Recommended Posts

Publicado

Montei recentemente o meu primeiro aquário (60 cm ; 69L), gostava que fosse maior, mas não tenho espaço :wink: !

Comecei por introduzir 5 néons; 1 macho e 2 fêmeas guppy; 1 Colisa Lalia; 1 Corrydora Aenu e 1 Corrydora Adolfoi.

No entanto as guppy fêmea morreram no dia seguinte, depois morreu a colisa e ao fim de 1 semana a grande perda foi a corrydora Adolfoi.

Percebi que se calhar tinha abusado na quantidade de peixes iniciais, fiz várias trocas parciais de água e o resto dos peixes sobreviveram.

Entretanto pus mais 1 corrydora Aenu, 5 Néons, 2 Guppy Fêmea (já estavam prenhas) e 1 casal de Bettas.

Uma das guppys morreu tb no dia seguinte e no outro foi o macho Betta.

O que eu não consig perceber é porquê é que s outros tão bem e estes morreram tão subitamente. O PH é 7 e o Dh tá à volta de 8.

As fêmeas guppy antes de morrerem tinham a boca branca e o Betta ficou com as barbatanas estranhas e a desfazerem-se.

Mas os ourtos peixes tão de óptima saúde, incluindo a guppy que está na maternidade quase a ter filhos.

Desculpem pelo comprimento do Post.

Muito Obrigado pela ajuda que possam dar a este novato.

Fiquem Bem

Publicado:

Só se teve colocar os peixes num aquário recem montado após 2 a 3 semanas da sua montagem

O que aconteceu parece-me que foi normal, mas tambem os peixes podiam não vir em condições da loja.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Antes de mais nada neos e guppys são incompativeis pois os primeiros são de aguas acidas e os segundos de aguas alcalinas!!!

Como o homempeixe disse tens de esperar para por os peixes num aqua novo, tens de dar tempo para a colonia de bactérias se instalar, eu costumo deixar um mês com todo o equipamento a funcionar, para as plantas podes esperar apenas 15 dias.

Qual o filtro que tens? Estará bem dimensionado? E qual é a tempertura da água?

Publicado:
Antes de mais nada neos e guppys são incompativeis pois os primeiros são de aguas acidas e os segundos de aguas alcalinas!!!

O Ph tá neutro e ambos se têm dado bem, só tenho tido azar com as fêmeas guppy ( em 4 sobreviveu 1) o macho deu-se bem!

Qual o filtro que tens? Estará bem dimensionado? E qual é a tempertura da água?

Tenho uma placa de fundo com uma cabeça motorizada Shark PH1 (400L/h) e um Hydor Crystal K20 II (450L/h) com carvão activado

A água tá a 26ºC tive alguns problemas para a baixar porque inicialmnte mesmo com o termostato desligado estava a 28, mas agora acho que já está estável.

Fiquem Bem

Publicado:

Tens um teste de amónia? O teu aquário provavelmente ainda não está biológicamente maduro e uma quantidade tão grande peixes introduzidos de repente podem ( quase de certeza ) ter feito subir os niveis de amónia que o carvão activado não absorveu.

Tratas a água antes de a meteres no aquário?

O carvão activado é decente ou é daqueles marados e baratos de algumas superficies comerciais?

Neons, colisas, corrydoras e bettas sofrem bastante com mudanças bruscas de Ph, os guppies são os unicos que, se forem de uma boa "colheita" dão alguma liberdade com erros de Ph.

Quanto ao niveis de amónia, todos os peixes sofrem, morrem bastante depressa e sem sinais de doença.

Abraços

Publicado:

Sim e da primeira vez em que morreram (qd foi a colisa e as 2 primeiras guppys) estava alta, por isso fiz duas mudanças parciais de água com poucos dias de intervalo para resolver o problema. Actualmente a amónia está a zero, assim como estava na ltura em que morreu o Betta e 1 das ultimas fêmea guppy. Por isso é que não percebo pk é k morreram

A água do aquário era inicialmente da torneira, mas entretanto já fiz várias mudas parciais por água que comprei (5 centimos/litro) na loja de peixes, (ou seja é igual à dos aquários onde eles estavam) e esta tem bons parâmetros, pedi a um amigo para analisar.

Que água me aconselhas sem ser esta, é que a da torneira na minha zona é muito dura.

Fiquem Bem

Publicado:

Muito dura, quanto?

Se for realmente muito dura, podes amaciar com osmose inversa ( é caro mas muito bom ), com turfa ( dá trabalho, tens de deixar a água dentro de um recipiente com turfa durante vários dias ou então misturas com água destilada até atingires a dureza ideal ( forma mais barata, um garrafão de 5 litros é uma ninharia e dura imenso tempo. mas trabalhosa porque tens de ir medindo até saberes as proporções ideais ).

Abraços