Hugo R. Silva Publicado Setembro 8, 2010 Publicado Setembro 8, 2010 Deixo aqui uma pequena lista de plantas que podem ser utilizadas neste tipo de aquários. Musgos Feto de Java Hygrophila polysperma Rotala Rotundifolia sp. Green Ceratophylum demersum Bocapa monnieri Hydrocotyle leucocephala Cryptocoryne wendtii Cryptocoryne Balansae Najas guadalupensis Anubias barteri Anubias barteri 'marble' Anubias barteri v. 'glabra' Anubias nana Anubias barteri v. 'coffeefolia' Cryptocoryne retrospiralis Cryptocoryne spiralis Anubias barteri v. 'nana golden' Anubias barteri v. 'nana narrow leaf' Anubias barteri v. nana 'petite' Cryptcoryne becketii Pelia Bacopa - Bacopa caroliniana Bolbitis heudelotii Ceratophyllum submersum Cryptocoryne aponogetifolia Lotus- Nymphaea pubescens Vallisneria natans Vallisneria americana Vallisneria asiatica Egeria Densa Aegropila Cladophora Eleocharis parvula Marsilea hirsuta e quadrifolia Lemna minor Vallisneria spiralis 'Tiger' Echinodorus bleheri Podem acrescentar à vontade. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
hugo feio Publicado: Setembro 8, 2010 Publicado: Setembro 8, 2010 Interessante Hugo, mas abes que plantas low-tch, é uma coisa muito relativa, qualquer planta que não seja muito exigente, tanto a nível de nutrientes, luz, e co2, é uma planta low-tech, ao seja, milhares e milhares de espécies de plantas Claro que algumas mais comuns e mais usadas que outras, mas interessante é escrever uma definição completa do que é uma planta "low-tech". Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 8, 2010 Autor Publicado: Setembro 8, 2010 Sim hugo feio eu sei que há muitas, mas também sei que há mais utilizadores e que não devo fazer tudo sozinho... Não existe uma planta low-tech, existem plantas que pelas suas necessidades podem e devem ser utilizadas em aquários low-tech. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Joao_Costa Publicado: Setembro 8, 2010 Publicado: Setembro 8, 2010 Boas, Egeria Densa. Abraços João Citar AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 8, 2010 Autor Publicado: Setembro 8, 2010 Adicionada João Costa. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
barman_dani Publicado: Setembro 8, 2010 Publicado: Setembro 8, 2010 Eleocharis parvula planta que requere pouca luz e de propagação dita facil... Na minha mais recente montagem que logo vou postar aqui neste sub-forum dos low-tech, é somente preenchida com Eleocharis parvula e anubias nana... o que eu chamo um puro low-tech, Aegropila Cladophora mais conhecida como a bola de musgo. Tenho um outro aqua só para red e helenas em que a unica planta é Aegropila Cladophora abertas por forma a formar tapete e copa de um bonsai seco.... Cumprimentos Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 8, 2010 Autor Publicado: Setembro 8, 2010 Adicionadas barman_dani Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Diogo HC Matias Publicado: Setembro 8, 2010 Publicado: Setembro 8, 2010 Marsilea hirsuta e quadrifolia. A maioria das Crypts é adequada a um aquário lowtech! Citar
hugo feio Publicado: Setembro 8, 2010 Publicado: Setembro 8, 2010 Sim hugo feio eu sei que há muitas, mas também sei que há mais utilizadores e que não devo fazer tudo sozinho... Não existe uma planta low-tech, existem plantas que pelas suas necessidades podem e devem ser utilizadas em aquários low-tech. Compreendo, Hugo apenas é a minha opinião Quanto ao termo low-tech não ser aplicável ás plantas de baixa necessidade/manutenção, creio que isso seja um pouco relativo, visto não existir um termo (penso eu) próprio para as plantas de fácil manutenção, e de certa forma e a meu ver estar relacionado, mais uma vez é apenas uma opinião, penso que caiba a cada um decidir por si, repara no entanto que usei aspas no termo, não só por ser um termo ingl~es mas também com a devida atenção ao assunto agora referido... Off-topic á parte, aqui fica o meu contributo: Lemna minor Vallisneria spiralis 'Tiger' Echinodorus bleheri Abraço, Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 8, 2010 Autor Publicado: Setembro 8, 2010 Adicionadas Diogo e hugo Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Tozé Nunes Publicado: Setembro 8, 2010 Publicado: Setembro 8, 2010 Quanto ao termo low-tech não ser aplicável ás plantas de baixa necessidade/manutenção, Só um reparo, presumo que o termo low-tech se refira a plantas que não necessitam de muita luz/nutrientes/co2 certo? Não confundir com baixa manutenção pois por exemplo as egerias densa obrigam a muita manutenção(uso de tesoura)! cumps Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Joao_Costa Publicado: Setembro 8, 2010 Publicado: Setembro 8, 2010 Viva, @bracaman, o termo planta de baixa manutenção é aplicável aqui aos casos como dizes de "plantas que não necessitam de muita luz/nutrientes/co2". Se leres os outros topicos deste sub-forum iras entender o "low-tech". Sendo a Egeria uma planta de caule é normal que a sua necessidade de ser podada seja maior, o que aqui queriamos referir, é que tendo um aqua low-tech onde a ausencia de alguns elementos para a dita planta são como que "não necessários" ela cresce na mesma sem problemas. Possivelmente ate mais lentamente que numa aqua normal dai a tesoura n ser assim tão necessária. Além de que tens a vantagem de com as podas, conseguires plantar ainda mais pés tendo assim um free-cust nas novas plantas do aqua. Abraço João Citar AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee
majo Publicado: Setembro 9, 2010 Publicado: Setembro 9, 2010 Olá a todos! Isto está muito dinâmico!!! :D E quanto a plantas: (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes Eu tenho e é porreira para fazer sombras nos locais pretendidos. E fica muito bonita a flutuar, com as raízes suspensas. Eu acho que faz um belo efeito. Cumprimentos, majo Deixo aqui uma pequena lista de plantas que podem ser utilizadas neste tipo de aquários. Musgos Feto de Java Hygrophila polysperma Rotala Rotundifolia sp. Green Ceratophylum demersum Bocapa monnieri Hydrocotyle leucocephala Cryptocoryne wendtii Cryptocoryne Balansae Najas guadalupensis Anubias barteri Anubias barteri 'marble' Anubias barteri v. 'glabra' Anubias nana Anubias barteri v. 'coffeefolia' Cryptocoryne retrospiralis Cryptocoryne spiralis Anubias barteri v. 'nana golden' Anubias barteri v. 'nana narrow leaf' Anubias barteri v. nana 'petite' Cryptcoryne becketii Pelia Bacopa - Bacopa caroliniana Bolbitis heudelotii Ceratophyllum submersum Cryptocoryne aponogetifolia Lotus- Nymphaea pubescens Vallisneria natans Vallisneria americana Vallisneria asiatica Egeria Densa Aegropila Cladophora Eleocharis parvula Marsilea hirsuta e quadrifolia Lemna minor Vallisneria spiralis 'Tiger' Echinodorus bleheri Podem acrescentar à vontade. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 9, 2010 Autor Publicado: Setembro 9, 2010 majo não vou acrescentar à lista pois essa planta está proibida em Portugal por Decreto-Lei. Podem ler mais aqui: Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
majo Publicado: Setembro 9, 2010 Publicado: Setembro 9, 2010 (editado) A sério???? Não fazia ideia que era proibida!!! Olha que a comprei, muito recentemente, numa das melhores casas de aquariofilia cá da zona. E ela estava bem exposta. Quer dizer que a polícia pode entrar por aí a dentro para me multar como se eu tivesse Cannabis no quintal???? Vou ter que me por a pau! Cumprimentos, majo majo não vou acrescentar à lista pois essa planta está proibida em Portugal por Decreto-Lei. Podem ler mais aqui: Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal. Editado Setembro 9, 2010 por majo Citar
majo Publicado: Setembro 9, 2010 Publicado: Setembro 9, 2010 E a limnophila sessiflora???? Penso que é este o nome. Parece uma Cabomba, mas não é, e cresce desalmadamente, cresce, cresce, cresce.... (não tenho mesmo a certeza do nome) Cumpt. majo Deixo aqui uma pequena lista de plantas que podem ser utilizadas neste tipo de aquários. Musgos Feto de Java Hygrophila polysperma Rotala Rotundifolia sp. Green Ceratophylum demersum Bocapa monnieri Hydrocotyle leucocephala Cryptocoryne wendtii Cryptocoryne Balansae Najas guadalupensis Anubias barteri Anubias barteri 'marble' Anubias barteri v. 'glabra' Anubias nana Anubias barteri v. 'coffeefolia' Cryptocoryne retrospiralis Cryptocoryne spiralis Anubias barteri v. 'nana golden' Anubias barteri v. 'nana narrow leaf' Anubias barteri v. nana 'petite' Cryptcoryne becketii Pelia Bacopa - Bacopa caroliniana Bolbitis heudelotii Ceratophyllum submersum Cryptocoryne aponogetifolia Lotus- Nymphaea pubescens Vallisneria natans Vallisneria americana Vallisneria asiatica Egeria Densa Aegropila Cladophora Eleocharis parvula Marsilea hirsuta e quadrifolia Lemna minor Vallisneria spiralis 'Tiger' Echinodorus bleheri Podem acrescentar à vontade. Citar
inblack Publicado: Setembro 9, 2010 Publicado: Setembro 9, 2010 (editado) Não tenho nada a acrescentar apenas queria dar uma ideia: Eu sei que quando falamos em aquários low tech falamos em aquários cujo o seu conteúdo deve (ou deveria) ser de baixa manutenção. A minha ideia seria, com algum estudo, ver se e possível aplicar algumas plantas que sejam mais "puxadas" a nível de co2 e/ou nutrientes, verificando se elas subsistem ou não, pois sei que a Diana Wastlad usou bastantes plantas nas suas experiências mas não experimentou todas. Faço me entender? Edit: Tomei a liberdade de ordenar por ordem alfabetica os nomes das plantas e acrescentando um ou outro nome cientifico de plantas com o nome comum e acrescentar tambem mais alguns exemplares. Proponha tambem futuramente anexar-se fotos das plantas aqui referidas. A- Aegropila Cladophora Anubias barteri Anubias barteri 'marble' Anubias barteri v. 'glabra' Anubias barteri v. 'coffeefolia' Anubias barteri v. 'nana golden' Anubias barteri v. 'nana narrow leaf' Anubias barteri v. nana 'petite' Anubias nana B- Bacopa - Bacopa caroliniana Bocapa monnieri Bolbitis heudelotii C- Ceratophylum demersum Ceratophyllum submersum Cryptocoryne wendtii Cryptocoryne Balansae Cryptocoryne retrospiralis Cryptocoryne spiralis Cryptcoryne becketii Cryptocoryne aponogetifolia D- E- Egeria Densa Eleocharis parvula Echinodorus bleheri F- G- H- Hydrocotyle leucocephala Hygrophila polysperma I- J- L- Lemna minor Lomariopsis Lineata (Pelia) M- Marsilea hirsuta Marsilea quadrifolia Microsorum pteropus (Feto de Java) N- Najas guadalupensis Nymphaea pubescens (Lotus) O- P- Q- R- Rotala Rotundifolia sp. Green S- Salvinia Natans T- U- V- Vallisneria spiralis 'Tiger' Vallisneria natans Vallisneria americana Vallisneria asiatica Vesicularia dubyana (Musgo de Java) X- Z- Editado Setembro 9, 2010 por inblack Citar
jmnduarte Publicado: Setembro 24, 2010 Publicado: Setembro 24, 2010 Mais algumas para a lista equinodorus tenellus higrophila corymbosa limnophila sessilflora echinodorus rubin estas são as que eu mantenho no meu aqua Citar
JoaoRibeiro Publicado: Setembro 24, 2010 Publicado: Setembro 24, 2010 Já agora o que acham de se colocar aqui links para algum site (por exemplo o da tropica) em cada uma das plantas? Ou então, havendo tempo de se elaborar fichas das plantas? Era porreiro. Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
xert Publicado: Outubro 10, 2010 Publicado: Outubro 10, 2010 Já agora o que acham de se colocar aqui links para algum site (por exemplo o da tropica) em cada uma das plantas? Ou então, havendo tempo de se elaborar fichas das plantas? Era porreiro. era muito porreiro mesmo Citar
grove Publicado: Abril 29, 2011 Publicado: Abril 29, 2011 Olá pessoal. Todas estas plantas consideradas interessantes para aquarios low-tech, possuem necessidades luminosas e de Co2 baixas certo? Num aquário sem qualquer fonte artificial de CO2, estas plantas conseguiriam desenvolver-se? Obviamente com um sistema de CO2 o desenvolvimento seria melhor. Citar
nelson graça Publicado: Maio 29, 2011 Publicado: Maio 29, 2011 (editado) Uma questão a Eleocharis parvula necessita de substrato fertil? Obrigado Editado Maio 29, 2011 por nelson graça Citar
warman98 Publicado: Junho 3, 2011 Publicado: Junho 3, 2011 Uma questão a Eleocharis parvula necessita de substrato fertil? Obrigado depende onde queres por mas se for para tapete sim Citar Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish
_cosca_ Publicado: Agosto 21, 2011 Publicado: Agosto 21, 2011 bom tópico, pena só o ter visto agora... agora tenho muitos nomes de plantas para investigar Citar
Tmnsantos Publicado: Outubro 19, 2011 Publicado: Outubro 19, 2011 Tópico muito útil para qualquer iniciado como eu, obrigado Citar
Recommended Posts