Recommended Posts

Publicado

Quanta lã metem:

- Se atafulham a lã ou se a deixam mais soltinha

- Quantas vezes usam a mesma lã lavando e voltando a colocar

- e em quanta lã é que isso se traduz ao fim do mês ou de quanto em quanto tempo compram e quanto compram...

Iniciei-me no uso dela á pouco tempo e se bem que ajuda e bem a deixar a agua cristalina é um produto que acumula muito lixo e da maneira como a estou a usar entope facilmente.

E já agora para procurar alternativas á lã como meio de filtragem fina

Obrigado

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Iniciei-me no uso dela á pouco tempo e se bem que ajuda e bem a deixar a agua cristalina é um produto que acumula muito lixo e da maneira como a estou a usar entope facilmente.

Isso é bom sinal.... ou não :oops: ?

Já agora já ouvi falar de beneficios e tal mas nunca soube se essa lã é a de costura ou é uma lã especial.

Um abraço

Publicado:

oi Just. Tenho um Fluval 403, nao sei se o conheces mas inicia a filtragem com esponja e depois tem 3 cestos para as restantes materias filtrantes, coloco lã nos 1ºs e 2ºs cestos, sendo que nos 2ºs só coloco até meio e em cima da lã coloco um pouco de cerãmica. Limpo o filtro de 2 em 2 meses e lavo a lã com bastante água até deixar de ficar castanha, utilizo a mesma lã á sensivelmente 6 meses e sempre sem qualquer problema. Geralmente so troco quando vejo que a lã se começa a desfazer, ela dura bastante e é um excelente meio de filtragem.

Cumps

Marco_fontes

Publicado:

eu uso lâ de edredons velhos banana rock

após 3 lavagens ela fica muito escura e deito-a fora

tiagodovale2-dbd.jpg

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Publicado:

Boas,

Atafulhar um filtro externo de lã de vidro pode diminuir-lhe seriamente o caudal. Eu apenas uso uma camada de lã na parte de cima de cada cesto (a seguir às cerâmicas). Uma vez por mês faço a manutenção aos filtros e deito a lã para o lixo

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Olá!

a lã é dos meios filtrantes mais finos que se usam nos filtros, por isso deve ser a última camada a colocar e não deve ser muito espessa, 2 a 3 cm no máximo, para não reduzir demasiado o caudal.

Para que o uso da lã seja eficiente convém utilizar um primeiro nível de filtragem mecânica para reter a maiores partículas, sendo ainda aconselhável ainda um segundo nível para uma filtragem média.

É claro que tudo isto depende do filtro que se está a utilizar.

Creio que as camadas podem ser estruturadas da seguinte forma (não não serei a pessoa com mais experiência para uma solução 100% correcta):

saída de água

^

|

lã ou uma esponja com porosidade muito fina (2 a 3 cm)

filtragem biológica

filtragem mecânica porosidade média (poderá ser esponja média ou uns espécie de novelos de fio de nylon)

filtragem mecânica para reter as maiores particular (aqui é capaz de ser melhor aqueles tubos de cerâmica de forma a não entupir, ou outra coisa equivalente, o problema é não entupir e reter as maiores partículas)

^

|

entrada de água

em termos de lã eu troco de 2 em 2 meses, mas noto que o ideal seria todos os meses, pois ao fim de 2 meses a lã já está em mau estado, também devido ao facto de ser lavada ao fim de um mês, que tira a porcaria mas também a estraga um pouco.

espero ter ajudado de alguma forma.

Bom ano :oops:

João Lopes Farinha

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!