Recommended Posts

Publicado

Ok, a luz resolvida passamos para aspectos mais técnicos. Nomeadamente o uso de kalk.

Pelo que sei o melhor é um reactor de calcio, que neste momento está fora de questão. O método "artesanal" digamos assim é usar um daqueles sistema de soro a pingar, estou certo? Também pelo que tenho lido este pingar deve ser apenas á noite, é verdade? Como se controla isso?

Como a garrafa de soro é muito pequena (q litro acho) tinha pensado em usra um garrafão de 5 litros, com o mesmo sistema de pinga pinga, para o refugio.

Também jál i pessoa que "espetam" com o kalk directamente no aqua, mas isto acho que é só para quem sabe bem o que está a fazer...

Ajuda precisa-se...

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá Hugo,

Eu uso um sistema desses apenas com um recipiente de 1 litro que coloco a pingar durante a noite para a sump. É muito chato pois todos dias tenho que encher o recipiente, mas infelizmente não tenho espaço para mais.

Bom o mais importante é fazermos a mistura de um bom Kalk (eu uso o da Kent) com água de OI (sempre com água de OI!!). Eu coloco 1 colher de chá para cada 3/4 litros de água que normalmente me dá para uma semana (não devemos preparar a solução para mais do que uma semana pois esta muda as suas propriedades)

A mistura deverá ficar a repousar depois de mexermos, durante umas horas e poderá criar uma capa esbranquiçada por cima que é necessário retirar antes de colocar no aqua. Vai também criar um depósito no fundo que não devemos adicionar e portanto a passagem do recipiente onde misturamos para o de adição devérá ser feita com cuidado.

Uma adição brusca como o Marco faz, poderá causar uma subida acentuada do PH e resultar num desastre (é preciso ter muito cuidado!!)

Publicado:

Oi...

Faço dessa maneira porque fartei-me do pinga-pinga... mas é preciso cuidado e ter já alguma experiencia... de qualquer maneira podes tentar desde que a tua mistura de água com kalk seja fraca... assim o ph pouco altera.

Nada melhor que testares... mede o PH da água, faz a mistura fraquinha e coloca no aquario... depois volta a medir o PH e verifica a alteração....

mas o teste tem de ter variação de decimas e não de graus, ok....

mas se não quiseres experimentar opta pelo pinga-pinga...

Abraço...

Publicado:

MAs então apenas se coloca á noite, é isso? Todos os dias? Não se pode pimgar também durante o dia, ou seja, estar sempre a pingar, nem que seja com menos frequência?

E nas férias como fazem, por exmeplo?

Sendo assim, não tem qualquer vantagem usar um litro ou usar 5 litros, porque todos os dias temos de mudar :wink:

Publicado:

Oi...

Podes usar quando quiseres e a qualquer hora mas tem de ser lento principalmente durante o dia pois é quando o PH está mais alto.

O uso dele de noite tem principalmente a ver com isso, ou seja, o PH de noite cai um pouco, daí dosear Kalk á noite.

Outra das maneiras de combater essa queda é usares fotoperiodo invertido na sump/refugio, ou seja, ligas as luzes á noite de maneira a contrastar com o fotoperiodo do tanque principal estabilizando assim o PH...

Não necessariamente... se usares 5 litros podes deixar a pingar durante dias, enquanto se usares apenas 1 litro tens de repor todos os dias...

Abraço...

Publicado:

Ok, assim realmente seria melhor 5 litros a um litro, mas isto seria no caso de estar constantemente a pingar e não apenas à noite...

O contra-ciclo que dizes é a sump estar iluminada, precisamente na altura em que o aquário está apagado e vice-versa, não é?! Já pensava fazer isso.

Desta forma posso pingar dia e noite o kalk, sem problemas?

Publicado:

Oi...

Podes usar quando quiseres e a qualquer hora mas tem de ser lento principalmente durante o dia pois é quando o PH está mais alto.

Sim...

Abraço...

Publicado:

Não percebi...

Posso usar durate todo o dia a pingar com a mesma frequencia se deixar a luz do refugio ligada, quando a do aquário se apaga, certo?

Publicado:

Oi...

Hugo, o PH de dia tem tendencia a estar mais alto mesmo com o fotoperiodo invertido. Este só serve para evitar a referida caida durante a noite, apesar de cair um pouco também....

Em relação ao kalk podes pinga-lo quando quiseres mas de dia (independentemente do fotoperiodo invertido ou não) tens de ter sempre mais cuidado pingando mais lentamente já que de dia este é quando atinge o ponto mais alto...

mas tudi isto é muito teorico... tens de constatar na prática qual a variação real de PH (de preferencia com um medidor digital) para que saibas se podes pingar mais depressa ou não, ou fazer kalk mais ou menos concentrado....

Abraço...

• 2 meses depois...
Publicado:

Oi pessoal,

Permitam-me a colherada na questão do Kalk.

A vantagem de usar o kalk, para além de elevar o pH, é fornecer ao aquário iões de calcio e iões de hidróxido. Os iões de cálcio ficarão disponíveis para os corais, algas coralinas, crustácios, moluscos, etc. para o seu crescimento. Os iões de hidróxido vão reagir com o CO2, dissolvido na água, e dar origem aos carbonatos, contribuindo desta forma para a reserva alcalina. Quem quiser utilizar soluções de kalk no aquário terá sempre que conseguir uma solução saturada. Terá de adicionar hidróxido de cálcio à água de osmose, em quantidade suficiente, para que, depois de bem agitada a solução, esta não possa conter mais hidróxido de cálcio. É preferível deitar sempre um bocadinho mais de pó, porque o que não se dissolver ficará depositado no fundo e poderá ser usado na próxima solução. A mistura da água de osmose e o hidróxido de cálcio deve ser feita de maneira a que a solução não entre em contacto com o ar, isto porque o CO2 existente na atmosfera vai reagir com o kalk e formar as tais placas finas de carbonato de cálcio, baixando o pH da solução. O kalk assim perde eficiência. O kalk saturado tem um pH de 12.4, ao que corresponde concentrações de calcio de 900 mg/l. Se o pH da solução baixar para valores próximos de 10, as concentrações de cálcio da solução passam a ser da ordem dos 20 mg/l!

Saudações ao pessoal do forum.

Publicado:

Viva,

permite também que se a adição da mistura for efectuada junto ao Skimmer ajuda a precipitar fosfatos.

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:
A mistura da água de osmose e o hidróxido de cálcio deve ser feita de maneira a que a solução não entre em contacto com o ar, isto porque o CO2 existente na atmosfera vai reagir com o kalk e formar as tais placas finas de carbonato de cálcio, baixando o pH da solução. O kalk assim perde eficiência. O kalk saturado tem um pH de 12.4, ao que corresponde concentrações de calcio de 900 mg/l. Se o pH da solução baixar para valores próximos de 10, as concentrações de cálcio da solução passam a ser da ordem dos 20 mg/l!  

Velidhu (agora é que se lá está bem :roll: ) já se provou que a degradação da kalkwasser em contacto com o ar é praticamente desprezível e não vale a pena o investimento para tentar evitar esse contacto.

Podes ler o artigo aqui

http://reefkeeping.com/issues/2003-05/rhf/...ature/index.htm

E já agora o impressionante currículo de quem o provou:

http://reefcentral.com/forums/showthread.p...threadid=207351

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Oi,

Eu doso kalk todos os dias, durante a noite, com um equipo de soro,pois ainda não comprei um reator de Ca.

A quantidade de hidroxido de Ca PA que uso é 1,5 g para cada litro de agua RO (reverse osmose) e , salvo engano, é esse o ponto de saturaçao da mistura.

Acho q a quantidade de kalk usada, depende muito do consumo de Ca e RA no aquario, pois se colocarmos mais q o necessario vai precipitar.

Uso garrafas de coca-cola de 2lts e preparo 7 garrafas de uma vez só, para toda a semana , tampando-as para evitar o contato com o ar.

[]s