nmiranda Publicado Setembro 7, 2010 Publicado Setembro 7, 2010 Boas, Ando há muitos anos para ter um aquário, a sério , e finalmente decidi-me a tal. Adquiri um kit aqua light 90lt 45x45x45), onde já coloquei substrato orgânico SERA floredepot e substracto inerte negro, coloquei já a água (ontem), comecei a fazer ontem o ciclo de bactérias (e segundo me recomendaram 9 dias), para depois ver os indicadores e preparar os próximos passos. Ainda segundo recomendações, poderei este fim de semana começar a colocar as plantas e em paralelo tenho uma raíz morta em banho de água, com mudas diárias, para a estabilizar antes de a colocar no fundo. Pretendo ter no aquário um cardume (nº a definir) de neon's, 2 escalares, 2 discos e limpadores (e eventualmente camarões) Agora as questões, ligadas à montagem do aquário e manutenção posterior: Qual a melhor forma de colocar plantas, sabendo que já possuirei a água minimamente estabilizada (utensílios, técnicas,etc ...) Vi em vários tópicos aqui que antes de se colocar a água, se colocavam as plantas. Este procedimento é que é o indicado, ou depende das plantas? (a pensar em futuros aquários) Há plantas especialmente recomendadas para estes peixes ? Li em vários manuais online (copiei o texto, mas perdi os links, sorry) que na estabilização do aquário de deve colocar logo um peixe resistente? Assim sendo, quando colocar as plantas, deverei colocar logo um peixe ? No que respeita à luz, tenho o aquário na sala, com boa iluminação directa (mas o aquário está protegido da luz directa do sol, e a maioria do mesmo protegido por um móvel), mas com a luz habitual de utilização desta divisão à noite (televisão, mesa, etc ...). Existem regras para ligar/desligar a iluminação do aquário à noite (nº horas, período, etc ...) ? Relativamente aos peixes que pretendo, existe algum cuidado especial que deva ter na sua colocação no mesmo ? Por fim, existem lojas recomendadas (em Lisboa) para apoiar-me neste início de (espero) um longo caminho ? Além as lojas de centro comercial (que confesso ainda não entrei em nenhuma) só conheco a aquaplante, que foi onde comprei o aquário ? No que respeita à "alimentação" das plantas, (e obviamente deverá ser dependente das plantas escolhidas) quais deverão ser os cuidados a ter com elas (além de estar a controlar visualmente), em termos de reforço de nutrientes, etc ... ?comercial (que confesso ainda não entrei em nenhuma) só conheco a aquaplante, que foi onde comprei o aquário ? No que respeita à "alimentação" dos peixes, para estes peixes, tenho várias questões: qual a alimentação recomendada para cada um, e qual a periodicidade casa seja alternada? Tenho indicação que caso me ausente num fim de semana (sábado de manhã a domingo à noite não me preciso de preocupar, que caso esteja ausente 1 semana deverei ter um alimentador de peixes, mas caso me ausente 3/4 dias, preciso de usar o alimentador ou não ? Quanto aos limpadores, sei que os usuais são os otos, as corridoras e os loricarídeos. Pessoalmente gostos dos loricarídeos, mas sei que podem atingir 10 cm's em adulto. O aquário não será pequeno para estes ? Peço desculpa pelo testamento, mas em vez de andar a colocar vários posts, juntei vários, na esperança (vaga e muito provavelmente errada) de que não tenha no futuro mais nenhuma dúvida ou questão (assim de repente lembro da estabilidade de indicadores, doenças, etc ... ). Agradeço toda a ajuda, e espero daqui a uns tempos poder eu próprio dar algumas ajudas a quem precisar Abraço, Nuno Citar
João Paulo Viegas Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 (editado) Olá e antes de mais bem-vindo a esta comunidade. Duvidas? Vão sempre haver. Acredita. Na minha opinião: Ponto principal: 90 litros (brutos) para discos? Espera por mais opiniões, mas acho que não será conveniente, pelas características dos animais bem como o tamanho deles em adultos tendo em conta que não serão 90 litros que terás. Seguindo os teus pontos: 1. Se tens os utensílios certos será certamente mais fácil. Eu pessoalmente sempre plantei à “unha”. Dá uma vista de olhos aqui: http://www.tropica.com/advising/tropica-ab...-og-tricks.aspx 2. É recomendável que se plante quando se monta o aquário, pois para além de não teres o aquário cheio de água e consequente dispersão de matéria pelo aquário é te mais fácil plantar. 3. Existem peixes que precisam de plantas que lhes permitam esconderijos ou deposição de ovos, etc. Depende das características de cada animal. Criação de neons é difícil e de discos idem idem aspas aspas. Não tenho conhecimento de que hajam plantas aquáticas que prejudiquem a saúde dos animais, mas existem peixes que adoram mordiscar as plantas. 4. Há quem coloque um pequeno peixe, há que coloque bactérias, há quem espere mais tempo de que o normal, etc. São várias técnicas. Eu pessoalmente prefiro recomendar ao “newbie” o boom de bactérias à colocação de peixes. 5. A iluminação e dependendo das plantas que queiras colocar (pouca ou muita exigência ao nível de luz) é sempre algo a ter em conta quando se fala em plantas. Existem sempre muitos problemas associados às plantas porque o aquariofilista não previu a quantidade de iluminação que poderia/conseguiria colocar no seu aquário aquando da montagem do mesmo. Dependendo da carga de plantas que coloques, as suas necessidades deverás assim fazer contas à iluminação que necessitas. Uma regra simples: 1 watt por cada litro de água. Tens 90 litros brutos? Eu apostaria em pelo menos 72 W (2 x 36 W) PLL. Tenho um aquário de 92 litros brutos e é o que vou colocar. Dicas? Mais uma vez recomendo-te este site: http://www.tropica.com/layouts/beginner.aspx Atenção ao excesso de iluminação num aquário que está vazio de plantas, pois podem-te começar a surgir algas que começaram a consumir os nutrientes que devem ser para as plantas. 6. Os peixes, depois do ciclo estabelecido, devem ser acomodados à temperatura da água. Não recomendo a compra de muitos peixes para colocação ao mesmo tempo, para além de destabilizar um equilíbrio recém estabelecido pode provocar o stress nos animais, aparecimento de doenças, etc. Se o peixe é de cardume então devem ser comprados peixes suficientes para a criação do mesmo…poderás assistir a um comportamento mais natural da espécie. Outra dica: vê os valores que tens da água: PH,GH etc. para então saberes se as espécies que queres ter se aguentam sem teres que andar a descer ou a subir o PH por exemplo. Lembra-te que quanto mais dependente o teu aquário se tornar destes químicos mais caro te sairá este hobbie, mas hei!!! Quem corre por gosto não cansa e existem peixes que fazemos tudo para o bem-estar deles. Lembra-te sempre disso. 7. Uma dica: visita aquelas que puderes, a começar pelos outros patrocinadores do fórum. Fui o que fiz, já comprei em diversas lojas. Criei as minhas preferências não deixando de estar atendo a tudo. 8. As plantas e dependendo dos seus requisitos terás que realizar fertilizações que podem ser seguidas por um plano que a marca do produto recomenda. Tudo depende das plantas que tens, dos testes que podes comprar, etc. Dá mais umas leituras antes de te preocupares a sério com as fertilizações. O CO2, como depressa descobrirás faz falta às plantas mais exigentes, mas mais uma vez tudo depende principalmente da tua experiência, carteira, jeito e tipo de plantas. Dá um salto ao site que te referi. Procura por aqui, existem milhenta informação. Um, conselho: calma…vê no que vai dar este tua primeira montagem… 9. Alimentação dos peixes? Variada, viva se possível ou então congelada intercalando com a de flocos/granulado (prefiro esta ultima). Prefere alimentos de marca pois para além de haver garantia que são satisfeitas as necessidades dos teus animais, não tens problemas de água que se suja rapidamente ou comida que não é do agrado dos animais. Uma dica: não existem peixes que comem restos que os outros deixam. Pessoalmente não acredito nisso. Cada espécie que alimentação específica. Se comem o que os outros deixam cair não é para mim alimentação. Um peixe saudável, aguenta perfeitamente estar sem comer um dia ou dois. Um alimentador é sempre recomendável para as férias. Eu não gosto das comidas de fim-de-semana. 10. Os Ottos limpam bem, as Corys são divertidas os Locarideos adoro-os, mas não os posso ter, pois crescem muito. Acho que no teu caso também se aplica. Aposta em ottos e num bom cardume de Corys. Boa sorte e vai actualizando. EDIT: erros ortogáficos Editado Setembro 7, 2010 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
hugo feio Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 Boas, Ando há muitos anos para ter um aquário, a sério , e finalmente decidi-me a tal. Adquiri um kit aqua light 90lt 45x45x45), onde já coloquei substrato orgânico SERA floredepot e substracto inerte negro, coloquei já a água (ontem), comecei a fazer ontem o ciclo de bactérias (e segundo me recomendaram 9 dias), para depois ver os indicadores e preparar os próximos passos. Ainda segundo recomendações, poderei este fim de semana começar a colocar as plantas e em paralelo tenho uma raíz morta em banho de água, com mudas diárias, para a estabilizar antes de a colocar no fundo. Pretendo ter no aquário um cardume (nº a definir) de neon's, 2 escalares, 2 discos e limpadores (e eventualmente camarões) Discus e escalares são muita fruta para um aquário de 90 l, aconcelho-te a optar por espécies mais pequenas, e fáceis de manter tendo em conta as dimensões do aquário, e que te estás a iniciar no hobby. Aquários para discus e escalares andam na ordem dos 150-200 litros para cima de preferência. Discus e escalares são predadores "ferozes" e é certo que comeram qualquer camarão que salte á vista. Agora as questões, ligadas à montagem do aquário e manutenção posterior: Qual a melhor forma de colocar plantas, sabendo que já possuirei a água minimamente estabilizada (utensílios, técnicas,etc ...)Depende das plantas que queres manter. Vi em vários tópicos aqui que antes de se colocar a água, se colocavam as plantas. Este procedimento é que é o indicado, ou depende das plantas? (a pensar em futuros aquários)Não obrigatóriamente, isto é muitas vezes usado em aquários plantados e no AquaScaping de modo a fixar melhor as plantas no substracto. Há plantas especialmente recomendadas para estes peixes ?Os discus têm preferência por temperaturas altas, as quais muitas vezes não suportam plantas, e devem ser usadas plantas resistentes, visto que os mesmo têm têndencia por vezes a desenterrar por vezes as mesmas. Li em vários manuais online (copiei o texto, mas perdi os links, sorry) que na estabilização do aquário de deve colocar logo um peixe resistente? Assim sendo, quando colocar as plantas, deverei colocar logo um peixe ?Mito, coloca bácterias no aquário, e aguarda entre 2 semanas a 1 mês, a colónia desenvolve-se bem, e naturalmente, sem pondo em risco a vida de nenhum peixe. No que respeita à luz, tenho o aquário na sala, com boa iluminação directa (mas o aquário está protegido da luz directa do sol, e a maioria do mesmo protegido por um móvel), mas com a luz habitual de utilização desta divisão à noite (televisão, mesa, etc ...). Existem regras para ligar/desligar a iluminação do aquário à noite (nº horas, período, etc ...) ?Depende das plantas, algumas exigem um maior fotoperíodo que outras, mas entre 6-8 horas será o indicado para aquários de low-tech ou comunitários. Relativamente aos peixes que pretendo, existe algum cuidado especial que deva ter na sua colocação no mesmo ?Revê 1º os peixes que queres meter, pois como disse não são a escolha mais indicada. Por fim, existem lojas recomendadas (em Lisboa) para apoiar-me neste início de (espero) um longo caminho ? Além as lojas de centro comercial (que confesso ainda não entrei em nenhuma) só conheco a aquaplante, que foi onde comprei o aquário ?Sim, existem muitas e boas, lojas em Lisboa que te podem ser uma mais valia, neste percurso, tal como a fishplanet, aquaplante, Templo Aquárico, etc. Procura nos patrocínadores do fórum No que respeita à "alimentação" das plantas, (e obviamente deverá ser dependente das plantas escolhidas) quais deverão ser os cuidados a ter com elas (além de estar a controlar visualmente), em termos de reforço de nutrientes, etc ... ? Como disses-te o controlo do aquário, e aprender a interpretar os sinais que este nos dá sobre o seu bem estar é vital. Recomendo que tenhas em atenção, sinais de carências na plantas para que possas agir de modo a salvar as plantas e proporcionar um ambiente equilibrado, tanto para as plantas, como para os peixes. Recomendo que procures sempre saber as necessidades e requerimentos de cada planta antes de a adquirires.comercial (que confesso ainda não entrei em nenhuma) só conheco a aquaplante, que foi onde comprei o aquário ? No que respeita à "alimentação" dos peixes, para estes peixes, tenho várias questões: qual a alimentação recomendada para cada um, e qual a periodicidade casa seja