Quo Publicado Agosto 26, 2010 Publicado Agosto 26, 2010 (editado) Recentemente adquiri duas espécies de Glossolepis, uma já identifiquei é o glossolepis incisus, que foi fácil devido ao brilho metálico central e não tanto pela cor. Mas esta outra espécie está complicada, sofrem de hiperactividade e é extremamente dificil fotografar, mas lá consegui. Gostaria de receber sugestões de alguém que tenha mantido ou conheça bem espécies de melataenídeos, como são animais jovens e ainda não totalmente ambientados pode ser dificil de identificar. Quero saber, para ver se tenho femeas e machos, e completar o cardume. A minhas ideias vao para: Glossolepis pseudoincisus Glossolepis multisquamata Glossolepis dorityi Melanotaenia parva Chilatherina bleheri etc. sei lá! andei a ver no fish base: http://www.fishbase.us/identification/spec...4&areacode= neste site: http://members.optusnet.com.au/rainbowfishes/Melano.htm e outros mas está dificil. Pois há as questões da forma da cabeça, das barbatanas e da coloração. Editado Agosto 26, 2010 por Quo
Paulo José - APC Publicado: Agosto 30, 2010 Publicado: Agosto 30, 2010 Olá Há uma pequena possibilidade de ser uma Chilatherina mas o mais provavel é ser uma Melanotarnia hibrida originaria da Holanda que circula no Hobby há muitos anos. Abraço Paulo José Abraços Paulo José
Quo Publicado: Agosto 30, 2010 Autor Publicado: Agosto 30, 2010 (editado) obrigado pelo comentario! sabes que apelido dão a esse hibrido para poder comparar? a mim me parece cada vez mais a Chilatherina bleheri pois começo a notar uma diferença cromatica na parte posterior e anterior do peixe, mas tb noto mais semelhanças com a Melanotaenia parva. Editado Agosto 30, 2010 por Quo
Paulo José - APC Publicado: Setembro 2, 2010 Publicado: Setembro 2, 2010 Olá A Melanotaenia parva não é. Há bastantes anos um croador holandês criou três tipos de hibridos e deu-lhes nomes mas já não me lembro quais eram. Ocasionalmente aparecem cá. Não é tambem a Chilatherina bleheri. Abraço Paulo José Abraços Paulo José
Quo Publicado: Setembro 6, 2010 Autor Publicado: Setembro 6, 2010 (editado) pois mas como podes dizer que é o hibrido? é preciso saber como são. fui falar com o vendedor e ele garantiu-me que não é, por causa do fornecedor em questão e dele não querer hibridos. E, eu muito menos. Para quê ter uma mula, quando se pode ter um cavalo? tenho quase a certeza que é a Chilatherina bleheri juvenil. Mantiveste essa espécie em aquário? isto é importante saber, pois algumas especies sofrem uma mutação, tenho os glossolepis (arco-iris vermelho) que são muito diferentes em juvenis e quando os comprei eram ainda mais, de tal forma que eu pensava que era um hibrido e não a queria. Não é raridade a existencia de hibridos nos arco-iris... é algo comum acontecer e eu sabia disso à partida. o vendedor temou comigo a falar da cor e da raridade à venda e de como era o peixe em adulto. e estao a ficar vermelhos e consegui indentificar sozinho a especie certa com recurso à coloração central densa metalica (sabia o genero de antemao). Nesta espécie também noto uma linha azulada central, que não apareceu nos primeiros dias, como acontece na C. Bleheri, além do corpo, cabeça e barbatanas serem iguais. Tal como nos glosso a corcunda deve-se acentuar conforme fique mais velho. Editado Setembro 6, 2010 por Quo
Paulo José - APC Publicado: Setembro 9, 2010 Publicado: Setembro 9, 2010 Olá As lojas vendem o que lhes vendem a eles e raramente sabem se aquilo que têm à venda é hibrido ou não. Só dá para ter a certeza quando forem plenamente adultos e com a coloração completa. Diria que as probabilidades são de hibrido=75%, Não hibrido= 25%. Abraço Paulo José Abraços Paulo José
AnAkYn Publicado: Setembro 12, 2010 Publicado: Setembro 12, 2010 Aparentemente parece com Melanotaenia affinis http://fishbase.mnhn.fr/Summary/SpeciesSummary.php?ID=25621
Quo Publicado: Setembro 16, 2010 Autor Publicado: Setembro 16, 2010 (editado) esse não é de certeza. Quanto ao ser hibrido nao vejo grande probabilidade. Seria provavel se fosse um peixe com alguma coloração berrante, que vendesse, mas nao se trata de um peixe excepcional nesse aspecto. A nao ser um hibrido acidental vendido para descartar. Achei outro parecido. http://en.wikipedia.org/wiki/Glossolepis_wanamensis Glossolepis wanamensis Editado Setembro 16, 2010 por Quo
Quo Publicado: Setembro 21, 2010 Autor Publicado: Setembro 21, 2010 match perfeito: Chilatherina cf. fasciata "Kali Biru"
Icemanzh Publicado: Setembro 24, 2010 Publicado: Setembro 24, 2010 match perfeito:Chilatherina cf. fasciata "Kali Biru" Lamento desapontar-te mas se realmente acreditas que tens aí Chilatherina fasciata "Kali Biru" então tens mesmo a mula em vez do cavalo... Essa não é mais que um Hibrido derivado de Ch. sentaniensis (extinta no habitat natural) e Ch. bleheri. Cientificamente provado com exames de ADN. Juwel Panorama 121x45x65 a remodelar ...
Quo Publicado: Novembro 1, 2010 Autor Publicado: Novembro 1, 2010 (editado) Qual o link para isso? Por outro lado vi a G. fasciata "Pagai" que é ainda mais identica, mas é dificil ter 100% certeza, visto que sao povoações e a coloração depende da alimentação e do aquario. De qualquer forma um hibrido de um peixe extinto não é bem uma mula igual ás outras. actualmente os meus Glossolepis fasciata não são tão vermelhos como quando os comprei, pelo contrário ganharam tons de azul. por vezes ganham uma coloração escura igual à da foto do Glossolepis wanamensis e a corcunda é igual ao que está na wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Glossolepis_wanamensis Resumindo e concluindo não sei, é um desses dois ou 3. Estou contudo interessado em trocar estes peixes por arco-iris vermelho salmão (aumentar o cardume desses), ficou lindo!!, ou arco-iris de Boeseman (também para aumentar cardume) e conjugar com arco-iris anão, ja me deram garantias que me trocavam. queria é trocar outros peixes de cardume por mais arco-iris, fica caro um cardume destes, cada um custa 4,20 a bom preço... e reduzir o povoamento para aumentar o numero de arco-iris. no momento estão 11 arco-iris no mesmo aquario, tenho os salmão como cardume à parte, pois como sao vermelhos ficava parolo no meio dos outros. Mas que peixes lindos, ao alimentá-los fico ciderado pela beleza destes peixes (no geral). ou seja os arco-iris no geral ficaram-me por quase 70 euros. Além do mais tiro o fantasma de ser um hibrido, se bem que nesse caso é diferente. Editado Novembro 1, 2010 por Quo
Recommended Posts