Bactérias depuradoras


Ricardo G.

Recommended Posts

Boas, gostava de saber qual a vossa opinião sobre bactérias depuradoras que se podem comprar em frasquinhos em qualquer loja de aquariofilia, essas decompõem a amónia e os nitritos.

Bom, montei hoje um aquário e decidi adquirir este produto, comprei "sera bio nitrivec". Apliquei-o no aquário, indicando-me as instruções de que após 24 horas se podia introduzir peixes no aquário.

Estou com algum receio da credibilidade desta técnica, e se realmente nao irá afectar os peixes.

O que será melhor para ultrapassar o ciclo do azoto? Esperar que os picos de amónia, nitritos e nitratos desçam ou usar estas bactérias de compra?

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo desse tipo de bactérias e nunca tive problemas, claro que há que respeitar as indicações (eu por norma espero mais 24h mas coloco comida no lugar da fauna ao final das 24h).

 

Não podes nunca é colocar muita fauna de uma só vez, isto é para qualquer caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom já montei alguns aquários com Aceleradores Biológicos, esse da Sera nunca usei, usei Denitrol da JBL e Safestart da Tetra, em ambos os casos resultou bem, os valores de nitritos mesmo já com a população toda no aquário nunca ultrapassaram os 0.1 e ao fim de 1 mês o aquário estabiliza normalmente, a diferença é que com estes produtos os níveis tóxicos de nitritos e amónia estão sempre relativamente baixos durante a ciclagem e sem picos, mas não coloca os valores automaticamente a zero. Ao fim de 48 horas costumo colocar 2 peixes no aquário, ao fim de outra 48 meto o resto. No final do mês os níveis estão zerados. Na primeira e segunda semana faço tpa´s diárias de 10%, uma hora após a tpa lanço a medida de bactérias, não sigo as dosagens, e gurdem estes produtos num frigorifico mesmo. :).

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo G. ter medo de usar esses produtos é que me choca. Eu tinha medo é de NAO ter esses produtos. Esses produtos são a garantia que nenhum dos teus peixes morre num aquário não ciclado.

 

E, esses produtos têm outro tipo de vantagens, por exemplo no combate às algas e doenças infecciossas com diversificação dos microorganismos no aquario e dominio da (s) espécie(s) que isso trás.

 

o meu concelho é mesmo usares o frasco todo no aquario, claro que não de uma vez mas sempre que vires algo suspeito, durante TPAs ou assim. Não vale a pena guardar para o proximo aquario...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me preocupa é o facto de estas bactérias precisarem de alimento e oxigénio para sobreviver, e, eu receio que seja dificil saber se estas estão em boas condições quando adquiridas. Claro que existem os testes para confirmar se as bactérias funcionam ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É meio que tiro no escuro sempre claro, mas uma coisa é garantida, não estão todas mortas dentro do frasco, existem sempre uma boa quantidade delas em plenas condições, e isso é o suficiente, é sempre bom verificar a data de validade se estiver relativamente próximo do fim claro que não se deve comprar, esses produtos têm 12 meses para ai de validade e mal cheguem a casa é meter a embalagem no frigorífico.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.