passado Publicado Agosto 30, 2010 Share Publicado Agosto 30, 2010 (editado) Olá pessoal desde já parabens pelo forum, já consegui recolher muito boa informação. Entao a minha historia é o seguinte, em tempo tive um aquario de 60L senao me engano, onde um familiar me ajudou a montar, entao colocamos areia, pedrinhas, plantas e tal, mas o aquario nunca sobreviveu muito bem, ou aguas turvas, morte de peixes etc etc. Entao agora pensei, e com influencias familiares que tem aquarios marinhos lindos, fazer um aquario de agua doce quente, de agua salgada não pois penso nao ter espaço e ser muito dispendioso, e com agua doce quente tambem se consegues coisas muito bonitas, entao comelando pelo espaço que tenho: O espaço é semi-reduzido, pois tenho um movel com a base para assentar o aquário de 42x42, entao pensei num aquario de 42x42x42, seguem as fotos do ambiente onde ira ficar inserido, a ideia seria substituir o trambulho da televisao Queria a vossa ajuda para que. Devo eu apostar em vegetação? Que manutenções isso requer? Sera mal tratar os peixes ao colocar, plantas de plastico so para efeitar? Será má politica so colocar areao ( penso que que isto seja aquelas pedrinhas do fundo) ? pergunto isto porque da outra experiencia fiquei com a senssao que a areia e que estragou aquilo tudo Será possivel colocar aquecedores e filtros escondidos, tipo num canto do aquario colocar uma chapa preta e por traz entao o aquecedor e o aquecedor? Ajudem-me edit: É verdade esquecime de referir que estava a pensar, e juntando varias ideias que vi, num aguario com pedrinhas laranjas/acastanhadas, com um tronco e pedras maiores, que posso fazer com esta ideia? Editado Agosto 30, 2010 por passado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Agosto 30, 2010 Share Publicado: Agosto 30, 2010 Boas Eu só venho aqui para te dizer,que fasas o que fizeres tenta sempre,mas sempre ter o aquário o mais natural que for posivel,isto quere dizer que com plantas naturais, naturalmente ficará muito melhor,acho que deves ler muito por aqui no Foro,antes de comesares a montar o aquário, poupas t€mpo e as coizas correm melhor,muita calma,e mais uma vez muita calma. Cump: A.S Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Agosto 30, 2010 Autor Share Publicado: Agosto 30, 2010 Sim eu numa fase inicial e de pesquisa, o tamanho do aquario so tenho duvida na altura, depois e escolher fauna e flora, estou a pensar uma coisa natural mas so de rocha e troncos, brevemente vou postar um projecto feito á mao.... Ninguem tem mais opnioes? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Paulo Viegas Publicado: Agosto 31, 2010 Share Publicado: Agosto 31, 2010 Huummm 72 litros brutos de água... pedras, areão, iluminação por cima...o móvel é madeira maciça ou aglomerado. Atenção que o aqua pesará mais do que a TV e terás que prever algum reforço do móvel se o mesmo não te inspirar confiança. Á primeira vista parece-me que irá aguentar, no entanto verifica isso. Considera igualmente colocar algo isolante por debaixo do aquário pois com as mudanças de água, escorrer sempre alguma coisa e com o tempo irá ter o móvel estragado, pelo que a prevenção é sempre a menlhor opção. A vegetação, depende sempre de que plantas gostas mais, assim como a possibilidade de colocação de substrato fertil e ainda e não menos importante a iluminação. Antes de avançares para um aquário densamente plantado (se for esse o caminho) faz contas à iluminação. A manutenção inicial deve ser sempre regular, pois o aquário está a arrancar e por vezes a decoração não fica como gostamos e lá andamos a remexer, o tronco suja a água e lá andamos a tirar água, etc. de resto quando o aquário estiver ciclado e se não houver nenhum excesso de peixes é possivel a realização de manutenções pequenas e regulares. Atenção que aquários mais pequenos são mais dificeis de equilibrar, pelo que a colocação de um peixe a mais pode desiquilibrar todo o conjunto. Vai com calma. O areão não faz mal no aquário deve ser limpo (se tal for possivel - se não for densamente plantado) regularmento através de sinfonagem. Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Agosto 31, 2010 Autor Share Publicado: Agosto 31, 2010 (editado) Bem isto esta a começar a tomar efeito, então antes de mais coloquei outra pergunta a mim mesmo, sera que as medidas 42x42(estas obrigatorias)x50 não ficaria melhor? Nós quando damos a medida do aquario eles pressupõem que a medida da base sera para um movel com essa medida, eles encurtam um bocadinho ou e melhor pedir? isto porque tenho medo de chegar a casa e ficar um pouco fora, será melhor pedir 41,5x41,5 so para nao correr riscos? @Joao Paulo Viegas, sim o movel em madeira maciça, não me parece que nao aguente, estou desconfiado só das rodas que ele tem, mas isso é caso a ver com o meu pai e talvez tirarmos as rodas....Em relação ao "chão" sim estava a pensar colocar "uma carpete" para evitar isso. Bem entretanto fiz um projecto de uma disposição e ontem andei a ver umas plantinhas e achei que ficavam bem, nada de especial, mas o que saiu foi isto: os círculos sao pedras, no canto superior esquerdo é uma pedra maiorzita, e depois as outras sao pedras pequenas, as plantas a que me inclinava eram estas: Perto da pedra maior: Vallisneira spiralis marmor Vallisneria gigante small Vallisneira spiralis small Vallisneira gigante var "Curly" var asiatica Vallisneira nana Vallisneria gigante americana Entre as outras pedrinhas: Eleocharis parvula Pogostemon helferi Blyxa japónica Lilaeopsis novae-zelandiae Verifiquei que havia plantas de crescumento rapido e outras mais lento mas todo o grau de dificuldade delas é baixo ou media, vi estas plantas na water evolution, a ideia seria no intervalo de as pedras um genero de arbustozito que nao se expandisse para os lados, atraz da pedra grande uma vegetação assim altinha, pelas que mostro da para perceber a ideia Isto tudo requeria penso eu um foco com uma lampeda LEDs a incidir mesmo no aquário de 60w seria o sufeciente? Deiam a vossa opiniao ou sugiram plantas melhores para o meu caso pois eu o meu conhecimento e muito pouco Editado Agosto 31, 2010 por passado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Paulo Viegas Publicado: Agosto 31, 2010 Share Publicado: Agosto 31, 2010 Olha, um site onde tirei algumas duvidas relativamente à iluminação, foi aqui: http://www.aquaeden-shop.net/conceitos.html Dá uma vista de olhos e rapidamente verificarás que o que contará serão mais os lumens que a lampada consiga fazer do que os watts. Tem atenção que não deverás ter um aquário que saia para fora do armário (falamos em cms). Em relação às rodas do móvel eu recomendaria que fossem retiradas, pois às vezes num toque acidental no mesmo poderá provocar algum acidente. O aquário deverá estar num local estável e direito. Por debaixo do aqua poderás por esferovite em fez da alcativa, pois mais humidade, mais cheiro, apodrecimento, etc. etc. Em alternativa à esferovite, pois podes não gostar do aspecto, podese sempre considerar outro material que permita um nivelamento correcto ao aquário assim como que seja impermeável. Quanto às plantas porque não considerar as anubias. São plantas bonitas (na minha opinião), de facil manutenção e não são muito exigentes em termos de iluminação. Podes sempre variar no tipo de folha, altura e tamanho das plantas. Dá "um salto" ao subforum dos nano aquários e pode ser que encontres alguma planta bonita e que até dê para o teu aqua. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Agosto 31, 2010 Autor Share Publicado: Agosto 31, 2010 Olá, desde já obrigado pelas respostas tem sido muito uteis O movel, se ficar este vou retirar as rodas, digo se ficar este porque entretanto encontrei um aqui por casa que ficava bem mas é mais baixo a nivel estetico nao sei se ficaria tao bem como este....mas o que vou colocar eu estava a pensar em algo como isto http://www.wate-r-evolution.com/shop/aquar...ra-aquario.html será suficiente? A nivel de plantas gostei de algumas dessas vertentes das anubias so fico de pé atras porque como vou poder ter poucos peixes queriam uma vegetação mais simples, se é que me faço entender, pois estava a pensar colocar um ou dois camaroes e depois 3 a 4 peixes no maximo (caso de serem cicledeos), ou entao arranjar duas espécies que façam cardome e fazer dois cardomes pequenos, isto sempre com um ou dois camaroes, mas isto e um caso ainda em estudo, pois ainda tenho de pesquisar mais sobre os peixes e as relaçoes deles, e visto ser um aquario de dimensoes pequenas ir colocando aos poucos para ter os niveis equilibrados (niveis esses que ainda os tenho de estudar). Mas opinioes sao sempre vem vindas Já agora o processo que estou a pensar fazer é: primeiro montagem com plantas e estabilização de níveis, depois ir colocando um peixe de cada vez com testes regulares, para ter sempre tudo em ordem, que acham? (mesmo que isto demore um ano, pois o dinheiro tambem nao abunda e quero ir fazendo) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Lupper Publicado: Agosto 31, 2010 Share Publicado: Agosto 31, 2010 (editado) Boas, Eu nao li o topico todo mas já deves ter lido que nao podes meter os peixes por meter, primeiro tens de fazer o ciclo do azoto. Podes procurar no google que encontras. Mas vai pondo as dúvidas eu sou iniciante como tu mas tenho lido muito, o que ajuda imenso. mas o que vou colocar eu estava a pensar em algo como isto http://www.wate-r-evolution.com/shop/aquar...ra-aquario.html será suficiente? Penso que bastava uma placa de esferovite. Outra coisa que disseste que o teu móvel tem 42x42 e fazeres um aquário de 42x42x42 acho que é um bocado arriscado. Seria melhor e mais seguro ser 40x40x40, por exemplo. Editado Agosto 31, 2010 por Lupper Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Agosto 31, 2010 Autor Share Publicado: Agosto 31, 2010 O meu problema com a placa de esferovite é a estetica Sim estou a pensar quando mandar fazer, mandar fazer pelo menos 1cm mais pequeno Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Lupper Publicado: Agosto 31, 2010 Share Publicado: Agosto 31, 2010 O meu problema com a placa de esferovite é a estetica :D Sim estou a pensar quando mandar fazer, mandar fazer pelo menos 1cm mais pequeno :D Haa ok :D Sim com menos um pouco que o armario e melhor. Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Share Publicado: Setembro 6, 2010 Boas pessoal mais ninguem tem ideias? Alguem sabe sites onde exista uma biblioteca de plantas e peixes de facil consulta? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Paulo Viegas Publicado: Setembro 6, 2010 Share Publicado: Setembro 6, 2010 Plantas (se te "orientas" com o inglês): www.tropica.com Quanto a peixes, como tenho livros, não sei de nenhuma referência...mas o pessoal irá ajudar... Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Share Publicado: Setembro 6, 2010 Plantas (se te "orientas" com o inglês): www.tropica.com Quanto a peixes, como tenho livros, não sei de nenhuma referência...mas o pessoal irá ajudar... Embora nao seja o meu forte o google ajuda Obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Agosto 20, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 20, 2011 Olá pessoal, quase um ano depois cá estou eu Varias situações na vida fizeram abandonar a ideia, mas este ultimo mes a ideia regressou e agora já mais cimentada pois bem o aquario já comprei e neste momento já tem agua e tudo, comprei um fluval chi, para o local que era achei o maximo Recorro novamente a voces para que me possam orientar em termos de população. Neste momento o aqua foi cheio ontem e tenho estado a fazer o tratamento recomendado no livro de instrucções com os respectivos liquidos é certo que a agua no inicio ficou um pouquinho turva mas agora esta quase estável, quero levar isto devagar para nao errar. Então que peixes aconselham a por? eu tinha pensado num camarão e ou discos ou uns peixes que vi que existem azuis, amarelos, nao muitos, tinha pensado maximo dois pois sei que sao peixes grandes e o aqua é pequeno, que dizem? E plantas quería algo simples que tivesse uma pedra ou tronco a traz com vegetação e a frente vegetação rasteira, o que acham? Seguem algumas fotos (o fundo neste momento é isto: http://hagen.com/uk/aquatic/product.cfm?CAT=1&SUBCAT=109&PROD_ID=01126910030101 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zms Publicado: Agosto 20, 2011 Share Publicado: Agosto 20, 2011 Boas, deves ter o ciclo do azoto feito antes de começares a colocar os peixes, deves comprar os testes de água para conseguires saber quais os niveis de nitritos, nitratos, amónia e ph pelo menos, senão corres o risco de matar os peixes. Relativamente às plantas depende de vários factores e €€€, iluminação, substrato, co2, fertilização etç. Exstem plantas que têm poucas exigências, outras mais, procuras listas de plantas onde tenham as características, assim concilias com as condições que vais proporcionar. Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dimota Publicado: Agosto 20, 2011 Share Publicado: Agosto 20, 2011 Bem penso que discus não deves colocar pois eles crescem bastante. Mas há muitos peixes engraçados, tens peixes mais pequenos e fáceis de tratar como guppys, mollys, espadas, todos muito coloridos e que se reproduzem muito, os guppys até são extramamente coloridos, mas se quizeres optar por outros, como um casal de apistogramas ou um casal de ramirezis tu e que sabes. A regra é por cada cm de peixe é preciso um litro de água. mas lembra-te que há peixes que são territoriais (os apistogramas) Citar Cumps. Aquários -- Escalares 225 litros -- Fishroom DIY até agora custo 0€ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Agosto 20, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 20, 2011 Boas, deves ter o ciclo do azoto feito antes de começares a colocar os peixes, deves comprar os testes de água para conseguires saber quais os niveis de nitritos, nitratos, amónia e ph pelo menos, senão corres o risco de matar os peixes. Relativamente às plantas depende de vários factores e €€€, iluminação, substrato, co2, fertilização etç. Exstem plantas que têm poucas exigências, outras mais, procuras listas de plantas onde tenham as características, assim concilias com as condições que vais proporcionar. Cumps Sim a minha ideia a nivel de plantas e colocar as que menos manutenção necessitar por como é o primeiro mais aserio prentendo uma coisa simples Conheces alguma dessas listas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zms Publicado: Agosto 20, 2011 Share Publicado: Agosto 20, 2011 Podes encontrar por exemplo na área dos patrocinadores, se entrares nos links, para não fazer publicidade a A, B ou C...! Ou então google, encontars em cinco minutos. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vitorfranco Publicado: Agosto 20, 2011 Share Publicado: Agosto 20, 2011 Então que peixes aconselham a por? eu tinha pensado num camarão e ou discos ou uns peixes que vi que existem azuis, amarelos, nao muitos, tinha pensado maximo dois pois sei que sao peixes grandes e o aqua é pequeno, que dizem? Se queres uma coisa mais a sério, deves começar por respeitar a integridade dos peixes, como já foi dito, o ciclo do azoto tem que estar completo antes de se pensar em peixes. Agora quanto aos peixes, vejamos, esse aquário é de 19 litros brutos, areão, pedras, troncos...fica com 15 litros de agua...fica-te pelos camarões e metes uns 6 neons, ficas logo ficas com o aquário lotado. No que toca a plantas, tens as anubias, fetos e uns musgos. Ficas com um mini-aqua porreiro. Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dimota Publicado: Agosto 20, 2011 Share Publicado: Agosto 20, 2011 Se queres uma coisa mais a sério, deves começar por respeitar a integridade dos peixes, como já foi dito, o ciclo do azoto tem que estar completo antes de se pensar em peixes. Agora quanto aos peixes, vejamos, esse aquário é de 19 litros brutos, areão, pedras, troncos...fica com 15 litros de agua...fica-te pelos camarões e metes uns 6 neons, ficas logo ficas com o aquário lotado. No que toca a plantas, tens as anubias, fetos e uns musgos. Ficas com um mini-aqua porreiro. Não é de 19 Citar Cumps. Aquários -- Escalares 225 litros -- Fishroom DIY até agora custo 0€ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Agosto 20, 2011 Share Publicado: Agosto 20, 2011 Boas Discos nesse aquário não dá,e muito pequeno,acho que só depois de fazeres o ciclo do azoto,o que pode levar quatro semanas,e de saberes que PH vai ficar a água,ai sim começas a pensar que peixes se dão nessa água com esse PH. Comp: Álvaro Silva Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vitorfranco Publicado: Agosto 20, 2011 Share Publicado: Agosto 20, 2011 Não é de 19 Ok, enganei-me é de 25 litros, de qualquer modo, não penses que tens muito mais espaço de manobra, peixes grandes é mesmo para esquecer. Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dimota Publicado: Agosto 20, 2011 Share Publicado: Agosto 20, 2011 Ok, enganei-me é de 25 litros, de qualquer modo, não penses que tens muito mais espaço de manobra, peixes grandes é mesmo para esquecer. Não se é de 40*40*40 ´de 65 Citar Cumps. Aquários -- Escalares 225 litros -- Fishroom DIY até agora custo 0€ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vitorfranco Publicado: Agosto 20, 2011 Share Publicado: Agosto 20, 2011 Não se é de 40*40*40 ´de 65 Não li em lado nenhum que o aquário tinha 40*40*40, eu apenas reportei-me ao que foi dito "fluval chi" que apenas tem 2 modelos 19 e 25 litros. Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dimota Publicado: Agosto 20, 2011 Share Publicado: Agosto 20, 2011 Tens razão peço desculpa, pensava que ele ainda ia seguir o projecto inicial. Se puderes diz o tamanho do aquário que tens ok passado? Citar Cumps. Aquários -- Escalares 225 litros -- Fishroom DIY até agora custo 0€ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts