Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite,

Tenho o meu aquario de 160 Litros montado há cerca de um mês.

Tenho 5 plantas (1 Ophiopogon gigantea, 1 microsuriom pteropus, 1 spathiphyllum quatro, 1 ophiopogon Kyoto, e 1 anubia que está a morrer e nao percebo porque)

Substrato sera, temperatura na casa dos 25 graus, PH a 7.5, GH a 60, e KH a 40.

Pus 1 espada para iniciar o ciclo do azoto há cerca de 2 semanas.

Acontece que os niveis de amonia nunca subiram, e os nitritos neste momento estão a 1.6 e a amónia sempre a 0.

Estou a usar os testes da nutrafin.

Estou a tentar perceber porque é que amónia nao soube de forma nenhuma.

Algum me pode ajudar?

Desde já agradecido.

Muito obrigado

Editado por wilsongs
Publicado:

Boa tarde,

Se alguem me pudesse ajudar, ficaria muito agradecido.

Não sou muito experiente na aquariofilia, e quando iniciei as pesquisas para começar este hobbie, tive muito boas referencias deste forum e varias pessoas me disseram que aqui me ajudariam.

Sou uma pessoa que lê, procura, pesquisa e só se nao encontrar é que pergunta. mas nem assim obtenho resposta.

Se calhar seria melhor não ler, não procurar, não pesquisar, não fazer nada, como muitos fazem e conseguem obter todas as respostas.

Sinceramente tou um pouco desiludido (Mas o que é que isso importa??)

Muito obrigado.

Publicado:

Olá,

É compreensível que fiques chateado mas tenta compreender que a ajuda pode não ser rápida isto pq ou não se sabe como ajudar ou até pq o tópico passou despercebido.

Pelas contas estás com o pico de nitritos, agora uma semana atrás deverias ter tido o pico de amónia, (fizeste testes nessa altura?

Uma das causa para não teres tido pode ser por teres o aquário montado algum tempo (um mês) e de alguma forma já se terem criado algumas bactérias que convertem a amónia em nitritos e desta forma quando colocaste o peixe essa amónia foi logo "tratada".

Publicado:

Olá Hugo.

Desde já obrigado por responder. Eu não estou chateado, estou só um pouco desiludido.

Então é assim:

Eu montei o aquario há um mês, tive-o sem peixes durante 2 semanas (deitava apenas comida). Neste periodo a amónia esteve sempre a 0 e os nitritos também.

Como pensei que o ciclo nao estivesse a "arrancar" pus então o espada. neste dia ainda estava tudo a zero.

Desde aí fiz testes praticamente todos os dias e a amónia nunca subiu. Apenas os nitritos subiram estando agora em 1.6.

Tenho inclusive uma tabela em excel que posso postar aqui para mostrar os valores.

Acho muito estranho a amónia nunca subir, e pelo que tenho lido, amónia é o primeiro valor que sobe.

Durante as primeiras 2 semanas fazia TPA's uma vez por semana, mas depois parei para ver se os valores subiam.

Será que o ciclo já criou as bactérias que neutralizam a amónia?

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Wilson

Publicado:

Vê se tens a anubia enterrada.

O rizoma deve estar de fora.

Provavelmente tens a planta toda enterrada e isso é errado.

Se for isso desenterra-a, prendendo-a por exemplo a algum tronco ou pedra.

Boa sorte e não desanimes.

Publicado:

Olá amigo João.

muito obrigado pela sua resposta.

Tenho a anubia apenas com as raizes enterradas.

É melhor desenterrá-la por completo e amarrá-la noutro local?

Eu tinha um tronco no aquario que começou a apanhar bolor. Pelo que li é normal, mas ainda assim retireio e comprei um maior mesmo por uma questão estética e estou neste momento a tratá-lo.

No entanto verifico que o aquario apanhou uma matéria castanha (penso que são algas) que tanto está presente nos vidros como nas plantas.

Talvez seja melhor pensar numa equipa de limpeza?

Muito obrigado pelas ajudas.

Cumprimentos,

Wilson

Publicado:

Pessoalmente não gosto de tratar problemas com algas comprando vivos.

É uma alternativa, mas gosto de esgotar as outras opções.

Se o aquario permitir poderás pensar numa equipa de "limpeza", fica ao teu critério.

A água castanha não será por causa do tronco novo?

Olha que comprei um tronco à poucos dias, está no aqua e a água também está acastanhada, mas nada como uma TPA que não resolva. Ainda ontem mudei 10 % da água e está porreiro.

Quanto à anubia as raizes sim no areão o rizoma fora. Para essa planta estar mal alguma coisa séria se passa, pois não é normal. E olha que já tive anubias que sofreram por zelhices minhas mas sobreviveram...algumas...lol.

Quanto ao tronco antigo continua o tratamento, já não está dependente que o mesmo fique pronto pois já lá tens o outro e esse fica-te para uma outra montagem.

Publicado:

Olá amigos...

A água em si nao está castanha, até está bastante limpida...

Tinha o fluxo de água a agitar bastante a água.

Penso que isto terá sido a causa da fraca saude da anubia.

Segundo o que li, ter muita agitação na água facilita as trocas gasosas retirando o CO2 da água.

Decidi modificar a saida da água do filtro de forma a anular a agitação, vamos ver se ajuda a recuperar a planta.

Quanto às algas, para já, vou reduzir gradualmente o tempo de iluminação para ver se diminuo o problema.

Muito obrigado pelas ajudas.

Publicado: (editado)

Isso vai no bom caminho.

Já foi avançada a hipótese de não te terem subido os valores de amónia de forma perceptível (aquário já com bactérias).

Por outro lado, como fizeste tudo certinho e colocaste só um peixe, ele "nunca" poderia ser causa de grande concentração de amónia já que o aquário é grande (efeito de diluição).

Agora (quando os nitritos começarem a baixar) é adicionar peixes lentamente.

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Dado que tens nitritos, significa que o ciclo já vai a meio. Já terás tido alguma coisa de amónia, pois acho que não se pode ter nitritos sem ter tido amónia antes (corrijam-me se estiver errado, se faz favor).

Durante o ciclo e enquanto não houver peixes, não se deve fazer TPAs, uma vez que atrasam o ciclo. Com vivos, deve-se começar as TPAs. Dado que neste momentos tens nitritos, convém ir fazendo pequenas TPAs, de 10% dia sim, dia não, de forma a que o peixe não sofra. E enquanto tiveres nitritos, não coloques mais peixes. Só depois de teres nitratos e de estes não estarem em níveis demasiado perigosos.

Quanto às algas, isso pode dever-se a duas coisas: excesso de nutrientes e/ou excesso de luz. Para o excesso de nutrientes, há duas coisas a fazer: a primeira, e a ideal, é meter plantas de crescimento rápido; a segunda é fazer TPAs constantes. Quanto ao excesso de luz (já agora, como é a tua iluminação e quantas horas está ligada), deves reduzir o tempo total (não mais que 8 a 10 horas - consoante o nível de exigência das plantas que tens) e se possível, divdir em dois fusos (exemplo: 4 horas de manhã e 4 horas à tarde). Utiliza um temporizador, que tira o trabalho chato...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!