Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal sou novo neste forum e no mundo da aquariofilia tenho 2 aquarios estou a pensar em alterar o mais pequeno mas não sei qual o melhor substracto e preços, alguem me poderia ajudar?

agradeço desde ja :crazyeyes:

Publicado:

Tudo depende dos orçamentos...

Á pouco tempo fiz uma pergunta em algo semelhante á tua e obtive um leque geral de respostas. Ora, existem substratos férteis mais económicos e outros mais dispendiosos. Começo pelos mais económicos que conheço

1º- Sera Floredepot ( nunca usei mas dizem bem dele. Há casos de sucesso em plantados com este substrato)

2º- JBL Aquabasis Plus (tenho ali um saco por abrir para colocar no meu aqua na 3ºa feira. Disseram-me que em qualidade/preço é excelente.)

Nos mais dispendiosos tens:

*Ada

*Elos

*Red Sea

*...

existem mais mais não sou um expert nesta matéria.

Estes que mencionei são férteis. Existem inertes que se usam normalmente para colocar por cima destes que mencionei.

Eu uso o JBL manado como inerte e vou agora colocar o aquabasis por baixo...vamos ver como corre.

Há quem use areão, akadama como inertes, mas espera por mais opiniões.

Cumprimentos e bem vindo ;)

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Publicado:

Porque tipo eu tenho arião e nas plantas ando a por umas pastilhas, mas tenho medo que fassa mal aos peixes e queria alterar e por substracto

Publicado: (editado)

Eu coloquei Sera FloreDepot, meti cascalho de 3-6 mm por cima e as plantas estão a crescer... Daqui a um mês coloco pastilhas

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Publicado:
Eu coloquei Sera FloreDepot, meti cascalho de 3-6 mm por cima e as plantas estão a crescer... Daqui a um mês coloco pastilhas

Acho que fizeste uma boa escolha. Depois vai dando notícias acerca do desempenho do Floredepot para futuros membros que pensem adquirir esse substrato.

Cumprimetos :)

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Publicado:

Plantei E. parvula a 20 de Agosto. Já está a crescer consideravelmente. Vamos ver o que vai dar.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

• 5 semanas depois...
Publicado:

Eu estou a arrancar agora um plantado e estou a experimentar um mix de Floradepot + AquaLight Super ActiveGreen cerca de 2,4 Kgs de Floradepot e 2Kg de AquaLight Super ActiveGreen. Isto com 15 litros de akadama shohin em cima.

Vamos ver como corre :thumbup3:

Publicado:

Posso dizer que já esperimentei um pouco de tudo, sera, jbl, ada, elos e tenho de ser sincero, não há nada como elos, podem dizer o que quiserem mas quando tiverem de remexer no layout por alguma razão, é uma dor de cabeça com os outros substratos, já o da elos, fácil e eficaz, na relação duração vs capacidade de fertelização penso que está mais que aceite que elos é muito superior, realmente perde na hora de pagar mas a médio e longo prazo é o unico que se pode reutilizar sem problemas e por isso mais económico que os anteriores numa análise mais eficaz.

Realmente qualquer um oferece qualidade minima para desenvolver as plantas num modo gereal, aqui temos muitas variáveis a ter em conta para além do substrato, por isso, depende da carteira no momento. Mas para mim mais vale atrasar a montagem 1 ou 2 meses e ter um produto de qualidade garantida para várias montagens sem ser preciso substituição do fertelizante.

PS: Não estou aqui a promover a marca mas uma opinião em base de experiência própria.

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural