warlock Publicado Dezembro 30, 2004 Publicado Dezembro 30, 2004 aqui vai filtro eheim 2217 desde dia 12 do 12 4 demasonis 3 a 6 cm 2 auratus adultos 1 lab electric yellow adulto 1 tetra viuvinha ja tive NO2 a niveis toxicas fiz TPA e agora começando a medir um dia depois das TPA tenho durante 3 dias seguidos!!! NH4 = 0 NO2 = minimo da escala 0,1 mg/l isto quer dizer que as colonias de bacterias/filtro ja estao estabelecidas? Brigado! Citar os meus Canito/as
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 30, 2004 Publicado: Dezembro 30, 2004 Viva. É sempre manhoso responder a uma pergunta dessas... Se eu fosse a ti deixava a ciclar pelo menos até meados de Janeiro... podes-me chamar de picuinhas, mas mais vale prevenir que remediar No entanto são valores de NH3/NH4+ e NO2- bons, por isso se quiseres já colocar peixes no aquário, força. Não compres é já uma tonelada de peixes. Vai comprando aos poucos. Tipo uns 2-3 por semana. Pelo menos é o que acho. Espero ter ajudado. Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 Também ainda tenho o meu a ciclar mas à apenas 2 dias Vou espera um pouco mais (1 semana) e meter duas corys, depois espero mais 1 semana e meto os guppies que é o que realmente quero. Já agora uma questão, quais os test kits que aconselham mesmo ter (obrigatórios) e de que marcas são porreiros e em conta. Só tenho de ph e preciso de comprar isso. Aceito sugestões. Obrigado. Bruno Citar Abraço, Bruno Barreiros
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 Aproveitando o tópico do Warlock.... Já agora uma questão, quais os test kits que aconselham mesmo ter (obrigatórios) e de que marcas são porreiros e em conta. Só tenho de ph e preciso de comprar isso. Aceito sugestões. Eu até hoje ainda só comprei dois kit's.... e se soubesse só teria comprado um :D Tenho dois da Nutrafin (nunca me queixei destes testes, são muito bons para uma análise não muito precisa). Um de pH (escala de 4.5 a 9.0) e o de Nitritos. Este último comprei-o quando comecei a comprar L's de jeito (entenda-se, Loricarídeos assim pó carotes) porque pensava que os peixes se podiam dar mal no meu aquário. Quando fiz o teste dos nitritos praguejei tanto que só me apetecia era ir à loja devolver aquilo.... Os nitritos nos meus aquários não dão para ler.... ou seja, são 0 em qualquer um dos aquários Como em tudo, se quiseres saber com exactidão todos os parâmetros do teu aquário, então aconselho-te a comprares tipo uma malinha de testes. Mas acho que ainda melhor que as malinhas e os testes é a experiência... Como diria o dono de uma loja além para os lados da Damaia de Baixo "Eu sou iniciante na aquariofilia há já 30 anos" Com o tempo basta olhares para o aquário e vês logo se os peixes estão bons ou não (e porquê). Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
João Lopes Farinha Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 Olá! se o aquário não tem nada não está a ciclar nada para fazer será preciso colocar alguma fauna, o mínimo possível para que o processo seja evolutivo e dar tempo as bactérias para se reproduzirem. O início é muito problemático porque ainda não há bactérias e os níveis de toxidade podem subir bastante, o que se combate com TPAs. o melhor é começar só com um peixe, se o volume de água for grande então a ciclagem será menos perigosa para o peixe. Eu posso dizer que ciclei o meu com 2 ramirezis em 240 litros e não tive qualquer baixa. a ciclagem demora pelo menos 1 mês, e atenção que o numero de bactérias só vai aumentando à medida que a carga orgânica também vai aumentando por isso nunca se pode adicionar de repente muitos peixes. Já agora, para refrear a ansiedade, um aviso, o aqua estar ciclado é uma coisa, estar estabilizado é outra e isso pode levar cerca de 6 meses. Atingir aquele estado em que os parametros da água oscilam pouco e têm uma tendencia própria. Fiquem bem, Citar João Lopes Farinha
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 João neste momento só tenho plantas no aqua, 2 anubias e 3 pés de cryptocoryne becketti. Pensei que assim podia ir criando as bactérias. É necessário então ter pelo menos 1 peixe para começar a criar bacterias nos filtros? Citar Abraço, Bruno Barreiros
nscm Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 ois na minha opinião é preciso haver "lixo" para se criarem as ditas bacterias o q quer dizer q n precisas d por la peixe... podes começar por pôr comida por exemplo para q esta se decomponha! mas é claro q se começares com um peixe é mais completo... xauz Citar
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 O aqua é para criar guppies, de qualquer modo já estava a pensar em por 2 corys para limparem o fundo. Se calhar vou começar por aí, compro as 2 corys e já deve dar para inciar o ciclo. Obrigado. Bruno Citar Abraço, Bruno Barreiros
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 Mais uma coisa, pensei que era preciso ciclar primeiro sem peixes porque acho que li isso em qualquer lado mas devo de me ter enganado. Obrigado uma vez mais. Bruno Citar Abraço, Bruno Barreiros
warlock Publicado: Dezembro 31, 2004 Autor Publicado: Dezembro 31, 2004 eu por mim começei logo com um papagaio(daqueles cruzados com pink convict) no dia seguinte pus outro e ao fim de uma semana ja la tinha os autartus e o tetra! (eu sei que abusei da sorte mas como os peixes aguentaram sem sinais de stress aparentes ate acho que foi bom pois parece ja estar tudo ok) agora tenhos os peixes todos que ja disse mas se adicionar mais vou adicionar devagar!! por exemplo pus os demasonis e recambiei os papagaios para a loja eu uso testes da SERA o PH é da Nutrafin na sei se sao bons ou maus pois não tenho base de comparaçao!! alguem me sabe dizer? ja agora ta mais ou menos dentro do topico quantos peixes cabem no maximo no meu aqua 120x40x50 180/190litros reais? isto sem overstocking!! Citar os meus Canito/as
João Lopes Farinha Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 João neste momento só tenho plantas no aqua, 2 anubias e 3 pés de cryptocoryne becketti. Pensei que assim podia ir criando as bactérias.É necessário então ter pelo menos 1 peixe para começar a criar bactérias nos filtros? correcto, pelo menos 1 peixe, acho que é o melhor. É claro que pode também ser um camarão, um caracol, etc... os animais vão alimentar-se e produzir urina e/ou excrementos que por sua vez se irão decompor, formando amónia -> nitritos -> nitratos. Se não tiveres vida no aquário a única coisa que vais ter é o apodrecimento de alguma matéria que lá exista, e não me parece que seja grande ciclagem, provavelmente até podes vir é a ter mau cheiro da água devido à decomposição. Começares por uma ou duas Corys parece-me uma boa escolha. Fica bem e bom ano Citar João Lopes Farinha
Bruno Barreiros Publicado: Janeiro 2, 2005 Publicado: Janeiro 2, 2005 Obrigado pelas vossas respostas. Amanhã vou já tratar de adquirir 2 corys albinas ou bronzes ainda não sei bem. Obrigado uma vez mais. Bruno Citar Abraço, Bruno Barreiros
Marquito2004 Publicado: Janeiro 3, 2005 Publicado: Janeiro 3, 2005 Boas. Um ponto muito importante. Nunca se devem fazer tpas a meio de um ciclo de aquario. Esta pessoal é a regra numero um aquando do ciclo, as bacterias irão surgir como necessidade da decomposição da matéria orgânica , nitritos em nitratos e consequentemente redução de amónia, ora se num ciclo tu interromperes o combustivel para que ele se comece a dar, quanto muito, nunca mais o terás completo. Tpas so se devem começar a fazer uma vez que a colónia de bacterias esteja estabelecida. Repara e para quê tpas quando tens um ou dois peixes no aquário???? quando inicialmente mesmo com o perigo de elevados níveis de amónia, sabes de ante-mão que esses niveis não serão suficientes para te causarem evenenemento nos mesmos. Deixa que o ciclo seja bem efectuado e não tenhas pressa. Cumps Citar Marco_fontes
