Aquarius Lentus


João Paulo Viegas

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Depois de muito tempo ausente quanto à montagem de novos aquários, lancei-me numa nova aventura com a montagem de um aquário plantado, bem como nos materiais e equipamentos usados, tendo como base o controlo de custos, apostando em equipamento melhor do que tenho actualmente (filtragem, aquecimento e iluminação) e finalmente nos animais.

 

O nome do aquário (Aquarius Lentus) diz respeito ao tempo que o mesmo tem vindo a ser projectado assim como a disponibilidade financeira que vou tendo para prosseguir com a sua montagem. Foram muitos os esboços e desenhos, as contas que fiz e refiz, os contactos com os lojistas, as duvidas que me ajudaram a esclarecer, principalmente no que diz respeito à iluminação, pois este é ainda um pilar essencial para um aquário plantado.

 

Não posso de deixar de referir que este forum foi o principal impulsionador para esta minha nova abordagem e pelo bons exemplos que por aqui se vêem de muitos colegas Aquariofilistas.

 

É mais na qualidade dos seus trabalhos/montagens do que pelo equipamento e materiais usados, que a mim me inspira e impele a querer também progredir neste hobbie, cuja limitação continua a ser o investimento monetário que tudo isto acarreta.

 

No entanto e estabelecendo prioridades penso ser possível conseguir um aquário em condições. É o que espero vir conseguir obter com esta montagem.

 

O aquário esteve um período em funcionamento para verificar se o mesmo não perdia água assim como para verificar o funcionamento do filtro e aquecedor externo, que já comprei à uns meses.

 

Não me decidi ainda quanto ao que vou colocar dentro do aqua ao nivel de vivos, pois tudo dependerá principalmente dos valores que irei ter quando o aqua estiver ciclado assim como do orçamento disponível.

 

Esta montagem decorreu no passado dia 19/08/2010

 

Temos então um aquário com as seguintes medidas:

70x40x40: 112 Litros brutos

Aquário construído para se adequar ao movel que tenho.

 

Não liguem à qualidade da água, pois estive três semanas de férias.

IMG_3955.JPG

 

Temos um CristalProfi 120, comprado como novo a um membro aqui do forum.

IMG_3956.JPG

 

E um aquecedor externo ETH Hydor 200, adquirido numa compra conjunta com o pessoal do forum, o que beneficiou o seu custo final.

Só posso dizer coisas boas sobre este equipamento. Vale o esforço na aquisição, pois esteticamente fica fora do aqua assim como permite colocar sempre água quente dentro do aquário.

IMG_3957.JPG

 

Como disse este equipamento esteve a funcionar quase um ano, até que consegui reunir alguma disponibilidade financeira para avançar mais um pouco assim como desenhar na minha cabeça o que quero fazer com o aquário.

IMG_3958.JPG

 

Mais algumas imagens da montagem, nada complicado e simples tal como eu gosto.

O inerte é areão do normal.

Confesso que estava fortemente inclinado para a akadama, mas a quantidade que queria aliada à minha aversão a algo que se vai deteriorando com o tempo e com o custo da mesma alcançou quando começou a ficar mais famosa no mundo da aquariofilia, afastei-me dela, tendo colocado cerca de 15 litros de areão a 0.95 € o litro.

IMG_3959.JPG

 

IMG_3960.JPG

 

As pedras foi o que mais "dores de cabeça" me deram.

Se adoro as Seiriu Stones ou as Dragon Stone, acabei nestas férias por encomendar umas numa barragem lá para os lados de Castelo Branco.

IMG_3962.JPG

 

Depois de limpo.

IMG_3963.JPG

 

O tronco não era para vir, pois tinha apenas idealizado a montagem com pedras e plantas, no entanto e devido à minha mulher ter gostado dele, acabei por decidir a colocação deste tronco Red MooreWood.

IMG_3967.JPG

 

O substrato fértil. Algo que já utilizei à anos com bons resultados para os conhecimentos que tinha relativamente a plantados.

IMG_3970.JPG

 

A montagem.

IMG_3975.JPG

 

IMG_3977.JPG

 

IMG_3981.JPG

 

IMG_3982.JPG

 

IMG_3983.JPG

 

A iluminação ainda está em estudo, daí ter arriscado montar o aqua sem colocação das plantas, no entanto vou para plantas de poucas exigências pois a minha experiencia em plantados não é muita, assim como não quero andar com o stress de adubagens e podas.

 

A iluminação, que virá no próximo mês, será de 72 watts (2x36 W PLL).

 

Adianto ainda que coloquei no filtro um boom de bactérias, assim como os testes serão feitos brevemente.

IMG_3985.JPG

 

Bem aqui está o meu novo arranque.

 

O água hoje está mais clara, o tronco já se mantém no fundo sem a pedra, os valores ainda não os medi (apesar de já ter os testes) e assim que possa coloco uma foto de como está o aquário.

 

Assim que tiver a iluminação (que vou construir) avanço para as plantas...

 

Fiquem bem.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esperamos novidades.

 

Como te entendo em relação ao substrato mas um mais escuro e uniforme dá logo outro ar ao aquário. Mas se gostas e ele é para ti, força ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei seu sei.

Também gosto do areão mais escuro, no entanto e feitas as contas... este areão é o indicado para mim...

Talvez um dia...talvez um dia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.