Ajuda (Pulgas Brancas e Planarias)


Rio

Recommended Posts

Boas,

 

Estou com um grande problema no meu aquário de Crystal Red.

Estou com o meu aquário cheio de "Pulgas Brancas" e Planarias

 

Já meti no aquário alevins de guppy mas penso que ainda sejam muito novos para comer pulgas

 

Estou e pensar meter Otocinclus affinis e Iriatherina werneri porque são "amigos dos camarões" mas a minha questão é se comem as pulgas e não criam stress aos Crystal Red?

 

Para as Planarias estive a ler que as Pomacea sp. (Ampulárias) é a opção mais segura com camarões

 

Alguém pode ajudar a eliminar estes seres sem criar stress ao Crystal Red?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Rio, também já li qualquer coisa das ampularias serem boas pra comer as planárias, mas a maior parte das ampulárias também come plantas.. informa-te bem de qual das espécies é..

 

os otos não vão comer planarias nem pulgas(ciclopes), também os tenho no meu aquario de CR e nem lhes tocam..há já algum tempo arranjei umas helena para me comerem as planárias, mas sinceramente não vi melhoras nenhumas.. :/

 

as pulgas são comidas por uns alvins de gertudae.. :thumbup3: e acredito que as planárias também.. yikes acho que mais cedo ou mais tarde os teus alvins de guppy vão dar conta dessa bicharada toda.. :)

 

abraço,

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Eu penso que as Ampulárias Pomacea sp., são as que comem as planarias não comem as plantas.

 

Desde a montagem do meu aqua que tenho Helenas para cuidar de alguns caracois mas mesmo assim apareceram planarias por isso penso que as Helenas não fazem nada as planarias.

 

Mas achas que os guppys comem as planarias?

 

E obrigado pelo teu comentario, achava que ninguem ia responder

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não , os guppies não gostam de planárias, há muito poucos peixes que comam planárias. Já houve aí uns posts sobre isso, faz uma busca.

No meu aquário de reds o que tenho feito é apanhá-las com uma pipeta cada vez que vejo uma. Atenção não se pode esborrachar senão ficas com muitas em vez duma, por isso nada de usar pinças.

Os guppies devem gostar é das tais pulgas, mas tem cuidado que também gostam de artémia (?camarão recém-nascido?).

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja fiz uma pesquisa e os peixes que aconselham para as planarias são peixes que tambem comem camarões :sad2:

Estou a ver que tenho de aumentar os TPA's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passa neste topico !!!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=156690&hl=

 

De certeza que te esclarece algumas duvidas !!! Pelo menos espero que sim!!

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Aproveito este post, sobre Pulgas em Aquarios com camaroes...

 

Eu tenho um aquario pequeno com apenas RED CHERRYs e musgo de Java..Entretanto ao longo do tempo,reparei que estava infestado de pulgas ou la o que é, mas parece me a mim que são verdes..

Ja retirei os mesmos 2 vezes do aquario, fervi as pedras, o musgo esteve a parte, de depois meti agua diretamente do meu aquario de 120cm,para esse dos camaroes...Mas agora esta tudo outra vez igual..,camaroes, musgo e pulgas...

A minha pergunta era,será que é prejudicial aos camaroes, visto eu ter montes deles, e agora tenho menos???algum produto para limpar essas pulgas??isso veio de onde??se ha mais de 4 meses que tinha os mesmos no aquario, sem por la nada???

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ter vindo no musgo, ou como minúsculos ovos na água ou nos camarões. Para saber se fazem mal ou como acabar com elas convém saber quem são, 'pulgas verdes' é pouco específico. Eu tenho uns Hyalella azteca que no aquário dos reds ficaram verdes, no garrafão parecem castanhos ou cinzentos.

Não fazem mal aos reds mas competem com eles já que têm quase o mesmo modo de vida.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo e wesley_boy

 

Estive a pesquisar no forum e nao sei como este post passou (sim eu procuro antes de perguntar ;) )

 

Vou apostar no Fluvermal so espero nao ter problemas com os Crystal Reds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rio, estamos cá para isso !! ;) Qualquer coisa avisa !!

 

Já agora , quando finalizares o tratamento, diz o que é que sucedeu !!

 

 

Cumps.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

essas pulgas sao iguais a estas ?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=154582&hl=

 

se forem o fluvermal nao vai fazer nada. ja as planarias vao sofrer bastante. lol.

 

o fluvermal ataca vermes ( platelmintes ) , essas pulgas nao sao vermes. eu tentei de tudo e nada as fez desaparecer, a nao ser ter peixes que as comam ...

 

os helenas comem caracois , nao comem planarias.

 

os guppys acredito que comam planarias, nao eliminam , mas mantem o numero delas perto de zero.

 

é o que posso dizer com a experiencia que tenho.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sinceramente não sei se são Pulgas ou não.

Sei que são pequenos, plo que vejo são verdes, mas pontos muito pequenos, mas como são muitos veem-se bem, estão lado a lado com os camaroes...O musgo é meu, e já o tenho a mais de 2 anos, sempre a crescer, apenas Dou, nao recebo...

Por isso, não pode ser do musgo..haverá alguma coisa, que fizesse elas irem para la??naõ sei, apenas meti ja a bastante tempo, os red cherrys, e só agora é que me apareceu.. uma foto??vou tentar ver se fica nitida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta ver com uma lupa que aumente bastante. Se forem ovais com duas conchas e umas patinhas no meio (tipo micro mexilhão) são ostracodes, não fazem mal. Tenho imenso disso nas culturas de daphnias, devem ter vindo com elas. Os peixes comem-nos mas os camarões acho que não.

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Poderão não ser planárias, as formas mais comuns e visiveis em aquarios são estas.

São ambas inofensivas, e o seu numero é determinado, pela quantidade de matéria organica no aquário.

 

img0132copy.jpg

img0132copy.jpg

img0132copy.th.jpg

 

img0138copy.th.jpg

 

Tenta as TPA´s antes de medicar.

 

As pulgas...será isto?

img0133copy.jpg

 

Abraço

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ja comprei o Fluvermal.

Vou começar hoje o tratamento depois digo os resultados.

O liquido é um pouco leitoso só espero não turvar a agua

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ja comprei o Fluvermal.

Vou começar hoje o tratamento depois digo os resultados.

O liquido é um pouco leitoso só espero não turvar a agua

 

Cumprimentos

 

 

Não te preocupes com o turvo da agua, que s«desaparece rapido !!

Aconselho a dissolveres o "xarope " num bocado de agua, e depois sim, colocares no aquario.

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu metias todos os dias ou bastou por so uma vez?eu meti 5ml, o aquario deve ter uns 55lts.

 

Eu tirei um pouco de agua do aquario e juntei 5ml do "xarope" agitei bem e meti no aguario, parecia que tinha rebentado uma bomba de fumo dentro do aquario.

neste momento (passado -+3 horas) a agua ainda nao esta cristalina mas ja esta bem melhor espero amanha ter a agua cristalina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só usei 1 vez... No meu caso foi suficiente..

 

Deixas estar 1 semana , e depois fazes um TPA grande (50% + ou - ) ... Caso notes algo ainda podes fazer o tratamento outra vez !!!

 

Comigo bastou 1 vez..

 

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E obrigado pelo teu comentario, achava que ninguem ia responder

 

Abraço

 

ás vezes o pessoal precisa de um empurrãozinho.. :tie-emoticon3:

mas tens de pesquisar mais porque realmente já tá muito debatido este assunto..

e eu vi os meus guppys a comer planárias, tudo bem que eles tinham fome, mas comeram que eu vi! :)

mas também é verdade que te comem crias de camarão, mas isso é qualquer peixe, desde que lhe passe pela boca..

 

espero que corra tudo bem!

 

abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ha um produto no mercado que tem como nome "No Planaria"

Soube disto pelo Claudio aqui do forum na altura e dp fiquei aguardar o feedback dele sobre como correu o tratamento.

Ontem estive com ele pessoalmente e la lhe perguntei como correu. Ao que parece resultou 100% sem baixas nos inverts no caso dele e usou mto pouco do produto.

 

É mais um nome que deixo aqui :tie-emoticon3:

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Dia seguinte apos ter usado o Fluvermal:

 

A agua esta cristalina

Não tive baixas nos Crystal Red Adultos

Relação aos Crystal Red bebes (devem tem uma semana e meia) consegui contar alguns.

as planarias contei 2, nao sei se as outras estão escondias mas custumava ter na boa umas 10 no vidro de tras do aquario.

 

Ate agora estou contente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais