Inicio reef 240L milhentas dúvidas


André Filipe

Recommended Posts

Daqui a sensivelmente 3 meses quero começar a montar o meu 1º reef. Mas a verdade é que sobre salgados estou a 0. Tenho lido algumas coisas aqui no forum. Tenho milhentas dúvidas mas vamos por partes:

 

:lol: fala-se muito em tpa's e reposições por osmose. Gostava de perceber o porque e se é mesmo essencial visto que o aparelho ainda é caro?

:shock: o meu aqua é de 240L (C120*A50*L40) estava com discus que forum mudados para outro. Não vou poder ter sump. Depois ponho fotos.

:shock: Que escumador me aconselham?

:lol: Iluminação a minha maior dúvida? Por um lado acho mal estar a comprar uma iluminação suficiente e depois quanso quizer por curais duros não poder por porque não tenho iluminação. Por isso acho que prefiro investir logo uns € em HQI's e ter uma coisa BOA.O que me aconselham?

:lol: Outra coisa é que tenho lido muitas discuções sobre o uso do Kalkwasser. Pelo que percebi ele vai aumentar o calcio a dureza carbonatada e o ph. Qual é a vossa apinião? Usar logo desde o inicio? Só por se necessário?

 

Claro que tenho muito mais dúvidas mas depois digo. :lol:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

banana rock fala-se muito em tpa's e reposições por osmose. Gostava de perceber o porque e se é mesmo essencial visto que o aparelho ainda é caro?

 

Para mim é essencial para o sucesso do aqua. Tens neste subfórum muitos tópicos sobre o assunto, por isso não me vou alongar mais.

 

:lol: o meu aqua é de 240L (C120*A50*L40) estava com discus que forum mudados para outro. Não vou poder ter sump. Depois ponho fotos.
A sump não é obrigatória mas asim aconselhável...

 

:wink: Que escumador me aconselham?

 

Tendo a aconselhar sempre um Deltec ou um H&S, pois para mim são os melhores do mercado, mas existem outras soluções.

 

Podes ver vários neste link: http://www.sewatec.de/Protein_Skimmers/?os...137b0e90974adeb

 

:D Iluminação a minha maior dúvida? Por um lado acho mal estar a comprar uma iluminação suficiente e depois quanso quizer por curais duros não poder por porque não tenho iluminação. Por isso acho que prefiro investir logo uns € em HQI's e ter uma coisa BOA.O que me aconselham?
Aconselho-te a colocares duas HQI´s de 150W 10000K e umas actinicas (PC´s ou T5). Aconselho-te também a falares com o Ramirezzi.

 

:D Outra coisa é que tenho lido muitas discuções sobre o uso do Kalkwasser. Pelo que percebi ele vai aumentar o calcio a dureza carbonatada e o ph. Qual é a vossa apinião? Usar logo desde o inicio? Só por se necessário?

 

Na minha opinião deves começar logo a dosear pois vai proporcinar um bom nível de cálcio e estabilizar os valores de kh e consequentemente o ph

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:roll: Já fiz uma pesquiza maior sobre a OI e percebi. Mas ainda tou aqui com um bichinho... A agua produzida pela OI tem um ph muito inferior(6.0) ao nosso(8.1). Esta questão ainda me baralha um bocadinho.

:roll: Em relação há sump eu sei ja tinha lido isso o aqua do Marco Madeira não tem sump e é :shock: :D Lindu!!

:roll: Em relação ao escumador vou dia 1 ou dia 2 a uma loja ver preços e isso.

:arrow: Sobre a iluminaçlão estive a ver as fichas técnicas do pessoal e também fiquei com essa ideia. 2HQI's 150W + agora aqui. qual a diferença entre as pc's e as t5 e que potencia devo usar? Qual a mais aconselhavel? Sim vou falar com o Ramirezzi.

Outra coisa é saber se posso por isto tudo dentro de uma calha?

:arrow: Sobre o kalk . Vou seguir o conseho. Estava a ler o post do Duarte Conceição (muito intressante) de fazer com aquele sistema caseiro. Agora também deve haver automático certo. O que eu pensei foi agora no inicio começar assim e depois mais tarde passar para um sistema automático.

Obrigado + uma vez sem voces into era muito mais complicado se não impossivel :wink:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:roll: Já fiz uma pesquiza maior sobre a OI e percebi. Mas ainda tou aqui com um bichinho... A agua produzida pela OI tem um ph muito inferior(6.0) ao nosso(8.1). Esta questão ainda me baralha um bocadinho.

 

A adição de kalk contraria esse ph - o hidróxido de cálcio tem um ph na ordem dos 12 e como deve ser adcionado na água de reposição que provém da OI tens o problema resolvido!

 

:roll: Sobre a iluminaçlão estive a ver as  fichas técnicas do pessoal e também fiquei com essa ideia. 2HQI's 150W + agora aqui. qual a diferença entre as pc's e as t5 e que potencia devo usar? Qual a mais aconselhavel? Sim vou falar com o Ramirezzi.

Outra coisa é saber se posso por isto tudo dentro de uma calha?

Podes colocar PC´s ou T5, é indiferente. Quanto à potência terá aver com o espaço que tens - mas fala com o Ramirezzi que ele te ajuda

 

:roll: Sobre o kalk . Vou seguir o conseho. Estava a ler o post do Duarte Conceição (muito intressante) de fazer com aquele sistema caseiro. Agora também deve haver automático certo. O que eu pensei foi agora no inicio começar assim e depois mais tarde passar para um sistema automático.

 

O sistema automático é normalmente feito com um osmoregulador que não é mais do que um sensor de nível ligado a uma bomba de fraco caudal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa ver se entendi.

A agua de reposição(OI) ja deve ter algum kalk misturado. O problema é que fica feio ter uma garrafa em cima do aqua. Com o sistema automático isto não era necessário certo? è muito dispendioso um osmoregulador? Será que vale a pena por logo uma bomba de fraco caudal (quanto +/-?) ligada ao osmoregulador?

Ok vou falar com o ramirezzi para ver o que dá para fazer.

 

Obrigado :roll:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Parece que ainda tens muito para ler! E uma das coisas pode ser a embalagem do kalk que podes comprar na maioria das lojas de aquariofilia - aí vais concerteza encontrar a dosagem a aplicar!

 

Agora a sério - tenta ler algumas coisas antes de colocares as questões pois assim não vamos a lado nenhum. Como é óbvio nas embalagens vem a dosagem, mas se queres mesmo saber, eu costumo usar 3 colheres de chá para 5 litros de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho mesmo, mas fiz uma pesquiza por kalk e por kalwasser e não consegui encontrar nada mesmo para principiantes tudo o que encontrei foram grandes discusões (bastante interssantes) que li mas fiquei com essa duvida, agora já tirada graças a ti :D

Mesmo assim ainda não percebi muito bem o sistema pinga-pinga, as vou tentar procurar melhor......

+ uma vez OBRIGADO

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

O sistema do pinga-pinga não tem nada que saber - basta por exemplo um balão de soro que podes comprar nas farmácias. Enches com água de osmose saturada com kalk (com a dose que indiquei, tendo o cuidado de deixar repousar e colocar apenas o liquido que fica por cima) e depois colocar a pingar para dentro da sump ou aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o outro já dizia. HAHAHAHAHAHAHAHAHA isto é tao simples e eu ha 2 horas no computador para perceber.

Mesmo assim ainda me resta uma duvida. Posso fazer isso a um nível maior tipo garraja de 1.5L? Mas assim isto não se vai gastar muito depressa. Digamos se eu dexar cair uma gota por segundo com uma garrafa de 1.5L ao fim de pouco tempo a garrafa ta vazia. Isto é que ainda me ta a baralhar. Desculpa a burrise mas no inicio faz tudo confusão :D :?:?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Até podes fazer com um depósito de 50 litros. A única preocupação que deves ter é não adiocionar mais água ao aquário do que aquela que ele pere por dia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa então eu posso ter o depósito abaixo do nivel da agua? a minha duvida é se o kalk provoca reacção tipo o CO2? Entendes?

è que ficava muito mais estético

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Realmente o sistema pinga-pinga com garrafa (ou garrafão) é pouco estético...mas eficiente. :?

 

Se colocares o aquário a um nível alto, e colocares a garrafa lá para trás, quase não se nota em cima do aquário. :cry::?::?

 

Outra hipótese seria, já que geralmente a adição de kalkwasser se faz durante a noite, guardar a garrafa durante o dia...e á noite preparar o kalk e colocar a garrafa a pingar. :)

 

Cumps,

Nuno reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é verdade..

No caso da kalk se falhar um dia não é grave pois não? Já agora uma coisa que ainda não percebi é o que vai controlar a saida das gotas(1 por 2 segundos) num sistema pinga-pinga?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como?Como?Como? Agora a sériu é possivel? Outra coisa... Eu tenho um aqua de discus também, e quando era plantado agora "semi" eu tinha CO2 caseiro e podia ter por baixo do aqua visto que o co2 subia mas aqui isso não é possivel porque a agua tem que ir como fazemos?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O sistema do pinga-pinga não tem nada que saber - basta por exemplo um balão de soro que podes comprar nas farmácias.

 

O diogo fala numa "coisa" assim, que costuma estar ligado a um balão de soro fisiológico, servindo para regular o número de gotas por minuto/segundo:

 

fk06835.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- tens de começar a utilizar o "Pesquisar" de vez em quando...

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha ok e e onde é que eu posso comprar só essa peça? E que não tem ar de farmácia! Pesquizei por conta gotas e por balão de soro e o que encontrei sobre conta gotos foi tudo sobre o CO2 para os plantados e não deste género e sobre balão de soro 0. Por isso fiz a pergunta , mas eu para a próxima vou tentar pesquizar melhor. Sorry :)

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo branco é a tal rodinha para contar as gotas e a outra coisa na ponta é o quê? Como é que se chama isso para eu saber o que eido pedir. Obrigado Duarte e Diesel :?: Estas duvidas são parvas mas que por vezes fazem confusão na cabeça :):cry:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais