Recommended Posts

Publicado:

ahahahah

terei cuidado!!

Mas antes ainda tenho de arranjar a peça que me permita ligar a mangueira à torneira misturadora da banheira ;)

• Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas plisboa,

Pessoalmente tambem uso uma mangueira com uns quantos metros (nao sei quantos ao certo) para fazer os meus Tpa's. A fazer Tpa´s de cento e muitos litros nao chegava lá de outra forma...

Eu optei por colocar um aplicador em T sendo que numa ponta tenho a saida para a mangueira e na outra ponta sai o tubo do para levar agua ao autoclismo. Tirei estes fotos já á mais de uma ano para ajudar um outro user de outro forum. Peço desculpa pelos reflexos e pela mã qualidade das fotos, mas foram tiradas a pressa com o telemovel e com alguma boa vontade, para tentar ilustrar melhor as minhas palavras...

image231q.jpg

image232o.jpg

image233i.jpg

image234r.jpg

O procedimento para por a mangueira a sugar a agua é muito simples:

- posiciono a mangueira e encaixo-a;

- de seguida ligo-a;

- A mangueira enche, liberta o ar que tem dentro, e começa a levar agua para o aquario;

- Fecho a torneira;

- Desencaixo a mangueira do aplique e posiciono-a na sanita (sempre com a outro ponta da mangueira dentro de agua);

- O efeito sucçao e gravidade faz o resto, e a agua começa a correr do aquario para a sanita ;

Espero ter ajudado.

Publicado:

Caro Norby,

estás a partilhar info útil e ainda pedes desculpa?! Nada disso! A malta só agradece!!! ;)

Deu para perceber perfeitamente!

No meu caso tb posso fazer igual. O autoclismo tem a torneira por baixo dele, fica menos acessível, é certo, mas tb dará para fazer isso.

O método agrada-me e julgo tê-lo percebido mas ainda tenho uma dúvida:

Ao chegares a este passo Desencaixo a mangueira do aplique e posiciono-a na sanita (sempre com a outro ponta da mangueira dentro de agua a mangueira não começa a verter a água que tem lá dentro?

Ou seja, não verte água desde que a desencaixas da torneira até que a apontas para a sanita?

AB!!!

Publicado:

A tua pergunta faz todo o sentido.

O que eu faço, antes de retirar o aplique do encaixe, é dobrar a mangueira para cortar o fluxo de agua. Quando esta tudo a postos é só soltar a mangueira e voilá. ;)

Publicado:

Percebido!

Muito obrigado! ;)

Hoje não sei se consigo mas amanhã já devo passar no Aki para ver preços para o que me falta.

Publicado:

Tal como suspeitava, o dia hoje foi bem longo e não tive hipótese de ir ver o material necessário.

Contudo, em casa, pude ver que a mangueira tem o mesmo terminal branco que se vê nas tua imgs (onde ligas a tua mangueira).

Também pude constatar que a peça que alimenta o autoclismo é igual à tua, com uma 'orelha' a servir de torneira.

Nas tuas imgs não fiquei com a certeza se tens mas acho que fazia sentido o lado do T onde ligo a mangueira também ter torneira, certo?

Vamos ver se consigo ir ao Aki esta 4a feira...

AB!

Publicado:

Sim da para abrir e fechar, claro.

Se reparares nas fotos, se no lado direito tem a tal "orelha", no lado esquerdo a funçao daquela "patilha" mesmo na ponta é ligar e desligar a agua.

Publicado: (editado)

Epá

Essa da sanita não tinha pensado...

É de facto uma boa opção e mais viável ainda.

É um sistema permanente, de encaixe...porreiro.

Obrigado pela partilha, também irei dar uma vista de olhos na torneira do autoclismo, pois acho que é igual e depois é só arranjar o sistema adicional.

plisboa se fores ao AKI antes de Sábado avisa em quanto é que ficou essa alteração.

EDIT:

plisboa

Também tenho estado aqui a pensar em como fazer o sistema viavel para ser utilizado por uma pessoa e tive a ideia de colocar na extermidade da mangueira que fica no aquário de modo a segurá-la enquanto vais abrir a torneira:

Sabes aquelas curvas que vêem com as máquinas de lavar roupa/loiça? Aquilo vaz um U. Penso que tenho lá um em casa e vou ver se é viavel. Se tiveres podes sempre prender a mangueira ali e encaichar no rebordo do aquário. O U penso ser suficiente largo para ultrapassar a calha da tampa quando aberta do teu aquário.

Fica a dica.

Editado por João Paulo Viegas

Comprei no Leroy Merlin um conjunto de uniões e já tenho o sistema montado.

Bem não está montado ao autoclismo, no entanto ligo-o à mangueira do chuveiro, cada vez que precisar dele. Não tive que andar a arranjar algo permanente, pelo que o acesso ao local e o meu jeito com canalização, desmotivaram-me um pouco.

No entanto acho o sistema prático, pois é só desenroscar o chuveiro e ligar a mangueira na união que se pode ver nas fotos, para colocar água, ao contrário é só puxar a água e retirá-la através da gravidade.

A mangueira de 5 metros ficou-me por 6 €. As restantes uniões à volta de 1 € e qualquer coisa, tirando a ponteira que foi 3 €. Não tenho aqui valores finais, mas depois coloco o preço final.

Penso que fiquei com um sistema porreiro, já o ensaiei, no entanto hoje vou experimentar o mesmo para tirar alguma água do água e também repor.

Ficam as imagens.

IMG_4030.jpg

IMG_4029.jpg

Editado por João Paulo Viegas
Publicado:

Olá!

Só li o teu post agora, ou seja, depois de ter comprado as coisas no dia de ontem. Desculpa...

Uma coisa que não percebo é porque é que um tópico iniciado por mim me aparece tendo respostas novas com a mesma infografia que os outros.

O habitual é aparecer um icon de uma pasta azul (acho eu) quando tópicos que eu abri ou em que participei têm posts novos... Adiante!

Quanto ao teu material, é igual ao que já tinha, sem o adaptador que liga ao chuveiro.

O que comprei ontem foi esta peça que vai substituir a actual torneira que alimenta o autoclismo:

img202.jpg

Não foi barata (quase 15 euros) mas tem duas torneiras, o que me vai permitir fechar a água somente na saída que alimenta a mangueira :flick_tongue:

Com isto montado (amanhã vem cá o meu pai pk, como eu costumo dizer, tenho dois pés no lugar das mãos!!!:) ), passarei a usar este método para levar água para o aqua.

Quanto ao processo de retirar, gostei imenso da ideia. Vou ver se funciona com o 'U' dos tubos das máquinas de lavar.

Darei novidades brevemente!

Um abraço!

Publicado:

Já encontrei o 'U' na despensa eheheheh

img205.jpg

img203.jpg

Já experimentei e a mangueira entra na perfeição.

Daqui a nada já vou fazer a TPA de fim-de-semana e depois digo como correu.

Há, no entanto, algo que me preocupa neste sistema. É o facto de poder haver algum peixe (ou camarão) que se aproxime da ponta da mangueira e que possa ser chupado...

Talvez haja alguma peça que possa enroscar na ponta da mangueira que tenha rede...

Publicado:

Já tirei a água com a mangueira mas foi uma trabalheira... como ainda não tenho a torneira montada, tive de chupar a mangueira e não foi fácil.

Tentei várias vezes e só saía um fiozinho de água... muito lento e depois parava.

Até que deixei de estar com a mangueira a deitar para a sanita e poisei-a na banheira. A partir daí não mais parou, tendo o fluxo aumentado ligeiramente.

Para mim o problema foi que não consegui ferrar convenientemente a mangueira pois devia haver sempre ar dentro dela...

Junto uma foto que mostra como ficou. Primeiro estava assim para evitar que os peixes fossem sugados mas, como não saía água, tirei a ponta. Não sei se ajudou ou não... O facto é que não houve probs com os animais!

img208.jpg

Junto também uma foto de uma peça que sabia que tinha cá em casa. Serve para prender na borda do aqua e segurar a mangueira. Seja como for, com o 'U' a coisa também funciona.

img209.jpg

Darei mais novidades quando e se as tiver.

Publicado:

Pois… também tive o mesmo problema, corria-me pouca água, depois de andar a ver a mangueira se a mesma tinha ar, vi que estava a fazer errado, pois tinha a ponteira dentro do aqua. Retirei-a e saiu muito bem… Também me lembrei dos peixes, no entanto com um terminal de um filtro externo colocado não haverá problema.

Tive igualmente um pequeno percalço com a pressão da torneira, abri muito a primeira vez e saiu-me a água com muita pressão, mas depois de regulada a pressão, consegues muito bem repôr a água sem grande revolução.

Estou ainda a pensar (caso a gravidade ajude) em adaptar o meu sifão para limpeza do areão enquanto estou a retirar a água. Sem ter verificado o diâmetro da mangueira dá naquilo. Vamos ver como corre.

Quanto ao teu sistema está porreiro, com torneira e tudo xpto. Porreiro. Acho que essas TPA agora serão mais fáceis.

Depois actualiza.

PS: Quanto aos tópicos, o azul é quando participas no mesmo. Desaparece quando entras novamente com a password e utilizador. Acontece igualmente quando limpas a cache do browser. Não sei se é o teu caso, a mim acontece-me ter o peixinho cor de laranja quando entro, pois não tenho o programa (browser) a guardar-me passwords.

Publicado:
no entanto com um terminal de um filtro externo colocado não haverá problema.

Desculpa mas não percebi esta parte...

PS: Quanto aos tópicos, o azul é quando participas no mesmo. Desaparece quando entras novamente com a password e utilizador. Acontece igualmente quando limpas a cache do browser. Não sei se é o teu caso, a mim acontece-me ter o peixinho cor de laranja quando entro, pois não tenho o programa (browser) a guardar-me passwords.

Eu estou sempre com sessão aberta. Nunca tenho de fazer login.

E agora mesmo acabei de notar outra coisa. Esta tua resposta não me apareceu com a pasta azul nem com o peixe cor de laranja. Já estava como tópico totalmente lido... Foi uma sorte ter olhado para a coluna da direita onde dizia que tinhas sido o último a escrever aqui. Cena marada...

Publicado:

Boas,

Para evitar que os peixes sejam sugados pela mangueira uso um bocado de meia de senhora (de vidro), preso com um elastico á ponta da mangueira. É simples facil e barato.

Estou convencido que depois de tudo instalado tudo vai funcionar como deve ser. :lol::)

Publicado:

Sim, será essa a solução que vou adoptar, caso não consiga que aquilo funcione bem com a ponteira montada.

Se der com a ponteira (como se vê na img), excelente. Caso contrário, avanço para a meia de senhora.

A minha fé é que, quando conseguir ligar a mangueira à torneira do autoclismo (para a encher primeiro com água), ao chupar comece a vir um bom fluxo de água!

Vamos ver...

Publicado:

A noite de ontem foi de bricolage. Na verdade foi mais de brico do que de lage porque os gajos que fabricaram a torneira que comprei devem andar a brincar com isto!

A torneira pequena (que controla a alimentação para o autoclismo) é de PLÁSTICO! Não foi preciso abrir e fechar mais de duas ou três vezes para que ficasse moída! :character0050:

Para ajudar a entrada de água no autoclismo entupiu e foi preciso desmontar tudo (ou quase...)

Resultado, hoje conto ir ao Leroy Merlin para trocar a peça e comprar material como um colega aqui mostrou numa foto, um T com duas torneiras.

Fica menos bonito do que ficaria com esta torneira mas não me apetece estar a correr riscos com material de qualidade inacreditável numa coisa tão crítica como são as canalizações de uma casa.

Publicado:

Bolas que azar...

E a peça não foi barata...

Se calhar é melhor apostares no sistema que o norby falou... que cena essa do autoclismo... :)

O extermidade que falei do filtro é aquela peça de plástico que encaixas na mangueira que tira a água do áquario quando o filtro está a trabalhar. mas com a meia da senhora também resultará.

Quanto a essa coisa do fórum também tem dias...mas acho que já li algures que parece que vai haver uma actualização do forum...se calhar estou a fazer confusão...

Publicado:

Não foi barata mas eu vou lá reclamar! Trouxe a factura comigo e vou exigir o dinheiro de volta!

Vamos ver o que dá...

Ontem o meu pai ainda conseguiu arranjar as peças necessárias para fazer algo semelhante mas o T que ligava a parede às duas torneiras era amarelado e eu (leia-se: ela) queria em cinzento metalizado. Nada que não se resolva.

Quanto ao forum, acabou de acontecer novamente. Ao ter a tua resposta, o tópico veio para cima na lista da página 'Ver novos posts' mas aparecia com o peixe laranja e não com a pasta azul como seria de esperar.

Publicado:

"Quanto ao forum, acabou de acontecer novamente. Ao ter a tua resposta, o tópico veio para cima na lista da página 'Ver novos posts' mas aparecia com o peixe laranja e não com a pasta azul como seria de esperar. "

Também me aconteceu hoje, mas foi apenas com este tópico. Não faz mal pois eu tenho-o "assinado" e recebo aviso.

Vá que tudo se resolva. Quero ver isso a bombar. :scarerun:

Publicado:

Não está fácil.

Comprei um T para ligar ao cano que vem da parede.

O problema é que o cano não sai perpendicular à parede e, como o T é 'curto', se o apertar mesmo até ao fim, não consigo ter a torneira de um dos lados (pk bate na parede!), se não o apertar, fica com uma pequena fuga. :scarerun:

Resultado? Vou comprar mais uma peça para que o T fique mais longe da parede...

Irra! Hoje é dia de TPA e vai ser, mais uma vez, tudo à mão... quer dizer, o enchimento vai ser à mão porque vou usar a mangueira para tirar água!

Publicado:

Boas,

Só para dar uma palavrinha de animo. Com um bocado de paciencia tudo se resolve.

Vais ver que depois de tudo montado e de aplicares o aumento vai ficar tudo como deve ser, e tudo vai ser mais facil.

Para stresses já chega o dia a dia... ;)

Boas,

Só agora vi este tópico e gostava de dar o meu contributo. Como tenho Discus e tenho de fazer TPA's frequentemente (2 a 3 vezes por semana) e de 60 a 70 Litros de cada vez, tive de "automatizar" a coisa senão não ganhava para as dores de costas.

O sistema que tenho actualmente, é basicamente aquelas derivações em Y para rega (marca Gardena, são boazinhas e baratas) que além dos encaixes rápidos para mangueira, têm a vantagem de ter vávula de fecho (controlo de caudal).

Onde o montei? Na saída do filtro externo (em série).

Como se faz? Nada mais simples.

1 - Desligo o Filtro

2 - Ligo a mangueira na parte do "Y" que não está a ser utilizada e abro a valvula (a água sai por gravidade, evito a "chupadela")

3 - Espero o tempo necessário para o aquario vazar (20 a 30%), normalmente 10 a 15 min

4 - Entretanto faço a sifonagem "fina" com um tubo mais fino directamente para um balde, e aproveito para podar as plantas (se necessário)

5 - Começo a encher (fechando a valvula do filtro para a água nova não entrar inversamente para o filtro), controlando o caudal e a temperatura

6 - Retiro a mangueira e reponho as valvulas na posição original

7 - Religo o filtro e já está

Em cerca de 30 min, fiz a brincadeira toda....

Parece simples? e até é (fora as complicações) lololololol

Abraço

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:

Bem, tendo a mangueira ontem já a usei para fazer parcialmente a TPA...

Meti a peça a segurar a mangueira e com facilidade consegui puxar a água com uma ou duas chupadelas, ao contrário do que tinha acontecido da 1a vez que tinha tentado.

Digo com facilidade porque desta vez não deixei a mangueira descer desde o topo do aqua até ao chão. Pousei-a em cima do sofá que fica logo ao lado e parece que esta descida na diagonal, em vez da descida na vertical até ao chão, facilitou o processo.

No final ainda arranjei tempo para APRENDER (!!!!) que não posso enrolar a mangueira ao mesmo tempo que tento tirar a água que ficou dentro dela. Resultado? Ao dar as voltas para enrolar a mangueira caiu um bocado de água para o chão do WC. Nada de grave mas a não repetir! :character0050:

Hoje deve ficar concluída a coisa.

O meu pai já tratou de me arranjar um acrescento para que o T fique mais longe da parede e possa assim ser bem apertado de forma a não haverem mais fugas.

Se tudo correr bem, fica tudo feito hoje... vamos ver.

@norby: ob pelo ânimo. Estou mortinho por ter isto a funcionar e a mulher já anda em broa com os 'chãos molhados', as ferramentas por todo o lado, etc, etc. Nada de novo, né? LOL

@J_Rosado: Venha de lá essa foto :P

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!