natx Publicado Agosto 20, 2010 Publicado Agosto 20, 2010 Tenho um aqua de agua salgada 100X30X40 com 120litros brutos, desde Fevereiro de 2010. Foi uma amiga minha que transferiu o aqua dela de 60cm com 1 ano e meio de maturação para o meu de 120litros. Deu-me a rocha viva dela e um casal de peixes palhaço. De momento tenho: à vontade 20l de rocha viva, uma bomba de 1400l/h, escumador tunze nano doc skimmer 9002 para 200 litros de agua, termostacto de 200w iluminação com T8 azul de 30w + uma T4 branca do chines + uma T5 branca da aqua medic De peixes tenho: 2 peixes palhaços, 4 puffers pequenos de 4cm cada, um camarão de 10cm Lysmata amboinensis, e um coral Saicarcophyton ehrenbergi e outro que é xénia espalhada pelo aqua. Sempre me foi muito dificil ter alga coralina e no inicio do aqua, nos primeiros 2 meses a rocha estava sempre bonita, desde à uns 3 meses é que está sempre a ficar com um veludo de verde em cima, horrorosa e já fez fios tipo cabelos em tamanha quantidade que os pallhaços raspavam-se lá como se fosse uma anémona. À menos de um mês mudei de casa e aproveitei para limpar o aqua todo. Retirei 50% da agua para garrafões e a restante agua serviu para limpar o aqua e as rochas. Introduzi 50% da agua em garrafão e os restantes 50% de agua do mar do cabo raso, guincho e juntamente as rochas e os peixes que o aqua já tinha. Desde entao tenho feito trocas de agua com agua do mar do sitio já mencionado e reposição. Pois deduzi que o aqua sofria de muitos nitratos e silicatos devido à falta de tpa´s e constante reposição com agua da torneira. Para minha frustração o aqua encontra-se na mesma e a formar a alga tipo cabelos mas já esta a formar a alga coralina nos vidros e rochas também. Não sei que hei-de fazer mais. As lojas costumam impingir-me mais bombas de circulação que é excesso pelo que li em alguns sites e disseram-me para não meter mais agua da torneira, mas está tudo na mesma. Então fui ao guincho e apanhei dois gobis, caracois, um caranguejo e muitos camarões e estes já estão a limpar o verdete dos vidros, as algas tipo cabelo desapareceram e algumas rochas estão a ficar mais limpas. Mas quero mesmo acabar com a formação do verdete, não é bonito nem saudável para um aquário ter as rochas cheias de veludo verde. Mais logo deixo-vos algumas imagens. Obrigada pela atenção Natacha
natx Publicado: Agosto 20, 2010 Autor Publicado: Agosto 20, 2010 Aqui vão as fotos que prometi para terem uma noção de como está o aqua: Se repararem nas primeiras duas no canto direito vê-se tipo um desenho que fizeram na alga branca, ficou engraçado, e foi o gobi médio que apanhei no guincho que comeu a alga assim, na 2ª foto até se vê ele em acção. Obrigada Comentem!
Joao_T Publicado: Agosto 25, 2010 Publicado: Agosto 25, 2010 Bem tens aí bastante coisas para mudar! circulação deves sim aumentar para pelo menos 2500l/h, e equipa de limpeza o que tens? nassarius, cerythes, eremitas?? so o camarão nao chega. Fazes TPA´s com que frequencia? Bem agora aconselho te a fazer trocas de agua 20% todas as semanas e fazer uma boa limpeza a esses vidros em todos os TPA´s. Em relação a agua da torneira depende da agua, pois em cada sitio os parametros sao diferentes mas aconselho-te ou a usar agua de osmose ou entao tens a opção da agua em garrafao, existem algumas marcas isentas ou quase isentas de silica. Tem cuidado com os puffers, assim que forem crescendo, pode-lhes sempre apetecer um palhaço para o jantar!!!
natx Publicado: Agosto 28, 2010 Autor Publicado: Agosto 28, 2010 Bem tens aí bastante coisas para mudar! circulação deves sim aumentar para pelo menos 2500l/h, e equipa de limpeza o que tens? nassarius, cerythes, eremitas?? so o camarão nao chega. Fazes TPA´s com que frequencia? Bem agora aconselho te a fazer trocas de agua 20% todas as semanas e fazer uma boa limpeza a esses vidros em todos os TPA´s. Em relação a agua da torneira depende da agua, pois em cada sitio os parametros sao diferentes mas aconselho-te ou a usar agua de osmose ou entao tens a opção da agua em garrafao, existem algumas marcas isentas ou quase isentas de silica. Tem cuidado com os puffers, assim que forem crescendo, pode-lhes sempre apetecer um palhaço para o jantar!!! Os camaroes quase que se foram à vida, os palhaços resolveram persegui-los. Os palhaços é que são o problema de agressividade no meu aquario, os puffers sao uns pacificos, e parecem que nunca mais crescem nao sei porque, demoram muito tempo. A limpeza, a tive eremitas mas morreram, os camaroes fizeram um excelente trabalho, tenho como mostrei nas fotos 2 gobis portugueses que limpam muito, e um caranguejo. Tenho que arranjar um que limpe a areia e as rochas. Tpa´s tenho feito com agua do mar.
Recommended Posts