Recommended Posts

Publicado:

A esferovite que se coloca na base do aquário é esferovite normal ou deve-se usar daquela azul (mais densa)?

Hoje espero já ter tempo e tudo pronto para iniciar a montagem.

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Ora bem, já comprei o que me faltava e já deitei mãos à obra! :P

A placa de esferovite foi comprada no Aki (150x50x1 [cm]) e custou 0,95€! Opção bem mais barata e penso que irá cumprir a sua função.

Comecei por lavar muito bem os 9kg de areão preto que vou colocar no aqua...até perdi a conta às vezes que foi lavado mas agora que a água já fica transparente, está pronto a ser colocado no seu lugar. As duas rochas vulcânicas que adquiri na AquarioReef tb ja foram lavadas em água quente e estão prontas a usar.

Entretanto, estive a lavar o aqua para retirar possíveis impurezas que estivessem lá dentro e aproveitei para o encher. Vai ficar assim +/- por duas horas para verificar se está estanque.

Enquanto faço o teste anteriormente mencionado, vou já tratar de cortar a esferovite e a cartolina preta que irei colocar na parte posterior do tanque.

Penso que para já, é tudo!

Se tiverem algumas sugestões, agradeço!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Boa noite!

Depois de algumas horas "agarrado" ao meu aqua, já está montado!

Deixo aqui algumas fotos da montagem:

Colocação de esferovite na base do aqua.

dsc03854e.jpg

Colocação do tanque na base

dsc03855u.jpg

Aqua já com o areão e as duas rochas vulcânicas

dsc03856ls.jpg

Bomba de ar e o material necessário para a sua utilização (ligação em "T" pois a bomba tem duas saidas, válvula anti-retorno. pedra difusora e tubagem)

dsc03863o.jpg

dsc03864f.jpg

Panorâmica do aqua

dsc03866y.jpg

Depois de uma hora de ter tudo a funcionar, foi adicionado +/- 8.5mm de Sera Nitrivec (o aqua levou cerca de 43L de água) e um pouco de comida.

Penso que cumpri tudo o que é necessário para o aqua começar a cilcar.

Fico a aguardar os vossos comentários, criticas e/ou sugestões! :)

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Bom, o meu aqua deve estar mesmo mau! bigsmile

Reparei que cometi uma gaffe no meu post anterior...quando falei do nitrivec, é obvio que não se trata de mm mas sim de ml.

Aproveito para colocar uma questão. Quando comprei o meu material, comprei uma embalagem de comida em "discos". Qual é a quantidade que devo colocar para ajudar a ciclar? Ontem coloquei aproximadamente, 1/4 do "disco".

Obrigado.

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Boa noite!

Gostaria de colocar uma questão: O meu aqua foi montado na 5ª feira mas a água continua um pouco "baça". É normal?

Obrigado

PS: Já foi adicionado um pequeno tronco ao hardscape...assim que tiver foto, coloco aqui.

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Antes de mais, obrigado a todos pela contínua ajuda que me dêem dado nesta fase inicial.

Hoje realizei os meus primeiros testes (tirando o do pH que ja tinha feito). Estes foram os resultados dos testes de hoje:

pH - 8

NO3 - 0 mg/L

NO2 - 0 mg/L

NH4/NH3 - 1 mg/L

Será que me podem dar uma ajuda a analisar estes valores? Pelo que li, os valores de NH4/NH3 com um pH de 8 não são muito bons...O que me sugerem para resolver este problema? Eu tenho em casa o Nutrafin PH adjust Down mas não quis adicionar mais quimicos à água sem saber a vossa opinião.

Vou fazer um resumo do meu projecto pois pode ser mais fácil para analisar estes valores.

O meu aqua foi montado na quinta-feira passada ( 16/09/10), tendo colocado o areão, as duas rochas vulcânicas e as anúbias. Nesse mesmo dia, adicionei pela primeira vez o Sera Nitrivec e a primeira porção de comida. No sábado, adquiri um tronco na Ornimundo, o qual foi fervido 3 vezes de modo a deixar de colorir a água. Após as fervuras, deixei o mesmo de molho durante cerca de 24 horas. Após verificar que não largava mais cor na água, coloquei-o no aquário (domingo à noite). Todos os dias tenho adicionado o Nitrivec e uma pequena porção de comida.

Um pormenor "interessante" é que deste que montei o aqua, o meu termostato ainda não trabalhou! O mesmo está regulado para 26º mas a temperatura do aqua nunca baixou dos 28º. Apesar de nao achar muito normal, acredito que se deve ao facto da minha casa nao ser propriamente "fresca"!

Aqui ficam mais umas fotos do projecto tiradas hoje:

Panorâmicas

dsc03876t.jpg

dsc03888jb.jpg

Rochas vulcânicas e Anúbia

dsc03889.jpg

Tronco e Anúbias

dsc03882.jpg

Mais uma vez, muito obrigado por toda a ajuda!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Olá Domm,

Os valores são normais para quem está a começar o ciclo, ou seja tens 1mg/l de amónia (NH4/NH3), depois irá descer e passaras a ter um valor em nitritos (no2) e depois este irá descer e terás um valor em nitratos (no3). Nesta altura sabes que é seguro colocar poucos peixes de cada vez.

