Recommended Posts

Publicado (editado)

Viva,

Ora aqui um tema de algum conflito e discordância.

Quantos de nós nunca olhou para as planárias com olhos de ver ? São de facto pequenos seres, bastante curiosos, e interessantes, tanto pelo seu comportamento, hábitos alimentares e reprodutivos. Existe claro o aparte de serem de facto parasitas e de atacarem tanto invertebrados, como vertebrados (peixes). Mas não é nada que não faça parte da sua natureza.

Estou ainda a desenvolver uma experiência, com planárias, para testar a sua capacidade de regeneração, e espero vir ainda vir a fazer muitas mais experiências nestes fantásticos seres.

Como é claro, não tenho os bichos num aquário, mas sim num recipiente. Talvez com isto ainda descubra algum facto novo e interessante da vida destes pequenos seres, mas tenho como objectivo testar aqueles que já são conhecidos e até que ponto são viáveis as informações disponivéis.

Mas serve o presente, para se desenvolver um debate importante e intenso, sobre as planárias, vou tentando também divulgar vários factos sobre a vida e a existência das planárias que as tornam ainda mais cativantes...

Abraço, e participem :scarerun:

Editado por hugo feio
Publicado:

Hugo, eu se pudesse, inventava uma granada que se colocava no aquario, mas que só matava as planarias!! :D

acho que é sempre importante iniciativas como a tua para por á prova também toda a informação que é colocada na internet! Apesar das informações existentes irem todas de encontro umas com as outras no que diz respeito ás planárias, dou-t a maior forca para esses estudos!!

já agora faço-te umas perguntas: acredito que alimentes as planarias com base animal, que é o que faz mais sentido!?

gostava que experimentasses alimenta-las durante algum tempo só com alimento com base vegetal para ver se realmente elas aguentam, ou mesmo se manifestam comportamentos canibais?!

abraço,

Filipe

Publicado: (editado)

Viva,

Pelo que sei, as planárias apenas se alimentam de Vertebrados e Invertebrados, são parasitas.

Parasitismo consiste numa relação entre 2 espécies em que uma das espécies beneficia com tal relação, enquanto a outra, a espécie "Anfitriã" sai prejudicada...

Quanto ao canibalismo entre espécimens, posso te dizer, que enquanto testava a capacidade de regeneração e bipartição das planárias, uma das metades do corpo, acabou por desaparecer, o que me deixou com resultados inconclusivos, ou os espécimens mais fortes, canibalizaram esta metade, dada a sua vulnerabilidade, e a falta de alimento disponivél, ou a metade, acabou por não resistir, e morreu. Mas seria de partir do presuposto que se regenaria, dando origem a uma nova planária, exeptuando o ocorrimento de alguma complicação. é uma questão de testar a teoria, em mais indíviduos e ver os resutados. Mas uma coisa é certa, 4 dias depois do corte da planária, a metade da cabeça, ainda continua viva, e com índicio de recuperação/cicatrização. Resta esperar para poder observar se for caso para tal, a regeneração e o crescimento, dessa metade, originando a planária, (por inteiro)...

Abraço,

Editado por hugo feio
Publicado:

na passada quinta feira vi umas planarias bem grandes e escuras numa loja, se quiseres expandir a experiência a mais uma espécie avisa que eu digo-te a loja e depois se quiseres vais lá pedir que eles devem dar na boa...

Publicado: (editado)

acho interessante como varias especies de animais adoptam varias tecnicas distintas umas das outras para a sua reproduçao/aumento populacional!

continua com isso e vai dando notiçias, pois nunca tive planarias em nenhum aquario, a unica coisa que ouço deles e serem praga tipo a das physas etc...

boa sorte com isso!

:confused4:

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Publicado:

Infelismente, de momento estou confinado a cerca de 3 planárias adultas e 1 metade, eheh, ainda mais uma juvenil...

Depois ainda vem ou outro método de reprodução !!!

A copulação !

Pois é, amigos , as planárias reproduzem-se tanto de forma sexuada(copulação) como assexuada (bipartição)...

Publicado:

Pois, talvez, mas depois para outras experiências, chapéu, eheh

Eu exterminei a minha praga a dedo, retirei umas 4 planárias, e nunca mais lá vi uma que seja...

Publicado:
Pois, talvez, mas depois para outras experiências, chapéu, eheh

Eu exterminei a minha praga a dedo, retirei umas 4 planárias, e nunca mais lá vi uma que seja...

Tens que esperar que os ovos, se os houverem, ecludam a ver se te viste mesmo livre delas.

Boa sorte

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Pois, sei disso, mas realmente ainda não vi nada... Mas já as vi a meter ovos no recipiente...

IMG_6380.jpg

IMG_6381.jpg

IMG_6383.jpg

IMG_6382.jpg