Recommended Posts

Publicado

Boas!

Há vários anos que me iniciei na aquariofilia de água doce mantendo plantados com algum sucesso.

Agora surge de novo o meu interesse em me iniciar na aquariofilia de agua salgada.

Re-Li atentamente vários artigos relativos ao tema e após esse cuidadoso estudo começo a definir a ideia daquilo que pretendo fazer.

Com um orçamento que não fosse mto além dos 2000-2500 euros pretendia criar um reef com dimensoes aproximadas de 120/150 x 50/60 x 60/70.

Eis entao que surgem as minhas duvidas:

qual o tamanho da sump?

A dimensão da coluna seca?

A potencia da bomba de retorno deve ser 2 x volume do aqua / hora, certo? Quais me recomendam?

Relativamente ao fundo, li q a camada de areia deve ter cerca de 6 cm de profundidade. Que tipo de areia recomendam? Li também sobre um sistema de placas que permite melhorar o filtro biologico do fundo. Alguém me pode explicar como funciona e onde posso comprar as placas necessarias a este filtro?

Quanto as bombas de circulação, quantas e quais me recomendam? E wave maker é importante?

Li que o skimmer deve ter o dobro da capacidade do volume do aqua, certo? Qual me sugerem?

E a iluminaria, é favoravel combinar hqi com t5? Tendo em conta que eu gostava de poder ter condições que favorecessem alguns corais mais exigentes em termos de luz...

Reactor de kalk e osmose invertida são fundamentais para iniciante?

Reconheço que o topico é um pouco maçudo mas pretendo planear tudo com cuidado e muita calma.

Agradeço toda a atenção que me dispensem.

Abraço

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas!

Após ter lido e acompanhado vários topicos, bem como vários artigos dispersos pela net, penso ter chegado a um setup final. Nesta configuração aumentei consideravelmente o orçamento. No entanto queria pedir ajuda aos mais experientes para que me possam orientar melhor.

O setup é o seguinte:

aqua com 150 x 70 x 60 em 15mm com sump e deposito de água doce

Iluminaçâo: 2 Lumenarcs com lampadas HQI 250w coralvue 14000k + 2 x T5 54w Aqua Medic ocean blue com balasto regulável HF e iluminação nocturna.

Skimmer: Custom Reef 250 alimentado por queda natural

Circulação: 2 Vortech MP40 W-ES

Retorno: Aqua Medic OR3500

Reactor Kalk: K M Reactor II - Custom Reef Magnetic reactor com reposição automatico

Sistema de osmose: V2Pure 50 RO System

45Kg de roch viva Indonesia

25kg de areia TMC

Que mudariam neste setup? Fico aberto a qualquer sugestão.

Cumpts.

Publicado:

Boas Artur ,antes de mais bem vindo aos salgados e boa sorte para o projecto.

A unica coisa que eu mudava era a parte da iluminação ,optando antes por uma calha mista de t5 e leds .Por exemplo eu punha 4(ou 6 ) t5 de 80w brancas, e no meio da callha leds brancos e azuis.

Existem já algumas soluçoes comerciais com esta configuração (blau e geisemman). Se fores geitoso em bricolage sempre poupas uns euros valentes e fazes tu a calha.

Agora vi que o escumador é customreef ,podes falar com eles em relação á iluminaçaõ ,porque tenho visto fotos de sistemas feitos por eles muito bons,para não dizer excelentes .

Em relação á vortech de inicio eu punha só uma(no vidro oposto á queda de agua) e mais tarde á medida que fosses pondo corais ,e se visses necessidade punhas a outra ,e sempres poupas de inicio 400 euros .

Fica bem

De resto nada a apontar

Publicado:

boas ,

para mim as medidas sao excelentes , da para fazer um layout bastante interessante com essa largura ,e deixar um espaco consideravel para os peixe nadarem ...

em relacao a iluminacao , eu punha uma calha de 8 x 80w t5 , da para pores diversos expectros de luz e conjugares como melhor gostares de ver e entenderes , tem menor aquecimento da agua , entre outras razoes favoraveis e desfavoraveis ..

e talvez um pouco mais de rocha , mas isso dependo do layout e etc ... ja nao se anda a utilizar muito a razao litros/quilos de rocha ..

de resto tudo ok .. e boa sorte para esse aquario ..

cumprimentos ..

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Boas!

O aqua está montado com o equipamento que mencionei no 2º topico desde há 2 semanas. Daqui por outras duas semanas, se os parametros estiverem adequados, vou iniciar a introdução da equipa de limpeza. Qual a composição desta equipa que vos parece mais adequada para um aqua com estas características?

cumpts

Editado por Artur Jorge
Publicado:

Ola Artur.

Equipe de limpeza para mim apenas turbos e strombus a relação é difícil, tudo depende da quantidade de algas que possas vir a ter mas deve de andar perto de 10 turbo 3 strombus.

Um reparo não sei ate que ponto uma só vortech não chegava, mas se tens duas usa ambas..

Publicado:

Só turbos e strombus? E quanto a uns eremitas? Tenho lido alguns posts que referem a possibilidade de fauna nacional, há algum problema de introduzir tais especies?

Publicado:

Podes usar ermitas não sou muito a favor mas isso é a minha opinião, em nada posso dizer que fazem bem ou mal, e uma questão pessoal..

A fauna nacional de ermitas é um tanto agressiva para com os futuros habitantes que possas vir a por mas!!!! ja vi com bons resultados e ja vi com maus