Preço dos Crystal Red


Recommended Posts

Boa tarde a todos, aqui fica o meu desabafo em forma de dúvida para justificar este post:

 

Alguém que por gentileza me explique o porque do preço deste belo camarão estar tão inflacionado nos produtores caseiros?!Será que o pessoal quer enriquecer dum dia pro outro a vender este camarão?!(falo nesta espécie, mas há outras..)

 

É verdade que já são poucos, mas ainda há lojistas que exportam este produto, que lhes fica a aproximadamente por 3€, já com iva, a unidade(grade A). Depois cada loja faz a margem de lucro que entender!

 

Agora, aquela malta que tá em casa, e já perdeu a conta ás gerações que passaram por aquele aquário, e á quantidade de exemplares que já vendeu que certamente já cobriu o investimento inicial, e continuam a vender estes exemplares a preços disparatados...havendo situações em que chega a ser mais caro comprar a membros de foruns do que numa loja...não sei se me faço entender...

 

Inacreditável, é o que tenho a dizer...

 

Logicamente que a resposta mais fácil de se dar será: "os camarões são meus, eu vendo ao preço que quero!!" Ok, tirando esta resposta, alguém me pode dar outra?!

 

Abraço a todos,

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe

Lei da procura e venda isso todos vão dizer.

Eu digo,investi 50€ em meia duzia deles,sabes quantos tenho ? zero

Já tenho novamente alguns,mas de ai até chegar a vender irá um longo caminho e isto caso cheguem a criar suficientemente para vender.

É como nas vendas de comidas,é o meu caso pessoal.Eu tenho um preço,pode ser mais caro que alguns mas sei que envio o produto correcto com bom acondicionamento e esclareço as dúvidas,há outros que vendem produtos de baixa qualidade e por vezes até dizem que é 1 produto e enviam outro.Em camarões é igual,a variação de preço é conforme também a qualidade dos mesmos,do tipo de comida que lhe dão,o ambiente onde estão etc.O que falas nos camarões já foi debatido 1001 X sobre discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, compreendo os motivos que me deste,

mas para quem quer qualidade de produto pode compra numa loja onde vê aquilo que tá a comprar, e até pode escolher por si próprio!

quanto á procura vai sempre haver porque são animais sensíveis a variações e infelizmente morrem com alguma facilidade..por isso os criadores não têm de se preocupar com arranjar clientela!!

quanto ás duvidas, com :D não há duvida que perdure!!!! (que bom slogan :naughty: )

 

extreminado, isso é o que mais me irrita!!!!! :bad-words:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso tem um nome, chama-se lei da oferta e da procura...

 

Eu compreendo e aceito sem qualquer problemas, mas a verdade é que é raro comprar camarões em Portugal, só coisas esporádicas e raras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é como já disse em cima Hugo, a procura vai haver sempre!!quanto mais não seja de grades superiores.

e se percebi bem, estás a dizer que a compra de camarões em Portugal é baixa, então mais um motivo para os preços baixarem, pelo menos nas lojas...

 

porque uma pessoa quando gosta mesmo duma espécie especifica, mais cedo ou mais tarde vai acabar por pagar seja que preço for!!!falo por mim, e acredito que por muitos também!! :D

 

P.S. obrigado por colocarem o post no local correcto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é o local correcto mas pareceu-me o mais indicado.

 

Não, estás enganado eu não disse que a procura é pouca, o que eu escrevi é o meu caso. Eu compro tudo lá por fora, quando compro é lá por fora.

 

Eu é raro vender camarões, ofereço quando tenho a mais e tb por isso é raro ter grandes colónias, mas eu sou só um e uma andorinha não faz a primavera e não acho que tenhamos que ser todos iguais, cada um é livre de fazer o que acha correcto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é o local correcto mas pareceu-me o mais indicado.

 

Não, estás enganado eu não disse que a procura é pouca, o que eu escrevi é o meu caso. Eu compro tudo lá por fora, quando compro é lá por fora.

 

Eu é raro vender camarões, ofereço quando tenho a mais e tb por isso é raro ter grandes colónias, mas eu sou só um e uma andorinha não faz a primavera e não acho que tenhamos que ser todos iguais, cada um é livre de fazer o que acha correcto.

 

 

Ok, entendi mal então.. então já somos dois a fazer a primavera, eu prefiro dar ou trocar por algo que essa pessoa possa ter que me esteja a fazer falta..

 

Mas entende a minha necessidade de desabafar sobre este assunto, não quero mudar a atitude de ninguém, apenas dar a conhecer ao pessoal que compra nestes foruns que ás vezes está a pagar mais caro do que nas lojas onde pode escolher. E devíamos aproveitar estes foruns para precisamente fazer concorrência a essas lojas, que a maior parte das vezes faz preços absurdos, e dar oportunidade aqueles que não têm tanto poder de compra!

Claro que há muita gente mesmo em Portugal continental que não tem acesso a lojas, nem das baratas quanto mais das caras. e eu acredito que esta malta que vende os CR nos foruns se aproveita é desses que estão mais afastados dos grandes centros urbanos, mas que gostam tanto ou mais do que eu destes exemplares...

 

e como tu dizes em cima, "cada um é livre de fazer o que acha correcto", eu sou livre de dizer o que penso! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filipe, por isso mesmo é que criaste o tópico e ele continua aberto e visível a todos :thumbup3:

 

Isso das lojas pode não ser tão linear e tu mesmo acabas por escrever sobre isso. São raras as lojas que enviam vivos e os particulares praticamente todos o fazem. E nem todas as lojas conseguem praticar preços ao nível que indicaste.

 

mas claro que entendo o teu ponto de vista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tu falas que aqui há malta a vender mais caro que em lojas ?Seria algo inédito isso :thumbup3:

Nas lojas como falas,podes escolher mas agora já há algumas com qualidade pelo que tenho lido mas cá em Aveiro posso dizer que até o meu pior aquário tem mais condições que qualquer um que tenho visto por cá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Filipe se dizes que ha lojas que os comercializa como dizes mais barato porquê da questão ??? força nisso !!!

Se conseguises ter alguns exemplares e tivesses sorte com eles ... que farias aos excedentes?

A venderes irias tentar obter o retorno do investimento ao preço do mercado na altura ou farias uma baixa louca de preço sobre eles?

 

Eu ja os procurei e já os comprei.

 

Perante isto ... a minha opinião é que nas lojas, tu ou sabes com o que lidas ou então acabas por comprar camarões de grades mais baixas a preços que por vezes vejo aqui no forum grades superiores estão à venda. Por vezes ate o inverso .... ha logistas que os vendem ate no mesmo bolo B ,A ou S por exemplo ao mesmo preço por não saberem.

 

Eu compro la fora tambem, no entanto ao nivel dos CR ou CB comparando os K´s desses caramoes nos sites, acho que o Sergio o Sharpness ou o Nunhez por exemplo conseguem melhores exemplares com mesmo nivel de grade e a melhores preços que alguns sites.

 

Também posso n saber onde procurar os melhores preços claro ... mas é onde sei procurar e os encontrei e pelo que vejo olha que o preço por vezes não compensam ir lá fora.

 

Concordo ctg no sentido em que há mto que existem no mercado interno e externo e o preço não varia. Outro exemplo são os sulawesi também.

 

Eu como faço com as plantas também prefiro trocar ou oferecer uns poucos camarões que tenha a mais a amigos meus que os vender sou sincero. Claro que se precisar de alimento ou equipamento para o bem estar da colonia ... ha que tentar por eles ganhar recursos para isso e nesse caso vendo !!! Penso que mtos user´s pensam assim.

 

Mas tb era agradavel uma descida nos preços claro :thumbup3:

 

Gostava que malta que comercializa também falasse aqui. Eu nada tenho a comentar sobre os preços. São os que há e os pedidos não faltam :D

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Jorge, mais te informo a ti e a quem tiver interessado que na loja "mania dos peixes" em ermesinde se vendem CR grade A a aproximadamente a 4.50€, já comprei a menos! Também na "aquoporto" num dia de promoção dos invertebrados comprei a 4€ ou menos, já não te posso precisar.

E chego á loja e escolho o camarão que quero, se achar que a grade é duvidosa não o trago e espero por novos camarões, é tão simples quanto isto! E também te digo que não frequento esse tipo de loja que descreveste. Mas que as há, há!!

 

A diferença está nas lojas de grandes centros comerciais, que pagam um balúrdio de renda, ora, eles têm de ir buscar o dinheiro a algum lado né...tambés só vai lá quem quer..

 

João, eu não tenho duvidas onde vou comprar os meus CR, logicamente que os vou comprar na loja em cima mencionada!

A questão é, a margem de lucro que o pessoal que as tem em casa cobra ao pessoal na net!!quando não têm que pagar a renda duma loja, nem fazem disso meio de subsistência como os lojistas fazem!

 

E muita atenção, eu não estou a dizer que deveriam dar tudo e mais alguma coisa, não é isso que eu quero dizer! É lógico que eu concordo com que o pessoal venda, eu faria e farei o mesmo!

Até porque os animais comem até antes de terem o tamanho suficiente para serem vendidos, logo faz sentido cobrar um valor, nem que seja simbólico pelos vivos!

Volto a repetir, a minha indignação vai para a quantidade de simbolismo que o pessoal acrescenta a esse valor!!!Acho um absurdo, um abuso, que lhe queiram chamar..

Até hoje nunca vendi as criações que tive, dei-as sempre, e já tive algumas só de peixes, plantas então dou tudo também!

Mas João, te garanto que não venderia os CR grade A que tivesse a mais de 4€, e já estou a pôr o preço muito lá em cima!!

E outra coisa muito importante João, nunca pus em causa a honestidade do pessoal que vende aqui no forum, sei por experiência própria que a qualidade dos CR aqui comercializados é muito boa!!

 

Espero ter-me feito entender!

 

Abraço a todos,

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já foi aqui debatida a lei da oferta e da procura...

 

Só para teres uma ideia já comprei cardinais (Sulawesi) a 30€ cada, hoje em dia não tenho nenhum... Se fores a uma loja comprá-los a 6,5€ como outros camarões do Sulawesi.

 

Já tive muitos CRS e houve um momento que tudo corria à mil maravilhas e tinha bastantes mesmo, até ter uma azar que me dizimou a colónia a uns meros 20 exemplares...

 

Se tudo corre bem e com grades baixas, são uns camarões bastante fáceis, agora com um grade mais elevado as coisas já são diferentes.

 

Se houvesse muita gente a vender a um preço mais baixo, mesmo lojas - oferta - os preços iriam baixar significativamente pois toda a gente os tinha e criava. Como são camarões difíceis e com alguns truques (natos ou inatos a cada criador) o preço soube - Só compra quem quer ou não consegue arranjar mais barato, mesmo assim compra se quiser.

 

Conheço também pessoas que compraram camarões no estrangeiro e chegaram-lhes todos mortos devido ao indevido acondicionamento para essas viagens - pode correr tudo bem ou não - é um risco.

 

Boa sorte a todos e boa discussão,

 

Saudações cordiais

 

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Achei o tópico curioso, vim espreitar e, de facto, parece que a temática não muda, desde que a moda dos invertebrados pegou em PT.

 

Não me vou alongar muito, apenas descrevo alguns tópicos que só quem cria ou tentou criar espécies mais difíceis é que sabe do que falo. O resto do pessoal pode apenas ter uma ideia, independentemente de continuarem a achar uma barbaridade de dinheiro e acredita que não és o único, Filipe.

 

Falando dos CRS:

 

- são caros? são! não são todos os que estão dispostos a dar mais do que 3€ ou 4€ por um camarão grade C ( pelo menos na minha altura, este era o preço praticado pelo básico), quanto mais 100€ ou 1000€ por camarões brancos! Para isso mais vale convidar a família e os amigos e pagar uma bela mariscada ali na zona do Guincho. A verdade é que há cores e padrões para todos os gostos mas esses padrões e cores conseguiram-se através de muita reprodução selectiva, muito tempo e dedicação, muita tentativa e erro, muita despesa. Onde é que um criador ( amador ou profissional) pode ser recompensado por isso? Nos excedentes que vende.

 

- os preços que os criadores amadores ( aka, foristas) praticam não têm nada a ver com os preços que as lojas praticam porque não fazem criação em massa, têm as condições mínimas para manter os camarões a reproduzir e em cada geração, se safarem 5-8 camarões de grades iguais ou superiores a A é uma festa, ao contrário daqueles que fornecem as lojas que fazem reprodução em grandes quantidades mas nada superior a grade A ( mais uma vez, pelo menos na minha altura). Ora, para as lojas venderem a 4€ o grade A, a elas ( lojas) deve-lhes sair a metade ou menos e não têm que se chatear muito; Basta ter um aquário bem ciclado com parâmetros estáveis para manter os bichos o tempo suficiente para serem vendidos.

 

- a qualidade das lojas; ahh, então as lojas recebem grades A? Humm, será que um grade A para um criador ( mesmo amador) é o mesmo que um grade A para ti ou outra pessoa que não entende o porquê destes camarões serem altamente cotados? Eu afirmo que não! Se o sentido de qualidade entre um criador amador e um criador profissional difere, quanto mais no exemplo anterior... Experimenta frequentar fóruns específicos de invertebrados e vais perceber aquilo que quero dizer. Já vi grades A japoneses que encostavam muitos ditos grades SS europeus ( sim, nem tudo o que os alemães vendem é de boa qualidade; ou se trabalha com criadores alemães sérios e de confiança durante algum tempo ou então o mais provável é levar gato por lebre, pagando couro e cabelo).

 

- os camarões são sensíveis e morrem com facilidade para os clientes mas nos criadores isso não acontece: grande festarola. Aos criadores que nunca viram morrer às 3 e 4 fêmeas ovadas, às vezes as únicas fêmeas que importava estarem ovadas para passarem alguma das características que se pretendia apurar, everybody say heyyy, hoooo ( peço desculpa pelo sarcasmo mas achei piada a essa afirmação e tentei responder no mesmo tom, não leves a mal). Posso-te dizer que não só morrem alguns camarões como se calha a vir algum camarão infectado, mesmo todo xpto, é capaz de dizimar uma colónia inteira. E depois, onde é que se vai buscar o dinheiro que se investiu no xpto e numa colónia que já tinhamos há algum tempo com bons apuramentos? Se tivermos a sorte de termos mais do que uma colónia, é nas gerações das outras que vamos tentar compensar as perdas.

 

- a compra de camarões em Portugal não é baixa, a venda de camarões é que é! Pelos menos camarões de qualidade, grades altos. Quer pela disponibilidade de arranjar espécimes de qualidade para iniciar uma colónia, quer pelos gastos, quer pelo tempo e dedicação que envolve, etc etc etc. Os poucos que existem têm obviamente de compensar esse esforço a todos os níveis. E, como já se disse aqui muita vez, é para quem quer e quem realmente entende o que é reproduzir camarões Crystal Red. Posso-te afirmar, com toda a certeza, que a primeira pessoa a manter CRS grade A em Portugal, vindos do Japão, gastou uma pequena fortuna para os trazer para cá, algo que hoje essa mesma pessoa se envergonha quando pensa no dinheiro que gastou em 10 camarões ( fora os outros 20 que ficaram retidos na Alfândega). Preço proíbitivo mesmo! Felizmente, conseguiu mantê-los e reproduzi-los de modo a amortizar o investimento feito, sem nunca o ter coberto completamente.

 

- mais uma vez, os preços que se praticam cá sempre estiveram equilibrados com os preços que se praticam lá fora, ligeiramente mais baixos até. A malta gosta sempre de frequentar outros fóruns para recolher o máximo de informação possível e quem se dedica à criação e venda de camarões, o preço é sempre um dos factores a ter em conta porque só assim é que se percebe o valor de tudo o que envolve a reprodução de CRS e da oportunidade que se dá a outras pessoas de se envolverem mais a sério nesta vertente dos invertebrados.

 

E mais haveria para dizer mas fico-me por aqui porque, como disse no início, só quem se mete na reprodução de Crystal Red por carolice é que sabe do que realmente falo. O resto do pessoal apenas pode ter uma ideia daquilo que envolve manter e reproduzir marisco, seja lá Super Bock ou Sagres.

 

E como os camarões, também há reproduções xpto de Carpas Koi, de Ocellaris, de guppies, e muitos outros que envolvem muito tempo, dedicação, despesa, sorte, frustração, erro, e tudo isso reflecte-se no preço final. Digamos que comparar o que se vende nas lojas como curriqueiro e o que se vende a nível de criadores é o mesmo que comparar alhos com bugalhos.

 

 

Ricardo, é com muita pena que leio o teu post em relação aos Sulawesi, ainda para mais sabendo o investimento que fizeste... Como sabes, já não faz parte do meu interesse mas se um dia vieres para o Dark Side, espero que venhas ter comigo para te oferecer uma coralada. Tudo de bom para ti e " keep on skating". :(

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico é uma autêntica laranja! Cheio de 'sumo' por dentro!!! :(

Continuarei a seguir a discussão com interesse, até porque conto estar comprador a curto prazo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este topico e de facto interessante e pertinente, mas eu gostaria de alargar a discussão não só aos CR, mas também a todos os vivos ou material de aquarofilia que é vendido por parte de particulares.......E, após analizar sempre que me é possivel o material em segunda mão ou os vivos, chego à conclusão que na maioria dos casos não vale a pena comprar usado! Querem um exemplo???? Pois vou dá-lo: sabem quanto custa no sitio onde habiualmente compro o meu material novo um termostato Eheim de 200watts(posso dar a dica por MP), cerca de €19/ €20 NOVO, sabem que em média pedem pelo mesmo €15 em segunda mão, sem o eventual comprador saber o tempo de uso?!!!

 

Devo partilhar que tenho material excedentario que se calhar comprei por impulso ou por desconhecimento, mas não tenho coragem de pôr o mesmo à venda, pois o que poderia obter no negocio, não me iria trazer satisfação, a não ser no desenrasque. Porquê?!! Conhecendo um pouco deste mercado e sabendo que tenho conseguido obter material novo com preços similares aos que habitualmente vejo em segunda mão, não consigo pedir o preço justo que estes excedentarios me custaram.

 

Acima de tudo BONS NEGOCIOS!!!!

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons olhos te "leiam" André,

 

Uma boa explicação de quem sabe o que fala! Gostei de ler o que tinhas para explicar mais uma vez sobre invertebrados de água doce, mesmo que seja por este motivo.

 

Quanto aos camarões, os Sulawesi ainda estou para descobrir precisamente o que aconteceu... - contaminação de espécimes selvagens, planárias, um pico de algo nocivo,... o que me deixa mais chateado é não ter sequer a certeza de uma causa - acredita que estive muito perto de desistir e por uns tempos o fiz - mas o bicho não morre e o gosto é tremendo como sabes - haja saúde e algum dinheiro para despender nestes devaneios :( .

 

Contabilizar o que já gastei e o que ganhei até me faria esconder num buraco :mrgreen:

 

Agora de camarões só outras espécies como CRS e afins - penso que cada dia entendo menos e menos de camarões...

 

Já esteve mais longe de me passar para o "outro lado da força" mas para isso teria de acabar com o meu aqua de 950lts e isso custa-me mesmo muito - só mesmo quando vou seguindo os vossos tópicos é que vacilo mais e penso que tem de ser feito mais dia menos dia...

 

Obrigado pela tua oferta e espero que talvez um dia possa contar com a tua ajuda para me encaminhares nessa direcção, tens uma aqua que se tornou num verdadeiro quadro,

 

Um grande abraço para ti e obrigado por tudo,

 

 

Saudações cordiais

 

 

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos, aqui fica o meu desabafo em forma de dúvida para justificar este post:

 

Alguém que por gentileza me explique o porque do preço deste belo camarão estar tão inflacionado nos produtores caseiros?!Será que o pessoal quer enriquecer dum dia pro outro a vender este camarão?!(falo nesta espécie, mas há outras..)

 

 

 

É verdade que já são poucos, mas ainda há lojistas que exportam este produto, que lhes fica a aproximadamente por 3€, já com iva, a unidade(grade A). Depois cada loja faz a margem de lucro que entende

 

Agora, aquela malta que tá em casa, e já perdeu a conta ás gerações que passaram por aquele aquário, e á quantidade de exemplares que já vendeu que certamente já cobriu o investimento inicial, e continuam a vender estes exemplares a preços disparatados...havendo situações em que chega a ser mais caro comprar a membros de foruns do que numa loja...não sei se me faço entender...

 

Inacreditável, é o que tenho a dizer...

 

Logicamente que a resposta mais fácil de se dar será: "os camarões são meus, eu vendo ao preço que quero!!" Ok, tirando esta resposta, alguém me pode dar outra?!

 

Abraço a todos,

 

................................................................................

.................................................................................

.................................................................................

...............

viva ,vou te dar uma esplicaçao muito breve para saberes sobre o desenvolvimento da criaçao ate a venda ,nos os criadores termos que envestir em casais (gupys)por exemplo damos 1.60€ por cada um 2 faz 3.20€ (ja vi a vender a 1€)montamos um aquario gastamos agua e luz para os meter la dentro comida carissima nas lojas (porque tao caro) teremos que esperar no minimo 30 dias para nascer as crias ,compramos artemia(1€ cada saqueta) da para 2 dias ou 5.60€ o frasco ,gastamos flocos ,comida caseira,(legumes ,coraçaos de boi,etc...)termos que os manter no minimo 3 meses para venda para serem adultos senao nao os compram(dificilmente os compram em pequenos)ate la gastamos esta comida toda(fazer contas) luz ,agua e o principal O TRABALHO que nos dá,tudo isto para o lojista nos dizer que nos pagam cada 1 a 50 centimos e nao pagam iva destes, por estes preços que gastamos ate eles crescerem ate ao lojista nao vale a pena fazer criaçao,porque ninguem que diga que so os cria por desporto e vai da-los para outros ganhar a vida,porque eles so os teem que meter nos aquarios e vender.

mais uma coisa:

 

(É verdade que já são poucos, mas ainda há lojistas que exportam este produto, que lhes fica a aproximadamente por 3€, já com iva, a unidade(grade A). Depois cada loja faz a margem de lucro que entende)

 

porque isso,porque que cada lojista é que tem que fazer o lucro deles ,nao deviam ser todos ao mesmo preço,se nao, porque os criadores teem que por mais barato.

eu proprio ja fiz muitas criaçoes e dezisti em vender para as lojas por causa disso ,nao vale a pena e depois sempre ouvimos ,( ja nao vou ter lucro nos peixes pelo preço que tou pagar(como se uma pessoa tivesse os olhos tapados).

agora axo bem que cada um ponha o preço que entender porque fazer criaçao nao é facil nem barato.

 

comprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo, não sei se percebi bem o que escreveste, mas vou responder-te da maneira como entendi, desculpa se não tiver a nada haver..

Mesmo que os preços nas lojas e nos "vendedores caseiros" baixasse, e toda a gente tivesse CR em casa nos seus aquários aos molhos, isso não iria fazer com que a reprodução dos CR passasse de um momento para o outro a ser fácil!!

Como tu próprio disseste e muito bem "são camarões difíceis e com alguns truques (natos ou inatos a cada criador)", por isso, mesmo que toda a gente passasse a comprar CR á maluca eles iriam continuar a ser difíceis de reproduzir!!

Poderíamos era encontrar mais criadores inatos devido á facilidade de acesso aos camarões.. :)

 

...azares vão sempre existir, por isso é que vai sempre haver procura!!! ;) topas?!

 

..by tha way, André, esta semana morreu-me uma fêmea ovada.. :/

 

André, tenho-te a dizer que quase me convenceste :) deste-me uma resposta bem estruturada e cheia de bons argumentos!!(ou seja, ainda bem que não te alongaste, se não é que me convencias mesmo :laugh: )

Mas depois de alguns minutos a matutar :eusathink: pensei:

 

Tu tas-me a falar de pessoas que gostam dos camarões, mas que os usam com o intuito de rentabilizar o investimento que fizeram ao adquiri-los, e até mesmo rentabiliza-los. A minha resposta a isso é: é lógico, eu faria o mesmo se fosse um investimento astronómico, mas falo-ia gradualmente, e não a curto prazo. E sem o intuito de enriquecer á pala deles. Porque se fosse pra fazer dinheiro pegava num casal de Yorkshire Terrier(cão) punha-os a reproduzir e vendia-os a 300€ cada um..mas isto é outra conversa..

Agora o pessoal que vende na net só se pode dar ao luxo de vender quando tem sobre população, o que vai fazer com que eles até precisem de se "livrar" de alguns...(o que até é bom que se livram dos mais fraquinhos e apuram os melhores que lá têm) mas levados por esta euforia de inflação de preços em vez de fazerem um preço justo e moderado, não, esfregam as mãos de contentes e dizem, ca sorte, agora é que tá bom pra vender!!!

 

Isto é que eu não acho correcto!

 

Por exemplo, os amantes dos peixes salgados...que não podem rentabilizar o investimento nos peixes...têm-nos simplesmente porque gostam deles...

 

Eu sei que a avaliação das grades é muito subjectiva André,e vai sempre ser...alias, até é simples, as pessoas é que gostam de complicar!! E que as criações caseiras são sempre de maior qualidade do que as das lojas, como já tinha dito num post em cima, não é, nem nunca foi a qualidade dos camarões que está em causa, mas sim o preço praticado!

 

 

Baioneta, obrigado por participares no tópico, e pela tua intervenção também muito útil!

 

 

Santos1, sei bem o trabalho que dá aos criadores e a despesa que têm, conheço alguns. E se forem criadores a sério não vão comprar comida nas lojas que custa um balúrdio!

Outra coisa, não é desses criadores em massa que estou a falar!é dos caseiros..

Mas sem querer se calhar até me deste razão, passo a explicar:

 

Como tu disseste, um "criador" vende a um lojista a 0.50€, e o gajo vai e põe á venda a 1.50€(por exemplo) ou até mais... este era o modelo antigo

 

O criador chateia-se com o lojista e põe ele nos foruns á venda por 1.50€ para ter o lucro todo só pra ele!! este é o modelo actual

 

É aqui que eu queria chegar!!!é isto que acontece hoje em dia, e cada vez mais!!!

 

Bom, não me vou alongar mais se não daqui a pouca já ninguém lê o que eu escrevo.. :)

 

Abraço a todos..

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe ( só para terminar :laugh: ),

 

A tua ideia continua a ser a de que todo aquele que se dedica à criação de invertebrados tem como único objectivo fazer dinheiro com os mesmos...

 

Quando falo em investimento e retorno do que se investiu, falo em re-investimento para mais diversidade e qualidade. É óbvio que não posso falar por todos mas conheço um punhado de pessoas aqui no fórum que se dedica 100% a esta filosofia que, diga-se de passagem, é também a minha maneira de estar no hobbie, qualquer que seja a vertente que segue. Há quem inclusivamente eu nunca tenha visto a ganhar um tostão mas tenha continuado a investir do próprio bolso.

 

Para mim, todo o dinheiro que se gasta na venda de excedentes é para ser canalizado na compra de espécimes de melhor qualidade e na compra de outras espécies ou no melhoramento de sistemas já montados para esse fim. Manter o hobbie com o hobbie, é o que eu digo e é o que eu defendo. Poder usufruir de tudo o que a aquariofilia nos oferece de uma maneira auto-sustentável apesar de no fim das contas feitas o saldo ser sempre negativo, compensado apenas pelo gozo e humildade que a aquariofilia nos oferece. E isto, quer acredites ou não, é uma realidade.

 

O teu registo é de 2008 portanto és mais ou menos da altura em que os invertebrados começaram a ganhar fama em Portugal...

 

Alguns exemplos: como achas que os Crystal Red de grade maior que C ( era o que as lojas comercializavam e a 19€ cada um, na altura) vieram cá parar? Como é que achas que os Heteropoda ( blue, yellow, white pearl) vieram cá parar? Os Tiger? Apuramentos de tudo isso? Já para não falar de como as pessoas cá em Portugal começaram a saber que existia tal diversidade a nível de invertebrados, quais as melhores condições para os animais através da partilha de informação aqui no fórum por tópicos ou fichas criadas para esse fim, de conversas pessoais, da visualização de sistemas de invertebrados, etc... Como é que, num dia estávamos limitados a Caridina japonica ( nomenclatura dessa altura), Red Cherry e Atyopsis e num espaço de meses tinhamos mais umas 5 ou 6 espécies novas de camarões? Terão sido os vampiros ( já dizia Zeca Afonso, eles comem tudo e não deixam nada) que, como dizes, viram os invertebrados como uma mina de ouro, uma maneira de enriquecer, ou foram uns tótós ( tótós porque aos olhos de muita gente, gastar 100€ ou mais na altura em camarões de 2.5cm era, simplesmente, ridículo) que gostavam tanto destes bichos que decidiram investir do próprio bolso numa ou outra espécie e assim que vinha o retorno, investirem em mais e melhor para divulgarem e promoverem a vertente dos invertebrados?

 

És livre de ter uma opinião formada sobre algumas pessoas se aproveitarem da criação de invertebrados para ganharem algum dinheiro. Como já disse, não posso falar por todos e desconheço como o mercado está actualmente mas meter todos os que se dedicam aos invertebrados, aproveitadores ou tótós no mesmo saco é, no mínimo, um descrédito e uma chapada de luva branca a quem se esforçou e contribuiu para a máquina dos invertebrados começar a funcionar e termos hoje o que temos em qualidade e variedade.

 

Em relação ao enriquecer com os invertebrados, os que não são tótós ( no bom sentido, claro) andam um bocado perdidos e desactualizados. Já cá ando há alguns anitos e a única maneira que vi de enriquecer ao ponto de se poder ter um Aston Martin na garagem foi fazer parte da Equipa do Fórum. Os Admins, esses, deslocam-se de Sikorsky S-76C.

 

- mas o bicho não morre e o gosto é tremendo como sabes - haja saúde e algum dinheiro para despender nestes devaneios :eusathink: .

 

Amén!

 

Quando saltares o fosso ( aka: despachares a discalhada), apita sff. :)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Boas Andre, fico contente por ter a tua participação por cá.

So para dar uma ideia ao Filipe os meus 1º Blue Pearl foram comprados ao Andre.

 

O segredo é a alma do negocio e por isso não vou entrar em promenores ate porque o Andre na altura ainda me ofereceu entre alguns uma femea que era uma das galinhas dos ovos de ouro dos Pearl dele na altura :eusathink:

 

Mas nessa altura Filipe, o Andre ainda se deve recodar pois estava a terminar com sua experiência com os Blue, os preços que agora são minimos para a espécie era na altura uma novidade para teres uma ideia dos possiveis preços. E os CRS eram algo novo a iniciar ouvindo e lendo preços de 30€ para Grades ainda não mto bem precisas na altura.

 

Isto dos camaroes como em tudo tem fases .... ha modas ... mas para os melhores produtos ao fim ao cabo os mais procurados a coisa não altera mto.

De resto ja dei a minha ideia vim mesmo so dar um olá ao André e ter mais esta recordação com vocês.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo, não sei se percebi bem o que escreveste, mas vou responder-te da maneira como entendi, desculpa se não tiver a nada haver..

Mesmo que os preços nas lojas e nos "vendedores caseiros" baixasse, e toda a gente tivesse CR em casa nos seus aquários aos molhos, isso não iria fazer com que a reprodução dos CR passasse de um momento para o outro a ser fácil!!

Como tu próprio disseste e muito bem "são camarões difíceis e com alguns truques (natos ou inatos a cada criador)", por isso, mesmo que toda a gente passasse a comprar CR á maluca eles iriam continuar a ser difíceis de reproduzir!!

Poderíamos era encontrar mais criadores inatos devido á facilidade de acesso aos camarões.. :(

 

...azares vão sempre existir, por isso é que vai sempre haver procura!!! :) topas?!

 

 

Oi Filipe,

 

Sim, parece que entendeste mal. Mencionei a lei da oferta e da procura no início do meu post - logo se existe mais oferta (muita gente a criar e a vender) - a procura diminui porque a oferta é muito grande.

 

EX.: Se existirem 100 pessoas a querer comprar um total de 500 camarões e se só existirem 100 camarões, os preços vão ser inflacionados (justos ou não). Se, noutra vertente da questão, existirem somente esses mesmo 100 indivíduos a querer um total de 500 camarões mas em vez de existirem no mercado somente 100 camarões, existirem 2000 exemplares, acredita que os preços vão ser mais baixos - lei do mercado. Mas esta última situação só se aplica se as pessoas os criarem "a pontapé" que penso serem casos muito esporádicos...

 

Actualmente o que existe é muita gente com CRS mas poucos a criá-los ao ponto de os poderem vender "como se não houvesse amanhã".

 

Os preços dos criadores "caseiros" só irá baixar quando existir muita gente a criá-los bem , independentemente de serem fáceis ou difíceis, mas a criá-los...

 

Na tua resposta e interpretação fazes o erro de confundir o que falava sobre oferta (muita gente a criar e a vender, logo muitos camarões disponíveis em várias pessoas) com a procura (compradores -"...toda a gente a comprar CR à maluca..." )

 

Espero ter explicado melhor desta vez,

 

Abraços

 

 

Ricardo Fonseca

 

 

EDIÇÃO - correcção de erros ortográficos ou desatenção

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, logicamente que não meto toda a gente no mesmo saco, nem isso faz parte da minha maneira de ser!

 

Ao inicio coloquei este tópico mais como forma de desabafo, pois sei bem que não é por eu não concordar com os preços que eles vão baixar! E pelos vistos sou mesmo só eu que não concordo.. :/ (e como disse o Hugo, não é uma andorinha que faz a primavera)

...pensando que nem respostas iria obter de ninguém..mas fico contente pelas respostas que já obtive de situações que desconhecia como o André me deu a conhecer por exemplo...

 

Mas sei bem que não são todos como me descreveste, mas tenho noção de que é preciso pessoal com a vontade e coragem de investir e trazer novas espécies para o nosso país, para um dia mais tarde os leigos como eu voltarem a discutir os preços que vão estar caríssimos! :eusathink:

 

Oi Ricardo, conheço bem a lei da procura e da oferta, mas agradeço a tua descrição pra malta mais distraída :confused4:

 

"Se houvesse muita gente a vender a um preço mais baixo, mesmo lojas - oferta - os preços iriam baixar significativamente pois toda a gente os tinha e criava. Como são camarões difíceis e com alguns truques (natos ou inatos a cada criador) o preço soube - Só compra quem quer ou não consegue arranjar mais barato, mesmo assim compra se quiser."

 

Tava-me a referir a esta parte do teu texto.. :eusathink:

 

abraço,

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais