Interino Publicado Outubro 15, 2003 Publicado Outubro 15, 2003 Antes de mais queria agradecer a atenção que eventualmente me possam prestar e relevar a importância deste forum para os principiantes na aquariofilia, como é o meu caso. O meu aquário é de 50 litros com um filtro externo marca Prime destinado a aquários entre 80-150L. Apenas tenho um casal de Gupys, outro de Platys, um limpa vidros e um limpa fundos. As plantas são artificiais (eu sei que seria preferível naturais mas ... dão um bocado de trabalho ... fica para um dia destes, eventualmente para um aquário maior). O meu problema é que o senhor da loja afirmou que eu não necessitava da bomba de oxigénio pois a deslocação da água provocada pelo filtro, de capacidade superior, seria suficinte para a oxigenar. Ora acontece que tenho observado que os Platys passam algum tempo à superfície, aparentemente ofegantes. Os Gupys andam por todo o aquário enquanto o Limpa vidros e Limpa Fundo passam a maior parte do tempo no fundo, sem problema aparente. Será um problema de oxigénio insuficiente que provoca este comportamento dos Platys ou será mesmo feitio ? Grato pela atenção Um abraço Interino ___________________________ "Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês
Sérgio Leal Publicado: Outubro 15, 2003 Publicado: Outubro 15, 2003 Olá acho que à primeira vista é feitio e não defeito. Aliás os guppies e platys são peixes de superficie e meia água, por isso o comportamento parece-me dentro do normal. quanto ao oxigénio, não precisas de uma bomba de ar, visto realmente o movimento da superficie é suficiente para as trocas gasosas e para além disso o teu aquário não têm demasiados peixes. continua que vais bem saudações Sérgio Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd
Visitante Publicado: Outubro 15, 2003 Publicado: Outubro 15, 2003 Concordo com o Sérgio, não vejo problemas de maior no aquário que tens, nem sequer existe o problema de excesso de lotação Não sei quanto tempo tem o aquário, se tem o ciclo feito, etc mas se fores controlando o PH e fazendo trocas de água, não devem aparecer problemas de maior Mais tarde o limpa-fundos crescerá mas isso já será uma nova etapa
MotarSolitario Publicado: Outubro 15, 2003 Publicado: Outubro 15, 2003 Tambem nao veijo nada de anormal nisso a nao ser o facto de nao teres plantas naturais... porque nao tentas umas elodias que sao bastante faceis de criar e sao baratinhas. e sempre melhor para a agua e os peixes.
Visitante Publicado: Outubro 16, 2003 Publicado: Outubro 16, 2003 Tb concordo que não é falta de oxigénio e os platies e guppies são peixes da metade superior do aquário. Um Ph errado ou uma mudança brusca de Ph iria afectar os peixes no sentido inverso, iriam manter-se no fundo do aquário até subirem e ficarem "parados" à superficie, por isso não me parece que seja do Ph mas deves medir periodicamente para não teres problemas futuros. Resta a toxidade da água, deves ter tb um teste de nitritos e não esquecer as mudanças de água. Esse comportamento é normal e não te deves preocupar em demasia, mas arranja uns testes para tirares duvidas e manteres o teu aquário em boas condições. Abraços
Interino Publicado: Outubro 16, 2003 Autor Publicado: Outubro 16, 2003 Antes de mais obrigado pela vossa ajuda ! Também me parece que está tudo normal. O aquário tem cerca de dois meses, está estável e aparentemente com o cilo realizado. Os peixes foram colocados ao fim de aproximadamente três semanas e só muito recentemente coloquei o limpa vidros e o limpa fundos. Já agora, para este aquário, de apenas 50 litros e tendo em conta as características referidas, qual será a lotação adequada? Eu tenho alguma preferência pelos guppies. Quantos M/F devo colocar? Devo manter também os Platys ou apostar só nos Guppies ou só nos Platys ? Qual seria a vossa preferência ? Colocariam outras espécies ? Façam de conta que é vosso, que população colocariam ? Um grande abraço e desculpem lá o abuso ! Interino ___________________________ "Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês
HomemPeixe Publicado: Outubro 16, 2003 Publicado: Outubro 16, 2003 Como o aquário é pequeno penso que vais por poucos guppys. Assim colocava 2 Femeas para 1 Macho Se fores para os platys chega 1 Macho para 3 Femeas A proporção nos guppys é maior porque os machos tem dificuldade em fecundar as femeas e as vezes 2 machos fazem melhor o trabalho de um. Sei que parece mal, mas é verdade. +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
MotarSolitario Publicado: Outubro 16, 2003 Publicado: Outubro 16, 2003 so para acrescentar que este metedo de usar mais femeas do que maxos tambem serve para que as femeas possam descançar pois os maxos sao mesmo ums verdadeiros garanhoes so querem e pimba
Visitante Publicado: Outubro 17, 2003 Publicado: Outubro 17, 2003 O lotação depende muito dos peixes. Se te limitares a uma ou duas espécies de peixes compativeis consegues manter uma população maior que num comunitários com tudo e mais alguma coisa, isto porque os peixes não sofrem tanto de stress com aqueles brigas territoriais que apesar de não provocarem danos fisicos deixam os peixes muito aborrecidos. Anda por ai uma regra de 1cm de peixe para 1l ou 1.5l de água. Em 100 litros terias 20 guppies no máximo ... eu acho um exagero. Prefiro ter poucos peixes com muito espaço para que cresçam e fiquem bonitos ... mas a minha opinião pode não ser das melhores uma vez que me dedico muito mais ao "plantado" que propriamente a conseguir bater recordes de lotação com peixes. Abraços
HomemPeixe Publicado: Outubro 17, 2003 Publicado: Outubro 17, 2003 Ricardo desculpa até parece que tens um pequeno aquário. No meu antigo aquário tinha 140x40x50 já teve 1 casal de zebras, 2 synodontis, 4 kribensis e filhotes e 20 ou 30 zebras. E a população não era muita. Também já teve 1 casal de zebra, 1 plecostumos (já morreu de velho) e 40 ou 50 guppys Regras, são regras. É um boa ideia utiliza-las, mas não são obrigatórias como os paramentros certos podemos as quebrar. +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Nuno Loureiro Publicado: Outubro 17, 2003 Publicado: Outubro 17, 2003 Pode ser até normal esse comportamento. No entanto dizes que : 'Ora acontece que tenho observado que os Platys passam algum tempo à superfície, aparentemente ofegantes' E eis que a frase aparentemente ofegantes estraga a normalidade da questão. Os peixes podem vir a superficie mas têm de mostrar um comportamento normal e não ofegante. Por vezes pequenos pormenores fazem a diferença. Pode ser oxigénio ou valores improprios de amonia/nitritos que podem causar esses sintomas. Por exemplo, se o aquario estiver totalmente fechado o oxigenio gerado pela movimentação do filtro deixa de existir. O melhor é mesmo medir valores e não te fiares no é possivel que seja. Era interessante saber talvez o que estás a utilizar como materiais filtrantes no filtro e a quantidade de oxigenio que este dispoe. Podes ter o maior filtro do mundo mas se não tiver oxigenio suficiente a colonia de bacterias é a mesma de um filtro exterior do tamanho de um dedal. Cumprimentos
Visitante Publicado: Outubro 17, 2003 Publicado: Outubro 17, 2003 homempeixe, .... e a manutenção desse aquário era fácil? a simplicidade e o equilibrio são muito importante para mim na aquariofilia. Abraços
Interino Publicado: Outubro 17, 2003 Autor Publicado: Outubro 17, 2003 Ok Nuno, obrigado pelas observações. Acho que era medo de principiante . Tenho observado melhor, o comportamento parece normal e a respiração não será assim tão ofegante ... será mesmo assim. Eles, embora frequentem com assiduidade o topo do aquário, já se aventuram frequentemente por ele todo e comem normalmente. Um abraço Interino ___________________________ "Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês
ricardofer Publicado: Dezembro 13, 2004 Publicado: Dezembro 13, 2004 Oi bom dia, O Nuno Loureiro diz "Por exemplo, se o aquario estiver totalmente fechado o oxigenio gerado pela movimentação do filtro deixa de existir". Quanto a isto gostava de perguntar, se no meu caso que o aquario já vinha com tampa, se será necessario retira-la? Obrigado Ricardo
Recommended Posts