célo e ally Publicado Setembro 6, 2010 Publicado Setembro 6, 2010 (editado) Olá...fizemos a maior propaganda do ninho de um dos nossos bettas no nosso 1º tópico....agora aconteceu algo inacreditável....conforme ia caindo os ovos do ninho, automaticamente o betta pegava-os e colocava-os devolta no ninho, mas conforme ele ia colocando, o ninho ia estourando e ele não refez o ninho até agora...já é o 3º dia após a desova...e o que vc´s não iram acreditar é que tem "alevinos" se mechendo...ou melhor ovos se mechendo....me ajudem...como o betta conseguiu deixar os ovos boiando??????sem as bolhasss do ninho....se que vão eclodir?????? estava assim o ninho no 1º dia agora esta assim.....sem bolhas...e os ovos boiando.... será que vai eclodir algum, já aconteceu isso com alguém? gratos pela ajuda Editado Setembro 6, 2010 por célo e ally
SmylleAndre Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 (editado) Olá. Aconselho-te, primeiramente, à colocar um tronco tratado para aquários, que fique atravessado com uma ponta para fora, dentro do aquário. Você ja deveria ter feito isto, pois normalmente é em "objetos assim" onde é feito o ninho, caso não haja objetos são feitos "lençois" de ninho com bolhas que ficam "avulsos" na água. Lembre-se de retirar a fêmea o mais rápido possível caso ela esteja no mesmo aquário, pois, pelo que sei (me corrija se estiver errado) é o macho que cuida dos ovos e ele vê a fêmea como "inimiga" quando está cuidando dos ovos. Mantenha uma lampada de 10-15W em cima do aquário durante 12-16horas, o macho provavelmente irá juntar os ovos próximos ao tronco... Após um período entre 24 e 48horas aproximadamente irão eclodir os ovos. Assim que eles começarem a nadar ativamente na posição vertical (depois de +/-3 dias após seu nascimento) retire o macho, pois há o risco de ele comer seus filhotes. Lembre-se de agitar o menos possível a água do aquário. Espero ter ajudado com o pouco que sei a respeito de Bettas. Lhe desejo boa sorte com a ninhada. SmylleAndré. Editado Setembro 6, 2010 por SmylleAndre
29André Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 Boas, normalmente até fazem o ninho em folhas de amendoeira, o que traz inúmeros benefícios, como protecções anti-fungicas e anti-bacterianas. Apenas uma coisa, deve retirar o macho quando começarem a nadar na horizontal, e não na vertical. Na vertical nadam assim que nascem.
Rúben Ferreira Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 Boas! Bem que grande confusão aí vai!!! Se percebi bem após a desova ele deixou de manter o ninho e foi apanhando os ovos e alevins que começaram a cair e eclodir e tentando colocar na superfície, mesmo sem o ninho. No entanto existem alguns ovos que se mantiveram à superfície e ainda não eclodiram após 3 dias. Certo? Se é isto, então devo dizer-te que os ovos que se mantêm à superfície estarão com certeza fungados e não irão eclodir. Alguns machos comem os ovos que ficam fungados, mas o teu macho, certamente não os quis comer. conforme já foi dito deverias ter usado algo para ajudar a manter o ninho, mas não foi por isso que ele deixou de manter o ninho. Eles por hábito vão alagando o ninho à medida que os alevins vão eclodindo e começando a nadar. Retiras com muito cuidado os ovos fungados e o macho e começas a alimentar os que eclodiram, pois se as minhas contas não falham já lá vão 4 dias após a desova, por isso está a chegar a hora de os alimentar. Boa sorte! A minha mascote
célo e ally Publicado: Setembro 7, 2010 Autor Publicado: Setembro 7, 2010 Olá, obrigado pela ajuda...aí vai uma novidade, os ovos eclodiram todos e os alevinos estão a nadar na vertical...logo que começarem a nadar na horizontal vamos tirá-lo...me tire outra dúvida...após a eclosão dos ovos...qtos meses para formar o labirinto dos alevinos?...obrigado e aguardo... Rúben Ferreira disse: Boas! Bem que grande confusão aí vai!!! Se percebi bem após a desova ele deixou de manter o ninho e foi apanhando os ovos e alevins que começaram a cair e eclodir e tentando colocar na superfície, mesmo sem o ninho. No entanto existem alguns ovos que se mantiveram à superfície e ainda não eclodiram após 3 dias. Certo? Se é isto, então devo dizer-te que os ovos que se mantêm à superfície estarão com certeza fungados e não irão eclodir. Alguns machos comem os ovos que ficam fungados, mas o teu macho, certamente não os quis comer. conforme já foi dito deverias ter usado algo para ajudar a manter o ninho, mas não foi por isso que ele deixou de manter o ninho. Eles por hábito vão alagando o ninho à medida que os alevins vão eclodindo e começando a nadar. Retiras com muito cuidado os ovos fungados e o macho e começas a alimentar os que eclodiram, pois se as minhas contas não falham já lá vão 4 dias após a desova, por isso está a chegar a hora de os alimentar. Boa sorte!
SmylleAndre Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 29André disse: Boas, normalmente até fazem o ninho em folhas de amendoeira, o que traz inúmeros benefícios, como protecções anti-fungicas e anti-bacterianas. Apenas uma coisa, deve retirar o macho quando começarem a nadar na horizontal, e não na vertical. Na vertical nadam assim que nascem. Realmente, desculpem me enganei na hora de digitar. Obrigado por apontar o erro.
29André Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 Pelo que sei, o labirinto forma-se entre o 14º e o 28º dia de vida. A sua formação é bastante influenciada pela temperatura e principalmente pela humidade, logo, água a 28º, e de preferência mantenha o aqua fechado, para criar a humidade.
Recommended Posts