diferença entre T8 e T5 ??


Recommended Posts

boas pessoal

 

gostaria de saber qual e' a diferença entre uma lampada T8 e T5 , pois estou a pensar montar uma calha com 5 lampadas de 18W, de 6400K

 

 

quanto 'a ligaçao nao preciso de balastro pois nao ? posso meter arrancadores

 

 

hang loose

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisas de balastros sim.

 

Além dos aspectos técnicos que não me vou prenunciar, tens a diferença de tamanho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O botão "Pesquisar" existe por cá, pelo menos estava lá na última vez que o usei :flick_tongue: ...

 

 

Consulta este tópico, estão lá as respostas às tuas perguntas.

 

Qualquer dúvida estás à vontade.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o david vai-me desculpar, mas o seu tópico responde a muitas dúvidas mas não a todas as questões que o nunoo colocou.

A diferença entre as T5 e as T8 prende-se com o diâmetro das lâmpadas, sendo as t8 aquelas lâmpadas mais comuns. e as T5 mais fininhas.

Recentemente foram lançadas umas T5 L8 que com o mesmo comprimento das T8 tem no entanto mais potência, exemplificando, as

T8 de 18W ( 5x18W =90W) tem de comprimento 59 cm, e se optares pelas T5 L8 terás 28W por lâmpada tendo na mesma 59cm e assim podias optar por apenas 4X28=112W. Posto isto, aconselho-te a colocares balastros electrónicos - a diferença para os tradicionais é que apesar de serem mais caros, permitem-te aumentar a longevidade das lâmpadas, um menor consumo de energia, não necessita de arrancadores e, muito importante, a luz não treme.

Também aconselho-te a não comprares todas as lâmpadas com a mesma temperatura de cor, faz um mix entre 8500K, 6500K, 10000K, 4200K, aí já só depende do que precisas, que tipo de plantas vais optar, altura do aquário,etc, etc.

E para finalizar, eu fiz uma calha DIY, e no fim fazendo as contas, percebi que se tivesse optado por comprar a um dos patrocinadores aqui do forum teria poupado muito dinheiro, portanto, pensa bem em tudo, faz bem as contas antes de avançares com o teu projecto.

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E não é que tens razão brancaman! Mea culpa e vou tentar arranjar uma tabela mais actualizada.

 

Agora que já lhe deste a resposta toda, ele já não precisa de utilizar o botão de pesquisar :D ...

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que já lhe deste a resposta toda, ele já não precisa de utilizar o botão de pesquisar :D ...

Eu não lhe dei as respostas todas, se ele optar por uma calha DIY vai ter muito que pesquisar :puppydogeyes:

Só quis partilhar o pouco conhecimento que adquiri tanto aqui no forum como na www e ainda em lojas de material eléctrico e de materiais de construção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença principal que dita o ser uma T5 ou T8 é o diametro da lampada. Em termos de vantagens as T5 são mais eficientes no que toca ao gasto energetico para criar luz necessaria para a fotosssintese das plantas. As T8 são tão aptas como as T5, apenas gastam um pouco mais electricidade para fazer o mesmo. A T5 e a T8 estão standardizadas, mas há outros diametros de lampanda. Eu uso T4... mas são lampadas não standard, logo não são tao comercializaveis. No lado oposto, as lampadas incandescentes são das mais ineficientes para criar luz, visto que grande parte da energia perde-se sobre a forma de calor, ou seja algo que não queres nem por nada....

 

resumindo, uma T5 de 50W e uma T8 de 50W não fazem o mesmo. A T5 deve ser nesse caso a preferida.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T5 são mais eficientes no que toca ao gasto energetico para criar luz necessaria para a fotosssintese das plantas.

 

mas o gasto energético não se mede pelos W? para mim mais eficiente em termos energéticos seria menos W consumo/mantendo ou melhorando a quantidade de luz.

 

 

Eu uso T4... mas são lampadas não standard, logo não são tao comercializaveis.

Logo posta ai uma foto dessas tuas lâmpadas para matar a nossa curiosidade ;)

 

 

para tirar dúvidas ver esta link aquaden

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o gasto energetico em watts é o mesmo no caso de lampadas com os mesmos watts, só que os watts que sao transformados em luz são maiores numa T5 que numa T8. Na T8 há mais watts que se perdem na forma de calor. Mas a diferença não é tão grande assim, logo, uma T8 é na mesma uma boa opção. Más opções são lampadas de halogenio e incandescentes, pois muito dos watts sao transformados em calor e não em luz.

 

 

As T4 são parecidas com as T5, apenas um pouco mais finas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ó nunoo, olha lá, metes um tópico a pedir ajuda, o pessoal responde como deve ser, e tu nada!

as tuas dúvidas ficaram esclarecidas ao menos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ó nunoo, olha lá, metes um tópico a pedir ajuda, o pessoal responde como deve ser, e tu nada!

as tuas dúvidas ficaram esclarecidas ao menos?

 

 

sim sim XD eu tenho acompanhado mas 'as vezes aprende s mais a ouvir xD neste caso lendo as vossas respostas ^^

 

obrigado a tds ..

 

fiquei curioso para ver as T4 ....

ja agora algem sabe onde vendem os encaixes para as lampadas ??

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sim XD eu tenho acompanhado mas 'as vezes aprende s mais a ouvir xD neste caso lendo as vossas respostas ^^

 

obrigado a tds ..

 

não precisas de agradecer :blush: , andamos todos aqui a partilhar experiências adquiridas e ao mesmo tempo vamos aprendendo também.

 

fiquei curioso para ver as T4 ....

 

também eu mas o quo não nos mostra nada :D

 

ja agora algem sabe onde vendem os encaixes para as lampadas ??

 

quais lâmpadas? T8, T5, T5 L8, T4,PLL..... :roflroll2:

andamos aqui a falar,falar,falar e o gajo só pergunta pelos encaixes :tapfoot:

olha pá vai à farmácia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.