JMartinho Publicado Agosto 19, 2010 Publicado Agosto 19, 2010 Olá pessoal adorei este forum. Fiz o meu aquário a cerca de 5 dias. Vou postar fotos do aquário que ainda não tem peixes. As características do aquário são: Dimensões 80x30x45 Volume 120L Filtragem Fluval 105, 480L/h Termóstato 150w Iluminação duas lâmpadas não sei os w T9 especial para plantas Fiz os testes à água e os resultados são os seguintes: T- 27ºC pH 7.0 a 7.5 (teste cromático não consigo diferenciar o valor nas cores!!!) KH 4,0 gH 5,0 Nitritos neg. Tenho o aquário ligado há cerca de 4 dias e com tudo a funcionar. Tenho algumas plantas (cinco) que não sei os nomes mas com o tempo vou tentar identificar. Comprei as plantas e pedi que fossem resistentes por isso me recomendaram estas que podem ver na foto. Pretendo comprar amanha 2 peixes e começar a colocar o suplemento de bactérias na água, pelo que diz no papel devo por três dias começando a por com a introdução dos peixes. Quero ter Corydoras como peixe de fundo, Rasboras Arlequim e Tetras Neon como peixes de cardúme, e por fim os Ramirezi, pelo menos dois casais. Aqui está a foto do aquário. Digam-me o que acham....pretendo ter Ciclideos da América do Sul....acham que tem poucas plantas ou é suficiente, e a água está boa? A introdução dos peixes deve ser feita como? Um grande abraço a todos, adoro o forum. Jorge Martinho
ZEPSI01 Publicado: Agosto 19, 2010 Publicado: Agosto 19, 2010 Boas, parabéns por te iniciares no mundo da aquariofilia. O aquário está com um aspecto agradável. Vou fazer só umas sugestões. Não compres nenhum peixe, pois o aquário ainda não "ciclou", deverás esperar pelo menos mais 1 a 2 semanas. Caso não tenhas compra o teste da amónia, pois esse será o primeiro valor que irá evoluir durante o ciclo da água e só posteriormente é que irás ter valores dos nitritos. Mas isto poderás pesquisar melhor no forum, pois existe muita informação sobre o ciclo do azoto. Em relação a adicionares bactérias nitrificantes, poderás fazer isso desde já. Podes também, adicionar um pouco de "comida" para gerar amónia e nitritos. Em relação a colocares 2 casais de ramirezi, penso que o aquário não seja grande o suficiente, pois deverão haver algumas "brigas" de território, mas isso é a minha opinião. Deverás pensar em arranjar alguma fauna para poder "resolver" eventuais problemas de algas que possam aparecer (acredita que no inicio enquanto o aquário não estiver estabelizado, elas irão aparecer). Em relação ao PH, tenta que ele no máximo esteja a 7.0, pois todos os peixes que mencionaste são de águas ácidas, mas dão-se bem até aos 7.0 de PH. ZEP
JMartinho Publicado: Agosto 20, 2010 Autor Publicado: Agosto 20, 2010 Obrigado pelas dicas. A questão dos peixes é mesmo para acelerar o processo do ciclo do azoto. Para que a colonização das bactérias seja mais rápida! A ideia era introduzir só um. Mas vou então esperar. O pH, como posso baixar? A minha água da torneira tem pH 7.0 7.5! O meu teste não é muito bom e é me difícil distinguir as cores. O meu receio é que nas TPA o pH volte a alterar e não consiga estabilizar! Vou por só um casal de Ramirezi! Jorge Martinho
Peixe Palhaço Publicado: Setembro 2, 2010 Publicado: Setembro 2, 2010 Para baixares o PH turfa no filtro e pequenas tpa's com agua do garrafao e chegas la na boa .
Daniel Almeida Publicado: Setembro 2, 2010 Publicado: Setembro 2, 2010 Boas É um bom tamanha para rams, mas para 2 casais não, por causa dos machos, um trio Devias tirasr essa pedra que me parece calcária, isso sobe o pH e a dureza. Aposta antes em troncos, servem para enfeitar mas também para os peixes demarcarem o seu território e refugiarem-se. E usa a turfa no filtro para baixar o pH, mas nºao uses carvão juntamente! Boa sorte :D Daniel Almeida
tukamen Publicado: Setembro 2, 2010 Publicado: Setembro 2, 2010 Podes usar também troncos que ajudam a baixar o PH e serem mais uns esconderijos para os Rams. boa sorte. Artur Cordeiro @ Tukamen A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.
Recommended Posts