Recommended Posts

Publicado

Boas,

O meu nano-reef (52 cm) está na sua terceira semana de vida. Neste momento, o areão a rocha morta ( para já tenho cinco quilos de rocha morta e dois de viva ) e os vidros estão invadidos por algas verdes e vermelhas (muito patriótico :lol: ). Enfim, presumo que isto seja normal, mas reparei que o escumador acumula agora diariamente um líquido castanho escuro abaixo do copo e que já não parece produzir espuma ao mesmo ritmo. É altura de fazer a primeira tpa com água de osmose? Devo remover manualmente as algas do vidro? Devo mudar a pedra difusora? O drama de um principiante nos salgados...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Não deves fazer absolutamente nada. Deves esperar e ter calma :lol:

Se nos doces saber esperar é uma virtude, nos salgados não o fazer é caminhar para o insucesso.

Podes contudo fazer trocas de água, sim! Retirar as algas não vejo vantagens...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Obrigado. Eu não queria entrar em pânico, mas é que algumas das plantas agarradas ao vidro macroalgas, com filamentos e tudo. Hoje tive mais uma surpresa, milhares de uma criaturinhas com cerca de 2 milímetros de comprimento agarradas ao vidro :lol:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Queria dizer "algumas das plantas agarradas ao vidro são". Desculpem, são as pressas.

Publicado:

A minha digital é fraquinha. Não consigo tirar fotografias definidas de coisas tão pequenas. As criaturas são brancas, têm entre um e dois milimetros (nas maiores distinguem-se duas antenas) e deslocam-se ao longo do vidro, parecendo estarem a alimentar-se das microalgas. as macroalgas são verdes e têm aquele aspecto de "arbusto" das filamentosas :wink: