PyNext Publicado Agosto 20, 2010 Publicado Agosto 20, 2010 boas tenho um tronco de uma videira (da minha avo ) tipo aquilo ainda esta verde, estive a ler umas tecnicas de tratamento com sal durante uma semana e outra com agua normal para retirar a salinidade toda. mas issu e com o troncoseco ou apos o tratamento poderei por no aqua? Citar cumps. _______PyNext Alexandre Gafanhão
JoaoRibeiro Publicado: Agosto 20, 2010 Publicado: Agosto 20, 2010 Deves fazer o tratamento depois do tronco estar seco. Para acelerar a secagem do tronco é forno com ele. Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
PyNext Publicado: Agosto 20, 2010 Autor Publicado: Agosto 20, 2010 Deves fazer o tratamento depois do tronco estar seco. Para acelerar a secagem do tronco é forno com ele. tens a certesa que pode ir ao forno? mais ou menos quanto tempo? Citar cumps. _______PyNext Alexandre Gafanhão
L!zard Publicado: Agosto 20, 2010 Publicado: Agosto 20, 2010 tens a certesa que pode ir ao forno? mais ou menos quanto tempo? Boas O forno que ele esta a falar de um de cozer pao e n eletrico n quer dizer que n resulte mas n e mt seguro Ptt Citar
alfapa Publicado: Agosto 21, 2010 Publicado: Agosto 21, 2010 Mete no forno.. mesmo que seja eléctrico. 150C-180C durante bastante tempo... Mas tens de controlar o forno para ter a certeza que o tronco não arde... Quanto mais tempo estiver no forno melhor... Quanto ao sal... eu prefiro não usar, se o tronco for ao forno. Depois de bem seco, água com ele.... até deixar de flutuar. PauloA Citar
PyNext Publicado: Agosto 21, 2010 Autor Publicado: Agosto 21, 2010 Mete no forno.. mesmo que seja eléctrico.150C-180C durante bastante tempo... Mas tens de controlar o forno para ter a certeza que o tronco não arde... Quanto mais tempo estiver no forno melhor... Quanto ao sal... eu prefiro não usar, se o tronco for ao forno. Depois de bem seco, água com ele.... até deixar de flutuar. PauloA espero bem que ele nao comece a arder xD, mas muito obrigado pelo ajuda. Citar cumps. _______PyNext Alexandre Gafanhão
Bruno Guerra Publicado: Agosto 21, 2010 Publicado: Agosto 21, 2010 espero bem que ele nao comece a arder xD, mas muito obrigado pelo ajuda. Olha que pode não ser assim tão simples! - Aqua 60lt/filtro cascata/Guppys,Espadas,5Limpa-fundo e 1 Limpa-vidros - Musgo Java e plantas simples k não sei o nome...«um aquario simples» Tambem tenho um tronco de Videira todo Xpto (lindo), e fiz tudo isso. Forno, Raspei (so a maior parte da casca velha), Agua com sal durante mais de um mês. Montei o aqua e ficou lindo...durante um dia. Passado +- 24h...começou a largar um «muco» branco e foi uma desgraça. Matou-me as plantas, a esponja do filtro parecia que tinha fita-cola...enfim.....tive que o tirar. De todas as tecnicas que existem, a unica coisa que não fiz, foi po-lo na panela a ferver, se foi por isso ou não...não sei, a verdade é que vou po-lo a ferver e testa-lo num alguidar ou balde para não me acontecer o mesmo. Mesmo assim....pelo € que gastei em novas plantas, não sei se não compro um novo ou usado. Pode ser que tenha tido azar, e que não se te aconteça nada. É so para te dar o meu testemunho. Boa Sorte. Citar Queen74
JoaoRibeiro Publicado: Agosto 21, 2010 Publicado: Agosto 21, 2010 Atenção que não é só pôr água e sal e deixar ficar. É preciso ir renovando a água, de preferência diariamente. Quanto a ferver o tronco é mesmo para evitar que quando ele entre no aquário largue esses mucos e fungos. Moral da história, um mês à espera do tronco e não ficou bem tratado. Existe um tópico no fórum que explica detalhadamente (dia por dia) como tratar um tronco. É só usar a procura. Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
PyNext Publicado: Agosto 21, 2010 Autor Publicado: Agosto 21, 2010 tipo dizem la que e por em agua com sal, nem dizem que quantidade nao percebo pus um punhado de sal ou dois.., mas se temos de renovar a agua todos os dias..nao sei. vou por agora o tronco no forno Citar cumps. _______PyNext Alexandre Gafanhão
JoaoRibeiro Publicado: Agosto 21, 2010 Publicado: Agosto 21, 2010 Não sabes como assim, desculpa mas não percebi. Aconselho-te a não tomares atalhos. Eu foi o que fui fazendo e o resultado invariavelmente foi o mesmo... desmonta que tá mal. Se há lição que aprendi e estou a pôr em prática é.... atalhos dão mau resultado. Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
PyNext Publicado: Agosto 21, 2010 Autor Publicado: Agosto 21, 2010 Não sabes como assim, desculpa mas não percebi. Aconselho-te a não tomares atalhos. Eu foi o que fui fazendo e o resultado invariavelmente foi o mesmo... desmonta que tá mal. Se há lição que aprendi e estou a pôr em prática é.... atalhos dão mau resultado. ok entao, ponho quanto tempo a secar normalmente? (s sombra) Citar cumps. _______PyNext Alexandre Gafanhão
JoaoRibeiro Publicado: Agosto 21, 2010 Publicado: Agosto 21, 2010 (editado) Podes secar no forno. Quando me referi a atalhos era mesmo facilitar na renovação da água com sal. Aqui fica um bom tópico para saber tim tim por tim tim como tratar um tronco. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88152 Boa leitura e boa sorte com isso. Editado Agosto 21, 2010 por JoaoRibeiro Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
catxafire Publicado: Agosto 21, 2010 Publicado: Agosto 21, 2010 tchii que complicaçao... posso-vos dizer que ja tenho tido troncos de videira inclusive ja ofereci alguns a membros tratados e por tratar,e o unico "tratamento" que dei aos meus troncos que ja tive e ainda mantenho alguns no aquario foi raspa-los á navalhada e deixa-los a boiar ate "aterrarem". e até hoje nunca tive problemas,nem de fungos brancos nem nada a nao ser o tal amarelado da agua que vai passando com as tpa´s. tambem pode ser porque tenho corys,camaroes,ancistrus,plecos e por ai fora o que ajuda imenso a prevenir o aparecimento dos tais fungos. cumps Citar catxainvert.
Jose Antunes Publicado: Outubro 17, 2010 Publicado: Outubro 17, 2010 tchii que complicaçao... posso-vos dizer que ja tenho tido troncos de videira inclusive ja ofereci alguns a membros tratados e por tratar,e o unico "tratamento" que dei aos meus troncos que ja tive e ainda mantenho alguns no aquario foi raspa-los á navalhada e deixa-los a boiar ate "aterrarem". e até hoje nunca tive problemas,nem de fungos brancos nem nada a nao ser o tal amarelado da agua que vai passando com as tpa´s. tambem pode ser porque tenho corys,camaroes,ancistrus,plecos e por ai fora o que ajuda imenso a prevenir o aparecimento dos tais fungos. cumps mas esses troncos de videira ja estavam secos ou ainda verdes? 1 Citar
Recommended Posts