Iniciação - Malawi


Bruno Pires

Recommended Posts

Boa noite

 

Sou iniciado nestas andanças (embora com pequena experiencia anterior bem sucedida)

 

Estou a iniciar um projecto de malawi em aqua com 120 de frente e 255 lts.

 

Estou actualmente a montar o aqua mas ja estou a pensar nos futuros ocupantes...embora tudo seja feito com muita calma...

 

Quanto à fauna aqui vai a minha ideia inicial (carece da vossa "aprovação")

- Labidochromis caeruleus (2M-3F)

- Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania” (2-3)

- Labidochromis sp. "Hongi" (2-3)

- Pseudotropheus Kingsizei "Maingano" (1-2)

- Iodotropheus sprengerae (1-1)

- Pseudotropheus flavus (1-1)

- Pseudotropheus elongatus "Neon Spot" (1-1)

 

Quanto à "equipa de limpeza" que especies melhor se adaptam?

 

Quanto à flora:

- Valisnerias gigantea

- Anubias

- egria densa

 

Que dizem...aguardo anciosamente os vossas opiniões...

 

Obrigado

 

Abraço

Bruno Pires

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só posso opinar sobre os L.cauruleus, acho que devias optar por um trio (1M+2F), ou então 2M+4F para cada um dos machos ter 2 fêmeas para chatear, mesmo assim não sei até que ponto será benéfico para os animais ter 2 machos nesse aquário, julgo que um dos dois irá ser o dominante, o outro passará despercebido e possivelmente ficará retraido... Penso eu de que :thumbup3:

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, a minha sujestão é retirares um macho de cada uma das seguintes espécies: Labidochromis caeruleus, Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania, e, Labidochromis sp. "Hongi" . Retirando estes machos ficas com 21 ciclideos e ainda podes pôr uns L´s à tua escolha para a tal equipa de limpeza, se bem que eu não o faça pois coloco os Loricarideos noutros aquários. Mas há muita gente que tem! Neste momento até os 3 que tinha foram para o meu irmão. Há quem coloque botias palhaço ou outros botias, eu pessoalmente ando à procura de synodontis mas é dificil arranjar aqui.

Quanto à flora apenas utilizo vallisnérias de preferência gigantes, anubias e fetos de java, e,mesmo assim estes últimos às vezes vão à vida...

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aí Bruno, tubo bem?!

 

Parabéns por retornar ao aquarismo!

 

Cara o que posso dizer, vai nessa, todavia devo ressaltar algumas observações, eu colocaria a proporção de 01 macho para 03 fêmeas, pois os CA´s são os caras mais tarados do mundo fluvial, pelos meus cálculos você ficará com uma população de 28 peixes, o volume de seu aquário é de 255 litros, com certeza o ambiente estará superpovoado. Sou criador de CA´s há 10 anos, percebi que superpovoar é bom pois a agressividade dos indivíduos reduz-se significativamente, até porque os mbunas e tropheus coexistem em grandes grupos no seu habitat natural ( Lago Malawi ). Mas para sustentar esse estilo de criação, deverá observar a filtragem, que terá de ser, no mínimo, 10 vezes o volume do aquário, ou seja, 2550 L/h, uma bomba submersa de grande circulação deverá ser instalada ( as águas do Malawi são caudalosas), muitas tocas, muitas mesmo, deverão ser feitas e eu particularmente abandonaria a idéia de colocar plantas, já que os carinhas escolhidos são em maioria herbívoros. O substrato deverá ser de granulação fina, de preferência contendo propriedades alcalinizantes, pois seus futuros amigos adorarão cavar. Evite pedras pontudas para edificação de tocas, pois esses peixes são bem desastrados , eventualmente esbarrões ocorrerão e por fim ferimentos, as tocas não poderão ser pequenas, pois eles crescem. Escolha pedras de propriedades alcalinas. Para edificar as tocas ponha uma folha fina de isopor cobrindo todo fundo do aquário, faça a base das tocas, coloque o substrato e depois continue a construção até achar bonito, não encoste a edificação nos vidros, deixe um espaço que seja possível passar a mão em volta de toda estrutura, no futuro isso o auxiliará para manutenção e limpeza, porque os “cantos mortos” estarão eliminados. Estude bem os parâmetros de cada espécie e faça uma média que seja viável a todos (temperatura, PH,DH,GH e etc). Alimente prioritariamente com spirulina e rações vegetais 02 vezes ao dia, observe a quantidade e não exagere. Faça trocas semanais de 30% do volume de água do aquário através de sinfonamento. Pode aproveitar a água velha no jardim,é boa pras plantas. Tenha bons testes, amônia, nitrito e etc, meça sempre que possível. Limpe e troque os materiais filtrantes do filtro ou filtros, a cada 2 meses.

 

Com isso acredito que irá ter sucesso com a superpopulação.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais