Nuno Antunes Publicado: Janeiro 3, 2005 Publicado: Janeiro 3, 2005 Para mim o que condiciona realmente é o bom senso. Sabemos que cada peixe tem as suas necessidades de espaço e por isso tentamos que cada exemplar no nosso aquário tenha o seu espaço, por forma a que se sinta feliz e não incomode demais os outros. As regras são o ponto de partida mas podem e devem ser adaptadas caso a caso consuante a natureza dos habitantes do aquário. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Tomás Mendes Publicado: Janeiro 3, 2005 Publicado: Janeiro 3, 2005 Falei no 1cm/l porque falamos de alevins, coisinhas minusculas...Claro que quando vão crescendo temos que ir adaptando e mudando-os de aquário para aquários maiores, pois a qualidade de vida dos primeiros tempos de um peixe, irá determinar o seu tempo total de vida e o seu tamanho! Mas lá por serem alevins não sujam menos e aí entram os nitratos nem é o problema do tamanho do peixe. Já ouvi falar muitas vezes em 3 litros para cada guppy pequenino crescer até 2 meses e com dois meses chega a 2cm (por vezes nem isso) e são peixes que não sujam muito. Podes falar-me também em trocas parciais frequentes mas ainda assim defendo a minha teoria. Qual a seguir? A que acharem mais convicente e que vos parecer mais adequada. Talvez nenhuma esteja correcta... . Nunca se sabe como a ciência e a biologia vão evoluir. Neste caso é a opinião pessoal pois a minha "regra" foi inventada após ler várias coisas e até hoje nunca a vi em outros locais. Um abraço. Citar
Vlad Publicado: Janeiro 3, 2005 Publicado: Janeiro 3, 2005 Para mim o que condiciona realmente é o bom senso. Sabemos que cada peixe tem as suas necessidades de espaço e por isso tentamos que cada exemplar no nosso aquário tenha o seu espaço, por forma a que se sinta feliz e não incomode demais os outros. As regras são o ponto de partida mas podem e devem ser adaptadas caso a caso consuante a natureza dos habitantes do aquário. Isto sim, devía vir nos livros! Esses ratios servem como orientação. Já se fala de alevins, etc, mas sempre me pareceu que a regra era de 1cm/L de peixe adulto. No fim da conversa tudo isto se resume a termos uma norma por onde tabelar o desenvolvimento dos nossos aquários. Quantos de nós têm mais do que isso? Muitos provavelmente e não é por medirmos minuciosamente todos os peixes que chegamos à conclusão que é necessário mudar qualquer coisa: é sim por olhar, pensar e usar uma boa dose de bom senso. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Recommended Posts