Recommended Posts

Publicado

Boas,

Adquiri há pouco tempo um indicador permanente de CO2 da Dennerle.

Montei e confesso que estou na dúvida se não estarei a fazer algo mal porque o líquido não muda de cor.

Fiz como as instruções diziam, usando uma das cargas de líquido mas a verdade é que aquilo não muda de cor nem à lei da bala!

Acho que tem sempre a mesma cor seja horas após o CO2 estar a entrar no aqua, seja quando as luzes acabam de aceder e ainda não há CO2 a ser injectado.

Tenho o fluxo de bolhas em 2,5 bolhas por segundo mas isso não altera a cor. Já tentei aumentar um pouco mais o fluxo mas acho que isso não tem resultado prático algum, para além do gastar desnecessário do CO2.

Isto porque aumentando o nº de bolhas aumenta também a dimensão das bolhas que saem do difusor, o que leva a que se dissolvam mais, certo?

Eis dois clips, um do difusor e do indicador permanente (um em cada lado do aqua) e um do conta-bolhas.

Video 1

As bolhinhas que se vêem são microbolhas de CO2 ;)

Video 2

Alguém que tenha este indicador pode dar uma opinião sff?

Publicado:

Deve ser diferente do meu...

Neste diz claramente para meter o líquido todo dentro do recipiente de vidro...

Publicado:

Boas.

No meu entender tens 2 coisas que não estão correctas, pelo menos pareceu me no video !!

1 No drop devias ter mais agua, pelo menos mais de meia bola !!

2 O difusor já tem bastantes algas , o que acaba por dificultar mais a dissolução do CO2 !! Aconselho a teres 2 e ires alternando enquanto 1 lava colocas o outro !

Uma outra coisa é , será que CO2 é espalhado pelo aquario ? ..

Ah, a cor verde é sinal de CO3 normal me parece.. Mesmo durante a noite não tem que mudar de cor, porque mesmo assim o CO2 não chega a niveis muito baixos, logo não terá que mudar de cor.

Isto é a minha ideia, mas espera por alguns pros, que pode ser que tenha outra ideia.

Cumps.

Deve ser diferente do meu...

Neste diz claramente para meter o líquido todo dentro do recipiente de vidro...

Só se funciona de outra maneira, porque NORMALMENTE tem que se colocar um numero de gotas, e encher com agua do aquario..

O meu aquario Stranix

O meu outro hobby A Fotografia

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Publicado:

O drop não deve ter água. É que o ponto 3 das instruções diz literalmente isto:

"Put the intire contents of an ampoule into the test container"

O ponto seguinte das instruções diz para virar o drop com cuidado, de forma a não derramar o líquido...

Concordo com a sugestão do difusor mas não noto diferença no tamanho das bolhas. É algo a adquirir num futuro próximo! :D

Quanto ao espalhar das bolhas, elas são empurradas pelo tubo perfurado por onde entra a água que vem do filtro. Ou seja, elas sobem e são empurradas numa diagonal para baixo ao longo do vidro frontal.

No vídeo podes ver muitas bolhas minúsculas a flutuar, mesmo do lado contrário àquele onde está do difusor...

A terminar, a cor. A cor está sempre azul bem escuro. E não muda...

Publicado:
O drop não deve ter água. É que o ponto 3 das instruções diz literalmente isto:

"Put the intire contents of an ampoule into the test container"

O ponto seguinte das instruções diz para virar o drop com cuidado, de forma a não derramar o líquido...

Concordo com a sugestão do difusor mas não noto diferença no tamanho das bolhas. É algo a adquirir num futuro próximo! :D

Quanto ao espalhar das bolhas, elas são empurradas pelo tubo perfurado por onde entra a água que vem do filtro. Ou seja, elas sobem e são empurradas numa diagonal para baixo ao longo do vidro frontal.

No vídeo podes ver muitas bolhas minúsculas a flutuar, mesmo do lado contrário àquele onde está do difusor...

A terminar, a cor. A cor está sempre azul bem escuro. E não muda...

Bom se assim diz, é assim que deve de funcionar... :P eles lá devem de ter razão !!

Em relação ao difusor, tudo bem, mas olha que garantidamente quanto mais limpo está mais pequenas saiem as bolhas... ;)

Sim, no video consegue se ver... Erro meu que não reparei onde estava o " chuveiro " ...

Quanto ao azul.. Bom, já não sei o que diga.

Qual é a tabela de cores deles? ...

O meu aquario Stranix

O meu outro hobby A Fotografia

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Publicado:

A tabela de cores é esta, mas com cores mais fortes, mais intensas:

frontbild%20lzt%202.jpg

(pf ignora o elemento de vidro, o meu é diferente)

Encontrei também uma foto do chuveiro (como tu lhe chamas ehehehe) com as ampôlas ao lado:

th_ezb_crystal_line_kontrollgeraete_langzeittest_mini_indikator.jpg

Publicado:

Boas,

Podes dizer o PH e o KH do teu aquário?

Pedro.

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Claro que sim! :character0050:

PH: 7 a 7,5

KH: 3 (no max 4, não me recordo bem...)

Publicado:
Claro que sim! :)

PH: 7 a 7,5

KH: 3 (no max 4, não me recordo bem...)

Nesse caso o Dropchecker deve estar correcto: tens muito pouca concentração de CO2.

Mede bem os valores (7 a 7,5 é uma grande distancia) e vê na tabela presente nesta página de um membro aqui do forum qual o CO2 que tens (http://www.brazio.org/blog/2009/10/13/tabela-de-co2-com-base-no-kh-e-ph/)

Não é à prova de bala mas como estás com duvidas do teu checker, sempre dá para comparares ambos os resultados.

MAS com essas plantas que tens e o CO2 que estás a injectar não devia estar assim... já verificaste fugas entre o contador de bolhas e o difusor?

Pedro.

Pedro.

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Não consigo medir de forma mais exacta o ph :) O teste da Sera salta de meio ponto em meio ponto...

Hoje à noite vou tentar verificar uma eventual fuga mas... não me cheira.

Tens alguma sugestão quanto à forma de o fazer? Uso o tradicional teste da água com sabão? Ou pode ser perigoso?

Quanto à tabela... se bem entendi... para um ph de 7,5 teria de ter um Kh de 14? É isso?

Cheira-me que vou testar novamente o meu Kh hoje, não vá eu estar aqui a dizer algo que actualmente esteja errado!

Publicado:

Essa forma de verificar fugas parece-me bem e barata :)

Não é bem isso que queres (KH), será mais o ph estar mais baixo... aliás é isso mesmo que acontece qd injectas CO2.

Pergunta estupida: é CO2 pressurizado?

Pedro.

Pedro.

Publicado:

Sim, é pressurizado.

Btw... pergunta estúpida porquê???

Voltando ao ph, a descida deste é algo que não noto, realmente.

Publicado:
Btw... pergunta estúpida porquê???

Pq com aquela quantidade de bolhas dificilmente seria caseiro :)

Pedro.

Publicado:

LOL

Olha que não... um caseiro bem feito e acabadinho de montar (tipo 1º ou 2º dia)... bomba forte e feio! :)

Publicado:

olá!

quando mudei de filtro duma biobox para um eheim 2213 tive sérias dificuldades em reter o CO2 na agua; antes com a biobox tinha o drop checker sempre verde; com o eheim, troquei a saida da agua vezes sem conta e mesmo assim provocava muita agitação da superficie e o CO2 não era retido nem por nada. Acabei por resolver trocando o inflow e o outflow por uns lily pipes de vidro. O CO2 sempre foi caseiro (ainda é).

ve se porventura é também o teu caso.

outra coisa que podes também tentar é experimentar outra solução reagente para o dropchecker. nessa mesma pagina que tem a tabela de co2 ha 1 artigo bom sobre como fazer a solução.

drop checker bem afinadinho

abraços

Bruno Branco

Publicado:

Bruno,

obrigado pela dica mas eu tenho a flauta do meu filtro montada de forma a que mande a água para baixo.

