peixe12 Publicado Setembro 5, 2010 Publicado Setembro 5, 2010 Preciso de ajuda. Há uns 5 dias atrás morreu o beta que tinha no aqua e reparei que os peixes apresentavam pontos brancos e um noen azul tem manchas brancas no corpo. Fui a uma loja da especialidade e venderam o Sera Baktopur. Fiz o tratamento recomendado, 25 gotas no 1º dia e no 3º dia e mudar parte da água ao 4º dia. O problema é que os peixes continuam apresentar os mesmo sintomas. O meu aqua é de 30 litros e neste momento tenho 2 Guppys, 5 neons, 1 limpa vidros e 2 coridora albina. Que devo fazer??? Citar
Naily Publicado: Setembro 5, 2010 Publicado: Setembro 5, 2010 Também ja tive esse problema que resolvi com Sera Costapur. Fazes uma tpa antes de iniciares o tratamento. Dose normal: no primeiro e terceiro dia adiciona 22 gotas por cada 40L. Escurecendo o aquario e aumentando ligeiramente e temperatura acelera o processo. Atenção: Retira o carvão do filtro e se tiveres lampada UV desliga-a. Espero ter ajudado Cumprimentos Citar
peixe12 Publicado: Setembro 5, 2010 Autor Publicado: Setembro 5, 2010 Desculpando a minha ignorancia porque sou iniciante, o que quer dizer Tpa?? Tenho filtro normal sem carvão só com esponja. Citar
telmo vale Publicado: Setembro 5, 2010 Publicado: Setembro 5, 2010 isso é a famosa doença chamada ictio. mete algumas pedrinhas de sal grosso de cozinha (metes algumas pedrinhas de sal) em diversos pontos do aquario e ves que resulta. a mim ja me aconteçeu o mesmo. TPA= Troca Parcial da Agua. todas as semanas mudas uma parte da agua do aquario porque senao os nitratos começam a subir e os peixes morrem todos. ja agora sabes o que o ciclo do azoto? espero ter-te ajudado Citar ________________________________________________________________________________ Cumps Telmo Vale Meus aquas: Stone's Age
peixe12 Publicado: Setembro 5, 2010 Autor Publicado: Setembro 5, 2010 ja agora sabes o que o ciclo do azoto? Já ouvi falar mas não sei como é feito. Quantas vezes tenho que pôr as pedras de sal? Depois tenho que fazer Tpa? Citar
ikas_777 Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 O ciclo do azoto é um periodo de tempo que tu "dás" ao aquario para ele instalar bacterias que transformam a amónia produzida por eles (que é tóxica) em nitritos (que continuam a ser tóxicos), e depois em nitratos (que já não são tao toxicos para eles), que vao ser eliminados atraves das TPA's (trocas parciais de água) - cerca de 25-30 % por semana. respondendo à tua pergunta, faz-se o ciclo do azoto introduzindo amónia no aquário, para as bactérias se irem instalando e reproduzindo - pode ser utilizando peixes (o que não é muito bom para eles), pondo alguma comida (se não tiveres peixes), etc... Quanto ao teu problema, os teus peixes morreram/sofrem de ictio, que é (se nao me engano) uma bacteria que ataca os peixes, normalmente, quando há uma descida de temperatura brusca... Para tratares, sobe a temperatura (ate aos 28-30 graus, acho eu), e faz o que diz no rotulo do medicamento... quanto as pedras de sal, nao sei muito bem, mas penso que so deves por uma vez, enquanto fizeres a medicação. Depois, segundo as instruções do medicamento, fazes a TPA ao quarto dia... Espero ter ajudado Citar
Marta Silva Publicado: Setembro 7, 2010 Publicado: Setembro 7, 2010 (editado) ja agora sabes o que o ciclo do azoto? Já ouvi falar mas não sei como é feito. Quantas vezes tenho que pôr as pedras de sal? Depois tenho que fazer Tpa? Boas, Acerca do ciclo do azoto basta procurares que tens muita coisa aqui no fórum e também no google. Vou só deixar-te um link para um bom tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Quando é que montaste o aquário? Tens a água a que temperatura? Quanto ao Ictio (pontos brancos): Não coloques sal no aquário, poderias pôr todos os teus peixes o tolerassem, mas, no teu caso, as corydoras não se iam dar muito bem com o sal Opta pelo medicamento e sobe a temperatura para os 28-29ºC se estiver mais baixa Outra dica, faz as TPAs com calma, não coloques a água toda de uma vez para evitar choques térmicos (isto porque a água da torneira em principio está mais fria que a do aquário) Mas pelo que percebi o peixe dos pontos brancos já morreu, certo? Tens mais algum com pontos brancos? Quanto às manchas brancas: as manchas parecem algodão? aspecto semelhante a isto: http://img341.imageshack.us/i/chondrococcu...umnarispq5.jpg/ Quanto ao teu problema, os teus peixes morreram/sofrem de ictio, que é (se nao me engano) uma bacteria que ataca os peixes, Só uma pequena correcção, não é uma bactéria é um parasita Os pontos brancos são ictio, mas as manchas brancas devem mesmo causadas por bactérias (infecção bacteriana) ou fungos. Cumprimentos, Marta Silva Editado Setembro 7, 2010 por Marta Silva Citar
peixe12 Publicado: Setembro 7, 2010 Autor Publicado: Setembro 7, 2010 Está muito complicado resolver o problema. Fiz o 1º tratamento com sera baktopur e não resultou. Depois fui comprar o sera costapur e estou no 3º dia e os guppys continuam com pontos brancos na cauda. Nos neons os pontos desapareceram havendo só um com mancha branca no corpo. A temperatura está nos 29 graus. Não sei se devo continuar a fazer o tratamento até ao 7º dia?? As plantas já estão sem luz à 7 dias- Citar
Marta Silva Publicado: Setembro 8, 2010 Publicado: Setembro 8, 2010 Olá, Seria mais fácil se tivesses respondido a todas as perguntas que eu te fiz... Perguntei à quanto tempo tinhas montado o aquário porque para teres tantos peixes afectados, com o sistema imunitario debilitado, deves ter aí um problema... e gostava de perceber se deste tempo suficiente para se fazer o ciclo do azoto Como também não respondeste à pergunta da mancha fiquei sem saber se são fungos ou infecção bacteriana, assim torna-se mais dificil ajudar. Quanto ao costapur faz o tratamento durante os dias indicados no folheto informativo e segue todas as intruções, não sei quantos dias de tratamento é que são recomendados (estas coisas dependem de medicamento para medicamento). É normal não veres efeitos imediatos após os primeiros dias, mas provavelmente no fim do tratamento já tens o problema resolvido (não pares o tratamento a meio) Cumprimentos, Marta Silva Citar
miaukido Publicado: Outubro 3, 2010 Publicado: Outubro 3, 2010 Bom dia amigo, conseguis-te resolver o teu problema utilizando os métodos acima descritos? Infelizmente encontro-me com o mesmo problema e as minhas Guppys estao sempre a encalhar no fundo, como hoje é fim de semana e amanha nao há nenhuma loja de animais aberta (estou em França) tenho de encontrar um metodo caseiro com urgencia.Estou susceptivel a utilizar o metodo do sal pois apenas tenho 5 Plattys, 5 Neon Verdadeiros juntamente com 4 Guppys, os Neos nada apresentam mas os Plattys ja começaram a ter pintas. Citar
xert Publicado: Outubro 3, 2010 Publicado: Outubro 3, 2010 sobe já hoje a temperatura para 29 ou 30º e compra amanha o medicamento indicado em cima. isso deve ajuda-los Citar
anonymopt Publicado: Outubro 4, 2010 Publicado: Outubro 4, 2010 Bom dia amigo, conseguis-te resolver o teu problema utilizando os métodos acima descritos? Infelizmente encontro-me com o mesmo problema e as minhas Guppys estao sempre a encalhar no fundo, como hoje é fim de semana e amanha nao há nenhuma loja de animais aberta (estou em França) tenho de encontrar um metodo caseiro com urgencia.Estou susceptivel a utilizar o metodo do sal pois apenas tenho 5 Plattys, 5 Neon Verdadeiros juntamente com 4 Guppys, os Neos nada apresentam mas os Plattys ja começaram a ter pintas. eu tive ictio nuns espadas do meu aquario e consegui "combater" aumentando a temperatura para 30º e alimentando mais os peixes, já estão bem de saude e felizmente só eles é que apanharam o ictio Citar Ambiance 120 Finalmente de volta do Mini Travel Guides
miaukido Publicado: Outubro 4, 2010 Publicado: Outubro 4, 2010 (editado) Bom, como fiquei desesperado eis o que fiz com eficacia (graças a deus), subi a temperatura para 29.5 graus, retirei 2.5 % de agua para provocar maior queda de agua do filtro e assim aumentar a oxigenaçao, coloquei pequenas pedras de sal, mais ou menos duas colheres de cha, espalhadas pelo aquario e em vez das quatro pequenas doses diarias de alimento forneci mais uma suplementar, ao fim de um dia,isto de ontem de manhazinha para hoje á noite, as pintas desapareceram e o apetite deles esta demais....felizmente correu bem ate porque tenho uma Guppy que esta mortinha por dar á luz...agora so duas questoes, isto que fiz esta correcto? É necessario proceder á eliminaçao do parasita com o remedio mesmo assim? obrigado e boa noite Editado Outubro 4, 2010 por miaukido Citar
Recommended Posts