Recommended Posts

Publicado

boas pessoal,

tou a ter uma invasão de algas petecas. tenho 4 otos, 1 pleco e 1 ancistru.

nao queria aumentar o CO2 para lhe baixar o pH. Sugestões?

cumps

Publicado: (editado)

Viva,

O pessoal cá no fórum não faz magias... :)

Setup do aquário ?

Fluxo de co2 ?

Flora ?

Fertilizações ?

Iluminação ?

Desde já, apenas te posso recomendar que raspes os vidros, podes as plantas afectadas, tentando eliminar o máximo possivél da alga, e podes ainda colocar algumas Neritinas, que dão certamente conta do recado... Mas convém desde logo descobrir a razão do aparecimento das algas, e corrigir esse desíquilibrio. :)

Editado por hugo feio

Tal como está dito na resposta acima, o mais importante é saberes qual a causa, não te adianta de nada removeres as algas sem eliminares a causa.

De qualquer modo, eu não sou adepto de removeres as folhas com algas, as algas aparecem noutro sitio.

Aconselho-te a testar os valores de nitratos fosfatos e ferro, algum desequilibro deves ter por aqui e as algas são a prova disso. (Aposto em nitratos altíssimos)

Valores altos corriges com TPA's, valores baixos com fertilizantes.

As petecas estão também associadas a correntes generosas e boa luz. Aparecem mais nas plantas que recebem boa iluminação e em zonas do aquário com boa agitação de agua, inclusive nos furos da flauta.

Como medida imediata aconselho-te Flourish Excel. Com o filtro desligado aplica com uma seringa directamente sobre a planta com algas. 15 a 30 minutos depois voltas a ligar os filtros. Aplicas uma vez por dia. Podes pôr 5mmL/dia por cada 200 litros de agua do aquário.

No dia seguinte ou 2 dias depois, as algas na zona tratada ficam vermelhas, sinal que estão mortas. Uma semana depois do tratamento desaparecem totalmente.

Se tiveres muitas algas, como se supõe, pelo teu post, o tratamento deve durar muito tempo, mas vale a pena.

Existem outras soluções com agua oxigenada, mas não aconselho, a agua oxigenada mata algas e plantas.

Editado por zancum
Publicado:
Tal como está dito na resposta acima, o mais importante é saberes qual a causa, não te adianta de nada removeres as algas sem eliminares a causa.

De qualquer modo, eu não sou adepto de removeres as folhas com algas, as algas aparecem noutro sitio.

Aconselho-te a testar os valores de nitratos fosfatos e ferro, algum desequilibro deves ter por aqui e as algas são a prova disso. (Aposto em nitratos altíssimos)

Valores altos corriges com TPA's, valores baixos com fertilizantes.

As petecas estão também associadas a correntes generosas e boa luz. Aparecem mais nas plantas que recebem boa iluminação e em zonas do aquário com boa agitação de agua, inclusive nos furos da flauta.

Como medida imediata aconselho-te Flourish Excel. Com o filtro desligado aplica com uma seringa directamente sobre a planta com algas. 15 a 30 minutos depois voltas a ligar os filtros. Aplicas uma vez por dia. Podes pôr 5mmL/dia por cada 200 litros de agua do aquário.

No dia seguinte ou 2 dias depois, as algas na zona tratada ficam vermelhas, sinal que estão mortas. Uma semana depois do tratamento desaparecem totalmente.

Se tiveres muitas algas, como se supõe, pelo teu post, o tratamento deve durar muito tempo, mas vale a pena.

Existem outras soluções com agua oxigenada, mas não aconselho, a agua oxigenada mata algas e plantas.

Desde ja peço desculpa, tens toda a razão hugo!

.O aqua tem 150x50x60, cerca de 450lt.

.De iluminação tem 2x54w T5

.Filtro Eheim 2078

.CO2 tá com 4 bolhas/segundo.

Fauna, para além da que ja indiquei, tem ainda 1 espada, 1 ramirezi, cerca de 15 mollys e uns 20 guppys.

pH. 7.2-7.5

NH3. 0 mg/L

NO2. 0 mg/L

NO3. 20 mg/L

KH. 10

Zancum, estes resultados de NO3, são os que fiquei depois de uma TPA hoje, antes estavam nos 50 ;)

O estranho foi que tinha feito TPA no Sábado e não me tinha apercebido que em 3 dias tinham aumentado tanto... sei que a iluminação não é suficiente para um aqua plantado, mas será que este aumento deu-se por as plantas não consumirem os nutrientes por falta de iluminação? vou experimentar o Flourish Excel para ver o que dá!

cumps

Publicado:

Valores de nitratos como tinhas são compatíveis com petecas.

Nada dizes sobre os fosfatos e ferro, nem como fertilizas. Fazes adição de potássio? Fertilizas com micros? Se não fazes, as plantas não têm um desenvolvimento regular.

Acho que ainda deves baixar um pouco os nitratos ou/e criar condições para que as plantas consumam o que está em excesso.

Para isso tens que ter um nível correcto de fertilizantes micro, potássio e fosfatos.

Se as plantas não consomem os nitratos, tens de fazer TPA's.

Se as algas que tens, são as petecas, o Flourish resulta seguramente. Para o aquário que tens, podes fazer um primeiro tratamento de 30 mmL e depois 10 mmL por dia. Ao terceiro dia já vais ver resultados.

Publicado:
Valores de nitratos como tinhas são compatíveis com petecas.

Nada dizes sobre os fosfatos e ferro, nem como fertilizas. Fazes adição de potássio? Fertilizas com micros? Se não fazes, as plantas não têm um desenvolvimento regular.

Acho que ainda deves baixar um pouco os nitratos ou/e criar condições para que as plantas consumam o que está em excesso.

Para isso tens que ter um nível correcto de fertilizantes micro, potássio e fosfatos.

Se as plantas não consomem os nitratos, tens de fazer TPA's.

Se as algas que tens, são as petecas, o Flourish resulta seguramente. Para o aquário que tens, podes fazer um primeiro tratamento de 30 mmL e depois 10 mmL por dia. Ao terceiro dia já vais ver resultados.

Não faço qualquer tipo de fertilização! só CO2, iluminação e substrato fertil.

Se lhe vou por fertilizante agora fico com o aqua cheio de algas não? Ainda tou a "lutar" com as green spot... lol

Se lhe vou por fertilizante agora fico com o aqua cheio de algas não? Ainda tou a "lutar" com as green spot... lol

Errado.

Vê esses links

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=115871

Este ultimo vê até á parte em que falam da lei dos minimos:

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic....asc&start=0

Editado por zancum

Boas Macabra87! Que tipo de plantas tens, e são muitas ou poucas? Penso que existem algumas questões no teu aqua que deverias corrigir. Primeiro a iluminação. Se queres manter plantas deves aumentar a luz para pelo menos o dobro, até porque a falta de iluminação pode causar alguns (outros) tipos de algas.

Depois devias ver os niveis de Fosfato e Ferro, e caso tenhas necessidade fertilizares na coluna de água. É que a assimilação dos nutrientes nas plantas funcionam como uma cadeia, a falta de um limita a absorção de outro nutriente, por isso é pior ter nutrientes em falta que em excesso, apesar de que em excesso também não é bom, apesar de que em muitos sites se observa a ideia de que valores de nutrientes altissimos não causam algas...não é bem assim.

Essas petecas devem ser as chamadas Black Beard Algar (BBA), e quanto a mim aparecem por vezes devido a altos valores de Nitrato, mas certezas não há. A iluminação penso que não é, pois já as encontrei em aquas com muita e pouca luz. E são mais comuns em aquas com pouco ou nenhum CO2. Quando este é mantido na ordem dos 30ppm são mais raras.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

A meu ver existe aí alguma irregularidade nos parâmetros, nitratos altos, o fluxo de co2 alto e a falta de iluminação e nutrientes, nomeadamente micros(estou a especular neste caso, pois não sei os valores dos mesmos), pode também provocar esse desíquilibrio...

Baixaria o fluxo de co2, e teria em atenção essas t.p.a's que não devem estar em dia...

De resto podes colocar como disse umas neritinas para removerem as algas existentes, mas há que corrigir o desíquilibrio, acima de tudo...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!