Recommended Posts

Publicado:

Boas!o móvel tá a ficar bom mas não te esqueças dos "buracos "para os fios da electricidade e dos filtro (e se fôr filtro externo tens os tubos)etc....

Eu fiz um com estrutura em ferro e forrei com mdf e fiz Três Furos (rodelas) atrás para a passagem dos cabos...

Publicado:
Boas

E num feriado só deu para fazer isso? Por aqui os feriados são de 24 horas! É para trabalhar, é para trabalhar :medieval_mace:

Depois de passado o tapa poros, e bem lixado, com uma tinta preto brilhante isso fica quase com o mesmo acabamento de uma lacagem! Tenta informar-te com se faz uma lacagem nesse tipo de "madeira", antes de aplicar qualquer produto! Pode ser que não seja assim tão difícil!

Cumps.

Pois mas para mim o feriado só tem 12 horas lololololol...Devo usar uma lixa grossa ou fina??

Tenho que me ir informar sobre o tipo de acabamento do movel.

Publicado:
Boas!o móvel tá a ficar bom mas não te esqueças dos "buracos "para os fios da electricidade e dos filtro (e se fôr filtro externo tens os tubos)etc....

Eu fiz um com estrutura em ferro e forrei com mdf e fiz Três Furos (rodelas) atrás para a passagem dos cabos...

Boas

Claro que não me esqueco...ainda faltam muitos pormenores.

Cumps

Publicado:

Olá,

Em relação ao tapa-poros acho que não é o mais aconselhado porque o mdf tem cola na sua constituição e pode reagir com o tapa-poros.

Se for fazer a aplicação a rolo e trincha deve utilizar um primário aquoso e finalizar com esmalte acrílico aquoso ou um esmalte sintético (brilhante, acetinado eu mate), se for aplicar a tinta a pistola então hexistem materiais próprios para lacagens (primários e tintas de 2 componentes), mais caro é certo, mas com acabamento superior.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Publicado:
Boa Tarde

Bem eu ja tenho escrito aqui alguns post´s, e desta vez tenho que fazer um movel para o meu aqua de 1.20, tou a pensar numa estrutura em madeira (barrotes de 5x5 cm) conforme imagem abaixo.

gallery_22079_2459_31987.jpg

Acham que esta estrutura aguenta o penso do aqua,areiao etc etc etc??'

Abraços

O meu aqua de 120 cms tá numa estrutura como esta, mas os barrotes são de 7x7 , os acabamentos foram feitos por um carpinteiro conhecido que me disse que aguentava mais de 1200 kgs!!!

O que é certo é que já cá está há 3 anos !!

O meu aqua 260

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Publicado:
Olá,

Em relação ao tapa-poros acho que não é o mais aconselhado porque o mdf tem cola na sua constituição e pode reagir com o tapa-poros.

Se for fazer a aplicação a rolo e trincha deve utilizar um primário aquoso e finalizar com esmalte acrílico aquoso ou um esmalte sintético (brilhante, acetinado eu mate), se for aplicar a tinta a pistola então hexistem materiais próprios para lacagens (primários e tintas de 2 componentes), mais caro é certo, mas com acabamento superior.

Espero ter ajudado.

Boas

É mesmo isso que vou fazer...devo lixar depois de aplicar o primário aquoso???

cumps

Publicado:

Pode lixar,mas se não lixar não tem problema uma vez que o primário serve como promotor de aderência portanto a lixadela só deve ser superficial.

Deixo-lhe 2 exemplos de primário:

-Aqua Primer da CIN

-Classidur da ROBBIALAC

Independentemente do primário a usar, deve sempre deixar secar 24 horas para repintura com tintas de base solvente (p.x. esmalte sintético), se o acabamento for esmalte aquoso bastam 12 horas.

Cumprimentos.

cabecadura

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Publicado: (editado)

@julioferre

Viva. Esta é a minha 1ª participação neste forum, mas vi este tópico e fiquei com uma dúvida que se calhar pode responder:

1. No caso de se fazer um movel com painéis de MDF vamos ter sempre topos e "costuras" ou junções para disfarçar.

Vi no site da CIN ou da Robbialac a aplicação de um betume antes do primário. Isto vale a pena para tapar os topos para evitar a absorção exagerada de esmalte? e disfarça bem as juntas?

2. Já agora falou em acabamento melhor à pistola... Se quizer um acabamento do tipo lacado "piano" o que é preciso em termos de equipamento? basta uma pistola simples com um "assoprador" :thumbup3: , sem ser aquelas com compressor?

3. Já li na net que é preciso "lacar" com tinta de puliuretano e polir entre várias demãos. É mesmo assim, ou há alternativa?

Peço desculpa pelas numerosas questões e pelo "highjacking" do tópico, mas contribui para o conhecimento do tratamento do MDF...

Editado por TEEZR
Publicado:

Boas

Eu não sou a pessoa mais indicada para responder as tuas duvidas...o que tou a fazer é um primário e depois 2 ou mais demãos de tinta preta de esmalte.

Publicado:

obrigado pela resposta, mas a pergunta era para o julioferre...

A citação é que não funcionou... :)

Publicado:
@julioferre

Viva. Esta é a minha 1ª participação neste forum, mas vi este tópico e fiquei com uma dúvida que se calhar pode responder:

1. No caso de se fazer um movel com painéis de MDF vamos ter sempre topos e "costuras" ou junções para disfarçar.

Vi no site da CIN ou da Robbialac a aplicação de um betume antes do primário. Isto vale a pena para tapar os topos para evitar a absorção exagerada de esmalte? e disfarça bem as juntas?

2. Já agora falou em acabamento melhor à pistola... Se quizer um acabamento do tipo lacado "piano" o que é preciso em termos de equipamento? basta uma pistola simples com um "assoprador" :rolleyes: , sem ser aquelas com compressor?

3. Já li na net que é preciso "lacar" com tinta de puliuretano e polir entre várias demãos. É mesmo assim, ou há alternativa?

Peço desculpa pelas numerosas questões e pelo "highjacking" do tópico, mas contribui para o conhecimento do tratamento do MDF...

Olá,

Em relação à questão do betume, o betume da CIN (36-090) é um dos melhores, mas não permite que seja pintado com poliuretano.

Quanto ao ponto nº2 o Lacar é obtido com tintas de poliuretano de 2 componentes, quanto ao polir só é necessário no final por forma a disfarçar irregularidades, eliminar riscos e dar mais brilho (só quando é necessário).

A aplicação é feita à pistola (com compressor) portanto o "assoprador" não funciona porque não tem pressão suficiente.

Qualquer dúvida é só mandar um MP

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Publicado:

Boas

Mas assim tambem esta porreiro.O movel neste momento esta com a 1ª demão de tinta preta de esmalte...

Ver se post´s aqui umas fotos logo á noite.

Abraços

Publicado:

Boa Noite

Como prometido aqui vais umas fotos do movel com a 1 demão....

Nota-se bem na zona aonde o MDF foi cortado (as laterais que esta bem mais claro)

gallery_22079_1588_96780.jpg

uma beca tremida mas enfim, são os meu dotes de fotografo :medieval_mace:

gallery_22079_1588_96780.jpg

:medieval_mace:

Publicado:

Viva, André,

Está porreiro! Bem sei que ainda vais na 1º demão, mas estás a gostar do aspecto desse acabamento ?

Pergunto porque estou a forrar uma estrutura em metal de um aquário meu com 2 metros e, para as portas, vou ter de as pintar de preto!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:
Viva, André,

Está porreiro! Bem sei que ainda vais na 1º demão, mas estás a gostar do aspecto desse acabamento ?

Pergunto porque estou a forrar uma estrutura em metal de um aquário meu com 2 metros e, para as portas, vou ter de as pintar de preto!

Boas Filipe

sim ta a ficar com bom aspecto apesar de esta 1ª demao ter sido dada com trincha, ja tenho aqui um rolo especial corrida para as restantes demaos..

• 3 semanas depois...