Recommended Posts

Publicado:

Então vamos lá adiantar mais qualquer coisa pois penso que mais ninguém irá acrescentar nada.

Doença/debilidade física já sabemos.

Falta de alimentação já sabemos.

Deixo então uma pergunta:

Haverá a hipótese de ocorrerem actos de canibalismo predatório mesmo que os camarões tenham alimentos?

• Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)
Haverá a hipótese de ocorrerem actos de canibalismo predatório mesmo que os camarões tenham alimentos?

A minha resposta é sim, se um camarão morrer os "outros" podem ir comê-lo.

Trata-se de canibalismo. :eusathink:

Editado por JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Publicado:

Acho que depende da espécie.

Uma espécie que sei que existe predação são os macrobachium, pois os meu adultos comem os pequenos.

De resto nunca observei tal coisa.

Publicado: (editado)

Boas! Excelente questão. Todos nós já presenciamos aquela altura em que os camarões machos voam atrás das fêmeas. Mas com uma observação mais detalhada já observei em certas alturas machos a perseguirem outros machos, atacavam e fugiam. Nunca presenciei nenhum a dar a "estocada final" noutro, mas penso que é bem possivel.

Ora esse comportamento que presenciei, muito poucas vezes, não é constante como disse, tem alturas, porém não documentei se é ciclico. Ora se se desse o caso de nessa altura os camarões estarem com fome, acredito que seria bem possivel haver predação, aumentando assim a agressividade.

Resumindo ,penso que os camarões comem de tudo um pouco e para sobreviver penso que podem atacer os seus pares, porém acho que não é um comportamento comum, apenas deve ocorrer em alturas onde a agressividade está mais acentuada, altura essa que pode estar relacionada com acasalamento, e pode ser ampliada se houver fome na comunidade.

Comportamentos necrófagos são contudo normais.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

@Vasco completamente de acordo.

Mas volto à última questão....

Publicado:

Bem como mais ninguém participou vou indicar o que me levou à criação do tópico.

A existência de canibalismo predatório é real, existem algumas referências a isso, inclusive aqui no fórum (canibalismo.

Os camarões mesmo que alimentados em quantidade não significa que estejam alimentados em qualidade e podem não ver suprimidas as suas necessidades alimentares básicas.

Se por qualquer motivo a alimentação for fraca ou inexistente em proteínas, os camarões podem atacar outros de forma a compensarem essa falta.