CBR1100 Publicado Setembro 6, 2010 Publicado Setembro 6, 2010 caros amigos preciso da vossa ajuda afim de resolver um problema.tenho um aquario de 1.13 x 0.40 x0.50 mts desde junho e ate agora tudo corria bem. nesta ultima semana começaram a morrer alguns peixes em especial os neons.o ph da agua esta normal e tenho feito os tpas quinzenalmente. acoontece que agora comei a notar que as pedras e o areao estao a ficar com uma tonalidade que parece ferrugem. alguem sabe o que sera e como resolver o problema? agradecia que me respondessem o mais breve possivel pois nao tenho mais ninguem a quem recorrer e nao tenho ideia do que fazer. um abraço e desde ja obrigado Citar
alcaide Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 Teste de amónia? Fizeste? O aquário está ciclado? Isso no fundo não será excesso de comida? Cumps Citar ALCAIDE
CBR1100 Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Publicado: Setembro 6, 2010 o teste nao fiz,ciclado esta e excesso de comida nao porque as pedras tambem estao com o mesmo aspecto. se for amonia o que posso fazer obrigado Citar
João Paulo Viegas Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 Dá uma vista de olhos aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry349683 Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Vang Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 Boas, Em princípio, o que vês não é ferrugem mas sim algas castanhas ou cianobactérias. Ao pesquisares por imagens na net deves encontrar algum problema semelhante ao teu. De todas as formas não é caso para provocar morte aos peixes. Também recomendo fazeres um teste de amónia, nitritos e nitratos. Deves ter sofrido um pico de amónia por algum motivo. Lavaste o filtro recentemente? Citar Cumprimentos, André Basílio
CBR1100 Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Publicado: Setembro 6, 2010 boas o filtro foi lavado a 3 semanas. éum filtro interno eiheim de 1200lts e substitui partes das esponjas por carvao e umas peças que nao sei o nome que sao uns cilindros. Se forem realmente essas algas o que posso fazer? Citar
CBR1100 Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Publicado: Setembro 6, 2010 Dá uma vista de olhos aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry349683 caro joao tive a ver mas eu tenho plantas artificiais por isso nao devera ser dai o problema Citar
Simão Santos Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 (editado) Boas eu partilho da opinião do Vang em como provavelmente se tratam de algas castanhas. Vang - A proposito as algas castanhas não são formadas por organismos unicelulares chamados de diatomaceas, em vez de cianobacterias, ou é a mesma coisa??? Essa camada pode ser despoletada pela silica em excesso se bem me lembro, entre outras coisas como o aquario ser recem montado mas não parece ser o caso acho eu. E Não acho que tenha relação com a morte dos peixes. Fica dificil ajudar-te com a morte dos teus peixes pois não temos muitos dados, só podemos especular.... Cumps, espero ter ajudado Editado Setembro 6, 2010 por Simaox7 Citar
CBR1100 Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Publicado: Setembro 6, 2010 simao como posso tratar essas algas Citar
alcaide Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 (...) E Não acho que tenha relação com a morte dos peixes.(...) Com tanta TPA e com um filtro lavado de certo que será amónia.... Citar ALCAIDE
Simão Santos Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 simao como posso tratar essas algas Bem esse problema foi uma constante nos primeiros aquarios que tive e pra mim a melhor solução foi.... .....o belo do OTTOCINCLUS .gif' class='bbc_emoticon' alt=':lol:' /> soluções pra esse problema só conheco tambem a remoção manual ou uns caracois do genero Neritina Cumps Citar
CBR1100 Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Publicado: Setembro 6, 2010 Com tanta TPA e com um filtro lavado de certo que será amónia.... vou hoje ainda comprar uns testes para a amonia. se for qual a soluçao referes tanta tpa porque? sera que estou a mudar vezes a mais? obrigado Citar
CBR1100 Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Publicado: Setembro 6, 2010 Bem esse problema foi uma constante nos primeiros aquarios que tive e pra mim a melhor solução foi.........o belo do OTTOCINCLUS .gif' class='bbc_emoticon' alt=':lol:' /> soluções pra esse problema só conheco tambem a remoção manual ou uns caracois do genero Neritina Cumps tenho um caracol amarelo e um plecostomo mas vou ver se compro esses tambem sera que dois chegam? Citar
Simão Santos Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 Compra primeiro uma ou duas neritina (zebra por exemplo), se te andam a morrer peixes não sei se é boa ideia pores os ottos nesse aquario neste momento, são um bocado sensiveis Citar
Vang Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 Boas, Simaox7 - Nunca tive nenhum tipo de algas que estamos a falar mas, segundo sei, as algas castanhas são compostas de organismos multicelulares e as cianobactérias são organismos unicelulares. São diferentes. CBR1100 - Em aquário, que eu saiba as algas castanhas aparecem devido a excesso de fosfatos (neste caso é mais um teste que deves fazer também) aliados a iluminação fraca e falta de plantas. As cianobactérias são mais difíceis de erradicar ou controlar. São necessários "apagões" de alguns dias e utilização de antibióticos aliados à paciência de se ir aspirando minuciosamente o fundo para retirar manualmente o máximo possível. Eu recomendo-te em primeiro lugar identificares que algas tens, depois limpar o melhor possível o aquário (aspirações e remoções manuais), colocar plantas naturais de crescimento rápido, fazer um "upgrade" à iluminação, colocar CO2 (se ainda não tiveres, nem que seja mistura caseira), medires nitratos e fosfatos e manteres a relação precisa de 10 ppm de NO3 para 1 ppm de PO4. Relativamente à morte dos peixes, a amónia é com certeza a causa. O filtro deve ser lavado só quando realmente se justifica e sempre com água retirada do aquário (nunca da torneira). As matérias filtrantes devem ser substituídas ocasionalmente e poucas de cada vez (por exemplo hoje substituo uma esponja e daqui a dois meses substituo outra) e, na minha opinião, só se substitui se realmente não houver forma de lavar. Enquanto tiveres amónia e nitritos superiores a zero, a única solução para controlares é fazeres TPA's até que o aquário estabilize o ciclo. Citar Cumprimentos, André Basílio
CBR1100 Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Publicado: Setembro 6, 2010 Vang, quando te referes a apagao é deixar as luzes apagadas? eu tenho duas lampadas mas so costumo ter uma acesa porque tenho tb alguma luz natural e de noite esta apagado. obrigado Citar
Simão Santos Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 Boas, Simaox7 - Nunca tive nenhum tipo de algas que estamos a falar mas, segundo sei, as algas castanhas são compostas de organismos multicelulares e as cianobactérias são organismos unicelulares. São diferentes. CBR1100 - Em aquário, que eu saiba as algas castanhas aparecem devido a excesso de fosfatos (neste caso é mais um teste que deves fazer também) aliados a iluminação fraca e falta de plantas. As cianobactérias são mais difíceis de erradicar ou controlar. São necessários "apagões" de alguns dias e utilização de antibióticos aliados à paciência de se ir aspirando minuciosamente o fundo para retirar manualmente o máximo possível. Eu recomendo-te em primeiro lugar identificares que algas tens, depois limpar o melhor possível o aquário (aspirações e remoções manuais), colocar plantas naturais de crescimento rápido, fazer um "upgrade" à iluminação, colocar CO2 (se ainda não tiveres, nem que seja mistura caseira), medires nitratos e fosfatos e manteres a relação precisa de 10 ppm de NO3 para 1 ppm de PO4. ok desculpa, eu apenas tinha percebido que te referias às cianobacterias e às algas castanhas como sendo a mesma coisa. da pesquisa que fiz na altura que tive algas castanhas (formadas por diatomaceas, organismos unicelulares) descobri que eram desencadeadas por iluminação fraca e excesso de nutrientes tal como dizes, mas e em particular a silica parece ser um forte factor desecadeante (mas não o unico claro) Citar
Vang Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 Sim, apagão é deixar as luzes apagadas e cobrir o aquário com um cobertor ou qualquer coisa que não deixe passar luz nenhuma. Normalmente faz-se isso durante cerca de três dias. Citar Cumprimentos, André Basílio
Simão Santos Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 Já agora se não fosse pedir muito, importavas-te de colocar umas fotos das ditas algas Citar
CBR1100 Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Publicado: Setembro 6, 2010 vou tentar tirar fotos e fazer os testes.quanto ao apagao isso nao sera prejudicial aos peixes? Citar
Simão Santos Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 o melhor agora é dar prioridade ao que estiver a afectar os peixes, as algas é o menos se conseguires as fotos pode-se então tirar as duvidas quanto ao tipo de alga, podendo nem ser preciso recorrer ao apagão. Quando tive algas castanhas no meu antigo tentei uma vez o apagão, mas como sou um gajo impaciente, ao fim de dois dias não vi melhorias entao desisti, isto aparentemente não afectou peixes Citar
alcaide Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 (...) filtro deve ser lavado só quando realmente se justifica e sempre com água retirada do aquário (nunca da torneira). Eu lavo com água da torneira sem problemas..... As matérias filtrantes devem ser substituídas ocasionalmente e poucas de cada vez (por exemplo hoje substituo uma esponja e daqui a dois meses substituo outra) e, na minha opinião, só se substitui se realmente não houver forma de lavar. Lavo constantemente as matérias, sem problema nenhum.... Enquanto tiveres amónia e nitritos superiores a zero, a única solução para controlares é fazeres TPA's até que o aquário estabilize o ciclo. Não acho que deva fazer TPA's com tanta frequência assim só vai atrasar mais o ciclo. Agora passo a explicar porque lavo o filtro com água da torneira... 1º Não tem tanto cloro como em alguma localidades. 2º Ao lavar com água tépida nunca mata as bactérias todas... 3º A água que fica dentro do aquário está ciclada, assim ao lavar o filtro faço TPA. Cumps Citar ALCAIDE
Simão Santos Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 (editado) Agora passo a explicar porque lavo o filtro com água da torneira... 1º Não tem tanto cloro como em alguma localidades. 2º Ao lavar com água tépida nunca mata as bactérias todas... 3º A água que fica dentro do aquário está ciclada, assim ao lavar o filtro faço TPA. Não percebo a vantagem de lavar com agua da torneira, mesmo que não mate as bacterias todas. O ideal é retirar uma parte de agua do aquario e lavar o filtro nessa agua, desta maneira estas não só a limpar o filtro como tambem a remover da coluna da agua nitratos,depois introduzes agua tratada da torneira. De que outra maneira consegues remover os nitratos só limpando o filtro apenas, sem trocar agua. Não acho que deva fazer TPA's com tanta frequência assim só vai atrasar mais o ciclo. não concordo, as tpas removem entre outras coisas amonia e nitritos mas destinam-se principalmente a meu ver a remover os nitratos onde as bacterias não tem grande influencia. Se fizer tpas e limpar o filtro com agua tepida sem cloro (do aqua por exemplo) mantens a colonia de bacterias practicamente intacta para que sejam mais eficazes a decompor a amonia e os nitritos, em nitratos como produto final. Resumindo: o filtro é o local onde se encontra a maior concentração de materia organica, a sua limpeza com agua tratada e tepida remove muita dessa materia diminuindo o processo de mineralização pelo qual a materia organica se decompoem em compostos azotados como a amonia, e mantem a colonia de bacterias practicamente intacta. Ou seja tens menos amonia, e uma colonia de bacterias intacta, logo estas vão mais eficazmente decompor a amonia em nitritos e por ultimo em nitratos que são mais facilmente removidos com as tpas São tão importantes as tpas como a limpeza correcta do filtro, e não se deve "discriminar" nenhum dos dois Desculpa lá qualquer coisa, considera isto a minha opinião até porque não sei se o que disse está completamente acertado, mas foi por estes principios que regi a manutenção dos meus antigos e actuais aquarios Editado Setembro 6, 2010 por Simaox7 Citar
CBR1100 Publicado: Setembro 7, 2010 Autor Publicado: Setembro 7, 2010 bom dia amigos ontem comprei os testes que havia na loja.nao sei se ha mais alguns mas os resultados foram: ph - 7.2 amonia - 0.6 nitritos - 0.1 nitratos - 10 o que acham destes valores? o ph mantem-se estavel desde o inicio.tem sido sempre este. quanto as fotos so amanha é que consigo. Citar
alcaide Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 (...)Desculpa lá qualquer coisa, considera isto a minha opinião(...) Não precisas desculpar nada, estamos aqui todos para trocar experiências tentando obter os melhores resultados. Na minha experiência de +- 18 anos em aquariofilia estas indicações que dei têm-me mantido com aquários estáveis e saudáveis. Cumps Citar ALCAIDE
Recommended Posts