Desta forma apanha as bolhas a subirem mesmo por baixo da flauta e obriga muitas delas a percorrem todo o comprimento do aqua, chegando mesmo a dar a volta na lateral oposta.

Podes ver na img abaixo como está montado:

P1000643.jpg

No vídeo que coloquei consegue ver-se as bolhas que foram empurradas pela entrada da água via flauta a flutuarem perto do drop checker.

Quanto ao link, perdoa-me a perguiça mas não me estou a ver ir fazer aquela receita... :)

Mais a mais, isto tem é de funcionar! ;)

Publicado:

@pmgsr: confirmo que o meu Kh é 3...

Não pude foi confirmar se não tenho fugas mas acho que, a haverem, será algo pouco relevante.

Tenho um fluxo intenso a entrar na coluna de água e, se aumentar a quantidade de gás que estou a debitar, acho que se vai perder mais do que se vai aproveitar...

Se calhar fazia sentido era comprar um difusor diferente, daqueles que as bolhas têm de percorrer um 'caminho' aos zigue-zagues antes de entrarem na coluna de água.

Publicado:

boas

Acho que é mais por ai. com esse ph e kh não estás a dissolver o co2.

antes de comprares outro, tenta reposiciona-lo (cada aquário é um aquário!) e limpa as algas do difusor pode ser que ajude.

(o meu, quando está sujo, tem tendência a fazer bolhas maiores).

abraço!

Bruno Branco

ps - se fores de facto comprar outro pondera os reactores de co2 que ficam instalados no tubo de saída do filtro. nao sao caros, é menos 1 coisa dentro do aquário e tem 1 taxa de dissolução perto dos 100%

Publicado:

Continuo a achar estranho mas tens aí a resposta do Bruno.

Eu por vinte e poucos euros comprei este http://www.tmc-ltd.co.uk/planted-tank/aqua...r-diffusers.asp.

É em plástico mas faz o seu trabalho. Tem umas ventosas que prendi a um dos Eheim 2234 externos que tenho.

As bolhinhas que saiem da "flauta" do eheim são de dimensão minima e espalham-se muito bem no aquário (nada que não aconteça já no teu, a julgar pelo video).

Só um senão: os dois filtros não fazem barulho nenhum e com este reactor ouves barulho de água qd o solenoide do CO2 está ligado, pq sempre cria bolhas (mas de CO2) dentro do reactor. Mas é minimo...

Pedro.

Pedro.

Publicado:

@ bbranco: obrigado pelas dicas!

Alguma sugestão quanto à forma de o limpar das algas? Aquilo devem ser restos de cianobacterias, acho eu.

Quanto a reposicioná-lo, aquele local é onde faz sentido. Não vejo outro onde as bolhas que entram possam ser forçadas a permanecer mais tempo na coluna de água...

Daqui a nada já vou ver esses reactores de que falas!

@ pmgsr: Esse barulho não me preocupa. Se isso trouxer eficácia ao processo de injecção de CO2, não me importo. OB!!!

Publicado:

mete o difusor de molho em agua e lixivia (50-50) umas horas boas. depois enxagua muito bem e fica novo!

quanto ao reposicionamento, só mesmo testando. estas coisas as vezes não vao lá pela logica!... Eu tenho a saida e entrada de agua na lateral esquerda e o difusor na direita. comigo , assim funciona, mas volto a repetir, cada caso é um caso.

abraço!

BB

Publicado:

Bem, primeiro vou seguir o teu conselho e lavar bem o difusor, se bem que ele nunca tenha deixado de mandar bolhas bem pequenas.

Vamos ver o resultado.

Depois logo penso se compro o difusor da TMC. Já o encontrei por cerca de 20 euros + portes do UK.

Quanto a mudá-lo de local, acredito mesmo que não seja essa a solução. Sem estar por debaixo da flauta, as bolhas não encontrarão resistência na sua subida e acabarão por se perder mais rapidamente.

Darei notícias...

AB

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!