Artur Jorge Publicado Setembro 3, 2010 Publicado Setembro 3, 2010 Boas! Há vários anos que me iniciei na aquariofilia de água doce mantendo plantados com algum sucesso. Agora surge de novo o meu interesse em me iniciar na aquariofilia de agua salgada. Re-Li atentamente vários artigos relativos ao tema e após esse cuidadoso estudo começo a definir a ideia daquilo que pretendo fazer. Com um orçamento que não fosse mto além dos 2000-2500 euros pretendia criar um reef com dimensoes aproximadas de 120/150 x 50/60 x 60/70. Eis entao que surgem as minhas duvidas: qual o tamanho da sump? A dimensão da coluna seca? A potencia da bomba de retorno deve ser 2 x volume do aqua / hora, certo? Quais me recomendam? Relativamente ao fundo, li q a camada de areia deve ter cerca de 6 cm de profundidade. Que tipo de areia recomendam? Li também sobre um sistema de placas que permite melhorar o filtro biologico do fundo. Alguém me pode explicar como funciona e onde posso comprar as placas necessarias a este filtro? Quanto as bombas de circulação, quantas e quais me recomendam? E wave maker é importante? Li que o skimmer deve ter o dobro da capacidade do volume do aqua, certo? Qual me sugerem? E a iluminaria, é favoravel combinar hqi com t5? Tendo em conta que eu gostava de poder ter condições que favorecessem alguns corais mais exigentes em termos de luz... Reactor de kalk e osmose invertida são fundamentais para iniciante? Reconheço que o topico é um pouco maçudo mas pretendo planear tudo com cuidado e muita calma. Agradeço toda a atenção que me dispensem. Abraço
Artur Jorge Publicado: Outubro 5, 2010 Autor Publicado: Outubro 5, 2010 Boas! Após ter lido e acompanhado vários topicos, bem como vários artigos dispersos pela net, penso ter chegado a um setup final. Nesta configuração aumentei consideravelmente o orçamento. No entanto queria pedir ajuda aos mais experientes para que me possam orientar melhor. O setup é o seguinte: aqua com 150 x 70 x 60 em 15mm com sump e deposito de água doce Iluminaçâo: 2 Lumenarcs com lampadas HQI 250w coralvue 14000k + 2 x T5 54w Aqua Medic ocean blue com balasto regulável HF e iluminação nocturna. Skimmer: Custom Reef 250 alimentado por queda natural Circulação: 2 Vortech MP40 W-ES Retorno: Aqua Medic OR3500 Reactor Kalk: K M Reactor II - Custom Reef Magnetic reactor com reposição automatico Sistema de osmose: V2Pure 50 RO System 45Kg de roch viva Indonesia 25kg de areia TMC Que mudariam neste setup? Fico aberto a qualquer sugestão. Cumpts.
lsdluis Publicado: Outubro 6, 2010 Publicado: Outubro 6, 2010 Boas Artur ,antes de mais bem vindo aos salgados e boa sorte para o projecto. A unica coisa que eu mudava era a parte da iluminação ,optando antes por uma calha mista de t5 e leds .Por exemplo eu punha 4(ou 6 ) t5 de 80w brancas, e no meio da callha leds brancos e azuis. Existem já algumas soluçoes comerciais com esta configuração (blau e geisemman). Se fores geitoso em bricolage sempre poupas uns euros valentes e fazes tu a calha. Agora vi que o escumador é customreef ,podes falar com eles em relação á iluminaçaõ ,porque tenho visto fotos de sistemas feitos por eles muito bons,para não dizer excelentes . Em relação á vortech de inicio eu punha só uma(no vidro oposto á queda de agua) e mais tarde á medida que fosses pondo corais ,e se visses necessidade punhas a outra ,e sempres poupas de inicio 400 euros . Fica bem De resto nada a apontar
ricardo,z Publicado: Outubro 6, 2010 Publicado: Outubro 6, 2010 boas , para mim as medidas sao excelentes , da para fazer um layout bastante interessante com essa largura ,e deixar um espaco consideravel para os peixe nadarem ... em relacao a iluminacao , eu punha uma calha de 8 x 80w t5 , da para pores diversos expectros de luz e conjugares como melhor gostares de ver e entenderes , tem menor aquecimento da agua , entre outras razoes favoraveis e desfavoraveis .. e talvez um pouco mais de rocha , mas isso dependo do layout e etc ... ja nao se anda a utilizar muito a razao litros/quilos de rocha .. de resto tudo ok .. e boa sorte para esse aquario .. cumprimentos ..
Artur Jorge Publicado: Novembro 20, 2010 Autor Publicado: Novembro 20, 2010 (editado) Boas! O aqua está montado com o equipamento que mencionei no 2º topico desde há 2 semanas. Daqui por outras duas semanas, se os parametros estiverem adequados, vou iniciar a introdução da equipa de limpeza. Qual a composição desta equipa que vos parece mais adequada para um aqua com estas características? cumpts Editado Novembro 20, 2010 por Artur Jorge
Hugo Costa Coelho Publicado: Novembro 20, 2010 Publicado: Novembro 20, 2010 Ola Artur. Equipe de limpeza para mim apenas turbos e strombus a relação é difícil, tudo depende da quantidade de algas que possas vir a ter mas deve de andar perto de 10 turbo 3 strombus. Um reparo não sei ate que ponto uma só vortech não chegava, mas se tens duas usa ambas..
Artur Jorge Publicado: Novembro 21, 2010 Autor Publicado: Novembro 21, 2010 Só turbos e strombus? E quanto a uns eremitas? Tenho lido alguns posts que referem a possibilidade de fauna nacional, há algum problema de introduzir tais especies?
Hugo Costa Coelho Publicado: Novembro 21, 2010 Publicado: Novembro 21, 2010 Podes usar ermitas não sou muito a favor mas isso é a minha opinião, em nada posso dizer que fazem bem ou mal, e uma questão pessoal.. A fauna nacional de ermitas é um tanto agressiva para com os futuros habitantes que possas vir a por mas!!!! ja vi com bons resultados e ja vi com maus
Recommended Posts