Paulo Lisboa Publicado Agosto 29, 2010 Publicado Agosto 29, 2010 Olá, alguém usa mangueira para fazer as suas TPAs (ou só para meter água depois de ter aspirado o fundo) a uma distância de mais de 10 metros? É que estou a pensar usar uma mangueira para meter água vinda da banheira na casa de banho. Tirar deve ser + complicado pois quero aspirar o fundo e não me parece que a esta distância consiga puxar a água por sucção com a boca... Alguém faz isto a uma distância semelhante? Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
bala Publicado: Agosto 29, 2010 Publicado: Agosto 29, 2010 boas acabei agora mesmo de fazer a minha TPA e a mangueira tem cerca de 8 a 9 metros, não há qualquer problema com a sucção, faço sempre a aspiração do fundo sem problema. cumpr. Citar
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 29, 2010 Autor Publicado: Agosto 29, 2010 É? Podes explicar-me melhor como fazes? Como puxas a água para que ela comece a sair do áqua? Com a boca ou tens outra forma? E tiras e metes água no aqua da mesma forma? A mim preocupa-me a questão do cloro pois não irei 'agitar' a água com a força do chuveiro dentro do balde se fizer desta forma... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
wesley_boy Publicado: Agosto 29, 2010 Publicado: Agosto 29, 2010 Boas, Eu tambem faço as TPAs com uma mangeira ( Sala até cozinha ) de 9 metros. É facil colocar a agua a andar, é só "chupar " um pouco a agua e ela começa a sair do aquario. Para encher, no meu caso é directo da torneira lá para dentro!! Em relação aos aspirar é que não faço com a mangueira, mas sim com um " sifão " desses que se vendem nas lojas de aquariofilia, mas com uma mangeira 50 ou 60 cm na ponta para se tornar mais facil chegar a todos os locais dentro do aquario Cumps, Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 29, 2010 Autor Publicado: Agosto 29, 2010 Pois, já me tinha ocorrido que talvez fizesse sentido meter um redutor com uma mangueira + fina na ponta que fica no áqua para poder aspirar. É que a mangueira que tenho é muito larga (leia-se, muito mais que a dos habituais sifões de aquariofilia), logo terá demasiado caudal para poder aspirar um substrato leve como o meu! Estou mesmo tentado a meter um bocal na torneira da banheira para ligar lá a mangueira e assim repor sem esforço a água que tirei... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
p.torres Publicado: Agosto 29, 2010 Publicado: Agosto 29, 2010 Pois, já me tinha ocorrido que talvez fizesse sentido meter um redutor com uma mangueira + fina na ponta que fica no áqua para poder aspirar.É que a mangueira que tenho é muito larga (leia-se, muito mais que a dos habituais sifões de aquariofilia), logo terá demasiado caudal para poder aspirar um substrato leve como o meu! Estou mesmo tentado a meter um bocal na torneira da banheira para ligar lá a mangueira e assim repor sem esforço a água que tirei... Boas, O que eu fiz foi cortar a pare de cima de uma garrafa de Coca-Cola (também pode ser outro refrigerante), fiz um buraco na tampa onde passa a mangueira e depois é só colocar este sifão artesanal no fundo e verás toda a porcaria a sair juntamente com a água. Eu tambem tenho uma mangueira que ligo directamente da casa de banho para o aquário e faço os TPA's assim. Citar
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 29, 2010 Autor Publicado: Agosto 29, 2010 Obrigado pela dica da garrafa mas eu tenho substrato fertil por baixo do inerte e não os quero misturar Tem de ser de maneira mais gentil eheheheh Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Jorge Oliveira Publicado: Agosto 29, 2010 Publicado: Agosto 29, 2010 Eu á uns anos coloquei por cá num post qualquer isso da garrafa cortada e resulta bastante bem,a porcaria por ser leve sobe e é aspirado e o substrato é pesado e nem se mexe Testas num canto e se vires que começa a puxar o substrato apertas a mangueira com a mão e prontos. Citar O meu feedback
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 29, 2010 Autor Publicado: Agosto 29, 2010 Nem preciso de testar ehehhe eu SEI que acontece Isto porque tenho andado a aspirar substrato por causa de cianobactérias (chupo o substrato que tenha cianobactérias para dentro do balde, lavo-o com o chuveiro e deixo-o às escuras uns 3 ou 4 dias) e basta encostar o tubo do sifão bem perto para ele começar a subir para o balde. Nem preciso de encostar!!! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
p.torres Publicado: Agosto 29, 2010 Publicado: Agosto 29, 2010 Nem preciso de testar ehehhe eu SEI que acontece Isto porque tenho andado a aspirar substrato por causa de cianobactérias (chupo o substrato que tenha cianobactérias para dentro do balde, lavo-o com o chuveiro e deixo-o às escuras uns 3 ou 4 dias) e basta encostar o tubo do sifão bem perto para ele começar a subir para o balde. Nem preciso de encostar!!! Desculpa a insistência, mas se cortares a garrafa mais para baixo, isto é mais espaço entre a rolha e o fim da garrafa? Citar
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 29, 2010 Autor Publicado: Agosto 29, 2010 O substrato que tenho (o inerte) é o JBL Manado. É um granulado mesmo muito pequeno e leve. Percebo o que dizes mas olhando para o que acontece com o tubo do sifão (é que basta aproximar muito o tubo ao substrato para que ele comece a subir em direcção ao balde), estou mesmo tentado a dizer com a maior das certezas que o substrato viria com a sujidade. Na verdade eu nem preciso de revolver muito o substrato. Como ele é muito pequeno e compacto, pouco deve passar em direcção ao fundo. O que tenho feito é agitar a água perto do fundo, para assim levantar detritos que possam haver. Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Jorge Oliveira Publicado: Agosto 29, 2010 Publicado: Agosto 29, 2010 Se vires uma garrafa de 7UP é bem mais largo do que os vulgares sifões mas tu é que sabes.Se dizes que não dá é porque não dá não vale a pena testares num canto. Depois diz como resolveste isso.Eu faço como disse,da garrafa,é virado á rua e depois chuveiro e aqua Citar O meu feedback
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 29, 2010 Autor Publicado: Agosto 29, 2010 Percebo. A garrafa de 1,5L tem um diâmetro muito maior. De qualquer forma não tenho dificuldades em sifonar o fundo. E não quero arriscar a que o substrato fertil entre em contacto directo com a coluna de água. O que queria mesmo era diminuir o esforço físico com as TPAs... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
João Paulo Viegas Publicado: Agosto 30, 2010 Publicado: Agosto 30, 2010 Confesso que também tenho andado a pensar nas TPA's e apenas estou a cerca de 5/6 metros de distância (mangueira) entre a banheira e o local onde tenho o aquário. Realmente também me tenho perguntado como será durante o sinfonamento do fundo para uma distância tão longa para uma mangueira tão larga, no entanto vou experimentar comprar mangueira da dimenção do aparelho de limpeza para ver se consigo com a força da gravidade levar a água do aquário à banheira, penso que devido à distância conseguirei diminuir a velocidade de saída da água para assim limpar o fundo descançado sem medo de levantar o substrato. Para a reposição da água, vou mesmo comprar uma ligação à torneira e com pouca pressão repor a água pela mesma mangueira do aparelho de sinfonagem. Depois conta como resolves-te a situação, pois estou com um "problema" semelhante. Tópico assinado. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 30, 2010 Autor Publicado: Agosto 30, 2010 No meu caso não me preocupa muito o sifonar do fundo. Por várias razões: 1. os grãos do substrato são muito pequenos e não devem deixar passar muita coisa para baixo 2. com 2 baldes de 15 litros cada consigo sifonar tudo à mão, por assim dizer, e depois retirar e repor o resto da água via mangueira Julgo que a distância não diminuirá o caudal. Este só será afectado (positiva ou negativamente) pela secção do tubo de mangueira que usares. Quanto maior, mais quantidade de água a passar, certo? Quanto a reposição da água, numa tentativa de eliminar algum do cloro, estava a pensar adicionar uma daquela peças que se metem nas torneiras da cozinha, que tanto podem mandar um jacto único de água como muitos e finos jactos de água. Desta forma, com uma pressão reduzida, julgo que conseguiria eliminar parcialmente o cloro sem levantar o fundo... julgo... Outra questão que me ocorreu foi a necessidade de haver duas pessoas para fazer isto, o que não me agrada. É que para iniciar o processo, ou estou no aqua a segurar na mangueira, ou estou na WC a 'chupar' a mangueira. (se alguém gozar com esta frase, faço queixa à administração do fórum, hã???!!! ) O mesmo se passa com a reposição da água. Ou estou no aqua a segurar na mangueira, ou estou na WC a abrir a torneira... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
wesley_boy Publicado: Agosto 30, 2010 Publicado: Agosto 30, 2010 Boas plisboa, Quando se colocar agua para o aquario, cuidado, tem que ser muito , mas muito devagar, quase como um fio de agua... senão levanta muito !! Em relação ao terem que ser 2 pessoas, não obrigatoriamente. No meu caso sou só eu que faço. No aquario prendo a mangeira ( neste momento ) com uma ventosa daquelas de segurar os tubos do filtro, mas estou a espera de uma peça da JBL me pareçe, para prender no rebordo do aquario. Na cozinha, para fazar é que é mais dificil, mas optei por colocar a "fritadeira" sim, a "fritadeira" para fazer um pouco de peso na mangueira de maneira a não fugir do lava loica.. Cumps, Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 30, 2010 Autor Publicado: Agosto 30, 2010 Quando se colocar agua para o aquario, cuidado, tem que ser muito , mas muito devagar, quase como um fio de agua... senão levanta muito !! Pois, por isso é que tinha pensado naquele adaptador para as torneiras de cozinha que manda vários jactos bem finos. Mas sempre como dizes, com pouca pressão! No aquario prendo a mangeira ( neste momento ) com uma ventosa daquelas de segurar os tubos do filtro, mas estou a espera de uma peça da JBL me pareçe, para prender no rebordo do aquario. Acho que tenho uma peça dessas. Resta saber onde... Na cozinha, para fazar é que é mais dificil, mas optei por colocar a "fritadeira" sim, a "fritadeira" para fazer um pouco de peso na mangueira de maneira a não fugir do lava loica.. ehehehe se um dia dá para o torto... ficas com um belo trabalhinho em mãos! LOL Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
João Paulo Viegas Publicado: Agosto 30, 2010 Publicado: Agosto 30, 2010 De facto é complicado. Podes sempre considerar a colocação de uma mola ou algum sistema que se prenda no aquário e depois é só chupares no WC a mangueira. Porque não considerar uma pequena bomba de água? 10€/15€? Colocas "prái´" 10 ou 20 cms dentro do aquário, ligas à bomba, o restante ligas em direcção ao WC, colocas um peso na extermidade e depois é só ligar à corrente a bomba junto ao aquário onde podes sempre ir gerindo a água que queres retirar. Estou a pensar seriamente em fazer isso. Para reposição porque não colocares daquelas pontas de jardinagem onde regulas o caudal da agua? Ligas a mangueira à torneira do WC, abres a torneira e depois chegas ao aquário, abres a "agulheta" devagar e regulas aí a entrada de água. Penso que isso não ficará caro e deixas de ficar dependente de teres que pedir a alguém para te segurar na mangueira enquanto estás na outra ponta para não entornares a água. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 30, 2010 Autor Publicado: Agosto 30, 2010 João Paulo, duas excelentes sugestões! Vou avaliar ambas com cuidado. A bomba é aquela onde tenho algumas dúvidas. Por esses preços devem ter caudais muito pequenos, digo eu... logo vejo. Quanto 'agulheta de jardinagem', parece-me ser uma excelente solução para o problema! Abro a torneira na banheira e controlo o fluxo de entrada no áqua rodando a agulheta. Obrigado! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
wesley_boy Publicado: Agosto 30, 2010 Publicado: Agosto 30, 2010 ehehehe se um dia dá para o torto... ficas com um belo trabalhinho em mãos! LOL ´ Nem digas nada... Eu penso que dificilmente acontece alguma coisa... Mas .. Mas ... lol... a fritadeira ainda é bem pesada !! Cumps, Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
João Paulo Viegas Publicado: Agosto 30, 2010 Publicado: Agosto 30, 2010 Carissimo, isso até com uma bomba que faça uns 200 litros por hora já deve de dar. Outra opção, mas sai mais caro, e se tiveres um filtro externo, poderás sempre comprar uma peça extra para ligares a mangueira ao filtro e em vez de estares a repôr a água para o aquário estás a enviá-la para o WC, tendo em atenção em não aspirares o fundo (mas como não fazes nada disso). O problema é mesmo o custo da peça extra o que em algumas lojas pode ser caro, pois já vi à venda apenas o par. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 30, 2010 Autor Publicado: Agosto 30, 2010 Estavas a pensar num T na mangueira que puxa a água para o filtro??? Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
João Paulo Viegas Publicado: Agosto 31, 2010 Publicado: Agosto 31, 2010 Nop A mangueira que saí (out) desligas essa e ligas a que vai para o WC (depois de lhe colocares na extermidade a peça que liga ao filtro externo), assim retiras a água do aquário pelo IN do filtro externo e sai pela mangueira ligada ao OUT que vai para o WC. Não sei se me faço entender... Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 31, 2010 Autor Publicado: Agosto 31, 2010 (editado) Perfeitamente, João Paulo! Só há aí um pequeno nada que não me agrada por não ser prático. É que para meter a mangueira no Out do filtro teria de lhe colocar/comprar uma torneiras Eheim (tenha daquelas torneiras duplas que dão muito jeito para limpar o filtro, sabes?). Ora isso levava a que tivesse de desmontar/retirar essa torneira da extremidade da mangueira que usarei nas TPA para a enroscar na torneira da WC e assim poder repor a água que retirei. Entretanto, ontem fui à arrecadação e lá estava a mangueira que havia comprado há uma data de anos para lavar o carro nas traseiras do prédio (tá bem, abelha!!! eheheh devo tê-la usado uma ou duas vezes.... ) A melhor parte é que a mangueira não tem grande diâmetro e tem a tal agulheta de que falávamos, regulável em termos de fluxo! Edit: corrigir nome do colega de fórum Editado Agosto 31, 2010 por plisboa Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
João Paulo Viegas Publicado: Agosto 31, 2010 Publicado: Agosto 31, 2010 Pois não é prático não senhor. Mas ei!!! Já tens a mangueira e a agulheta. Tem atenção a abrires isso dentro do aquário e não abras a torneira toda (não deixes fazer muita pressão) pois para além de revoltares tudo dentro do aquário (e lá vai o substrato, peixes e quem sabe as pedras que hás-de colocar) duvido que fiques seco durante todo o processo... lol Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts