Bruno Barreiros Publicado Dezembro 30, 2004 Publicado Dezembro 30, 2004 Caros sei pelo que li que as plantas necessitam de nutrientes. Sei também que elas se alimentam de nitratos entre outras coisas. O meu aqua ainda não tem peixes, só tem algumas plantas. Será que assim elas se conseguem alimentar de alguma coisa? Tenho o aqua a filtrar, aquecedor ligado e luz ligada 10h por dia. Ou será necessário mais alguma coisa para elas estarem bem? Obrigado. Bruno Abraço, Bruno Barreiros
Vlad Publicado: Dezembro 30, 2004 Publicado: Dezembro 30, 2004 Boas Fertilizantes debaixo do areão, em pastilhas ou liquidos. Eu uso pastilhas porque comecei com plantas de plástico. Nutrientes eu ponho umas gotitas todas as semanas, mas parei esta semana porque tenho para lá nutrientes para dar e vender, pelo menos é o que me dizem as algas. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 30, 2004 Autor Publicado: Dezembro 30, 2004 Vlad fiquei a descobrir 1 coisa muito importante com a tua resposta. É que fertilizantes é diferente de nutrientes...ehehhehe...ainda fiquei mais baralhado. Eu tenho umas gotas e acho que é fertilizante. Agora convêm então comprar nutrientes liquido é isso? Se não meter nutrientes elas morrem? Abraço e obrigado. Bruno Abraço, Bruno Barreiros
Its me Publicado: Dezembro 30, 2004 Publicado: Dezembro 30, 2004 Olá, Qualquer planta necessita de nutrientes; dependendo das condições que tens no teu aquário (luz, CO2, substrato, nº de peixes e plantas) os nutrientes podem esgotar-se em mais ou menos tempo. Por isso é que vês muitos aquários com um mês com plantas lindissimas e nunca mais ouves falar deles; os nutrientes esgotaram-se e as mudas de água não chegam. As plantas consomem a nível de macros, nitratos, fosfatos e potássio. A comida e os detritos dos peixes são ricos nestas substâncias; contudo, nem sempre é suficiente. Torna-se então necessário fazer subir esses valores, para que as plantas os consumam novamente. É claro, se tens 5 ou 10mg/l de nitratos não vais adicionar nada; o mesmo para fosfatos (0.5-1mg/l) e o mesmo para o potássio (15-20mg/l). Partindo deste principio que as plantas precisam de nitratos, fosfatos e potássio para sobreviver já sabes.. se não houver disto no aqua mesmo com a melhor luz e CO2 em quantidades suficientes elas não vão sobreviver. O mesmo se aplica com os micros, se bem que ao contrário do que é passado nas lojas, na minha modesta opinião, as carências de macros são muito mais danosas que as de micros, bem como a necessidade de adicionar macros é maior do que a de adicionar micros. Conclusão: nitratos e fosfatos podes descobrir o seu valor através de um teste de NO3 e PO4 respectivamente. Potássio, quase com garantia digo que vai ser preciso adicionar. Micros a mesma coisa; para os micros tens alguns fertilizantes bons no mercado (segundo ouvi dizer, a Seachem tem bons produtos como o Flourish). Agora, não desates a despejar produtos para dentro do aqua; doseia macros/micros só se tiveres a certeza que os níveis estão a esgotar ou esgotaram. Espero não ter confundido. Abraço
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 30, 2004 Autor Publicado: Dezembro 30, 2004 Isto não está fácil manter as plantas assim É complicado o quanto baste. Só mais uma questão, relativamente ao CO2 como é que ele é obtido? Será que num aqua com 60L preciso de o gerar de alguma maneira? Abraço, Bruno P.S: Os nitratos são bons para as plantas mas os peixes não gostam deles...coisas que se contradizem...é complicado manter as duas especies juntas... Abraço, Bruno Barreiros
Its me Publicado: Dezembro 30, 2004 Publicado: Dezembro 30, 2004 Olá, Quanto ao CO2, existem vários tópicos no fórum que falam sobre o assunto, faz uma pesquisa sobre CO2. Quanto aos nitratos, a substância que tu vais hipoteticamente adicionar, não é nitrato na sua forma pura. Pode ser KNO3 (nitrato de potássio) ou Flourish Nitrogen, e nenhum deles é nitrato na sua forma pura. Como tal, 5 ou 10mg/l dessa substância no aquário não é prejudicial para os peixes. Não estou a dizer que tens que adicionar o que quer que seja; alerto só para o facto que muito provavelmente, com o tempo, as reservas acabam por esgotar. Tudo isto que eu te estou a dizer, não é baseado em livros ou sites de internet; é na experiência que tenho com o meu aquário. De qualquer maneira existem mais utilizadores neste fórum que adicionam macros ao aquário, aguarda um pouco, pode ser que postem. Abraço
Its me Publicado: Dezembro 30, 2004 Publicado: Dezembro 30, 2004 Olá de novo, E já agora, só para te certificares que adicionar nitratos é compatível com peixes, ficam aqui alguns exemplos em que os autores dos aquas utilizaram este tipo de fertilização: http://showcase.aquatic-gardeners.org/2004...ategory=0&vol=1 http://showcase.aquatic-gardeners.org/2004...=0&vol=1&id=104 http://showcase.aquatic-gardeners.org/2004...=0&vol=1&id=139 http://showcase.aquatic-gardeners.org/2004...y=0&vol=1&id=69
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 30, 2004 Autor Publicado: Dezembro 30, 2004 Obrigado pela resposta, agora que percebo o que elas necessitam para se alimentar continuo com o mesmo problema. Será que têm os nutrientes necessários...tenho mesmo de adquirir esses testes todos para saber isso? Agora tenho apenas o teste kit de ph, estava a pensar comprar de amónia, nitritos e nitratos para cuidar dos peixes. Para as plantas necessito desse dos fosfatos. Isto assim torna-se muito complicado. Já agora eu adicionei umas gotas de "TroPiFlora" da Waterlife que penso ser um fertilizante. Mas pelos vistos isto não lhes traz alimento. Bruno Abraço, Bruno Barreiros
Just_me Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 Podes passar por cima do teste de amónia e nitritos.. se o filtro estiver colonizado vais ter um pico de nitratos no fim...e isso podes medir com o teste de nitratos...por isso em vez dos nitritos e amónia...compras o de fosfatos e ainda poupas Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 31, 2004 Autor Publicado: Dezembro 31, 2004 bem pensado Thanks mais uma vez Bruno Abraço, Bruno Barreiros
Recommended Posts