é tudo uma questão de tempo e é inevitável que eles acabem os seus dias no estômago do escalar? o meu peixe faca se calhar também precisa de um esconderijo qualquer, já que ele se mete ao pé do filtro que como está num canto deve receber menos luz... é estranho ele meter-se lá, ao princípio ainda pensei que ele tivesse doente, mas é um facto que de vez em quando lá vem ele todo contente da vida a curtir pelo aquario... (também foi uma aquisição de ontem) onde encontro as ditas ROCHAS? compro-as numa loja? (são caríssimas) ou arranjo-as num sítio qq e fervo-as? como fazem? sugestoes por favor! que peixe me aconselham a colocar no aqua, que seja assim tipo o neon em cores vivas e brilhantes, mas GRANDE que possa conviver com a fauna existente? há um peixe k vi uma vez num video por aí na net, que é o ramirezi. acho lindo, mas ñ sei onde o encontrar... e os tetras? têm a riqueza de cor de um neon? ah já agora (claro) o PH da minha água encontra-se entre 6,5 e 7 p.s. depois vou colocar umas fotos aqui neste post cumprimentos, Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 É natural que o escalar tenha ficado possesso... afinal de contas não é todos os dias que tem comida viva que pode perseguir pelo aquário e dar largas aos instintos de caçador Dito isto acho que tens a resposta em relação aos esconderijos. Arriscaste, apesar de teres sido avisado... compraste comida viva para o escalar e agora não te podes queixar não é? O faca gosta de esconderijos sim... e de atacar um ou outro peixe se lhe for possivel. Os tetras existem em cores bonitas sim é uma questão de procurares, mas não compres do tamanho de neons a não ser que queiras continuar a alimentar o escalar de comida viva. As rochas, basta ires a um troço de rio, praia ou a uma serra e apanhares umas poucas. Tem cuidado que não tenham arestas cortantes. Depois é só lavar muito bem e dar-lhes uma fervidela só por via das dúvidas. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
wonderman Publicado: Dezembro 31, 2004 Autor Publicado: Dezembro 31, 2004 fiz o que melhor tinha a fazer, e ah bocado peguei nos 3 neons restantes e meti-os num saco, para levar a um tio meu que iniciou um aquário agora... neste momento já vão a caminho... gostava muito deles mas a minha ideia nunca foi ver peixes a serem comidos por outros, então pronto, vou ter de me aguentar e enquanto tiver escalares, não vou meter neons a não ser que tenha um aquário brutalmente grande! aí talvez seja possivel meter um cardume ENORME de neons e talvez se safem assim... não tive esta atitude por ter lido o teu post, Darius, aliás, só o li DEPOIS de ter transferido os neons... é que já desde ontem quando assisti à primeira morte me ocorreu esta ideia, só estava a ver se de facto era por serem novos no aqua, mas percebi que o escalar iria come-los a todos, era uma questão de tempo. agoar em relação aos tetras, é capaz então de ser a minha proxima aquisição (desde que sejam grandinhos obviamente) as rochas vou então procurar, não vale mesmo a pena sermos roubados nas lojas de animais comprando rochas (a unica coisa dessas que lá comprei foi o tronco, porque isso sim é mais complicado de arranjar/ preparar) bem, então agora aqui estão as fotos e um vídeo (terão de fazer o download do mesmo): o meu aquario já com as luzes novas, e os habitantes novos: eis o peixe faca: outra dele (bonitas são as riscas brancas): o escalar já com ela fisgada...: o synodontis (já tem 1 ano e pouco, quase dos primeiros a entrar no aqua): mais outra do aqua, agora já com os novos habitantes lá dentro: o synodontis na sua casa (devia se estar a preparar para ficar ao contrário LOL) a perseguição começava: belo contraste de TAMANHOS!!! esta é pena estar desfocada, os MATULOES daqui do sítio: bom... sem comentários... felizmente salvei ainda 3 dos 6 (o 6º já andava DESENFIADO do grupo)... e agora o vídeo: (ele é grande, cliquem no bot. direito do rato e façam SAVE TARGET AS - são 8 megas e tal) aquario video Citar
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 1, 2005 Publicado: Janeiro 1, 2005 Boas Antes de mais bom ano e os parabéns pela atitude correcta em retirar os sobreviventes. Mesmo com um aquário grande os escalares vão sempre comer neons, faz parte da sua natureza e pouco podes fazer em relação a isso. Aliás eles comem neons como comem qualquer peixe pequeno que lhes caiba na boca. Em cardume grande vais ter baixas da mesma forma, só que com os numeros mais elevados de peixes não se notará tanto. Coisas que podes fazer é dar alguma cobertura vegetal com plantas densas, que aliás vais precisar se tiveres criações por aí, senão os outros peixes e o escalar comem os alevins todos que por aí aparecerem. De resto boa sorte... esse synodontis é um show... tive um desses quando iniciei em aquariofilia mas vinha com ictio e como eu não percebia de doenças só reagi tarde demais. Andam 90% de tempo de cabeça para baixo daí serem conhecidos comercialmente pelo nome de synodontis invertido ou peixe-gato invertido. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
MotarSolitario Publicado: Janeiro 1, 2005 Publicado: Janeiro 1, 2005 os itui sao lindos em grupo. Mas atençao tambem sao muito senciveis as condiçoes da agua. mete troncos mais troncos os synodontis gostam, os itui tambem. Citar
wonderman Publicado: Janeiro 1, 2005 Autor Publicado: Janeiro 1, 2005 boas noites pessoal, e antes de mais BOM ANO!!! darius, hoje à tarde passei por casa do meu tio para ver como se sentem os sobreviventes no seu novo habitat, e felizmente para eles estão muito bem! foi de facto o melhor que tinha a fazer. agora só tenho mesmo de encontrar uns peixes que se adaptem bem as condiçoes do meu aqua, que sejam suficientemente grandes para dizer NÃO à boca do escalar, mas que reunidas todas estas condições, que me dessem a cor a este aqua que os neons davam... o synodontis é mesmo um espectáculo, e havias de ver ele cá fora do tronco, com a barbatana dorsal toda aberta para cima, e a agilidade e rapidez que mesmo assim ele consegue manter, GRANDE como está! compara só o tamanho dele quando entrou no aqua e o agora... vê o areão como referencia de tamanho do antigamente para o agora! LOL eu já não me lembrava de como ele era pequenino! ANTES: DEPOIS: motarsolitário, realmente tenho de arranjar esconderijos para o itui, mas vou optar por rochas (tenho ainda de ver se encontro algumas, 2 ou 3 no máximo, pequenas, para pôr no canto esquerdo do aqua, cá à frente). obrigado a todos pelas respostas! p.s. depois meto imagens aqui quando tiver as rochas... cumprimentos Citar
wonderman Publicado: Janeiro 2, 2005 Autor Publicado: Janeiro 2, 2005 conforme prometido, aqui está uma imagem do aqua já com rochas, agora é só aguardar que o peixe faca se decida a habitá-las e deixe o filtro... Citar
[StR] Publicado: Janeiro 2, 2005 Publicado: Janeiro 2, 2005 Boas, o aquário ta a ir no bom caminho e bonitos exemplares!Foraça,Força NISSO! :D Falando no Escalar e nos Neons dizerem que eles os comem e verdade...mas por experiencia propria se puseres 1º os Neons e so depois pores os escalares(ainda pequenos)eles ja nao pensavam que os neons eram comida viva Citar ...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL
Recommended Posts