Pequena ajuda


Lupper

Recommended Posts

Bem, hoje vou preparar o aquário ainda e mais pequeno do que eu pensava :roflroll2:

 

Já tenho um garrafão de 5L para tirar o cloro. Mas penso que preciso de mais de um certo?

 

Tenho um filto de 4,5W e o aquario tem 45 x 20 x 25 deve levar cerca de 30L... Muito pequeno eu sei mas agora vão começar as aulas e a despesa é grande para estar a gastar ainda mais dinheiro cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Há aquários pequenos que são muito giros.

 

Deves é ter cuidado com a fauna e flora que colocas e ter atenção às TPA'.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das coisas que não percebo é o que quer dizer TPA já me pareceu que sejam as renovações de agua.

 

Eu se calhar na 5ªfeira vou á procura de plantas e comprar umas 2/3.

 

Em relação á agua achas pouca? devo meter mais certo? Ou junto esta com a normal da torneira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA = Troca Parcial de Água.

 

Se vais encher pela primeira vez podes colocar toda da torneira, desde que não coloques logo fauna.

 

Para as TPA's um garrafão de 5L já são 25% o que é bom se os parâmetros forem idênticos. (A água que entra esteja em iguais condições com a que já lá está).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver se eu percebi. Encho o aquário com agua da torneira mas posso por já o areão? A fauna so colocarei daqui a umas semanas, a flora é que espero por já esta semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água deves colocar só depois do areão/substrato, decorações (pedras, troncos etc etc) e plantas.

 

A água deve ser a última coisa pois torna-se mais fácil trabalhar em seco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK OK

 

Assim vou amanha á procura de plantas naturais. Hoje vou ver o tenho ali e preparar as coisas :roflroll2:

 

Obrigado pela ajuda

 

Em relação as TPA's tira-se 10%, 25% ou 1/3 da agua? E que já li muitas versoes cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma 10%.

 

OK Obrigado

 

Eu queria mais uma ajudinha da vossa parte em relação as plantas a por e tive a ver e gostei de umas espécies que teem varias em comum umas com as outras. Se me puderes dar uma opinião ou se estou a escolher as plantas erradas.

 

Taxiphyllum barbieri

Staurogyne repens

Echinodorus cordifolius ssp. Fluitans

Bacopa caroliniana

STAUROGYNE REPENS

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia para o aquario era +/- esta.

 

aqua1.jpg

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Staurogyne não devem ser fáceis de encontrar.

 

O resto acho que não tens problemas, a Echinodorus deve ficar grande para o aquário.

 

Outras plantas, Ricia, elódeas, fetos, anúbias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Staurogyne não devem ser fáceis de encontrar.

 

O resto acho que não tens problemas, a Echinodorus deve ficar grande para o aquário.

 

Outras plantas, Ricia, elódeas, fetos, anúbias.

 

OK Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, sê bem vindo a este Mundo.

Faz as coisas com calma e pacientemente porque vais lidar com seres vivos e devemos ter o cuidado de proporcionarmos as melhores condições aos nossos companheiros de alegrias. Desculpa o tamanho deste post, mas vou tentar dar a minha opinião sobre vários assuntos aqui falados.

 

vocês tem um loja de animais ao lado da estação da tapada das merces, costumam ter variadas espécies e bem cuidado..

eu de vez em quando tb vou lá.. não tenho nada a apontar, dessa loja.. ;)

 

tb pudemos combinar um cafezinho e conversar sobre os aquários.. :) conhecer malta nova.. que tal !??

 

Esta loja a que o Rui Galvão se refere chama-se eZOOticos e está localizada ao lado da Estação das Mercês. Já lá fui uma vez espreitar e os peixes estavam com bom aspecto. Penso que o dono é que sabe mais da coisa. Mas não comprei lá nunca nada. É pequenita, mas tem alguma variedade.

Em Mem Martins conheço duas lojas que vende peixes, mas nunca comprei lá nada...

A Avibel (penso que se chama assim) que é na Rua Horta de Fanares. É uma loja muito pequenina e já é bastante antiga, que foi remodelada há uns tempos e a secção dos peixes ficou mais "agradável".

A outra é a Asas e Patas, na Travessa de Fanares. Tem uma maior área e normalmente alguma variedade (recebem peixes às quintas-feiras).

Em todas elas nunca vi assim grande variedade de plantas naturais (pode ter sido um acaso), mas se pretenderes as mais "banais" devem haver por lá.

Ainda há outras lojas espalhadas pela nossa zona, mas nunca fui lá cuscar.

Também já fui à Naturline e gostei da loja e atendimento. À Aquahobby ainda não tive o prazer de me deslocar lá, mas em breve colmato esta falha.

Se precisares de alguma indicação mais precisa, avisa. As de Mem Martins e Tapada têm a vantagem de estar à mão de semear :)

 

Bem, hoje vou preparar o aquário ainda e mais pequeno do que eu pensava :thumbdown2:

 

Já tenho um garrafão de 5L para tirar o cloro. Mas penso que preciso de mais de um certo?

 

Tenho um filto de 4,5W e o aquario tem 45 x 20 x 25 deve levar cerca de 30L... Muito pequeno eu sei mas agora vão começar as aulas e a despesa é grande para estar a gastar ainda mais dinheiro ;)

 

Pelas minhas contas, o aquário leva uns 22,5 litros brutos, o que não te dá muita margem de manobra... tens que manter os parâmetros muito bem controlados (nitritos, nitratos, pH). E quando escolheres a fauna, vê bem o tamanho que eles atingem quando adultos e as condições que lhes podes dar.

 

As Staurogyne não devem ser fáceis de encontrar.

 

O resto acho que não tens problemas, a Echinodorus deve ficar grande para o aquário.

 

Outras plantas, Ricia, elódeas, fetos, anúbias.

 

Concordo com o Hugo, quando ele refere as Riccia, elódeas, fetos e anúbias, já que são plantas "mais fáceis de cuidar" e boas para principiantes.

Penso que estás bem encaminhado e desculpa a seca...

Esta altura para mim é uma das mais engraçadas na aquariofilia, mas também uma das mais importantes. Faz bem a ciclagem do aquário e não tenhas pressas.

Boa sorte e diverte-te imenso.

Cumps

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado mesmo pela tempo perdido. E nunca será seca quando se aprende mais alguma coisa :)

Vou ver essas lojas pelo nome não chego lá e pela rua, também não, não ando a decorar o nome das ruas :)

 

Mas Obrigado pelo comentário :thumbdown2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado mesmo pela tempo perdido. E nunca será seca quando se aprende mais alguma coisa :D

Vou ver essas lojas pelo nome não chego lá e pela rua, também não, não ando a decorar o nome das ruas :D

 

Mas Obrigado pelo comentário :medieval_mace:

 

Sempre podes ver no Google Maps, por exemplo. :busted_red:

Mas vou tentar explicar.

A loja da Tapada fica do lado direito da estação da Tapada das Mercês. Quando saires da estação vais para o lado direito.

A Avibel fica na rua que vai para a estação. Aquela que está agora em obras. Onde está a Marivel (conheces?) Sais da Estação de Mem Martins (para o lado de Mem Martins) e segues pela rua do lado esquerdo. Continuas em frente até passares uma rua perpendicular e é uma loja do lado direito (junto às vivendas).

Para a Asas e Patas é ir sempre em frente quando sais da Estação de comboios e seguir pela Rua da Azenha (em frente, aquela mais à direita) e quando chegares ao final vês uma rotunda com umas palmeiras. Viras à direita e a loja fica do lado direito, numas arcadas.

Melhor que isto é difícil fazer... é tudo na zona da Estação de comboios...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

 

Tive a ver e os preço não variam muito em termostatos entre 25 a 300W

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As dúvidas são muitas e cada vez mais depois de estar a ler outras tópicos. Reparei que falam que não dá para plantar sobre o areão apenas e terei de por um substrato. E queria se o mesmo é verdade e como poderei fazer isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As dúvidas são muitas e cada vez mais depois de estar a ler outras tópicos. Reparei que falam que não dá para plantar sobre o areão apenas e terei de por um substrato. E queria se o mesmo é verdade e como poderei fazer isso.

 

Dúvida tirada.

 

 

Queria pedir a alguém que me esclareçam em relação a fazer compras no pet4you não e tão dispendioso e tem mais variedade. Se alguém utilizar este sistema que me de algumas informações

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria pedir a alguém que me esclareçam em relação a fazer compras no pet4you não e tão dispendioso e tem mais variedade. Se alguém utilizar este sistema que me de algumas informações

 

Obrigado

 

Se me puderes dar uma ajuda.

 

 

Queria uma nova sugestão. Pensei em por musgo de java mas já li que dão problemas e também seria bom um Taxiphyllum barbieri mas penso que este último será mais dificil de encontrar à venda em qualquer estacionamento. Corrijam-me se estiver errado.

 

Estive a ler mais umas coisas e reparei que aconselham a colocar uma placa de esferovite por baixo do aquário, e pergunto eu, será que terá alguma influencia positiva ou negativa no aquário e/ou seres vivos?

 

Já andei a visitar alguma lojas de animais que o jonya4, que desde já agradeço, e gostei do que vi. :techi:

Bem, a dona de um dos estabelecimentos disse que viriam mais materiais e plantas novos no final deste mês de Agosto e por isso vou esperar até á próxima semana e até lá vou á procura de novas lojas e ver o que interessa e o que e melhor por de lado. :wink:

 

Um pergunta a todos, se alguém souber de um site que esteja para o único fim de criar manuais para ajudar os iniciantes na aquariofilia que me faculte o mesmo. Não é estar a rebaixar o manual que está aqui no forum mas se houvesse algum mais elaborado agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à placa, penso que traz algumas das vantagens, como por exemplo a nível do isolamento e para evitar tensões no vidro, caso o aquário possua algum defeito (absorção de deformidades). Um pequeno defeito no aquário ou na mesa pode ser complicado a longo prazo. Como medida de prevenção, uma placazita de esferovite, roofmate ou corticite não faz mal nenhum... especialmente em aquários de maior porte.

Já agora das lojas que viste, qual achaste melhorzita? Tou curioso :animal_fish:

Em relação à pet4you nunca encomendei nada, mas há vários membros no forum que já o fizeram e não tiveram problemas.

Continua a tua busca calmamente para que fique um projecto bem pensado. às vezes é preferivel esperar mais uns dias que depois ter que desfazer tudo...

E não te esqueças de ciclar bem o aquário.

Boa sorte

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.