bichoff Publicado Dezembro 29, 2004 Publicado Dezembro 29, 2004 Tenho no meu aquario cerca de 4mg/l de fosfatos. sei que os fosafatos favorecem o crescimento de algas porque tenho o tronco e plantas cheio de algas pretas. como resolver isto. alguém que me ajude por favor Imagens das Algas Foto Geral
Vlad Publicado: Dezembro 29, 2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 Boas Baixar fosfatos: Plantas, TPA's, Matérias filtrantes, quimicos... por esta ordem e se puderes ficar pelas duas primeiras, melhor No entanto não me parece um valor assim tão alto. Tens plantas no aquário? Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
bichoff Publicado: Dezembro 29, 2004 Autor Publicado: Dezembro 29, 2004 acrescento +/- de 3 em 3 dias 20L e mudo 8 em 8 dias 50L Luz 4x36W Daylight As plantas estão n foto
Filipe_cruz Publicado: Junho 27, 2009 Publicado: Junho 27, 2009 Estou com o mesmo problema mas na ordem de 2mg/l , tpas e plantas é o que resolve melhor se a agua que metes tb não os tem , ja verificaste? Uma correcção 4mg/l é um valor muito alto pois acima de 0,25mg/l começam a aparecer algas , quanto n03 tens na agua ?uma quantidade a rondar as 14 x os p04 seria ideal mas nunca acima de 12,5mg/l Visto que tens o mesmo sistema de iluminação que eu , uma planta de crescimento rapido (ou varias ) seria ideal para baixar esse valor aliado as tpas ,pois as plantas apenas consomem valores pequenos de p04 Uma coisa que ajuda é uma ceramica de absorção de fosfatos no filtro fosfex ou algo assim. Usas algum produto para baixar o gh ou ph ? Pode ser essa a fonte de fosfatos , no meu caso um produto da antra.... Cortando a fonte cortas o problema , e inclusivamente alguns fertilizantes usam compostos fosfatados , geralmente anihidrio fosforico(penso que se escreva assim) Cumprs Filipe Cruz
jpospr Publicado: Junho 27, 2009 Publicado: Junho 27, 2009 Fosfatos regra geral podem ir até a 1ppm, em alguns casos até mais desde que o equilibrio com K e N se mantenha nas proporções devidas. Dizer que quando se tem mais de 0,25mg/L de Fosfatos quer dizer que vamos ter algas é uma incorreção, pq regra geral isso nem acontece, desde que exista o equilibrio como já mencionei. Juntamente com os macro (NPK), o sistema funciona com a intensidade de luz e duração da mesma e a quantidade de CO2 disponivel no aqua, aliás uma das formas de eliminar algas pode ser através do aumento da concentração de CO2 da água, tendo atenção aos niveis de pH que podem baixar consideravelmente, outra forma poderá ser adicionar CO2 em forma liquida como por exemplo o Sacheam Excel, que nao altera o pH do aqua. Mais uma vez não se pode dizer taxativamente que se existe uma concentração de Fosfatos superior a 0,25mg/L então temos algas, o que lemos e aprendemos é tudo teoria, cada aquário é único e tem comportamentos muito diferentes, temos de aprender a interpretar os sinais que nos são enviados. Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Filipe_cruz Publicado: Junho 28, 2009 Publicado: Junho 28, 2009 (editado) Obrigado João Pedro ( edit) por me corrigir , sempre tive a ideia de ser mesmo os 0,25 mg/l o limite .... mas tendo em conta a proporção de 14x disse-me 1ppm , ora em 100l um ppm não é equivalente a 1mg/l (posso estar equivocado ja ha muito tempo que não faço contas desta natureza) ou seja que posso ter nitratos na ordem dos 14mg/l ? Eu mesmo com adição de C02 tem sido extremamente dificil baixar os fosfatos e não posso abusar pois tenho um ph de 6.4 com kh de 3 , ja agora uma pergunta , tendo um gh na ordem de 10-12 devo fertilizar com que substancias, cloreto de potassio , manganês etc? ou visto ter uma agua durinha estes sais ja se encontram em alguma quantidade ? Ou estarei totalmente equivocado? Cumprs Filipe Cruz Editado Junho 29, 2009 por Filipe_cruz
João Lopes Publicado: Junho 28, 2009 Publicado: Junho 28, 2009 Obrigado Luis por me corrigir , sempre tive a ideia de ser mesmo os 0,25 mg/l o limite .... mas tendo em conta a proporção de 14x disse-me 1ppm , ora em 100l um ppm não é equivalente a 1mg/l (posso estar equivocado ja ha muito tempo que não faço contas desta natureza) ou seja que posso ter nitratos na ordem dos 14mg/l ? Eu mesmo com adição de C02 tem sido extremamente dificil baixar os fosfatos e não posso abusar pois tenho um ph de 6.4 com kh de 3 , ja agora uma pergunta , tendo um gh na ordem de 10-12 devo fertilizar com que substancias, cloreto de potassio , manganês etc? ou visto ter uma agua durinha estes sais ja se encontram em alguma quantidade ? Ou estarei totalmente equivocado? Cumprs Filipe Cruz Boas! 1 mg/L corresponde sempre a um ppm, quer seja para 5 ou para 50 litros..
Filipe_cruz Publicado: Junho 29, 2009 Publicado: Junho 29, 2009 Boas! 1 mg/L corresponde sempre a um ppm, quer seja para 5 ou para 50 litros.. Pensava ter de se ter em consideração o volume total.. mas obrigado agora ja tenho a certeza de ser um ppm.. Cumprs Filipe
Recommended Posts