PH a descer demasiado

Recommended Posts

Boas,

Tenho aquários à quatro anos e à 4 mese adquiri um aquário de 1,5m.

Tem estado tudo a correr muito bem até à uma semana atrás.

O PH desceu brutalmente. O PH estava estaval nos 6.4. O meu reagente só vai dos 6.0 aos 7.6. Mas a cor tá muito mais amarela que a escala o que me leva a deduzir que o PH esteja por volta dos 5 e qq coisa. Com a 1ª muda de agua que fiz o PH subiu para 6.3 (muda de 30% de agua). Ao fim de 4 dias estava a baixo de 6 novamente.

Depois aspirei o fundo do aquario ( embora não me parece-se necessário ) o que implicou nova troca de mais ou menos 15% de agua. Com isto ficou nos 6.2. depois disso ainda não verifiquei o PH.

O que é que pode tar a fazer o PH descer tanto???

Eu tenho no aquario:

5 escalares (dois quase adultos)

1 Krib

1 tubarão bala (30cm)

1 tubarão martelo (20cm)

1 Viuva negra

1 Botia palhaço

1 coridora cinzenta

2 plecos

1 neon

1 espada

Como decoração tenho só um tronco pequeno e algumas plantas que não sei nomes.

O filtro é um Rena XP3 (1280L/H) com esponjas para filtragem mecanica na 1ª caixa (fundo), e as restantes duas caixas com filtragem biológica (4 a 5 litros de EHFISUBSTRAT). Não uso filtragem quimica!

A iluminação por enquanto são duas lampadas de 15W POWERGLOW

Agradeço ajuda.

Cpmts,

João

202_178.png

Partilhar nas redes sociais

Penso que detectares o problema é a melhor forma de resolveres em definitivo. Os suspeitos do costume: turfa, troncos, CO2.

Talvez o problema aí esteja também na capacidade de tampão da tua água. Um teste de dureza pode ajudar.

Pedras calcárias (nunca sei isto ao certo, se alguém puder dar uma ajudinha) e um alcalinizador quimico para dar uma mãozinha se estiveres muito desesperado.

Se os peixes fossem de água salobra, sal era uma ajuda importante, pelo menos comigo e as minhas mollys foi, dado que subiu o pH e estabilizou o aquário.

Espero que estas ideias ajudem

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

O tronco pode influenciar o ph...

Não tens turfa nem injecção de co2?

Só tenho mesmo o tronco!

Mas repara, eu tenho o tronco desde que montei o aquario e esteve sempre tudo bem! pq agora a dar para o torto???? :?:

Cpmts,

João

202_178.png

Penso que detectares o problema é a melhor forma de resolveres em definitivo. Os suspeitos do costume: turfa, troncos, CO2.

Talvez o problema aí esteja também na capacidade de tampão da tua água. Um teste de dureza pode ajudar.

Pedras calcárias (nunca sei isto ao certo, se alguém puder dar uma ajudinha) e um alcalinizador quimico para dar uma mãozinha se estiveres muito desesperado.

Se os peixes fossem de água salobra, sal era uma ajuda importante, pelo menos comigo e as minhas mollys foi, dado que subiu o pH e estabilizou o aquário.

Espero que estas ideias ajudem

Vlad!

Hummm

efeito tampão......

Corrige-me se estou enganado! Isso é qd o GH desce tanto que o PH fica descontrolado, certo??

Tenho uma mala de testes a caminho... até hoje nunca me precisei de preocupar com durezas e afins....

Cpmts,

João

202_178.png

Adorava poder-te responder de uma forma clara, mas nunca fiz teste de dureza (força, espanquem-me que eu mereço) porque provavelmente nunca tive nenhum problema que me levasse a realizá-los.

Também não sei qual, se gH se kH se dH, ajuda ao tamponamento, mas sei que uma baixa capacidade de tamponamento leva a alterações de pH mais complicadas de controlar.

Olhei aqui para um livrito, mas não concluí nada de jeito, portanto vais mesmo ter de esperar por alguém melhor que eu, o que não é dificil. :) Em menos de nada alguém te dará uma opinião decente.

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Adorava poder-te responder de uma forma clara, mas nunca fiz teste de dureza (força, espanquem-me que eu mereço) porque provavelmente nunca tive nenhum problema que me levasse a realizá-los.

Também não sei qual, se gH se kH se dH, ajuda ao tamponamento, mas sei que uma baixa capacidade de tamponamento leva a alterações de pH mais complicadas de controlar.

Olhei aqui para um livrito, mas não concluí nada de jeito, portanto vais mesmo ter de esperar por alguém melhor que eu, o que não é dificil. :) Em menos de nada alguém te dará uma opinião decente.

Vlad!

Ok

obrigado à mesma!

hoje vou ver como está o PH...

entertanto, pode ser que chegue a mala com os testes maravilha!

Obrigado pela ajuda

Cpmts,

João

202_178.png

Olás,

efeito tampão......  

Corrige-me se estou enganado! Isso é qd o GH desce tanto que o PH fica descontrolado, certo??

Poder tampão...ou alcalinidade...ou kH...ou dH...ou dureza carbonatada...ou dureza de carbonatos...é tudo a mesma coisa, e indica a capacidade que um aquário tem (água do mesmo :) ) para não haver variações bruscas de pH, sendo que esta medida está associada aos carbonatos dissolvidos no aquário.

Dependendo desta medida, o pH terá tendência para descer..subir...ou manter-se estável num determinado valor.

O facto do pH do teu aquário ter descido bruscamente deve-se, provavelmente, a um valor muito baixo de carbonatos dissolvidos na água...contrastando com um valor muito alto de CO2 (ácido carbónico)...o que te faz baixar o pH bruscamente.

Pela pouca iluminação depreendo que tens poucas plantas no aquário, o que te enibe o consumo de CO2.

Como medida rápida podes introduzir bicarbonato de sódio, num período de 2 ou 3 dias. Começa por diluir uma colher de sopa de bicarbonato em alguns litros de água do aquário e introduz esta mistura. Mede o pH, e repete...

Não deixes o pH subir rápidamente!! Introduz o bicarbonato lentamente e por um período de alguns dias para evitar que o pH suba repentinamente!!

As corydoras não são muito adeptas de bicarbonato de sódio, por isso não exageres. :)

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Olás,

efeito tampão......  

Poder tampão...ou alcalinidade...ou kH...ou dH...ou dureza carbonatada...ou dureza de carbonatos...é tudo a mesma coisa, e indica a capacidade que um aquário tem (água do mesmo :) ) para não haver variações bruscas de pH, sendo que esta medida está associada aos carbonatos dissolvidos no aquário.

Dependendo desta medida, o pH terá tendência para descer..subir...ou manter-se estável num determinado valor.

O facto do pH do teu aquário ter descido bruscamente deve-se, provavelmente, a um valor muito baixo de carbonatos dissolvidos na água...contrastando com um valor muito alto de CO2 (ácido carbónico)...o que te faz baixar o pH bruscamente.

Pela pouca iluminação depreendo que tens poucas plantas no aquário, o que te enibe o consumo de CO2.

Como medida rápida podes introduzir bicarbonato de sódio, num período de 2 ou 3 dias. Começa por diluir uma colher de sopa de bicarbonato em alguns litros de água do aquário e introduz esta mistura. Mede o pH, e repete...

Não deixes o pH subir rápidamente!! Introduz o bicarbonato lentamente e por um período de alguns dias para evitar que o pH suba repentinamente!!

As corydoras não são muito adeptas de bicarbonato de sódio, por isso não exageres. :)

Cumps,

Nuno Reis

Pois.... a iluminação...... Essa é a minha pedra no sapato... :oops:

ok, obrigado pela dica, vou fazer como dizes! Espero que os peixes não se deêm mal com o sal.....

Medi agora mesmo o PH, já está abaixo dos 6 novamente....

Espanta-me como é que os peixes andam bem de saude com tantas variações bruscas de PH....

Depois dou novidades, entretanto tenho que ir comprar sal para o aquário... e... pode ser que chegue a mala para ver como anda o GH.

Comprar na net sai barato, mas tem estes pequenos contras.....

Cpmts,

João

202_178.png

ok, obrigado pela dica, vou fazer como dizes! Espero que os peixes não se deêm mal com o sal.....

Sal?

Sal das cozinhas -> Cloreto de sódio.

Soda (usa-se para amaciar os alimentos) -> Bicarbonato de sódio

Não confundas!

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

ois

realmente axei q a maneira como o ph subiu e desceu nesse aquario foi muito brusca...

qd o ph desce ou sobe mto repentinamente a recuperação não pode ser rapida mas sim lenta (não tão lenta!) para os peixes não sofrerem ainda mais!...

no meu caso o problema é inverso normalmente tenho o ph mto alto e normalmente recorro a um produto da Nutrafin para q o valor do ph desça... nc vi inconveniente para os peixes em usar os ditos produtos...

xauz

Sal?

Sal das cozinhas -> Cloreto de sódio.

Soda (usa-se para amaciar os alimentos) -> Bicarbonato de sódio

Não confundas!

oi

ok

Tava mesmo a confundir! obrigado! :)

Calculo que encontre isso facilmente num hiper certo?

Cpmts,

João

202_178.png

ois

realmente axei que (palavra corrigida) a maneira como o ph subiu e desceu nesse aquario foi muito brusca...

qd o ph desce ou sobe muito (palavra corrigida) repentinamente a recuperação não pode ser   rapida mas sim lenta (não tão lenta!) para os peixes não sofrerem ainda mais!...

no meu caso o problema é inverso normalmente tenho o ph muito (palavra corrigida) alto e normalmente recorro a um produto da Nutrafin para que (palavra corrigida) o valor do ph desça... nc vi inconveniente para os peixes em usar os ditos produtos...

xauz

Usar quimicos é sempre mau

netse caso vou por por uma situação extrema.

Coloca um tronco no aquario e vais ver que o PH começa a descer lentamente! O meu PH rondava os 7 ( é o PH da agua da torneira na minha zona), o que para os escalares não era muito bom! Coloquei o tronco e consegui os 6.4 estaveis! ao fim de 15 dias do tronco estar no aquário......

Cpmts,

João

202_178.png

Olás,

Grande confusão que para aí vai... :)

ok, obrigado pela dica, vou fazer como dizes! Espero que os peixes não se deêm mal com o sal..... Depois dou novidades, entretanto tenho que ir comprar sal para o aquário... e... pode ser que chegue a mala para ver como anda o GH.

Sal de cozinha = cloreto de sódio -> não altera o pH

Buffer da alcalinidade = Bicarbonato de sódio -> aumenta a alcalinidade, ajudando o pH a subir e a manter-se num valor correcto...

gH = dureza total (ou geral) -> baseia-se na quantidade de sais (sódio, magnésio, cálcio...) presentes em solução na água. Não tem nada a ver com o valor do pH (embora possa ter alguma influência)

kH = dureza de carbonatos, alcalinidade...etc -> baseia-se na quantidade de carbonatos presentes na água, e influência a estabilidade/subida/descida do pH.

Tens de comprar bicarbonato de sódio + teste de kH :)

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Olás,

Grande confusão que para aí vai... :)  

ok, obrigado pela dica, vou fazer como dizes! Espero que os peixes não se deêm mal com o sal..... Depois dou novidades, entretanto tenho que ir comprar sal para o aquário... e... pode ser que chegue a mala para ver como anda o GH.

Sal de cozinha = cloreto de sódio -> não altera o pH

Buffer da alcalinidade = Bicarbonato de sódio -> aumenta a alcalinidade, ajudando o pH a subir e a manter-se num valor correcto...

gH = dureza total (ou geral) -> baseia-se na quantidade de sais (sódio, magnésio, cálcio...) presentes em solução na água. Não tem nada a ver com o valor do pH (embora possa ter alguma influência)

kH = dureza de carbonatos, alcalinidade...etc -> baseia-se na quantidade de carbonatos presentes na água, e influência a estabilidade/subida/descida do pH.

Tens de comprar bicarbonato de sódio + teste de kH :)

Cumps,

Nuno Reis

Boas

Ok percebido! pensava que era o GH que influênciava.

thnks

Depois digo qq coisa.

Cpmts,

João

202_178.png

ois

ja usei o tronco e n serviu pa esse efeito, serviu apanea para eu começar um topico sobre agua turva.....

se calhar devia experimentar denovo com otro tronco mas axo k fikei marcado!!

enfim, o produto n afecta mto os peixes e cmo ja te disse não o faço à bruta... por vezes levo mto tempo pa conseguir manter o ph!!....

xauz

Jalves, respondendo à tua pergunta, encontras o bicarbonato de sódio nos hipermercados, normalmente no corredor onde há as misturas para bolos.

Se não deres com ele pergunta a alguém do hiper.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

ois

ja usei o tronco e n serviu pa esse efeito, serviu apanea para eu começar um topico sobre agua turva.....

se calhar devia experimentar denovo com otro tronco mas acho (palavra corrigida) k fiquei (palavra corrigida) marcado!!

enfim, o produto n afecta muito (palavra corrigida) os peixes e cmo ja te disse não o faço à bruta... por vezes levo muito (palavra corrigida) tempo pa conseguir manter o ph!!....

xauz

Lavas-te bem o tronco??

O meu não me faz isso à agua! tenho a agua cristalina!!! Se tivesse máquina digital até punha uma foto aqui......

Cpmts,

João

202_178.png

Jalves, respondendo à tua pergunta, encontras o bicarbonato de sódio nos hipermercados, normalmente no corredor onde há as misturas para bolos.

Se não deres com ele pergunta a alguém do hiper.

Ok obrigado.

Vou tratar disso! :)

Cpmts,

João

202_178.png

Boas,

Acho que devias começar por tentar perceber porque razão o ph está a cair tão drasticamente, antes de usares tamponadores (Bicarbonato de sódio). Dizes que o ph da tua torneira sai a 7 e que a água do aquário cai para menos de 6! Por muito baixa que seja a dureza (não acredito que seja 0) isso não deveria acontecer facilmente. Sinceramente, suspeito que tenhas aí um problema sério de nitritos. Que manutenção dás ao filtro? De quanto em quanto tempo fazes mudanças de água e limpeza do areão? Dizes que o problema começou a surir passados 4 meses. Não terás o areão cheio de sujidade? Pode não se notar mas ter muito lixo nas camadas inferiores...

Como medidas de emergência sugiro:

- Limpeza do filtro (com água do aquário, claro)

- Pequenas mudanças de água de 2 em 2 dias (cerca de 10%) aproveitando para aspirar o areão o melhor possível.

- Acrescenta umas plantas de crescimento rápido e pouco exigentes em relação à luz

- Vai monitorizando o ph antes e depois de cada TPA

- Vai dando notícias banana rock

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Boas,

Acho que devias começar por tentar perceber porque razão o ph está a cair tão drasticamente, antes de usares tamponadores (Bicarbonato de sódio). Dizes que o ph da tua torneira sai a 7 e que a água do aquário cai para menos de 6! Por muito baixa que seja a dureza (não acredito que seja 0) isso não deveria acontecer facilmente. Sinceramente, suspeito que tenhas aí um problema sério de nitritos. Que manutenção dás ao filtro?  De quanto em quanto tempo fazes mudanças de água e limpeza do areão? Dizes que o problema começou a surir passados 4 meses. Não terás o areão cheio de sujidade? Pode não se notar mas ter muito lixo nas camadas inferiores...

Boas,

O filtro limpo-o mais ou menos de mês e meio a mês e meio. O areão limpo-o qd começo a ver lixo no fundo! o que dá mais ou menos, 2 em 2 semanas.

O filtro lávo-o sempre com àgua do aquário, à excepção das esponjas. Para lhes remover melhor a sujidade, lávo-as em àgua corrente.

Qt ao que dizes sobre passar de 7 para menos de 6, não é bem assim. Eu mudo 10% de àgua por semana, e o PH normal para o meu aquário é de 6.4. Qd fazia as mudas de àgua, o PH subia um pouquito e depois voltava ao mesmo.

Esta é a 1ª vêz que o PH teima em descer abaixo dos 6.

Mas vou experimentar fazer como dizes em relação ao filtro, vou lavá-lo para ver.

Qt a plantas não percebo nada disso, e sinceramente não sei quais é que são mais ou menos exigentes em relação a luz.

Em todo o caso, coloquei ontém uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Medi à pouco o PH e está nos 6.7.

Agora vou ver o que acontece.

Depois digo qq coisa!

Cpmts,

João

202_178.png

Eu concordo plenamente com o Paulo Duarte. Será que não tens muito "lixo" entranhado no areão? Dás muita comida aos teus peixes? morreu-te/desapareceu algum peixe do teu aquário ultimamente?

Tudo isto são factores, que de certa forma, contribuem para uma diminuição do pH.

Antes de andares a tentar modificar o pH ao teu aquário tenta ver o que o faz diminuir assim tanto. Porque mesmo que o ponhas hoje a um dado valor, ninguem te garante que amanhã ainda esteja fixo.

Mais uma vez, acho que o teu problema reside nos "desperdícios" do teu aquário, que pelos vistos, são os únicos dentro do teu aquário que podem baixar o pH.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

PS: "Usar quimicos é sempre mau" - com esta aqui fiquei ofendido :)

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Eu concordo plenamente com o Paulo Duarte. Será que não tens muito "lixo" entranhado no areão? Dás muita comida aos teus peixes? morreu-te/desapareceu algum peixe do teu aquário ultimamente?

Tudo isto são factores, que de certa forma, contribuem para uma diminuição do pH.

Antes de andares a tentar modificar o pH ao teu aquário tenta ver o que o faz diminuir assim tanto. Porque mesmo que o ponhas hoje a um dado valor, ninguem te garante que amanhã ainda esteja fixo.

Mais uma vez, acho que o teu problema reside nos "desperdícios" do teu aquário, que pelos vistos, são os únicos dentro do teu aquário que podem baixar o pH.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

PS: "Usar quimicos é sempre mau" - com esta aqui fiquei ofendido :D

Boas

A comida uso o alimentador automatico da eheim que é bastante bom e bastante regular. Todos os dias dou um comprimido para os plecos e a coridora partido em 4, que tb dele na sobra nada. Eu tenho a abertura regulada para deitar pouca comida (muito pouca é mais o termo correcto) e dou duas vezes ao dia. Qd ele deita comida não sobra nada no aquário porque os escalares parecem umas "enfardadeiras" de barbatanas. Nunca sobra comida. O lixo que me aparece no fundo do aquario é so dos dejectos deles( merdum fresquinho e constante :shock: ).

A contagem de peixes está normalizada já desde à um ano, à excepção dos escalares que mos deram qd comprei este aquário (um amigalhaço!!! :D ).

Portanto como vês, ando um bocado desorientado com o que se possa passar!.... :)

Em todo o caso vou fazer o que o Paulo disse em relação ao filtro. Pode ser que tenha acontecido alguma coisa a ele....

Qt à iluminação, como na tenho guito para por HQI's agora, vou por 4 T5 de 54W. Tenho é que construir a calha, o que vai levar algum tempo....

Vou tb aspirar melhor o fundo do aquário a ver se sai mais alguma coisa...

tem que ser é aos poucos, porque senão vai-se a agua toda....são 50Kg de areão.....

Qt aos quimicos, desculpa se te ofendi!! não me digas que és engenheiro quimico???? :D

Mas essa é realmente a minha opinião.....

e se o PH não se mantiver estavel agora, não volto a por bicarbonato.....

Bem, assim que se fizer luz por estas bandas, eu digo qq coisa!

Entretanto, todas as ideias que possam ter são bem vindas! :D

Cpmts,

João

202_178.png

Fora do contexto do tópico:

quanto (palavra corrigida) aos quimicos, desculpa se te ofendi!! não me digas que és engenheiro quimico????

Engenheiro químico não... ando mesmo em Licenciatura em Química no IST (sim, o Técnico não tem apenas cursos de Engenharia :))

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Fora do contexto do tópico:

quanto (palavra corrigida) aos quimicos, desculpa se te ofendi!! não me digas que és engenheiro quimico????

Engenheiro químico não... ando mesmo em Licenciatura em Química no IST (sim, o Técnico não tem apenas cursos de Engenharia :))

Cumprimentos.

Luís Fortunato

LOL

pois

só podia! :shock:

Cpmts,

João

202_178.png

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!