O pH é que está elevado é melhor testares a água antes de a colocares no aquário.

Sobre a temperatura é mesmo isso, a temperatura da divisão ainda está suficiente alta para a água não chegar arrefecer e assim o termostato não dispara.

Publicado:

Muito obrigado Hugo.

eu vou fazer medições regularmente para ter noção das fases em que se encontra o ciclo.

Em relação ao pH, está mesmo um bico de obra. Na próxima TPA, vou medir o pH da água antes de a adicionar. Se tudo continuar na mesma, vou ter mesmo de recorrer ao Nutrafin PH Adjust Down.

Quando tiver novidades, aviso!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

O meu aqua é de 54L brutos mas levou aproximadamente 43L de água.

Eu já tinha lido que uma das possíveis soluções para pH altos seria a colocação de agua engarrafada.

Na minha primeira e unica TPA retirei aproximadamente 5L (+/- 11%)

Na proxima devo fazer nestas proporções?

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Boa noite novamente!

Desculpem o double-post mas estava a dar uma vista de olhos no meu aqua quando reparei que uma das minhas anubias está com umas manchas estranhas numa das folhas. Deixo aqui umas fotos para ser mais fácil visualizar.

dsc03895ek.jpg

dsc03900j.jpg

Desde que montei o aqua, estou a fazer um fotoperiodo de 6 horas (das 18 às 24). Será demasiado longo?

Estas manchas poderão ter aparecido pelo facto daquela folha estar muito perto da lâmpada? Ela encontra-se a +/- 4 cm do nivel da água.

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Boa noite!

Hoje fiz novamente os testes ao meu aqua:

pH - 7.5

NO3 - 50 mg/L

NO2 - 5 mg/L

NH4/NH3 - 5/2 mg/L

Serão estes valores normais para esta fase do ciclo (14 dias após a montagem).

No 10º dia deixei de adicionar o Nitrivec, tal como diz na embalagem. Tenho adicionado diariamente um pouco de comida.

Tenho feito TPA's semanais de cerca de 12% (cerca de 5L).

Estou a fazer tudo "certinho" ou aconselham-me mais alguma coisa?

Em relação à minha anúbia, estou deveras preocupado. Já a mudei de localização (coloquei-a mais para a frente) mas agora as manchas apareceram noutra folha tb. Passei os dedos pelas folhas e concluí que não são algas pois as manchas não desaparecem. O que poderá ser?

Obrigado!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Boa noite!

Desculpem o double-post mas será que alguém me pode ajudar em relação às questões que coloquei anteriormente?

Pelo que estive a ler, parece-me que é normal ter valores "altos" de nitratos (é sinal que as bacterias ja estão a trabalhar) mas não deveriam ser assim tão altos, certo?

Nesta fase do ciclo não era suposto já não ter amónia nem nitritos, certo?

E em relação à minha anubia, será que sabem qual é o problema?o que poderei fazer para solucionar o problema?

Mais uma vez, obrigado.

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boa tarde malta!

Já há uns dias que não actualizava o meu post.

Neste momento, já tenho a fauna instalada e nova flora tb! Tive de fazer umas pequenas alterações no layout que tinha...

Fauna:

2 escalares

2 espadas

4 corydoras ( 2 especies diferentes mas não sei identificar)

1 pleco

5 nuvens brancas (era 8 mas não sei como, acabaram 3 dentro do meu filtro :puppydogeyes:)

7 guppys (2 machos e 5 fémes) - deve passar a 6 pois uma das fémes já anda às cambalhotas quando passa na corrente do filtro.

Flora:

Anubias barteri var. caladiifolia

Anubias barteri var. angustifolia

Hygrophila corymbosa

Aqui fica uma foto panorâmica do aqua como está agora:

dsc03964v.jpg

As fotos da fauna não estão grande coisa...não sei se é da máquina ou do fotografo! :rolleyes:

Duas das minhas corys:

dsc03977i.jpg

Os dois escalares:

dsc03947c.jpg

O casal de espadas:

dsc03948rt.jpg

O garanhão cá do sítio! lol Não dá descanso às fémeas

dsc03979s.jpg

O pleco:

dsc04026l.jpg

Alguns dos Nuvem branca:

dsc04034k.jpg

No domingo fiz uma TPA de aprox. 18% (7.5L), na qual coloquei agua engarrafada com pH 5.31. Hoje voltei a fazer os testes à agua mas continuo com problemas de pH! :smile2:

pH - 7.5

Nitratos (NO3) - 10 mg/L

Nitritos (NO2) - 0

Amónio/Amónia - 0.25/0.25 mg/L

Não era suposto a amónia estar a zero? E em relação ao pH, já não sei o que lhe hei de fazer! Não consigo que ele baixe dos 7.5!

Fico a aguardar os vossos comentários e sugestões!

Obrigado a todos pela ajuda!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Bom, apesar de ninguém comentar o meu aqua, hoje tenho que adicionar um novo post! :P

Estou mesmo feliz! :D:D:D

Vou tentar explicar os motivos da minha felicidade...

Na 6ª feira de manhã, notei um comportamento "meio" estranho de uma guppy femea que estava grávida. Pensei que estivesse para parir mas como foi a 1ª vez que me deparei nesta situação, não a quis colocar logo na maternidade com receio que a "bichinha" começasse a stressar... À tarde quando chego do trabalho, reparo que a mancha escura no abdómen da dita cuja tinha desaparecido! :) Tratei de andar à procura da alguns alevins que pudessem estar escondidos nas plantas mas não vi nada! Fiquei mesmo triste!

No fim de semana nem tive vontade de fazer a manutenção semanal mas hoje, pensei para mim: os "desgraçados" que vivem no aqua, não têm culpa de seres um nabo por isso tratei de fazer a respectiva manutenção! Toca de fazer a TPA e tratar da limpeza do filtro! Qual não é o meu espanto quando vejo que tinha 12 alevins dentro do filtro a nadar todos contentes! :D:D:D

Tratei de colocar a maternidade dentro do meu aqua e tentei transferir os alevins...um escapou-se e um dos meus escalares nem lhe deu tempo para bater a barbatana! Acho que nunca tinha visto os meus escalares nadarem tão depressa! Pensei para mim: Paciência...ao menos consegui colocar 11 alevins na maternidade! :D Já tive a alimenta-los com SERA Micron e agora é esperar que eles cresçam saudáveis...apesar de ter os escalares sempre à volta da maternidade! Coitadinhos...devem andar num stress desgraçado! lol

Além desta situação com final feliz, tive mais uma agradável surpresa! Tal como vos tinha dito no meu post anterior, eu tinha 8 nuvens branca mas 3 tinham desaparecido e um deles estava morto entre a esponja e o copo do filtro, Deduzi que os três tivessem morrido lá dentro pois eles andavam sempre a brincar na corrente. Qual não é o meu espanto quando retiro a esponja do filtro e saem dois nuvem branca lá de dentro vivinhos da silva! Lol

É notoria a diferença de tamanho entre estes dois e os que têm habitado livremente no aqua mas uma semana a "viver" dentro de um filtro não deve ser nada fácil! Ambos vieram cheios de apetite pois ja os tive a alimentar e demonstraram um apetite voraz! :)

Desculpem o testamento mas tinha de partilhar convosco esta feliz experiência!

A aquariofilia tem os seus altos e baixos mas são momentos destes que fazem valer os "sacrifícios"!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Boa tarde malta!

Já há uns dias que não actualizava o meu post.

Neste momento, já tenho a fauna instalada e nova flora tb! Tive de fazer umas pequenas alterações no layout que tinha...

Fauna:

2 escalares

2 espadas

4 corydoras ( 2 especies diferentes mas não sei identificar)

1 pleco

5 nuvens brancas (era 8 mas não sei como, acabaram 3 dentro do meu filtro :))

7 guppys (2 machos e 5 fémes) - deve passar a 6 pois uma das fémes já anda às cambalhotas quando passa na corrente do filtro.

Flora:

Anubias barteri var. caladiifolia

Anubias barteri var. angustifolia

Hygrophila corymbosa

Tudo isso em 42 litros de água??? coitados dos peixes. :)

O meu aqua 260

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Publicado:

Para 1º aquario parece-me muito bom.

No entanto, acho que carregaste o aquario com demasiados peixes.

Olha que a bicharada cresce, nomeadamente os escalares.

E era giro, deixares os guppies fazerem criação, se bem que ias-te ver á rasca, para defenderes os alevins.

Gostei especialmente do teu areão. Fica fixe, com o preto a fundo. Sou capaz de comprar igual.

Publicado:

Obrigado pelos comentários! :D

À primeira vista, todos os peixes parecem felizes e saudáveis mas como o vicio cada vez é maior, já ando a pensar em montar um 2º agua de maiores dimensões!

Em relação aos escalares, acho que eles vão ficar com os "beiços" inchados de tanta porrada que dão na maternidade! lol Talvez pareça tortura ter "comida" viva à vista deles mas de momento, não tenho outro sitio para colocar os alevins!

Já pensei em aproveitar um cubo da vodafone mas ainda não encontrei o equipamento necessário para o fazer...assim sendo, vou ter de continuar com a actual stuação.

Realmente, o areão preto é muito agradável à vista! Em conjunto com o fundo negro, dá mais realce a toda a decoração, flora e fauna do aqua!

Assim que tiver novidades/fotos, coloco aqui para ir mantendo o tópico actualizado!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!