wonderman Publicado Dezembro 29, 2004 Publicado Dezembro 29, 2004 boas noites! passado 1 ano e pouco, cá estou eu, agora com alguma experiencia (ainda muito pouca) neste belo hobby. seja como for, tenho tido umas questões pendentes, e apos uma pesquisa no forum cheguei à conclusão que o melhor é mesmo perguntar por aqui, pois não estou elucidado... então é assim: 1) o filtro: tenho um filtro da HAGEN (fluval, interno, 400L/h) que tem 2 esponjas lá dentro... eu nunca mudei as esponjas, lavei algumas vezes o filtro, mas sempre com a propria água do aqua, e as esponjas "espremia-as" no balde da muda de água para não perder muitas bactérias. não deveria ter já mudado as esponjas?? mas não é nas esponjas que as bactérias se alojam?? então se mudar as eponjas, fico com um filtro sem colónias???? 1.1) como se lava afinal as esponjas do filtro??? 1.2) existem outros tipos de filtragem a aplicar neste filtro para alem das tradicionais esponjas certo? devo-me preocupar com isso?? 2) as lampadas, deve estar na altura de mudar, tenho uma aqua glo e uma sun glo, mas nunca gostei do tom AMARELO que tenho no aqua, penso que a sunglo dá um tom muito amarelado e verde à agua, será que se usar uma aqua glo e uma outra consigo cores vivas sem ter estes tons "forçados"? (tenho plantas como tal preciso de as "alimentar"...) 3) sempre tive algas, e agora tenho bastantes MESMO no areão. acham boa ideia tirar o areao para fora e sei lá, ferver o areão para limpar as algas? mas ao tirar o areão, faço ideia a "porcaria" que vai ficar na água... sei que devia fazer mais TPA´s, mas infelizmente para os peixes ñ tenho conseguido fazer tantas quanto devia. obrigado! Citar
newmie Publicado: Dezembro 29, 2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 eu lavo as esponjas da mesma forma que tu: na própria água do aquário. É óbvio que se perdem algumas bacterias, mas rapidamente se recompoêm. Para além das esponjas que devem ficar na parte onde se dá a entrada de água do aquário, de modo a reterem as porcarias maiores, eu juntei tambem matérias filtrantes, da mesma marca do teu filtro, tipo uns cilindros muito esburacados, que promovem a fixação de bactérias. Quanto ao tom amarelado, tens algum tronco?? É que os troncos dentro de água libertam taninos, o que dá o tom caracteristico amarelo. Se não gostares, existe um massa filtrante que pões no filtro que te resolve o problema em 2 dias. Depois tiras, e quando precisares voltas a por. Quanto a algas, podes usar produtos para as eleminar. Não to recomendo. Procura antes peixes cuja base de alimentação sejam algas. È muito mais fácil, menos trabalhoso para ti e até podes vir a gostar destas espécies Citar "Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes
ZANITO Publicado: Dezembro 29, 2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 eu nos meus filtros, aquando a limpeza, lavo tudo (esponjas lã filtrante) excepto cerâmicase e bioballs. As esponjas lavo com água da torneira, e até hoje, não tive qualquer problema. Como dizem, as bactérias estão em todo o lado do aquário, areão, pedras, plantas, troncos. Nos filtros, dizem que se concentram nas bioballs e cerâmicas, por isso não as lavo com água torneira, ficam mergulhadas em água do aquário. Citar
João Magalhães Publicado: Dezembro 29, 2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 A dificuldade está que os filtros internos desse tipo simplesmente são construidos a pensar na filtragem mecânica e não na filtragem biológica, e como tal quando é necessário lavar ou substituir as esponjas perdem-se as poucas bactérias que existem nele. Os meus filtros internos que tenho a auxiliarem os externos na filtragem mecânica, simplesmente os lavo com água da torneira e nã me preocupo com as bactérias, já que na minha opinião acabam por existir mais bactérias no aquário (areia, decoração etc...) do que no filtro. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
wonderman Publicado: Dezembro 29, 2004 Autor Publicado: Dezembro 29, 2004 ok em relação as esponjas acho ja ter percebido... então vou ter de comprar aquilo para colocar nas esponjas da mesma marca do filtro, para ajudar às colónias certo? ok.... eu depois vejo isso então agora acerca do ponto "2" (iluminação) o que acham? realmente tenho um tronco, mas eu não falo do tom amarelo da água, eu falo dos tons amarelos e verdes provenientes das luzes... a água é cristalina, o problema é que queria luzes fluorescentes que me dessem cor tipo as de halogénio (okok eu sei que isso é impossível ) estão a ver a ideia? acerca do ponto "3" (algas) é melhor então não mexer no areão... vou tentar aplicar me agora e fazer umas tpa´s de 2 em 2 dias ou 3 em 3 dias (tipo apenas uns 5 litros - aqua tem 70 litros sensivelmente) para ver se começo a dar cabo delas, mas ñ tenho muita esperança (aquilo quase parece um TAPETE de algas no areao ... obrigado a todos! p.s. ajudem me entao nos pontos 2 e 3 gracias! Citar
Marquito2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 oi. o tom amarelado é proveniente da sun glo. troca essa por uma luz do dia normal. ficaras com um tom bem melhor. quanto ás algas , tens excesso de peixes? alimenta-los em excesso? força nas tpas, mas eu aposta-va mais nos pontos acima ah e já agora o aqua é recente, se for provavelmente será disso e nesse caso é uma situação completamente normal. Cumps. Citar Marco_fontes
wonderman Publicado: Dezembro 29, 2004 Autor Publicado: Dezembro 29, 2004 as algas... bom... digamos que tenho atravessado um periodo complicado que me leva a não ter muito tempo em casa e o tempo que tenho sobra pouco para o aqua... mas é obvio que foi uma fase e agora quero entrar outra vez em força na dedicação que tinha com o aqua... ele tem 1 ano e 3 meses, portanto as algas é mesmo por descuido... mas agora queria limpá-las da forma mais natural possível, vou limpar os vidros, aspirar o areão, e rezar para que elas comecem a desaparecer... ok... sunglo - OUT!!! eheheheh então devo comprar uma aquaglo, e a outra? 2 aquaglo´s é muito roxo não?? cumprimentos Citar
wonderman Publicado: Dezembro 30, 2004 Autor Publicado: Dezembro 30, 2004 boas noites! venho responder a mim mesmo, aproveitando assim para transmitir informações varias acerca das luzes banana rock já sei qual combinação de luzes usar: "AQUA-GLO+POWER-GLO= Efficient photosynthesis while intensifying blue and violet pigments." a razão porque escolhi estas luzes foi, em primeiro lugar, porque a aquaglo é uma boa luz para plantas e a sua temperatura é bastante agradável aos olhos (se bem que penso que se não for combinada com outra fica algo "escuro" o aquario); e a powerglo é uma luz de muita "potência" relativamente aos lumens (o meu aqua é muito alto, tem 41cm de altura, e eu tenho água até aos 38cm, e tem qualquer coisa como 70, 75 litros REAIS dentro do tanque) e sendo esta luz (pelo que li) também muito forte em cores vivas, com um branco bonito e realçando azuis, penso conseguir manter o meu plantado com FINALMENTE boas cores! ah, as tais informações para quem queira saber: http://www.hagen.com/uk/aquatic/more.cfm (cliquem no link "FLUORESENT LIGHTING FOR FRESHWATER") já agora: tenho já uma AQUAGLO no meu aqua, mas já tem 1 ano e 3 meses, deve ser melhor trocar certo??? cumprimentos Citar
wonderman Publicado: Dezembro 31, 2004 Autor Publicado: Dezembro 31, 2004 boas pessoal! hoje fui comprar as tais lâmpadas, a AQUAGLO e a POWERGLO, só tenho uma palavra: BRUTAL!!! é a combinação perfeita de cores e luz, na minha opinião... bom agora a parte desagradável: com as lâmpadas, trouxe novos habitantes, 6 neons, 3 cory´s, 1 peixe faca... o peixe faca é lindo de morrer! os cory´s, 1 deles apareceu de repente c/ a barbatana superior ratada e traseira também... acho que foi o escalar... mas... mais grave que isso: dos 6 neons, só tenho 4... e isto é certo: FOI O ESCALAAAAAAAAAAAAAAAAAR!!! que nervos... eu sabia que poderia dar errado, mas tive amigos que já tiveram escalares+neons e ñ houve problema, como também noutras alturas houve... a própria sra. da loja com quem falei, e à qual expliquei o meu "medo" em relação ao escalar, disse-me que era um risco que eu iria correr, podia correr bem ou mal... mas o escalar sempre foi mansinho... ele é mansinho mas fica possesso na presença dos escalares, só quer papá-los... estes neons até já nem sao muito pequeninos, já têm pelo menos metade ou 3/4 do tamanho de adultos, mas o meu escalar consegue come-los... pelo andar da carruagem, amanha já ñ tenho neons... tenho pena deles, eu não queria fazer deles jantar para outro peixe, ainda por cima tive o cuidado de o alimentar pouco antes dos neons entrarem, e ah pouco voltei a dar alimentação... já agora, que peixe me aconselham a colocar no aqua, que seja assim tipo o neon em cores vivas e brilhantes, mas GRANDE que possa conviver com a fauna existente? - 1 escalar (é bastante grande) - 1 synodontis (é corpolento e grande também!) - 3 corydoras - 1 peixe faca - 3 danios - 4 neons (por enquanto - tende para zero...) há um peixe k vi uma vez num video por aí na net, que é o ramirezi. acho lindo, mas ñ sei onde o encontrar... e os tetras? têm a riqueza de cor de um neon? ah já agora (claro) o PH da minha água encontra-se entre 6,5 e 7 cumprimentos Citar
nscm Publicado: Dezembro 31, 2004 Publicado: Dezembro 31, 2004 ois wonderman sugiro um otto para te tratar das algas.... tens plantas?! se tiveres cuidado com as tpas pq lhes tiras nutrientes da agua e n te eskeças q quantas mais tpas fizeres mais os valores variam e assim tens de controlar bem alteraçoes de temperatura e ph entre outros!!... xauz Citar
Recommended Posts