Recommended Posts

Publicado

Necessito de uma opinião de um técnico (dispenso meras sugestões sem conhecimento de causa) :sad2:

Vou adquirir uma iluminação nova para o meu aquário, pois a que eu tenho é adquada para aquas com 80 com e não é suficiente.

A ideia era adquirir uma canha de leds, mas eu nesta matéria não pesco mesmo nada e os preços das lojas estão com uns preços fora do meu orçamento!!

Andei nas pesquisas e na terra dos homens com os olhos em bico, tem para lá uns leds todos XPTO com os preços mais ou menos, mas tenho receio que a potência seja muito fraca.

Agora é que entram os técnicos. ;)

O meu aqua tem 100(@)x50©x50(L) - Qual é a vossa opinião?

Recordo-me que no inicio, aqui no fórum, ainda havia pessoal que era bom nesta matéria e até faziam calhas de iluminação por encomenda.

Ainda anda por ai algum? ;)

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Publicado:

Viva,

Ao que parece quando os membros se tornam muito exigentes há quem dispense dar opiniões de todo...

Já que ninguém responde, deixo aqui os meus 5 cents.

Calhas de leds, são por si só caras, e muitas delas não servem para plantados, devido á sua baixa potência, existem no entanto algumas calhas(poucas) com leds fortes, próprias para plantados, tanto a nível de potência como de espectros, mas como disses-te são muito caras, podendo ultrupassar os 600 € cada.

A minha sincera opinião, tendo em conta as dimensões do aquário seria optares por lâmpadas fluorescentes.

Mas como não sou o perito que procuras, recomenso-te a procurar nos patrocinadores do fórum, tens lá o Sérgio Caneca que é um grande entendido na matéria, e me tem ensinado muito.

Abraço,

Publicado:

Boas! Também não sou técnico, mas de qualquer modo, a juntar ao que disse o Hugo Feio, e de modo a que seja mais fácil obteres ajuda, penso que seria pertinente saber o que pretendes fazer desse aqua de 250L.

Podes querer colocar plantas de fácil manutenção e ter uma iluminação mais fraca, ou fazer um aqua High-Tech, com boa iluminação, CO2, etc. Quantos "Watts" (digamos assim vá) queres colocar?

Como o Hugo disse, já existem Leds de alto rendimento, mas não sei se ainda compensam quando podes adquirir uma calha T5 ou HQI.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado: (editado)
Necessito de uma opinião de um técnico (dispenso meras sugestões sem conhecimento de causa)
Ao que parece quando os membros se tornam muito exigentes há quem dispense dar opiniões de todo...

Parabens Hugo, a tua resposta acertou em cheio :evilbat:,

Editado por brancaman
Publicado:
Mas como não sou o perito que procuras, recomenso-te a procurar nos patrocinadores do fórum, tens lá o Sérgio Caneca que é um grande entendido na matéria, e me tem ensinado muito.

Não és técnico... mas pelo que tens aprendido já tens conhecimento de causa e era isso mesmo que procurava. Obrigado pelo conselho...

@Vasco Matos - Não procuro fazer um grande plantado nem ter plantas muito exigentes. A minha ideia é ter uma boa iluminação, mas com consumos "simpáticos" para não fazer mossa na conta da luz (já tive HQI e sei o que custa). Só fiquei admirado com a diferença dos valores dos leds praticados na China.

@brancaman - era mesmo isso que eu dispensava. Qualquer das formas tenho que te dar os Parabéns, porque foste o 1.º a não contribuir para a minha dúvida e se calhar para a dúvida de muitos que aqui pesquisam.

Publicado:

Não escrevi nada quando acabaste de postar o post inicial deste tópico devido exactamente à tua primeira frase.

Achei-a descabida e totalmente deslocada, tendo em conta que colocaste um post num forúm público.

Quem por aqui vai postando, sabendo mais ou sabendo menos (que é o meu caso), fá-lo com boa intenção. E, as vezes, é de onde menos se espera que surgem as melhores surpresas!

Talvez agora, tanto tempo depois de teres aberto o tópico, possas começar a dar valor aos bumps que são inadvertidamente gerados pelos posts que, mesmo não ajudando muito ao que pretendes, trazem o teu tópico e a tua dúvida para o topo das listas, fazendo com que esteja mais exposto.

Desejo-te o maior sucesso no esclarecimento da tua dúvida, que tb é minha e será, certamente, de muitos mais!

Cpts!

Publicado:

Já vi que aqui as pessoas ofendem-se com muito pouco.

Qualquer das formas, vou explicar o porquê de querer apenas opiniões de alguém com conhecimento de causa ou opiniões dos técnicos.

- Quantas vezes aqui e noutros foruns encontram informação errada?

- Quantas vezes já leram tópicos em que o tema inicial é desviado durante a "conversa" entre membros?

- Quantas vezes é que se aborrecem em ler tópicos enormes "cheios de palha" e só em meia dúzia de mensagens é que conseguem dizer "Sim senhor... Bom tema, ou boa resposta" ?

Pois é!! Agora já entendem o porquê?

Como o Português é uma lingua muito complicada, quem lê pode interpretar uma certa "arrogância" da minha pessoa, mas acreditem que não o é.

Já chega de "palha" e os entendidos que se chegem à frente Sff. :medieval_mace:

Aqueles Leds chinocas que se encontra no Ebay (moon lights, etc), são bons para a aquariofilia ou só me vai servir para enfeitar a minha arvore de natal!?

Publicado:

Vou falar pela minha experiência e por aquilo que vi e falei com o ramirezi (patrocinador aqui do fórum).

Leds azuis para moonlights qualquer serve (chinês, albanês, romenos etc).

Azuis de alto rendimento para substituir as lâmpadas actínicas para água salgada.

Para plantados:

Para qualquer tipo de planta, calhas feitas e caras.

Para aquários low-tech:

Reduzida opção de plantas;

Aquários que não sejam altos.

Neste últimos dois casos existem calhas de leds à venda (eu mandei vir de França, mas existem na Alemanha) agora dos chinocas não sei se serão iguais mas penso que não podemos assegurar tal coisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!