Recommended Posts

Publicado:

Boas!

Se a intenção é reproduzir a caixa serve perfeitamente.

Agora no fim para os manteres e poderes desfrutar da beleza deles, precisas de um aquário, bem plantado para juntares o macho e as tuas fêmeas.

Aquário de +- 50 litros, com um macho e +- 5 fêmeas, mais 2 a 3 coridoras e um limpa vidros, fica óptimo e não dá muito trabalho a manutenção do aquário. Plantas podes colocar anúbias e fetos de java. Para o fundo areão preto de 3 a 4 mm. Não esquecer um termostato e um filtro interno.

Tens sempre a hipótese de os deixar no aquário desde que varies muito bem a alimentação como já disse antes.

Boa sorte!

• Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
Sim, as caixas de arrumação costumam ser usadas nas reproduções.

Os cantos podem ser redondos, não é por isso que os globos não são grande coisa.

EDIT:

Mas precisas de outras coisas essenciais, como plantas e fundamentalmente um termostato.

Ok amigo.

Estava convencido que os cantos ajudavam a suster o ninho.

Termostato, tampa para criar humidade elevada, fundo do cor escura e uma bomba de ar. Esta bomba de ar convem ser depois da desova. certo!?

Bruno Simões

Publicado:
Boas!

Se a intenção é reproduzir a caixa serve perfeitamente.

Agora no fim para os manteres e poderes desfrutar da beleza deles, precisas de um aquário, bem plantado para juntares o macho e as tuas fêmeas.

Aquário de +- 50 litros, com um macho e +- 5 fêmeas, mais 2 a 3 coridoras e um limpa vidros, fica óptimo e não dá muito trabalho a manutenção do aquário. Plantas podes colocar anúbias e fetos de java. Para o fundo areão preto de 3 a 4 mm. Não esquecer um termostato e um filtro interno.

Tens sempre a hipótese de os deixar no aquário desde que varies muito bem a alimentação como já disse antes.

Boa sorte!

Obrigado Ruben.

Realmente gosto de disfrutar da beleza destes bichos com 220litros de agua. Faz-me confusão ver eles nas lojas dentro de caixas minusculas sem se mexerem.

Acho que o filtro externo, pela movimentação da agua, não deixa o macho fazer ninho em nenhum dos cantos do aqua, ou são os outros peixes que pela curiosidade lá vão "cheirar"... Ele proprio não tem estimulo para defender ou criar o ninho.

Vamos ver se num vasto ambiente, alguma das femeas se encanta com ele, e fica com riscas verticais...

Acho que a reproducção em viviparos é mais facil.

Bruno Simões

Publicado: (editado)

A bomba de ar, se usares, coloca apenas quando retirares o macho, ou seja, depois da desova, e quando começarem a nadar na horizontal, e sempre no mínimo, para não agitar muito a água.

Acho que a reproducção em viviparos é mais facil.

É certamente! :)

EDIT:

Ah, quanto ao suporte do ninho, não são os cantos que o fazem, o ideal seria uma folha de amendoeira da Índia, não só porque fornece o suporte físico, mas também porque, entre outras coisas, tem efeitos anti-bacterianos e anti-fungico, o que é bom para os alevins. Em alternativa, podes utilizar uma placa de esferovite, com a parte do meio côncava, ou um copo de plástico cortado ao meio e voltado ao contrário.

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Publicado:

Boas!

E pronto acho que o André já disse tudo! :thumbup3:

Resta pouco a dizer, mas aqui vai: Em aquário comunitário dificilmente verás a fêmea com riscas verticais. Por isso conforme o André já disse, é preciso ir experimentando em aquário à parte ou "caixa de arrumação" mas sempre com muita paciência. Não tenhas medo de errar, nós aprendemos com os erros. Coloca primeiro o macho durante uns dias para ele se ambientar ao espaço e só depois a fêmea mas dentro de um recipiente que permita que se vejam e ao mesmo tempo impeça que eles possam andar à porrada. Depois é só esperar que o ninho cresça e que a fêmea mostre sinais de estar pronta. Pode demorar um dia, dois ou mesmo três, o que interessa é ser paciente.

Quando a libertares certifica-te que terá onde se esconder e não os atrapalhes! Eles nascem praticamente ensinados. Eles são uns excelentes mágicos!

Boa sorte!

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas noites.

Regresso com novos epísódios, comprei uns peixes para o comunitário.... Foi uma rasia de morte, uma onda de bacterias foi o suficiente, tratei o que restou com azul de metileno.

Durante o tratamento, encontrei numa loja uns bettas á maneira, comprei!!! Meti-os de imediato juntos no velho globo... Na boa... davam-se muito bem!

Durante o tratamento no comunitário, o betta ia fazendo um ninho como nunca tinha visto... Ao terceiro dia estava a "expreme-la"!!! Nem queria acreditar nesse espetaculo unico, é lindo.

Há medida que os ovos iam caindo ele apanhava-os e punha-os no ninho, perdi os ovos de vista no meio das bolhas :)

Já retirei a femea pois ele já deveria estar farta... :D

Já passaram 3 dias e ainda não apareceu qualquer alevim... como não estava há espera deste episodio, a agua está á temperatura ambiente... Sem termostato. Será que é por isto!?

Se eu aquecer a água agora, será que eles podem nascer, ou já estão "estragados"?

Obrigado.

Bruno Simões

Publicado:

Bom dia,

se não eclodiram ao fim de 3 dias é porque já não eclodem, o que é estranho. Eles deviriam ter eclodido após 48h.

Será que o macho não comeu os ovos todos?

Eu se querer, ja reproduzi em água á temperatura ambiente (24º) e correu tudo bem, não sabes a tempuratura da água?

O ideal seriam os 26º ou 27º, falo por mim porque há pessoas a reproduzir com temperaturas mais elevadas.

Cumprimentos

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Publicado:

Boas noites pessoal!!

É só para informar que já nasceram. São microscopicos!!

Digam-me quando devo tirar o macho.

A natureza é bela!!

Obrigado.

Bruno Simões

Publicado:

Quando a maior parte deles começar a nadar na horizontal

Cumprimentos