Bruno Barreiros Publicado: Janeiro 3, 2005 Publicado: Janeiro 3, 2005 Ok vou meter hoje os meus dois corys e deixar a ciclar o máximo de tempo antes de meter os guppies. O dificil é perceber quando está completo o ciclo, supostamente o ciclo depois volta à estaca zero, e tudo de novo. Como se apercebem do ponto exacto para fazerem TPA's e lavagens aos filtros. Bruno Citar Abraço, Bruno Barreiros
João Lopes Farinha Publicado: Janeiro 4, 2005 Publicado: Janeiro 4, 2005 Boas. Um ponto muito importante. Nunca se devem fazer tpas a meio de um ciclo de aquário. Esta pessoal é a regra numero um aquando do ciclo, as bactérias irão surgir como necessidade da decomposição da matéria orgânica , nitritos em nitratos e consequentemente redução de amónia, ora se num ciclo tu interromperes o combustível para que ele se comece a dar, quanto muito, nunca mais o terás completo. Tpas só se devem começar a fazer uma vez que a colónia de bactérias esteja estabelecida. Repara e para quê tpas quando tens um ou dois peixes no aquário???? quando inicialmente mesmo com o perigo de elevados níveis de amónia, sabes de antemão que esses níveis não serão suficientes para te causarem envenenamento nos mesmos. Deixa que o ciclo seja bem efectuado e não tenhas pressa. Cumps Atenção Marquito que isto também não é bem assim! Independentemente das TPAs o ciclo irá ser feito. A partir do momento em que é introduzida vida no aquário começa a haver a introdução de comida e a produção de dejectos e isso continuará com ou sem TPAs! Eu até defendo o contrário, no ciclo do aquário devemos fazer as TPAs necessárias de modo a proporcionar o melhor ambiente possível ao nosso primeiro peixe. As bactérias irão-se desenvolver na mesma, não é necessário ter níveis extremos de amónia nem de nitritos para fazer a ciclagem. A boa monitorização dos parâmetros da água indicará quando será necessária a TPA, de qualquer modo podemos seguir a regra geral de 20% semanal, não prejudicará a cilcagem e protege a vida dos nossos peixes. Já agora, outra das vantagens de introduzir um ou dois peixes para fazer a ciclagem é que os peixes também transportam essas bactérias nitrossomas e nitrobacers (não sei se está bem escrito) e ajudam no estabelecimento inicial das colónias. Milus, nos primeiros 2 meses não deves precisar de limpar o filtro. Podes monitorar os níveis de amónia, nitritos e nitratos e fazes TPAs quando os níveis começarem a ficar elevados. Deves fazer TPAs antes de atingirem o máximo. Preventivamente podes fazer TPAs de 20% semanais. É no início que as TPAs são mais importantes, pois antes de haver bactérias suficientes as TPAs são a única forma de baixar o nível das substâncias tóxicas. É claro que tudo dependerá das proporções entre quantidade de água e peixes. Quando o cliclo estiver completo quer dizer que o teu filtro já tem bactérias suficientes para transformar a amónia/amoníaco em Nitritos e estes em Nitratos (os primeiros dois são altamente tóxicos para os peixes) os nitratos podem ir até um máximo de 40mg/l mas a partir dos 20 já a qualidade da água começa a ser baixa, além disso, muitos nitratos vão-te provocar algas Deves introduzir novos peixes lentamente, não podes passar de 2 para 6 de repente! pois no filtro as bactérias desenvolvem-se proporcionalmente à carga organiza que o aquário irá ter, pelo que deve popular o aquário de forma gradual para dar tempo às bactérias para se reproduzirem. Por exemplo 2 peixes / semana. Outra coisa, se possível deverás desfasar as TPAs (incluindo aspiração do fundo) da limpeza do filtro, de modo a reduzir o impacto nas bactérias. Aconselho-te a pesquisares no fórum e na net informação para principiantes, encontrarás muitos textos interessantes. Boas entradas e boa sorte, Citar João Lopes Farinha
Recommended Posts