Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

A minha mulher pelo Natal ofereceu-me um aquário (apesar de me ter andado a moer o juizo durante meses para eu não comprar nenhum - devia ser para me fazer a surpresa) e tenho algumas dúvidas.

Não sou totalmente inexperiente nestas coisas já que em tempos tive um pequeno aquário de água quente durante uns anos onde fiz todos os disparates que se possam imaginar :) Deu para aprender muita coisa...

Agora quero fazer qualquer coisa com pés e cabeça (num aquário com dimensões um bocadinho maiores - creio que este leva 80 litros mas é dificil de avaliar porque é daqueles panorâmicos - redondo à frente)

Já li todas as dicas deste e doutros sites e podem ficar descansados que ainda não montei o aquário (apesar da vontade ser muita) porque quero mesmo tratar bem os bichinhos.

As minhas dúvidas são:

- Devem-se acrescentar à àgua aqueles produtos que supostamente recriam as caracterisiticas do habitat natural dos peixes?

- Com que espécies devo começar e que quantidade de peixes? (quero ter um aquário muito colorido)

- Existem marcas de produtos (tratamento de água e de doenças) melhores que outras?

- Sendo morador em Carnaxide podem-me indicar lojas perto de mim em que possa confiar nas minhas compras.

Obrigado antecipadamente e se me quiserem dar mais umas dicas, força.

Cumprimentos,

Paulo Martins

Publicado:

Olá Paulo e Bem-Vindo

Directamente às questões:

"- Devem-se acrescentar à àgua aqueles produtos que supostamente recriam as caracterisiticas do habitat natural dos peixes?"

Acho que a resposta depende do aquariofilista. Eu dou-me bem com produtos mas tento cada vez mais tentar uma aproximação o menos quimica possivel. A resposta é mais "pode-se" do que "deve-se". Começa devagar, cicla o aquário durante muito tempo, junta um peixito resistente, depois mais um par, etc. Ah! Plantas! Muitas, mas vê se esse aquário tem luz para as mais dificeis.

- Com que espécies devo começar e que quantidade de peixes? (quero ter um aquário muito colorido)

Penso que corydoras são genericamente aceites. Embora não sejam particularmente coloridas (não faças como eu que comprei injectadas por não saber o que fazía) são um bom par de primeiros peixes. Se queres cor, estás mesmo a pedir cardinais! Depois disso devagar pensa em que mais podes pôr. Não te esqueças de 1cm de peixe adulto por litro e não terás grandes problemas.

- Existem marcas de produtos (tratamento de água e de doenças) melhores que outras?

Claro que sim, mas as marcas e a competitividade entre elas fazem com que existam sempre ofertas melhores a aparecer. Eu gosto de comida JBL Gala, muita gente gosta de produtos Avimpar que é "bom e barato" :) e provavelmente têm razão. Eu descobri recentemente Specipez e estou muito satisfeito, embora mantenha a comida.

- Sendo morador em Carnaxide podem-me indicar lojas perto de mim em que possa confiar nas minhas compras.

Não posso ajudar... estou na outra margem. :)

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Boas.

Vou-te dar a minha opinião em relação às tuas duvidas.

- Devem-se acrescentar à àgua aqueles produtos que supostamente recriam as caracterisiticas do habitat natural dos peixes?
Eu por norma sou totalmente anti-quimicos. O unico quimico que uso é o acondicionador de água e apenas porque a água por aqui nas minhas bandas às vezes vem carregadinha de cloro :)

Se queres um aquário colorido diria guppies ou então molies ou platies. Também tens a opção por ciclideos tais como ramirezis, kribensis ou os ciclideos anões do lago tanganika, sendo que estes ultimos necessitam de águas com ph acima de 8.

O conselho que te daria é que começes por ver o tipo de água que tens, especialmente o ph e a dureza. Daí depois podes decidir as espécies.

Eu prefiro a Sera para tratamentos/medicamentos.

Uso a hagen/nutrafin para testes (mais baratos que os da Sera e mais práticos)

E uso as comidas da Sera porque a loja onde compro não tem outras...

Não tenho qualquer tipo de confiança em medicamentos vendidos em grandes superficies, mas isso sou eu... gosto de poder abrir as caixas de medicamentos e ler a papelada e de perguntar na loja se já experimentaram e se resulta. Num hipermercado não posso fazer isso.

Não podemos referir nomes de lojas aqui no forum, só na zona de off-topic. Podes perguntar por lá penso eu.

...e se me quiserem dar mais umas dicas, força.

Vai com calma, lê as faqs do thekrib ( http://faq.thekrib.com/pt/ ) e não te precipites nas escolhas.

Boa sorte com o teu regresso ao hobby :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas. Eu acho que não há muito mais a acrescentar ao que o vlad e o darius disseram . O unico conselho que te dou é que não utilizes muitos químicos na água, á excepção do condicionador de cloro esse sim em algumas águas é essencial. Quanto ao producto das bactérias, isso nada como um ciclo bem feito de um mês mais coisa menos coisa, com um peixito ou dois, nessa litragem não terás problemas de maior. Navega bastante para veres que espécies são compatíveis, geralmente os vivíparos como os guppys e mollys são regra geral bons e bonitos peixes para te iniciares, pricipalmente os guppys se é côr que procuras.

Bom Hobby e cumps

Marco

Marco_fontes

Publicado:

eu penso que os ramirezis, mesmo assim, nao sao peixes para principiantes. Um peixe ideal, que eu pus para ciclar, foi o pleco. Depois, para começar, podes por um casal de colisas lalia que sao SUPER resistentes, bonitos e interessantes.

Colisa-lalia.jpg

Publicado:

Pessoal,

Antes de mais, BOM ANO NOVO.

O aqua está montado, e neste momento com um coridora albino e um limpa-vidros.

Acho que se deram muito bem com o meu aqua já que estão bastante activos (especialmente o coridora - "é sempre àbrir"), e assim que coloquei comida eles não se mostraram muito timidos e "raparam" a papinha toda.

Neste momento são conhecidos como "A Brigada da Limpeza".

Agora é só esperar umas semanitas até começar a dar côr ao aqua.

Mais uma vez, obrigado pelas dicas.

Cumprimentos,

Paulo Martins

Publicado:

Olá :?

Bom Ano a todos.

Acrescentando ao que aqui já foi dito: aconselho a colocação de mais Corydoras ( são animais de cardume ), eu no meu aqua tenho 3 e dão-se muito bem, sempre de uma lado para o outro :D .

Aposta em plantas naturais ( atenção à quantidade e potência da iluminação que está instalado no teu aqua ). Eu apostei na plantação de plantas naturais à coisa de dois meses e não quero outra coisa, só tenho de melhorar a iluminação. Podes ver: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16198

Boa sorte com o aqua.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!