Sérgio Carmo Publicado: Outubro 5, 2012 Publicado: Outubro 5, 2012 A rocha eu lavava bem em água corrente e deixava-a dentro de um balde com água de osmose algum tempo... e ir trocando por água nova. Isto para retirar a maior parte da lixeira e dos fosfatos que possam estar presentes. Se o substrat pro veio de um aqua doce pode está a fazer "leeching" de nutrientes também... eu colocaria novo, mas nunca usado. Podes e deves aspirar as ciano sempre que possível... mas aspira mesmo para fora do aqua. Não vale aspirar através de sacos ou outros filtros mecânicos porque são bactérias... elas separam-se e voltam a juntar-se depois de passar o filtro mecânico. Para aspirar diariamente podes sempre ter um pouco de água salgada sempre à mão para ir repondo aquilo que tiras juntamente com a ciano. Ao retirares a ciano estás a exportar nutrientes com elas... por isso é sempre boa ideia. A questão dos nitratos está muito relacionada com a quantidade de comida que dás e a quantidade de peixes que tens por m2. :D Citar
arty77 Publicado: Outubro 5, 2012 Autor Publicado: Outubro 5, 2012 Se o substrat pro veio de um aqua doce pode está a fazer "leeching" de nutrientes também... eu colocaria novo, mas nunca usado. O substrat pro ou o siporax usado, não poderá ser limpo (ex: em água doce, com lixívia, ou fervido) e ficar como novo? Por acaso lembro-me que coloquei o substrat pro já com o problema de nitratos elevado. Então não foi a causa, pelo menos a única... Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Sérgio Carmo Publicado: Outubro 5, 2012 Publicado: Outubro 5, 2012 Não estou apenas a falar dos nitratos mas também dos fosfatos... Talvez possa ser limpo com água de osmose... colocar de molho até conseguir obter água com testes de nutrientes a 0... lixivia nem pensar e fervido não sei se não alterará a estrutura dessas substâncias. Citar
arty77 Publicado: Outubro 5, 2012 Autor Publicado: Outubro 5, 2012 Não estou apenas a falar dos nitratos mas também dos fosfatos... Talvez possa ser limpo com água de osmose... colocar de molho até conseguir obter água com testes de nutrientes a 0... lixivia nem pensar e fervido não sei se não alterará a estrutura dessas substâncias. Ok, então acho que será boa ideia retirar o substrat pro. Talvez compre algum siporax novo para colocar. Muito obrigado pelas dicas Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Recommended Posts