alternada? Tenho indicação que caso me ausente num fim de semana (sábado de manhã a domingo à noite não me preciso de preocupar, que caso esteja ausente 1 semana deverei ter um alimentador de peixes, mas caso me ausente 3/4 dias, preciso de usar o alimentador ou não ? Mais uma vez considera 1º a fauna que pretendes manter. Existem no entanto diversos tipos e gamas de comidas para diferentes tipos e espécies de peixes, tens as comidas da Sera que para além de muito deversificadas, são de boa qualidade. Por períodos de 3\4 dias, é de esperar não haver problemas, mas se tiveres um alimentador automático podes sempre usar. Quanto aos limpadores, sei que os usuais são os otos, as corridoras e os loricarídeos. Pessoalmente gostos dos loricarídeos, mas sei que podem atingir 10 cm's em adulto. O aquário não será pequeno para estes ? Tens de te preocupar mais com os escalares e com os discus que atingem os 15- 18 cm Como disse, revê a fauna. Peço desculpa pelo testamento, mas em vez de andar a colocar vários posts, juntei vários, na esperança (vaga e muito provavelmente errada) de que não tenha no futuro mais nenhuma dúvida ou questão (assim de repente lembro da estabilidade de indicadores, doenças, etc ... ). Agradeço toda a ajuda, e espero daqui a uns tempos poder eu próprio dar algumas ajudas a quem precisar Abraço, Nuno Espero que te tenha ajudado, Abraço, Citar
hugo feio Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 Já agora, Desculpa, João, quando comecei a escrever ainda nínguem tinha respondido... De qualquer é da maneira o nmiranda tem 2 respostas por onde se basear. Citar
João Paulo Viegas Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 Já agora,Desculpa, João, quando comecei a escrever ainda nínguem tinha respondido... De qualquer é da maneira o nmiranda tem 2 respostas por onde se basear. Hó Hugo não tens que pedir desculpas. Completamos algumas informações outras são diferentes: são opiniões/recomendações e o user segue-as se quiser. Abraço. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
nmiranda Publicado: Setembro 7, 2010 Autor Publicado: Setembro 7, 2010 (editado) Já agora,Desculpa, João, quando comecei a escrever ainda nínguem tinha respondido... De qualquer é da maneira o nmiranda tem 2 respostas por onde se basear. Antes de mais obrigado. Como disse, é um desejo de longa data, mas que só agora consegui as condições para me iniciar (até parece uma seita qualquer dito desta forma ) Um dos problemas de conselhos de lojistas e internet, é que a informação nem sempre é consistente, e nada como falar com quem já passou pelo mesmo. Aproveito para colocar 2 questões, no seguimento: No caso de vir a substituir os discos, têm algumas sugestões que se enquadrem neste ecossistema ? Há inconveniente de maior (tirando o stress aos peixes) em daqui a uns meses fazer algum "re-stiling" estético, sem nada de muito radical e intrusivo, ou o melhor é deixar estar ? Afinal é o meu 1º aquário ... com todos os erros/falhas que isso tem. Obrigado ao joão e ao hugo, e irei procurar dando notícias do estado do aquário. Se as coisas correrem bem, e tiver condições logísticas, o meu sonho (como de todos aqui) é evoluir para um aquário maior ... a seu tempo. PS: Não desisti de colocar noutra divisão (caso tudo corra bem), um aquário secundário ... para criação ou puro divertimento, pois tenho uns aquários mais pequenos antigos que usava como terrário ... mas isso será para mais tarde ... e com mais experiência. Hoje irei fazer o reforço ao boom de bactérias, e tvez no fds comece a tratar da flora. Abraço, nm Editado Setembro 7, 2010 por nmiranda Citar
hugo feio Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 Viva, No lugar dos discus optaria certamente por ciclídeos anões, mas desisitiria também dos escalares... São peixes para atingir os seus 15 cm Citar
João Paulo Viegas Publicado: Setembro 8, 2010 Publicado: Setembro 8, 2010 Sim também escolheria ciclídeos anões. Quanto ao restyling do aqua, tudo depende do que já lá terá dentro: muitas plantas que queres retirar ou plantar noutro local, troncos ou pedras que queiras retirar ou mudar de posição. Vais ver que é um percurso de aprendizagem e onde te vais divertir imenso, sem muitas preocupações se procederes com calma e informado. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts