Que plantas posso colocar?


Rafael Silva

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Ao logo da minha curta estadia aqui no fórum fui ajudado e ajudei já por diversas vezes, não sobre este tema (plantas) mas sobre outros e portanto mais uma vez estou a pedir a vossa ajuda.

No aquário que estou a montar pretendo colocar algumas plantas low-tech, o aqua tem 100X50X50, o substrato é inerte (areão com 3/4 mm de granulometria), a iluminação é uma calha T8 com uma repti glo 5.0 e uma power glow, julgo que prefaz 60W de iluminação ligados 9h/dia, não tenho Co2 mas se valer a pena ainda colocarei fertilização ou quem sabe se no futuro não coloco um substrato fértil, contudo gostaria que me pudessem indicar algumas plantas para o meu aquário dentro das possibilidades actualmente.

 

 

Aqui fica uma foto do aquário:

 

 

10624831.jpg

 

 

A pedra do lado direito foi substituída por esta:

 

 

87663700.jpg

 

15076705.jpg

(A outra pedra estava lá mas não era por motivos decorativos)

 

 

Eu pensei em colocar: umas anubias (não sei quais) nas duas “bases” do tronco do lado esquerdo (naquela saliência que faz no lado direito do próprio tronco e na curvatura que ele tem +/- a meio), musgo no tronco do lado direito, fazer uma espécie de moita atrás da pedra do lado direito e talvez colocar mais algumas plantas junto ao tronco do lado esquerdo.

 

Todas as ideias que tiverem são bem vindas.(tanto a nivel de plantas como na sua disposição)

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

 

PS:

As plantas que já procurei e penso que talvez se desenvolveram são: Anubias (não sei as espécies que ficaram bem ao certo), musgos, Limnophila sessiliflora, Bolbitis heudelotii, Vallisneria spiralis e a Egeria densa.

Encontrei um site com mais algumas plantas mas como não sei mesmo se se aguentaram deixo-o aqui para virem se tiverem tempo e depois podiam me dizer alguma coisa com base no vosso conhecimento e experiencia. SITE: http://www.peixemania.net/artplantaspexigentes.htm

O aquário da foto é o da minha assinatura.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Tendo em conta o setup, precisarias de plantas low-tech.

Anubias; limophila, fetos, musgos, etc.

 

Agora, convém que tenhas atenção á tartaruga que é quase certo que se atire ás plantas!

 

Eu sei disso, só que ela agora ainda é pequena pelo que a sua alimentação é maioritariamente animal, quando for maior se ela se tornar destructiva de mais, cloloca-la-ei num lago.

 

PS: Por agora pedia que ignorassem a tartaruga na escolha das plantas, visto que se ela as quizer comer, por e simplesmente come... não adianta se a planta é rija ou não.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comprei umas plantas para o meu aquario, fetos de java e elodeas.

 

Contudo tenho algumas duvidas na sua plantação, quantos centimetros devo enterrar a elodea no areao, já quanto aos fetos passado quanto tempo posso tirar a linha que usei para os amarrar ao tronco?

 

 

Eu não tenho substrato fertil, convêm colocar fertelizante liquido para as plantas não morrerem?

Talvez fassa um sistema de CO2 diy, não sei se é necessario.

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde que fiquem presas ficam bem.

 

Com essas plantas um fertilizante (muito pouco) de Plant GRO da nutrafin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um bom fertelizante, ou vaime causar um surtod e algas?

Ouvi falar de alguns fertelizantes com ums compostos propicios a algas, não estou a por em duvida a tua opiniao é so para saber.

 

De qualquer modo obrigado pelas resposta,

Cumps Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer fertilizante se mal utilizado pode provocar o surgimento de algas.

 

O ideal é saber o que se está a fazer e quando se tem dúvidas fertilizar por defeito.

 

O melhor é ter testes e fertilizantes separados, ou seja,

um de N

um de K

um de P

 

E de micros

 

E só fertilizar o que se precisa.

 

Mas claro que há aquários que tem poucas plantas ou plantas com poucas necessidades estas safam-se bem com um fertilizante geral que seja próprio para aquariofilia.

 

Cuidado é com os fertilizantes para plantas terrestres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer fertilizante se mal utilizado pode provocar o surgimento de algas.

 

O ideal é saber o que se está a fazer e quando se tem dúvidas fertilizar por defeito.

 

O melhor é ter testes e fertilizantes separados, ou seja,

um de N

um de K

um de P

 

E de micros

 

E só fertilizar o que se precisa.

 

Mas claro que há aquários que tem poucas plantas ou plantas com poucas necessidades estas safam-se bem com um fertilizante geral que seja próprio para aquariofilia.

 

Cuidado é com os fertilizantes para plantas terrestres.

 

Numa primeira fase não vou investir em macro fertilizantes, devido ao facto de ainda não estar muito integrado neste campo das plantas.

Se calhar vou começar por um fertilizante, um bom (talvez compre o TROPICA AQUACARE PLANT NUTRITION LIQUID ) pois ouvi falar muito bem dele e como as minhas plantas não são exigentes de todo, uso menos que a quantidade recomendada, assim uma embalagem de 250ml deve durar para vários meses (4 e tal/5). Não sei o que acham deste fertilizante, ou se existem alguns mais indicados (por exemplo o que me recomendaste)... podes dar uma luz quanto a isto?

 

Eu nunca iria para fertilizantes de plantas terrestres embora conheça quem use. Eu acho que quando não se está muito dentro do assunto e não sabe resolver os problemas se estes surgirem deve jogar pelo seguro.

 

Cumps, Rafael Silva

 

EDIT: Sabem se vale a pena usar aquelas pastilhas fertilizantes que se enterram no areao por causa das elodeas?

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais